sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aula de sobrevivência na água garante segurança infantil



Com dias de praia e piscina em vista, pais e filhos devem evitar o perigo do afogamento. Saiba que precauções tomar
Socorro!” Do meio da piscina de uma academia em São Paulo, uma criança grita por ajuda. Mas não há motivos para se preocupar: ela participa de uma aula de sobrevivência na água e simula uma situação de perigo ao lado dos instrutores. O objetivo é conscientizar as crianças e seus pais dos cuidados a serem tomados perto de piscinas, praias e lagos, locais frequentemente visitados com a proximidade do verão.
Crianças fazem aula de sobrevivência na água em academia em São Paulo
Para a mãe e fonoaudióloga Débora Costa, de 27 anos, saber “se virar” na água é o mais importante para a filha, Daniela, de seis anos. “Ela mostrava bastante medo de água quando era mais nova, mas agora já se adaptou e uma aula de sobrevivência vale a pena para não correr perigos”, diz.
Saber nadar é importante. Mas segundo Marcelo Augusto Lopes, coordenador de natação da Competition, academia onde aconteceu a aula, “trabalhar a questão da sobrevivência de forma lúdica já coloca (as crianças) perto da realidade e as deixa mais preparadas”.
Divididas por faixa etária, as crianças colocaram coletes salva-vidas e participaram de atividades de simulação de acidentes. Elas atravessaram a água segurando uma corda, caíram dos botes e nadaram de volta para a borda da piscina. Tudo para aprender como agir em situações reais de perigo.
Elizângela e a filha Daniela: vivência da simulação de risco ajuda crianças a se familiarizar com salvamento
Apostando nisso, a personal trainer Elizângela Regina Dessoni, de 29 anos, levou a filha Daniela, de três anos e meio, para a aula. “Se tivermos algum imprevisto, ela já terá tido uma vivência e ficará mais fácil lidar com uma situação de perigo”.
Supervisão constante
Além de treinar como reagir diante de um acidente real, a criança deve aprender o significado dos avisos de segurança encontrados nas piscinas e praias – a bandeirinha vermelha, por exemplo, é sinal de perigo. E nunca deve nadar sozinha. “Na piscina ou no mar, elas devem ser sempre supervisionadas por um adulto”, diz Marcelo.
O afogamento é a segunda causa de morte entre crianças até 14 anos, tanto dentro como fora de casa. Por isso, a supervisão é imprescindível. “Fora de casa, recomendamos que, além de aprender a nadar desde cedo, as crianças usem coletes salva-vidas”, diz Lia Gonsales, coordenadora de mobilização da ONG Criança Segura. E atenção: são coletes, não boias de braço. Segundo Lia, as boias não garantem segurança e só os coletes podem de fato evitar fatalidades.
Mesmo quando a criança já sabe nadar, nem sempre a avaliação infantil do risco é adequada. “A água é rápida e silenciosa”, diz Lia. O velho dito ‘água no umbigo é sinal de perigo’, portanto, continua valendo.
Instrutores orientam crianças: uso de coletes e supervisão constante de adulto são fundamentais
1. Saltar por cima de outros nadadores pode ser divertido, mas é muito perigoso. Não se arrisque e oriente seu filho.
2. Nunca deixe seu filho sozinho, seja na piscina ou no mar. Caso não queira entrar na água, observe-o o tempo inteiro.
3. Não se deve mergulhar sem saber a profundidade do local.
4. Ensine às crianças o significado das placas de segurança. Além disso, elas devem sempre saber onde está o salva-vidas do local, caso precisem pedir socorro.
5. Evite nadar após o almoço. 84% dos afogamentos ocorrem por distração do adulto neste período*.
6. Não deixe seu filho nadar perto de pedras, píeres e embarcações.
7. Lembre-se que água no umbigo é realmente sinal de perigo. A água na altura da cintura sinaliza o limite de profundidade para a criança.
8. Tome cuidado com objetos flutuantes, como boias e pranchas.
9. Cuidado com brincadeiras de mau gosto e apostas: boa parte dos acidentes começam aí.



'Não tenha arma em casa', aconselha mãe de menino que se matou

Em entrevista na TV, pais de Davi, menino de 10 anos que se matou após disparar contra professora, orientam sobre armas em casa
Os pais de Davi Mota Nogueira, de 10 anos, que atirou contra uma professora e depois se matou, recomendaram que nenhuma família mantenha armas em casa sem necessidade. "Se não precisar ter arma em casa, não tenha, porque se aconteceu com a nossa família, imagina em uma casa que não está preparada para ter uma arma", disse a mãe do menino, Elenice Mota. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo, na manhã desta sexta-feira.
O pai de Davi, Milton Evangelista Nogueira, é guarda-civil em São Caetano do Sul, na região do Grande ABC Paulista, onde ocorreu a tragédia. Por ter um compromisso pela manhã, Milton deixou a arma carregada. Segundo a delegada Lucy Fernandes, que apura eventuais responsabilidades no caso, o pai não foi negligente. “Foi um fato isolado. Ele nunca deixava a arma carregada”, disse a delegada. "Estou há 20 anos com a arma. Foi uma fatalidade", disse Milton.
Milton e Elenice também reiteraram hoje que gostariam de pedir desculpas à professora Rosileide Queiros Oliveira, de 38 anos, baleada por Davi. "Gostaria de pedir desculpas a ela e dizer que ela possa continuar o seu trabalho", disse o pai. Rosileide deixou o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) na tarde desta quinta-feira. De acordo com a delegada, a data do depoimento de Rosileide será marcada ainda nesta sexta-feira.
De acordo com testemunhas, Davi, que cursava o 4º ano, atirou no último dia 22 de setembro na professora dentro da sala de aula, na Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, onde estavam outros 25 alunos. Em seguida, ele se retirou da sala e disparou um tiro na própria cabeça. O aluno e a professora foram socorridos com vida. Ele foi atendido no hospital de Emergência Albert Sabin, teve duas paradas cardíacas e morreu às 16h50. A professora foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar e levada para o Hospital das Clínicas.



Planeje agora suas férias de janeiro

Quem compra passagens e hospedagem com antecedência economiza e reduz as chances de voltar da viagem com dívidas
Para curtir as férias de janeiro sem comprometer o orçamento, a dica é começar a planejar agora os detalhes da viagem. Apesar de ser considerada “alta temporada”, quem se programa com antecedência mínima de três meses consegue economizar até 50% e ainda tem mais opções de destinos, hotéis e passeios para escolher, segundo profissionais do setor.
Fernanda Ferrari e o namorado viajaram para Moscou no ano passado: sempre me programo com antecedência
“Quem se programa com antecedência reduz os custos e maximiza o prazer de viajar”, diz José Ricardo da Costa e Silva, professor do Ibmec de Brasília. Ele afirma que o bom planejamento é essencial para evitar que as férias se transformem em um pesadelo. “Não tem nada pior do que voltar de uma viagem cheio de dívidas”, diz. Ainda mais no começo do ano, época de pagar impostos e outras despesas, como a escola dos filhos.
A gerente de trade marketing Fernanda Ferrari é da turma que ama viajar e se planeja bem para isso. “Gosto de ir para algum lugar legal pelo menos uma vez por ano e sempre me programo com antecedência”, conta. “Além de economizar, você também aproveita muito mais a viagem”, diz Fernanda, que já visitou cidades como Moscou, Paris, Berlim, Praga, Budapeste e Santiago.
O primeiro passo para começar a montar uma viagem, segundo ela, é definir quanto poderá gastar nas férias e escolher a data e o local que deseja visitar. Depois, é hora de pesquisar tarifas e adquirir as passagens ou trocar milhas. “Procuro comprar tudo seis meses antes do embarque. Assim, posso escolher com calma. Parcelo em seis vezes e, quando chega a hora de viajar, já estou com tudo pago”, diz Fernanda. Outro hábito da gerente é comprar, ainda no Brasil, por hospedagem, ingressos para museus, shows e passeios que pretende fazer durante sua viagem.
Para Costa e Silva, do Ibmec, esse é o melhor modo de viajar. “O ideal é quitar antes da viagem todas despesas fixas, que incluem gastos com passagem aérea e hospedagem”. Outra medida importante para não comprometer o orçamento é reservar antecipadamente o dinheiro para gastos diários com alimentação, compras e presentes.
Para não errar na conta, a saída é pesquisar bastante. “Antes de viajar, procuro me informar sobre preços de refeições e transporte. Então estimo um valor médio para essas despesas e já reservo o dinheiro. Também determino antes quanto quero gastar em compras e presentes”, diz Fernanda. Ela reserva ainda verba extra para imprevistos. “Isso me dá flexibilidade para alterar alguma coisa no meu roteiro sem ter que fazer dívidas”, afirma.
Férias podem ser opção para investir na carreira
O que você pode levar na mala?
Para Marcelo Guterman, professor de finanças do Insper, o hábito é ideal para não se endividar nas férias. “Viagem é como reformar a casa. Você planeja uma coisa, mas vai agregando itens e no fim você sempre vai gastar um pouco a mais”, diz.
Para quem vai viajar para o exterior, a recente valorização do dólar frente ao real também exige cuidados. Guterman sugere travar ao máximo possível o câmbio para pagar itens como passagem e hotéis. Também é preciso cuidado extra com as compras feitas com cartão de crédito, já que a conversão para reais é feita com o câmbio do dia do fechamento da fatura – e não do dia em que o pagamento foi efetuado –, sem contar a tarifa do IOF. Especialistas sugerem ir comprando a moeda local aos poucos, para diluir a variação cambial.
Segundo a agência CVC, é cada vez maior o número de brasileiros que planejam suas viagens bem antes do embarque. Tanto que a empresa começou a vender neste ano pacotes com saída para até 12 meses. Antes, era possível comprar uma viagem com no máximo seis meses de antecedência. A vantagem, segundo a CVC, é ter mais tempo para pagar e poder escolher entre opções de voos e hotéis com preços mais em conta.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Reynaldo Gianecchini visita grupo de apoio a crianças com câncer



O ator foi visto pela TV Vanguarda, uma afiliada da Rede Globo, que atua no Vale do Paraíba
Reynaldo Gianecchini visitou o Grupo de Assistência à Criança com Câncer, o GACC, nessa quarta-feira (28), na unidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O ator – que passa por tratamento contra um linfoma não-Hodkin, tumor nos gânglios linfáticos – foi visto entrando no local pela equipe de televisão da TV Vanguarda, uma afiliada da Rede Globo, que atua na região do Vale do Paraíba.
Gianecchini conversou com as crianças que estão em tratamento e levou alegria e carinho a todas elas, segundo a reportagem.
Reynaldo Gianecchini visitou as crianças do GACC
Simpático, ele acenou para as pessoas que se aglomeravam do lado de fora. A presença de Giane no GACC durou cerca de três horas. Nesse tempo, ele gravou um vídeo institucional para a campanha do grupo de apoio, deu autógrafos e deixou as crianças eufóricas com a sua presença. Mas o contato de Reynaldo com o GACC é anterior à descoberta de seu tumor. O ator já é contribuinte da instituição há um bom tempo. Em 2003 ele já era garoto-propaganda do GACC. Reynaldo Gianecchini ainda está em tratamento de seu câncer linfático e passa por sessões de quimioterapia

Encanamento no teto do vizinho

Saiba como lidar com o inconveniente de ter de quebrar o banheiro do vizinho para consertar o seu
Na reforma do banheiro de um apartamento, quando não existe laje rebaixada (caixão perdido) que comporte o encanamento do esgoto, este estará abaixo da laje do piso, escondido por forro de gesso e com acesso por dentro do apartamento do vizinho do andar inferior.
A situação é delicada, pois para essa troca de encanamento você precisará da autorização do vizinho para entrar no imóvel e abrir o forro de gesso do banheiro dele.
O primeiro passo é entrar em contato diretamente com seu vizinho e solicitar a execução do serviço. Quando isso ocorrer, é conveniente apresentar um plano de ação para a realização desse trabalho. Faça um cronograma com data de início e término da obra, e apresente uma relação dos serviços a serem executados.
Antes de qualquer reforma, entre em contato com seu vizinho e solicite a execução do serviço
Abaixo, apresento alguns guias para a elaboração desse documento.
- Analise com o encanador o que deverá ser trocado, se são apenas os canos existentes ou se será necessária a mudança da posição das peças, como bacia, bidê ou ralo. Se essa for a finalidade, será preciso furar a laje para adequar as novas posições.
- Veja se a abertura do forro será apenas nos locais de intervenção ou será necessária a retirada total do gesso.
- Deixe claro que a retirada do entulho da obra será por sua conta, com a contratação de uma caçamba e transporte para o descarte em uma área de transbordo adequada.
- Teste o encanamento para ver se não há vazamentos antes de fechar o forro.
- Se for necessário abrir apenas uma parte do forro, verifique se foi feito com gesso acartonado ou placas, para completar com o mesmo material. O fechamento do forro pelo gesseiro deverá respeitar o forro original.
- Verifique se o acabamento de encontro com a parede foi feito com tabica ou moldura. Se tiver moldura, peça para o gesseiro identificar o modelo e comprar essa peça – é recomendável que seja feito com pelo menos três dias de antecedência. Em muitos casos, a moldura é fabricada sob encomenda.
- Reserve dois dias para aplicar massa e pintar. Aproveite para perguntar para o seu vizinho se ele manterá a cor ou quer trocar. Se houver acréscimo de valor na pintura, contabilize isso na sua despesa, afinal seu vizinho merece um agrado, não acha?



Hope e Giovanni manterão anúncios com Gisele Bündchen no ar

Fabricante e agência começam a planejar nova fase da campanha, caso haja proibição do Conar; SPM divulga artigo que defende retirada do ar como forma de "respeito às mulheres"


Mesmo com os pedidos da Secretaria de Proteção à Mulher (SPM) para que a campanha da Hope fosse tirada do ar por ser sexista, tanto a fabricante de lingerie quanto a agência de propaganda GiovanniDraftFCB, que criou o anúncio, decidiram por mantê-la no ar.
Nesta quinta-feira, a Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu o processo para julgamento da campanha com base em 15 denúncias, entre elas a da SPM. O julgamento poderá levar 45 dias para ser concluído.
Com o feriado judaico desta quinta-feira, os executivos da Hope não estavam disponíveis para entrevistas. Porém, a agência informou que está trabalhando numa alternativa para caso a campanha seja mesmo suspensa. Para a modelo Gisele Bündchen, a campanha, na qual as situações em que aparece vestindo roupa íntima são consideradas corretas, é apenas uma brincadeira.
Ontem, a SPM divulgou um artigo assinado por Carmen Hein Campos, coordenadora Nacional do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem/Brasil), no qual escreve que "retirar do ar a propaganda é uma demonstração de respeito às mulheres e reconhecimento que mais não suportamos ser tratadas como objetos ou estereotipadas em comerciais. As mulheres brasileiras elegeram a primeira Presidenta do país, que fez história ao abrir, pela primeira vez, uma reunião das Nações Unidas discursando sobre a igualdade de gênero e questões sérias vivenciadas pelos povos no mundo."





Educação de Casimiro de Abreu em parceria no combate as drogas nas esco

A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu promoveu na quarta-feira a entrega de certificados aos alunos do ensino fundamental do CIEP José Bicudo Jardim, que participaram do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas - realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Antônio Marcos foi representado pela subsecretária de Educação Cremilda Couto.

Esta foi a quarta escola do município a contar com palestras educativas dadas por policiais militares. O objetivo é levar aos estudantes de todas as idades informações sobre os perigos de consumir drogas ou entorpecentes ilícitos. “É preciso prevenir as crianças e adolescentes sobre as drogas, e informar sobre as penalidades criminais sobre desta prática. A participação dos pais é muito importante”, disse Cremilda Couto.
De acordo com a Polícia Militar, os pais dos estudantes precisam estar atentos às necessidades ou mudanças de comportamento dos filhos. A deliquência infanto-juvenil tem se tornado um problema social que atinge a sociedade de diversas nações. Durante a entrega dos certificados, vários responsáveis pelos alunos também assistiram à palestra educativa.

Publicado em 29/9/2011



População de Casimiro de Abreu conta com postos médicos reformados

A Prefeitura de Casimiro de Abreu prossegue com as reformas e restaurações das unidades de saúde do município. Só este ano, três postos passaram por obras: o Espaço Mente Saudável e o Posto do Palmital em Barra de São João, além da unidade de Cachoeiras de Macaé, na região serrana. “Este é um compromisso do prefeito Antônio Marcos com a população”, destaca a subsecretária de Saúde Magna Rosa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Casimiro de Abreu conta com 10 Unidades Básicas de Saúde, 3 Ambulatórios e o Hospital Municipal que atende a população local e também a dos municípios vizinhos. Por haver um centro de especialidades, outras demandas são atraídas. Segundo pesquisa feita por equipe da Universidade Federal Fluminense, o Hospital conta com 80% de aprovação do serviço.

Há pouco mais de duas semanas, foi concluída a reforma do posto de atendimento médico de Cachoeiras de Macaé, localizado a 8 quilômetros do Centro da cidade. O prédio passou por obras de pintura, adaptação de espaços, revisão de telhados, parte elétrica e hidráulica. Esta é uma subunidade ligada à localidade da região de Rosa Branca. Há atendimento médico semanal, além de atividades específicas com enfermeiros. Uma agente comunitária de saúde presta serviço à comunidade local diariamente. Uma secretária direciona os usuários para marcações e agendamentos de especialidades médicas, quando necessário.

A agente comunitária de saúde Eunira Pereira mora e trabalha na região há dez anos. “A reforma do posto melhora a qualidade do trabalho da equipe e também oferece mais conforto ao paciente”, observa. Para a responsável pelo posto de Cachoeiras de Macaé, atualmente pouco mais de 30 famílias vivem na localidade. “São cerca de 180 pessoas de diferentes idades que precisam e contam com o atendimento básico do Estratégia Saúde da Família. Quando o usuário não vem ao posto, a equipe vai até ele, mesmo quando o acesso é difícil”, explica Aríete Machado.

No Espaço Mente Saudável, uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental conta também com profissionais de terapia ocupacional. Na Unidade do Palmital, a população conta com diversos serviços. Destaque para os programas voltados para a saúde da mulher como os exames pré-natais e preventivos do câncer de mama e colo de útero, entre outros.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu pretende criar novas unidades de saúde em Peixe Dourado, uma sede própria no BNH, e em breve, a Unidade de Saúde na Perimetral Leste. “Estamos empenhados em aumentar e melhorar o atendimento de saúde para toda a população. Na Perimetral Leste, pretendemos instalar o CAPS- Centro de Apoio Psicossocial, um serviço que beneficiará várias famílias do município”, informou o prefeito Antônio Marcos.

Publicado em 29/9/2011



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nos EUA, namoro de lésbicas gera confusão em avião da Southw

Estrela de tv diz ter sido expulsa de avião após tripulante pedir que parasse de trocar beijo com companheira
WASHINGTON - Menos de um mês após pedir a um astro do rock que endireitasse sua calça, a maior companhia aérea doméstica americana, Southwest Airlines, viu-se envolvida em uma nova polêmica. Desta vez, por causa do namoro entre lésbicas dentro de um avião.
A estrela da TV a cabo Leisha Hailey e sua companheira, Camila Grey, afirmam que foram expulsas de um avião da Southwest depois de discordarem de um tripulante que pediu que elas parassem de trocar beijos "em uma companhia aérea familiar".
A Southwest reconheceu que tripulantes do voo, que ia de Baltimore, Maryland, para St. Louis, Missouri, abordaram o casal, mas "apenas por causa de seu comportamento, e não por sua orientação sexual", após outros passageiros terem reclamado.
A companhia aérea se desculpou, mas o agente do casal disse que será feita uma "queixa formal". "Pedimos a essa empresa que oriente seus funcionários a não discriminarem nenhum casal, a despeito de suas próprias opiniões".
No começo do mês, a Southwest desculpou-se depois que Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day, publicou no Twitter que foi expulso de um voo da empresa porque sua calça "estava muito baixa".
Leisha Hailey estrelou a série gay "The L Word", exibida entre 2004 e 2009 no canal Showtime, e se uniu a Camila Grey em 2007 para lançar a banda indie de electropop Uh Huh Her.





Turistas são presos por nadarem sem roupa na Praia de Copacabana

Populares teriam avisado que a atitude era proibida, mas foram ignorados
Policiais militares do 19º BPM (Copacabana) prenderam na manhã desta quarta-feira (28) três turistas na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio. Os homens nadavam no mar sem roupas.
Populares teriam avisado que isso era proibido, mas como foram ignorados, acionaram os PMs. Os três turistas foram levados para a 12ª DP (Copacabana), que registrou a ocorrência. As identidades dos homens não foram divulgadas

Parar de fumar pode melhorar a personalidade, sugere estudo

Pesquisador norte-americano sugere que largar o hábito reduz traços de personalidade desfavoráveis, como impulsividade e ansiedade
Além dos já conhecidos benefícios de parar de fumar, uma nova pesquisa sugere que as pessoas que deixam o vício podem, com isso, melhorar suas personalidades.
Pesquisadores da Universidade do Missouri (EUA) descobriram que fumar é um gatilho para a impulsividade (agir sem pensar) e para a neurotização (ser dominado o tempo todo por emoções negativas e ansiedade) entre adultos com idade inferior a 35.
Aqueles que param de fumar, no entanto, podem perder essas características desfavoráveis e melhorar a própria personalidade, sugere o estudo.
Comparando fumantes na faixa etária de 18 a 35 anos com os seus pares que haviam parado de fumar, os pesquisadores descobriram que os fumantes foram mais impulsivos e neuróticos. Além disso, eles observaram que os jovens com níveis mais altos de impulsividade e neurotização foram mais propensos a se envolver em comportamentos prejudiciais, como tabagismo.
Os pesquisadores concluíram que campanhas anti-tabagismo visando impulsividade fumantes podem ser eficazes em adultos jovens.
Quebrar maus-hábitos é possível. Mas dá trabalho “Os dados indicam que, para alguns adultos jovens fumar é impulsivo”, disse Andrew Littlefield, autor do estudo e membro do programa de doutorado do departamento de psicologia da Faculdade de Artes e Ciência da Universidade do Missouri.
“Isso significa que os jovens estão agindo sem muita reflexão, preferindo recompensas imediatas àquelas de longo prazo, com consequências negativas. Eles podem dizer, 'Eu sei que fumar é mau para mim, mas eu vou fazê-lo mesmo assim’. No entanto, constatamos que indivíduos que apresentam redução da impulsividade são mais propensos a parar de fumar. Se pudermos focar na impulsividade os esforços de prevenção ao tabaco, talvez isso ajude os jovens a deixarem de fumar."
O estudo, que será publicado na próxima edição da revista Nicotine and Tobacco Research, revelou que após parar de fumar, os próprios fumantes sentiram declínio nesses traços de personalidade, particularmente os com idade entre 18 e 25 anos. Na medida em que os fumantes jovens envelhecem, observaram os autores, as razões para fumar vão além da impulsividade e o hábito se torna parte de um padrão regular de comportamento.
“Os motivos para fumar mais tarde na vida – hábito, desejo, perda de controle e tolerância – são elementos-chave no tabagismo e parecem ser mais independentes dos traços de personalidade”, afirmou Littlefield.
No entanto, como outras formas de abuso de drogas, o fumo envolve uma relação complexa de fatores genéticos e ambientais, observou o pesquisador. Littlefield planeja agora pesquisar mais a fundo o tema estudando também as influências genéticas sobre a personalidade e o consumo de álcool.



Pesquisadores espanhóis desenvolvem nova vacina contra aids

Estrangeiros deixam países de origem para tratar aids no Brasil. Na foto, Maurício que morava no Japão

Vacina gerou defesa em 95% dos pacientes (normalmente atinge 25%), abrindo caminho para o uso em grande escala
Uma equipe de pesquisadores espanhóis criou um protótipo de vacina contra o HIV "muito mais potente" que os desenvolvidos até agora ao redor do mundo e que conseguiu uma resposta imune para 90% das pessoas sadias que foram expostas ao vírus.
A descoberta foi apresentada nesta quarta-feira (28) em entrevista coletiva pelos responsáveis pela pesquisa, Mariano Esteban, do Centro Nacional de Biotecnologia do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha (CSIC); Felipe García, do Hospital Clínic de Barcelona, e Juan Carlos López Bernaldo de Quirós, do Hospital Gregorio Marañón de Madri.
Após manifestarem uma grande eficácia em ratos e macacos, os testes começaram a ser aplicados em seres humanos há cerca de um ano. Nesta primeira fase, a vacina foi aplicada em 30 pessoas sadias, escolhidas entre 370 voluntários.
Durante o teste, seis pessoas receberam placebo e 24 a vacina. Estas últimas apresentaram "poucos" e "leves" efeitos secundários (cefaleias, dor na zona da injeção e mal-estar geral). Por isso, é possível afirmar que "a vacina é segura para continuar com o desenvolvimento clínico do produto", ressaltou Quirós.
Em 95% dos pacientes, a vacina gerou defesa (normalmente atinge 25%) e, enquanto outras vacinas estimulam células ou anticorpos, este novo protótipo "conseguiu estimular ambos", destacou Felipe García.
Para completar, em 85% dos pacientes as defesas geradas se mantiveram durante pelo menos um ano, "que neste campo significa bastante tempo", acrescentou.
Na próxima etapa, os pesquisadores realizarão um novo teste clínico, desta vez com voluntários infectados pelo HIV. O objetivo é saber se o composto, além de prevenir, pode servir para tratar a doença.
"Já provamos que a vacina pode ser preventiva. Em outubro, vacinaremos pessoas infectadas com HIV para ver se serve para curar. Geralmente, os tratamentos antirretrovirais (combinação de três remédios) devem ser tomados rigorosamente, algo insustentável em lugares tão afetados pela aids como a África", apontou García.
O protótipo da vacina, batizado como MVA-B, recebe o nome do vírus Vaccinia Modificado Ankara (MVA, na sigla em inglês), um vírus atenuado que serve como modelo na pesquisa de múltiplas vacinas Até agora, o único teste de vacina contra o HIV que chegou à terceira fase foi realizado na Tailândia. As duas primeiras fases testam a toxicidade do composto e sua eficácia, enquanto a terceira e a quarta examinam a posologia do remédio.
O protótipo da vacina, patenteado pelo CSIC espanhol, está sendo elaborado para combater o subtipo B do vírus da aids, de maior prevalência na Europa, Estados Unidos, América Central e do Sul, além do Caribe. Na África e Ásia, o vírus mais comum é o subtipo C.





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Chris Flores: “Preferia ser a feia inteligente à bonita burra"



Texto:
Chris Flores: "Às vezes, falam que sou magra pessoalmente. Já falaram que eu sou diferente. Perguntei: 'diferente como? É bom ou ruim?'"
Sem nunca sonhar em trabalhar em televisão, Chris Flores chegou de mansinho à telinha. Sua estreia foi como colunista de celebridades do “Tudo a Ver”, da Record. Hoje, ela comanda um dos programas de maior audiência da emissora ao lado de Edu GuedesCelso Zucatelli Gianne Albertoni.
Foto: Beto LimaAmpliar
Chris Flores: "Nunca me achei uma mulher bonita. Hoje, acho que estou melhor do que eu estava"
Apresentadora do “Hoje em Dia”, Chris Flores iniciou sua carreira jornalística em uma assessoria de imprensa. Logo, seguiu para trabalhar com comunicação corporativa, e passou por jornais e revistas antes de receber o convite para a TV. Mas, antes do jornalismo, Chris teve outras experiências profissionais. Aos 14 anos, enxergou na dança, que praticava desde os três anos de idade, uma oportunidade de trabalho. Além de professora e bailarina, ela também foi vendedora de produtos náuticos. “O pessoal chegava com mala de dólar para comprar uma âncora. Eu falava: Meu Deus, uma âncora?”, se diverte Chris, que começou a entender o que era responsabilidade naquela época, enquanto dividia seu tempo entre os estudos para o vestibular e o trabalho.
A correria na vida dela segue desde então. “Acordo às 6h, tomo banho e vou para a Record. Tomo café e leio os jornais e sites. Dependendo do dia, tenho gravação à tarde, faço fotos, participações em outros programas, reuniões", enumera. "Tenho meu site pra resolver, meu livro que eu estou pra lançar e outros projetos em paralelo”, continua a mãe de Gabriel, de seis anos, e mulher do fotógrafo Ricardo Corrêa.
Sem babá, ela faz questão de pegar o filho na escola, no fim da tarde. “Às vezes faço ginástica, unha, mas isso sempre fica em segundo plano”, diz a apresentadora que mudou de visual e desabrochou  diante do público. Os óculos, que antes eram sua marca registrada, foram deixados de lado após uma cirurgia para correção da miopia. O cabelo, antes na altura da orelha, cresceu e apareceu. Algumas pessoas chegam a perguntar se é aplique. “Não. É meu. Pode puxar”, brinca.
Foto: Beto Lima
Chris Flores sobre salário: "Por contrato, não posso falar em valor, mas posso te garantir que está muito melhor"
A mudança no visual rendeu, não só elogios, mas um aumento de anúncios comerciais, antes dominado pelas modelos do programa. “A resposta das pessoas foi automática, mas também comercialmente. Explodi de fazer merchandising por causa da mudança. Tudo conspirou a favor. Vi que deu certo e resolvi continuar nesse caminho.”
Eu não estava preocupada se os meus óculos eram bonitos ou feios, se a roupa era legal ou não. Minha preocupação era se eu estava levando a informação de conteúdo”

 Consegue imaginar como seria sua vida se você tivesse seguido a carreira de bailarina?
Chris Flores: 
Acho que eu já teria naufragado (risos). Ser bailarina é uma profissão muito difícil. Quando eu fazia Cisne Negro, todo ano vinha uma inglesa da Royal Ballet para nos avaliar. Ficava com medo e com frio na barriga. Teve um teste e, quem passasse, faria em estágio na Royal. Na época, passei e quis ir. Mas para eu ir, minha mãe disse que teria que vender o piano, que eu também fazia aula, e arranjar dinheiro porque era tudo muito caro lá. Naquele momento, falei: "acabou aqui".
Um dos garotos que pediu para tirar foto com você disse que você era mais alta do que ele imaginava. O que você costuma ouvir do público? 
Chris Flores:
 Falam muito sobre a altura. As pessoas imaginam que sou mais baixa porque, minhas referências na TV, são pessoas altas. Eu tenho 1m73. Às vezes, falam que sou magra pessoalmente. Já falaram que eu sou diferente. Perguntei: “diferente como? É bom ou ruim?” (risos). Falam também que sou mais jovem. Na época do óculos era pior, porque ele te envelhece. Foi absurda a resposta nas ruas com a mudança de visual. Acham que fui obrigada a mudar e não foi nada disso.
Foto: Beto LimaAmpliar
Chris Flores: "Fico imaginando uma situação em que tivesse que tirar a roupa na frente de um monte de gente e ainda fazer pose sensual. Para mim, realmente não dá"
 Por que você mudou? O fato de ter modelos a seu lado influenciou? Chris Flores: Isso não, sempre fui muito tranquila. Quando entrei na TV, eu ia com a minha roupa. Até que um dia, o Paulo Henrique (Amorim) perguntou se eu não pensava em passar a minha roupa antes de entrar no ar. Eu falei: “Você tem toda a razão”. Era ridículo eu entrar daquele jeito. Não estava preocupada se os meus óculos eram bonitos ou feios, se a roupa era legal ou não. Minha preocupação era se eu estava levando a informação de conteúdo.
 Não era uma mulher vaidosa?Chris Flores: Era uma mulher normal. Saía de casa e via se eu não estava saindo ridícula. Não usava maquiagem, só um batom, um rímel, no máximo. Uma calça jeans, uma camisa. Não estava preocupada com tendências (risos).
Quando começou a se ver, se descobrir bonita, a querer mudar? Chris Flores: Quando comecei a ir para o ar, minha preocupação era se eu estava dizendo o português correto, seu eu iria passar a informação certa. Quando virei apresentadora, oVildomar (Batista, diretor da atração na época) teve uma conversa comigo: “Você virou apresentadora. Mudou. Você senta do lado da Ana (Hickmann). Você tem que se colocar no mesmo nível que ela e se comportar como apresentadora”. A Ana me ajudou muito nesse primeiro momento. Ela me deu toques. Não passava pela minha cabeça usar saia, decote. Pensava: “Sou jornalista, não posso”.
 A Chris Flores mudou além do visual?Cris Flores: Mudei muito. Você começa a entender o seu corpo e a se valorizar. Percebi que podia ficar mais feminina, mais mulher. As pessoas poderiam se espelhar em mim sem ficar vulgar, que era o meu maior medo. Eu tinha uma preocupação tão grande de conteúdo que eu achava que as pessoas iam achar que eu perdi todo meu conteúdo e que queria ficar gostosa. Preferia ser a feia inteligente do que a bonita burra. Tinha muito medo. Principalmente quem estuda, se prepara. Cheguei ali por causa do conteúdo e não pela beleza.
 Já se achou feia?Chris Flores: Nunca me achei uma mulher bonita. Hoje, acho que estou melhor do que eu estava. O mais legal é que eu fiz uma melhora sem recorrer à cirurgia. Comecei a limpar o rosto, passar creme, cuidar do meu cabelo, tirei os óculos, coloco uma roupa que me valoriza. Não vou ser considerada menos se eu ficar bonita. E o que eu falo sempre no ar, quando posso comentar uma matéria é: estude muito que vale a pena. Quando consegui conquistar tudo isso na televisão, foi uma conquista para todo mudo. Nós, que trabalhamos com celebridades, somos muito desacreditados. Viramos escória do jornalismo. Eu já fiz política e é a mesma coisa.
Foto: Beto Lima
Chris Flores sobre falsa morte de Amin Khader: "Passei ridículo? Passei. Não tem problema, porque não tenho vergonha de chorar a morte de alguém"
Quero trabalhar. Para mim, não interessa ficar na geladeira ganhando dinheiro”
 Faria uma cirurgia plástica?Chris Flores: Não acho ruim quem faz plástica. Se for para melhor, se a pessoa se sente bem com isso, por que não fazer? Eu tenho medo. Fui para uma cesariana morrendo de medo. tenho medo de anestesia (risos).
 Você pensa em ter mais filhos?
Chris Flores: Tenho vontade. Eu queria ter uma menina, mas fico pensando. Fui muito presente e sou com o Gabriel. Não tive babá. A família vai se ajudando, se revezando. Hoje eu já não teria uma gravidez tão tranquila porque eu tenho que estar no ar. Eu enjoei muito com o Gabriel. Já pensou eu, no ar: “Gente, espera aí que agora não dá” (risos). E depois, como é que vou fazer para amamentar? A gente só tem férias no Natal e Ano Novo. Fico pensando como é que vai ser essa realidade.
Foto: Beto LimaAmpliar
Chris Flores: "Fátima Bernardes é referência para mim"
 Com toda essa mudança no visual, surgiu algum convite para fazer algum ensaio sensual? Você aceitaria?
Chris:
 Não, não tenho nem um pouco de curiosidade. Não consigo nem fazer de brincadeira para meu marido (risos). Pelada, pelada, só fiz foto na gravidez. Fico imaginando uma situação em que tivesse que tirar a roupa na frente de um monte de gente e ainda fazer pose sensual. Para mim, realmente não dá.
 Mas já recebeu convites?Chris Flores: Pelo menos nunca chegou até mim. Até encontrei outro dia uma diretora da Abril, que trabalhou comigo e que é superintendente da "Playboy". E ela falou: “Nossa, você está linda. Já está podendo fazer 'Playboy'”. E eu falei: “Nem começa”. Mas eu acho que eu também nem inspiro isso.
 Falando um pouco de TV, em um evento do SBT, Silvio Santos falou que lutar contra a Globo é impossível. Como que é quando vocês conseguem superar o canal?Chris Flores: É legal porque a gente pega três programas da Globo no ar. Já chegamos a pegar cinco. Aí teve uma época que eles brincavam: a gente tirou o “Sítio do Pica-pau Amarelo” do ar, a Xuxa do ar, empurramos a Ana Maria mais para frente. A manhã é uma questão resolvida para a Record, mas é uma briga diária. É minuto a minuto.
Fico imaginando uma situação em que tivesse que tirar a roupa na frente de um monte de gente e ainda fazer pose sensual. Para mim, realmente não dá”
 Na falsa morte de Amin Khader você se acabou de chorar durante o programa e, de repente, descobriu que a informação não era real. O que você sentiu naquele momento?Chris Flores: Na hora, foi muito louco, porque a gente estava lá e a Geanne (Albertoni)  falou: “Nossa, aqui está falando que Amin morreu”. E eu disse que era impossível, que ele tinha deixado um recado para mim. Comecei a ligar para ele, e só dava caixa postal. Na casa dele, ninguém atendia. O Celso falou umas 50 vezes: “Eu não vou dar essa notícia, vamos confirmar isso aí”. Até então, eu estava bem. Só que aí, falaram “o Rio de Janeiro vai entrar ao vivo. Está confirmado pela família”. Ah, eu desabei na hora. Comecei a chorar porque gosto muito dele. Ele me chama de mãe. A mãe dele morreu, o pai dele morreu, a família dele não gosta dele porque ele é gay e eles são muçulmanos. Entrei em pânico na hora. Daí, 30 minutos depois que o programa acaba, vem a noticia de que ele está vivo. A gente queria cortar os pulsos. Para mim, ótimo que ele está vivo. O que ficou para a gente de raiva, de ódio, de frustração, é saber que demos uma notícia que não era verdadeira e que fomos enganados também.
Foto: Beto Lima
Chris Flores: "Quero trabalhar. Para mim, não interessa ficar na geladeira ganhando dinheiro"
 Você conversou com ele depois, para saber se foi realmente a sobrinha dele que passou a informação, se foi uma brincadeira...Chris Flores: Ele jura que não foi e ele não sabe até agora porque isso aconteceu. Não sei quem armou essa história, só sei que fomos todos enganados. Mas a maior vítima foi o telespectador, que estava ali e recebeu aquilo. Porque eu chorar, eu choro mesmo. Passei ridículo? Passei.  Meu problema era a preocupação com o telespectador. Nós passamos seis anos desse programa para as pessoas acreditarem na gente, passando informação, prestação de serviço, e uma notícia errada de uma pessoa que trabalha aqui, pode comprometer todo o trabalho. Agora é assim: “Morreu? Não sei”. Vamos checar até a última possibilidade e se precisar, não vou dar a notícia. Prefiro não ter o furo do que dar o furo n’água.
Quem são suas referências na TV?Chris Flores: Admiro qualquer pessoa que consiga sobreviver na televisão. Porque não é fácil, anda mais nos dias de hoje. Óbvio que eu admiro a Hebe (Camargo), o Silvio (Santos). São referências, não tem jeito. O Fausto (Silva), a Ana Maria Braga, eu respeito muito. O Luciano Huck acho que é um grande talento. O Rodrigo (Faro) nem se fala. Hoje, é o novo grande talento da televisão. AAngélica, gosto muito dela também. A Xuxa é um ícone. A gente tem que olhar para cada um e tentar pegar um pouquinho de cada. O Tom (Cavalcante) é um humorista completo. O Celso Freitas lê um off que não tem igual. É muita gente. William BonneFátima Bernardes. Ela é referência para mim. É uma jornalista completa, uma pessoa culta, fez coberturas internacionais brilhantemente, ela cobriu a Copa! E muito bem, com simpatia. É uma pessoa simples, na dela, uma supermãe. E foi bailarina também (risos).
Agora é assim: “morreu? Não sei”. Vamos checar até a última possibilidade e se precisar, não vou dar a notícia. Prefiro não ter o furo do que dar o furo n’água”
 Na época em que tinha o Britto Jr. e a Ana Hickmann no programa, foi quando mais se comentou da diferença de salários entre os apresentadores do “Hoje em Dia”. E você afirmou que está fazendo bastante merchandising. Diminuiu essa diferença de salário entre vocês quatro?
Chris Flores: De verdade, eu não sei. Por contrato, a gente não pode falar sobre isso. Eu, de verdade, nunca soube o quanto eles ganhavam. Sabia o quanto eu ganhava, e aumentou. Não posso falar em valor, mas posso te garantir que está muito melhor.
Foto: Beto Lima
Chris Flores: "Posso e preciso ter um carro blindado, que era algo que eu não me importava, até o dia que eu saí da Record e uma pessoa pulou em cima do meu carro"
 E esse "muito melhor" está na casa dos 5, 6 ou 7 dígitos?Chris Flores: Não posso falar valor, mas sei que hoje tenho coisas e posso fazer coisas que antes eu não podia. Posso fazer uma viagem bacana de uma maneira mais confortável. Posso e preciso ter um carro blindado, que era algo que eu não me importava, até o dia que eu saí da Record e uma pessoa pulou em cima do meu carro. Às vezes, a gente começa a ter algumas coisas, que são necessidade. Hoje, posso me dar ao luxo de algumas coisas, de ter uma casa mais confortável, mas meu luxo é esse.
 Não tem nada que você consuma que seja além das necessidades?Chris Flores: Não. Não sou uma pessoa que entra em uma joalheria e fala: “hum, hoje eu vou comprar uma joia”. Para mim, é viagem com a família, uma casa legal com um quarto legal para o meu filho, uma cama bacana, confortável. É isso. Roupa, não ligo.
 Não é do tipo de mulher que tem 100 pares de sapato?
Chris Flores: Só tenho os que eu uso. Não tenho nenhum par lá que nunca usei. Uso até gastar. Bolsas, tenho algumas. Nem tenho nenhuma Chanel ainda (risos). Não que eu não gostaria. Tem coisa que a gente gosta, acha bonito. Mas tem coisa que acho absurdo. Eu ajudo muita gente também, amigos, família. Eu posso fazer essas coisas hoje. E eu guardo também, porque não sei o dia de amanhã. Sou jornalista e estou apresentadora. Essa é minha realidade. Televisão é muito vulnerável e quem deixa a gente no ar é o telespectador. Hoje estou bem, graças a Deus. Quero trabalhar. Para mim, não interessa ficar na geladeira ganhando dinheiro.