quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ana Botafogo faz workshop em Barra de São João

A Fundação Cultural Casimiro de Abreu cede Museu para a realização do evento
No próximo dia 30, a partir das 13 horas, a bailarina Ana Botafogo estará no Museu Casa de Casimiro de Abreu para fazer um workshop. Durante aproximadamente 2 horas, cerca de 180 crianças e adolescentes terão a oportunidade de fazer perguntas e receber dicas da primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O evento é fruto da parceria do Instituto João e Maria Backheuser, mantido pela Carioca Engenharia, e da Secretaria de Educação do município, que promovem o projeto Semeando Educação. Nele, crianças casimirenses desenvolvem atividades de leitura e escrita e oficinas de mecânica, matemática e artes em horário de contra-turno escolar.
É importante destacar que 30 alunos da Escola de Dança de Barra de São João, equipamento da Fundação Cultural, também participarão do evento no Museu.

O workshop com a bailarina Ana Botafogo acontece no dia 30 de agosto, às 13 horas e 30 minutos, no Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João. O Museu fica em frente à praça ‘As Primaveras’, na Beira Rio.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SABINO

Alcebíades Sabino dos Santos foi eleito prefeito do município de Rio das Ostras, em 1996. Com altos índices de aprovação, foi reconduzido ao cargo, em 2000. Após cumprir o mandato, assumiu, em fevereiro de 2005, a Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, com atuação destacada junto ao CONEMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente e à CECA - Comissão Estadual de Controle Ambiental. Em 2006, foi eleito deputado estadual com 66.309 votos, sendo o mais votado do PSC. A convite do governador Sérgio Cabral, assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em 1º de janeiro de 2007. À frente da pasta, conseguiu um aumento recorde de carteiras assinadas. Após quinze meses no cargo, reassumiu sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde conseguiu se posicionar como um dos deputados com maior produção legislativa.

Alcebíades Sabino dos Santos nasceu no ano de 1957, em Rio das Ostras - Estado do Rio de Janeiro. Filho de mãe merendeira e pai pescador, teve uma infância pobre ao lado dos cinco irmãos. A vida de estudante começou no Ginásio Casimiro de Abreu, localizado na vizinha Barra de São João. O segundo grau foi concluído no Colégio Araruama e a formação universitária, marcada pela militância na presidência do Diretório Acadêmico, teve como palco a Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé, onde se graduou Bacharel em Letras. Mais tarde, concluiu o curso de Comunicação Social na Faculdade Santa Edwiges, no Rio de Janeiro.

O espírito público e a vocação para a liderança afloraram cedo. Como fundador da Amarios – primeira associação de moradores de Rio das Ostras - deu voz à comunidade e destacou-se como interlocutor entre as aspirações populares e a administração municipal. A fundação da Federação de Associações de Moradores de Rio das Ostras, da qual foi um dos mentores, fortaleceu o sentimento de cidadania, que abriu caminho para a criação, no início da década de noventa, do primeiro movimento ecológico da cidade.

A vida profissional teve início em 1981, quando ingressou como funcionário concursado na Caixa Econômica Federal. De auxiliar administrativo, foi promovido a tesoureiro, depois a supervisor, até chegar ao cargo de gerente da agência de Macaé.

Sabino começou a despontar no cenário político quando abraçou a causa da emancipação de Rio das Ostras. A independência do município, que se desmembrou de Casimiro de Abreu, em 1992, foi um sopro de vitalidade nas aspirações do jovem político, que no mesmo ano protagonizou uma campanha romântica, feita em cima da carroceria de um caminhão e a bordo de uma Brasília enferrujada. Sua eloqüência conquistou o carinho e a confiança de uma grande parcela da população, mas os votos não foram suficientes. Eleito em 1996, conseguiu ser reconduzido ao cargo em 2000. A taxa de crescimento do município, durante os oito anos em que foi prefeito, alcançou a média de 12%, colocando Rio das Ostras na lista das dez cidades do Rio de Janeiro com melhor qualidade de vida.

Sabino caminhou pelas ruas de Casimiro de Abreu e inaugurou um comitê no Mataruna
O deputado Sabino recebeu o carinho da população de Casimiro de Abreu, nesta quinta, 12 de agosto, durante a caminhada que realizou pelas ruas da cidade, acompanhado por cerca de cem pessoas. A caminhada teve início no portal da cidade e seguiu até o bairro Mataruna, onde foi inaugurado o comitê de campanha.

Durante o percurso, Sabino cumprimentou comerciantes, pedestres e estudantes, ao lado do prefeito Antonio Marcos, dos vereadores João Medeiros e Bitó e dos secretários municipais, Eliezer Crispim de Administração, e Carlos Alberto de Habitação. Sabino tem uma relação muito forte com a população casimirense. O trabalho administrativo desenvolvido em Rio das Ostras, no período em que foi prefeito, até hoje repercuti na cidade como prova de competência “Ele é um exemplo de administrador público, e um grande parlamentar. Eu fico feliz em poder votar no Sabino”, declarou Conceição, moradora do bairro Industrial.

Sabino afirma que sua ligação com o município é de terra natal. De acordo com o Deputado, que tem 53 anos, na época do seu nascimento, Rio das Ostras pertencia ao município de Casimiro de Abreu. A divisão se deu a partir da emancipação, em 1992. “Eu nasci numa época em que o município era um só. Por isso, não deixo de me considerar um pouco casimirense

SABINO RECEBE TROFÉU AMIGO DA ADOÇÃO
A Associação Civil Quintal de Ana homenageou o Deputado Sabino com o Troféu Amigo da Adoção. A honraria foi entregue, na festa de 10 anos da instituição, em reconhecimento à sua atuação na presidência da Frente Parlamentar Pró-Adoção do Estado do Rio de Janeiro e pelo volume de Indicações e Projetos de Lei que produziu na Assembléia Legislativa, com foco nas questões ligadas à adoção. De acordo com Bárbara Toledo, fundadora da instituição, “o evento teve como objetivo homenagear os que lutam em prol dessa nobre causa ".

SABINO TEM MAIS DUAS LEIS APROVADAS NA ALERJ
O Governo do Estado tem o prazo de quinze dias úteis, que se esgota em 25 de agosto, para sancionar duas leis do Deputado Sabino, que foram aprovadas pela Alerj no começo do mês. Os dois Projetos de Lei devem ser sancionados, na opinião de fontes do Palácio Guanabara, por tratarem de temas de grande relevância. Com a sanção, Sabino vai completar trinta leis de sua autoria.

O primeiro Projeto de Lei prevê dez anos de ações ininterruptas que promovam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. O segundo institui o período de 21 a 28 de agosto como Semana Estadual da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

A Década de Ações para promoção da saúde e segurança proposta pelo Deputado Sabino, prevista para se estender até 2020, vai funcionar como um estímulo para a redução dos casos de acidentes de trabalho.

- O Rio é campeão nacional neste tipo de ocorrência. Essa é uma discussão nova no Brasil, mas atual e necessária, porque muitos trabalhadores são vitimados anualmente, sobretudo no Estado do Rio. Espero que a minha proposta permita ao Estado atuar nessa mudança de visão.

A Semana Estadual da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, com a nova lei, passará a constar no Calendário do Estado do Rio de Janeiro e será celebrada com atividades ligadas à inclusão social, educação, geração de emprego, esporte e lazer.

- A semana terá um papel de destaque na construção de uma sociedade para todos, que deve ser inclusiva, sem barreiras arquitetônicas, que não segregue pessoas em função de sua deficiência ou qualquer outra condição.

Visite o site: WWW.sabino20120.com.br e conheça o Sabino.

Um abraço

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Audiência Pública discute duplicação da BR-101 em Casimiro de Abreu




Um projeto moderno, seguro e com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente. Essa foi a apresentação que o IBAMA e a Autopista Fluminense abordaram na segunda Audiência Pública, para tratar da duplicação dos 175 quilômetros de rodovia, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 18, no Pavilhão de Esportes, em Casimiro de Abreu.
“Esse empreendimento é bastante importante para o desenvolvimento econômico do nosso município. A duplicação abrange também o Estado e a União. Em contrapartida não podemos esquecer o foco ambiental. Precisamos minimizar os impactos e trabalhar num projeto moderno, que contemple melhorias para os usuários”, disse o prefeito Antonio Marcos.
Durante a exposição do projeto que contempla a duplicação, ente outros temas, foi apresentado o estudo do traçado e a viabilidade ambiental do empreendimento nas três esferas. A audiência reuniu autoridades, empresários, moradores e estudantes. A participação popular foi intensa.
A área diretamente afetada do empreendimento será construída por uma faixa de aproximadamente 130 metros de cada lado da rodovia. De acordo com Marcos Dertoni, consultor técnico da Engetec, empresa responsável pelos estudos, os impactos podem ser minimizados utilizando alguns critérios. “Nosso projeto visa não atravessar áreas de matas nativas, evitando locais com necessidade de escavação ou aterro e também evitar áreas com ocupação humana”, afirmou Dertoni.
O projeto de duplicação prevê a construção de oito trevos em desnível, favorecendo os cruzamentos. No trecho de Casimiro de Abreu serão dois, um contemplando a estrada Serramar e o segundo em Rio Dourado, cruzamento entre Casimiro e Rio das Ostras. Serão 15,3 hectares de áreas suprimidas. A Autopista Fluminense prevê o início das obras para ainda este ano, salvaguarda o andamento das próximas audiências e contribuições no projeto.
19/08/2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ESSE É NOSSO AMIGO.

Capoeira atrai a garotada de Casimiro de Abreu


A capoeira está em alta em Casimiro de Abreu, e essa mistura de esporte e arte conquista gente de todas as idades. O som do berimbau embala a roda formada por meninos. Eles pisam o tatame destinado aos treinos e aulas de lutas marciais no complexo da Secretaria de Esportes e Lazer. Aos poucos, as duplas infantis entram no círculo e exibem movimentos de força, agilidade e equilíbrio. São passos quase coreografados.
Duas vezes por semana, a capoeira ocupa o espaço esportivo de Casimiro de Abreu. Quem comanda a atividade é o mestre Ruan Coelho Gil, integrante do grupo Terra Nossa, referência brasileira presente em outros seis países da África e Europa. Praticante da capoeira há sete anos, o jovem professor conquista a atenção de crianças e adultos. Cerca de 50 alunos estão matriculados, e a tendência é aumentar o número de adeptos.
Com 6 anos de idade, o pequeno Hugo ginga e usa o movimento de ataque com os pés. "Ele conseguiu aprender em poucos dias", diz a avó do menino, Fátima Heringe. “Ele tem muita energia, adora futebol e capoeira. Por ele ser um pouco indisciplinado, acho que a capoeira é uma prática ideal, além de linda. Fico toda orgulhosa de ver meu neto se desenvolvendo cercado de atenção e carinho”, comenta.
Outra mãe orgulhosa é Mirtes Pereira. Seus filhos gêmeos Ruan e Renan, de 9 anos, são alguns dos mais habilidosos. Eles saltam e giram com muita facilidade. “Confesso que no início achei a capoeira meio esquisita, mas os meninos quiseram e eu apoiei. Eles aprendem coisas boas aqui, além do esporte. Isso me deixa bem tranqüila”, comenta. Para os meninos, a capoeira é pura diversão. “É muito legal a luta”, contam os gêmeos.
Os que acham que apenas os meninos se interessam por capoeira, enganam-se. A pequena Fernanda, de 8 anos, estuda balé e decidiu aprender capoeira também. “Hoje foi meu primeiro dia de aula. Gostei muito e vou voltar”, diz a menina. A mãe da garota apóia a decisão da filha. “Ela adora dançar, mas também se interessou por capoeira. Acho que o esporte é válido para todas as crianças, independentemente de ser menino ou menina”, opina Luiza Assunção.
A capoeira é para todas as idades e sexos. Quem defende a idéia é o professor Ruan Gil. Segundo ele, a qualidade física e a coordenação motora melhoram consideravelmente. "Não é só apenas o condicionamento físico que importa. A capoeira também é sinônimo de disciplina. Ajuda na educação, na socialização e comportamentos familiar e escolar. O interesse pelo esporte cresce a cada dia, e isso é muito bom para a cidade”, diz.
Quem quiser saber mais sobre a capoeira ensinada na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pode se informar na sede da instituição, de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h. As inscrições são gratuitas. Mais detalhes pelo telefone da secretaria 2778-1577.
16/08/2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Caldinhos


Caldinho de mocotó
É comum pensar que o mocotó é um ingrediente pesado e gorduroso, mas na verdade ele tem mais proteína e colágeno do que gordura, explica o chef Rodrigo Oliveira. "O cuidado com o ponto de cozimento das carnes pode fazer esse caldo ainda mais suave."

Caldinho de fava amarela
É um cozido de fava amarela com linguiça, bacon e carne seca. As carnes bem cozidas emprestam um sabor defumado ao caldo da fava macia.

Caldinho de feijão-de-corda
O caldinho de feijão-de-corda batido é picante e bem encorpado. Combinado ao torresmo, que pode ser colocado em cubinhos ou paçoca (socado no pilão), contrasta as texturas crocante e cremosa.


Caldinho de jerimum com queijo-de-cabra
O adocicado da abóbora e do mel faz bom papel frente ao sabor levemente azedo do queijo-de-cabra meia cura. A cebola assada empresta um defumado suave. Caldo untuoso, revigorante e pouco picante.

Caldinho de palmito pupunha com leite de coco
Não passa por cozimento. É servido frio. A pupunha fresca tem um certo amargor, que vai bem com o aroma adocicado do coco. O frescor é acentuado pelo salsão e pela pimenta cambuci.





Pavlova de Morango

 6 porções
Tamanho da letra: A+ A- Imprimir essa receita Ingredientes:Suspiro:
4 ovos brancos
Pitada de sal
1 ¼ xícara de açúcar superfino
2 colheres de chá de maisena
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Algumas gotas de extrato de baunilha

Cobertura:
226g de morango, cortados aos meio ou em quatro partes
½ colher de chá de extrato de baunilha de boa qualidade
½ colher de chá de vinagre balsâmico de boa qualidade
1 colher de chá de açúcar superfino
2 xícaras de nata

Modo de Preparo:Suspiro:
Aqueça o forno a 350ºC. Alinhe uma folha de assar com papel vegetal, e desenha um círculo no papel usando uma forma de 20 a 22 centímetros como guia. Na tigela de um mixer elétrico, misture claras de ovo e sal. Comece a bater em velocidade baixa, aumentando lentamente para alta. Prossiga até que picos brilhantes comecem a se formar; acrescente gradualmente açúcar, uma colherada por vez, até que o suspiro fique firme e com brilho.



Salpique maisena, vinagre de vinho branco e baunilha, e dobre gentilmente. Coloque no papel vegetal em forma de círculo, e molde em um disco, alisando o topo e amaciando as laterais. Coloque no forno, e imediatamente reduza o calor para 300 graus. Asse por 1 hora e 15 minutos. Desligue o calor, e deixe o suspiro esfriar completamente no forno.
Cobertura:
Eem uma tigela para misturar, misture morangos, baunilha, vinagre balsâmico e açúcar. Cubra com papel plástico. Deixe descansar em temperatura ambiente pelo menos por 15 minutos e até por 2 horas.
Para servir, inverta o suspiro em um prato, e descasque cuidadosamente o papel vegetal. (O topo crocante do suspiro agora estará contra o prato com o lado de baixo tenro virado para cima.) Faça creme até que esteja grosso o bastante para segurar os picos, e espalhe-o por igual sobre o suspiro. Cubra o creme com morangos, permitindo que uma pequena quantidade do líquido escorra no creme. Sirve imediatamente.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Praça Village do Poeta em Casimiro de Abreu é inaugurada


Os moradores do bairro Village do Poeta tem um grande motivo para comemorar. A Praça Maria Cilka Baloneker foi entregue nesta quinta-feira, dia 12, pela Prefeitura de Casimiro de Abreu. Durante o evento as crianças puderam se divertir em camas elásticas e piscina de bolas, além dos brinquedos que compõem a praça. houve ainda distribuição pipocas e picolés para os moradores.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Village (Amvip), Marcos Roberto Ribeiro, disse que esse era um sonho de mais de seis anos dos moradores do bairro. “Estamos muito satisfeitos com a praça e peço aos moradores que preservem o local”, destacou.
Durante o evento, o presidente da Câmara dos Vereadores, João Medeiros, falou sobre o pacote de obras do governo. “Essa praça vem acompanhada de outras obras deste governo como a Estação de Tratamento de Esgoto que passa pelo Village e trabalhos em outras localidades, como o ginásio que está sendo construído no Bairro Industrial.”, afirmou.
O prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos, falou que fez o pedido da construção da praça na localidade em 2005, quando ainda ocupava uma cadeira no poder legislativo. “Essa obra é reivindicada há anos e foi uma das primeiras obras que providenciei ”, disse.
Antonio Marcos destacou outras obras como o calçamento do Parque de Exposições, que terminará antes da tradicional festa de setembro e explicou que o trabalho da Prefeitura ficou prejudicado no início pois foram necessários dez meses para tirar Casimiro de Abreu do cadastro de municípios inadimplentes.
“Queremos investir corretamente os recursos. Hoje já conseguimos ver algumas realizações, como a Estação de Tratamento (ETE), que é importante para a saúde da população e para o meio ambiente, o calçamento do parque de exposições e a UTI Resgate, que era um desejo dos moradores de Barra de São João. As obras estão gerando cerca de 400 empregos”, explicou o prefeito.
PRAÇA - A praça tem 356 metros quadrados, um parquinho montado em grama sintética, mesa para jogos, bancos e um pátio central, que poderá ser utilizado para eventos. Os brinquedos são feitos de fibra, para evitar que as crianças se machuquem, além de serem mais duráveis e higiênicos. O custo foi de R$146 mil.
HOMENAGEM - Maria Cilka Baloneker foi escolhida para dar nome à praça por ser uma das primeiras moradoras do Village do Poeta. Maria faleceu aos 59 anos, deixando seu marido Manoel Olavo Baloneker e quatro filhos. Ela sempre participou das reuniões da associação de moradores e com o grupo se engajou para em buscar melhorias para o Village do Poeta. A praça era um de seus sonhos.


13/08/2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Prefeito de Casimiro de Abreu reúne equipe de governo



A equipe de governo de Casimiro de Abreu esteve reunida na manhã desta quarta-feira, dia 4, na sede da Secretaria de Educação. Durante a reunião foram tratadas pautas referentes à prestação de contas e ainda alguns assuntos estratégicos que serão executados ainda este ano e em 2011. Na pauta foram tratados assuntos como os impactos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Casimiro de Abreu e a estruturação do município para essas mudanças. A intenção é, através de ações, amenizar os problemas e alavancar as melhorias dos quais o município será alvo.
Segundo o prefeito Antonio Marcos, estas reuniões são fundamentais para manter o alinhamento de todo o secretariado. “Nos reunirmos é importante para que todos façam parte de nossas ações. Juntos, traçamos as metas de nosso governo e as cumprimos e, assim, mostramos com ações que estamos trabalhando de verdade”, frisou Antonio Marcos.

Esporte faz doação de alimentos para a Assistência Social





No último domingo, dia 1 de agosto, Casimiro de Abreu contou com um grande evento de motocross. Foi realizado o 6º Trilhão do Poeta, com participação de cerca de 600 praticantes da modalidade. Eles se concentraram na Praça Feliciano Sodré com suas máquinas potentes e, em seguida, se espalharam por várias trilhas e estradas da região serrana. A prefeitura apoiou o evento por meio da Secretaria de Esportes.
Além da prática esportiva, os participantes do evento também puderam exercer um pouco de cidadania e solidariedade. Os inscritos foram convidados a doar alimentos. Muitos atenderam ao pedido. Foi arrecadada quase meia tonelada de alimentos da cesta básica. Os produtos foram recolhidos pela Secretaria de Esportes e destinados à Secretaria de Assistência Social.
Para o secretário de Esportes, Robson Mangefesti, o encontro de motociclistas foi um sucesso. “Contamos com pessoas de vários lugares do estado do Rio, que ajudam a divulgar o nosso município. Esses alimentos arrecadados vão ajudar a muitas famílias”, disse. A secretária de Assistência Social aprovou o gesto. “Há muitas pessoas que carecem de alimentos. Este é um belo ato de solidariedade”, elogiou.

Começa a Semana Especial em Casimiro de Abreu





Foi iniciada na manhã desta segunda feira, dia 9, a programação da semana voltada para alunos especiais da rede municipal de Educação em Casimiro de Abreu. Estudantes do CIEP 459 José Bicudo Jardim receberam o Grupo na Ponta da Língua, com espetáculo “Sonhos”. Em Barra de São João; os alunos do Ciep 406 Municipalizado Ludevides Teixeira Bastos tiveram o Dia da Beleza, com corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem. “O resultado da semana é maravilhoso, porque eles se sentem importantes, com uma programação voltada somente para eles. Depois desse trabalho, eles ficam mais motivados e alegres”, disse a professora Rafaela Dumas.
O objetivo da Semana Especial é promover a auto-estima dos alunos.“Neste ano vamos trabalhar bastante a questão da identidade para que eles se percebam melhor”, disse a diretora do departamento de ensino, Cremilda Couto.
Cerca de 50 crianças participam do evento, que também inclui alunos atendidos na Associação Casimirense de Pessoas Portadoras de Deficiência (Acapord) e APAE de Casimiro de Abreu.
PROGRAMAÇÃO- O Grupo na Ponta da Língua apresenta o espetáculo “Sonhos” nesta terça-feira, dia10, às 9h, no Ciep 406. O Ciep 459 terá pela manhã o Dia de Beleza e à tarde o desfile de modas. O cinema na escola acontecerá no dia 11, às 8h, simultaneamente nos dois Cieps e a escolha dos filmes será feita pela direção. No dia 12, com a competição de jogos como voleibol, futebol de salão, basquetebol, entre outros. Nesse dia, os alunos de todas as escolas, da APAE, Acapord se reunirão no Ciep 459 para a disputa.
No dia 13 está programado um piquenique com os alunos.
09/08/2010

Moradores do Ribeirão ganham transporte urbano




“Essa realização faz parte do plano que temos para o Ribeirão. O transporte é uma delas, representa mais economia para a comunidade”. Essa declaração do prefeito Antonio Marcos marcou o início da operação da linha Ribeirão x Hospital. A van, que funcionará em dois horários, beneficiará cerca de 100 famílias.
Ana Claudia Correia Ribeiro, moradora do Ribeirão, trabalha no Centro da cidade. Até ontem ela ia e voltava de moto ou de carona. Agora já tem outra opção. “Vai ser muito bom para nós, que trabalhamos no Centro. E quem ainda não possuía meios de descer até lá agora tem. Não dependeremos mais só das caronas, bicicletas e de meios próprios. Com certeza é um avanço”, disse a moradora.
A van sairá do Ribeirão às 6h50 da manhã em direção ao hospital, passando pelo Centro. No fim da tarde, às 17h30 o transporte parte do hospital e retorna ao Ribeirão. As vans funcionam em rodízio, favorecendo todos os motoristas que fazem parte da cooperativa. “Com mais essa aquisição, o município conta com 14 vans, funcionando em sistema de rodízio”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado.

10/08/2010