sábado, 31 de dezembro de 2011

Seis dicas para quem quer engravidar em 2012

Veja o que fazer para evitar problemas e frustrações ao longo do período de tentativas
Se engravidar está no topo da sua lista de desejos para o ano que vem, é bom saber que a tarefa exige ao menos um mínimo de preparação. E não estamos falando de maturidade, casa própria, boa situação financeira ou estabilidade no trabalho.
Quem planeja uma gravidez para 2012 precisa, antes de mais nada, colocar a saúde em dia. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a conquistar o sonho de ter um bebê – ou ao menos diminuir estresse e problemas relacionados ao tema.
Não comente o plano
Não fique alardeando aos quatro ventos que você está tentando engravidar. As pessoas são naturalmente curiosas com esse tema e ser cobrada o tempo todo não vai ser legal, acredite.
Vá ao médico
Comunique seu desejo ao seu ginecologista e peça a ele um check-up pré-gestacional, para avaliar a sua saúde e verificar o histórico familiar de doenças. Você também deve começar a tomar ácido fólico pelo menos 4 meses antes de começar a tentar.
Cuide do peso
Sobrepeso e obesidade podem ser um problema para quem que tentar a maternidade, pois os quilos a mais dificultam a gravidez e são fatores de risco para doenças sérias como diabetes e pressão alta. Da mesma forma, mulheres magras de mais têm taxas mais altas de infertilidade, pois o organismo fica fraco demais para suportar uma gravidez.
Faça exercícios
Além de controlar o peso, fortalecer a musculatura e melhorar a postura – acredite, você vai precisar dessas três coisas quando estiver grávida – a atividade física previne o aparecimento do diabetes gestacional, ajuda a controlar a pressão sanguínea, alivia o estresse e melhora o sono. Tudo isso junto forma um organismo mais saudável, o que ajuda a aumentar as suas chances de engravidar.
Não beba ou fume
Pesquisas científicas já constataram: mulheres que bebem e fumam têm mais dificuldades para engravidar. Antes de começar a tentar pare de fumar e limite o consumo de álcool a ocasiões especiais.
Faça sexo
Parece uma dica boba, mas não é. Especialistas em reprodução dizem que uma parte dos casais não consegue ter filhos simplesmente porque não faz sexo com uma frequência que aumentaria as chances de engravidar. Na espécie humana, ter sucesso na reprodução é mais complexo do que parece: um casal jovem e saudável que transa três vezes por semana pode levar até um ano para engravidar.



Recicle suas metas para 2012

Está terminando o ano com algumas metas que não foram cumpridas? Saiba o que fazer com elas
Fim ou início de ano são os momentos mais propícios para determinar objetivos de vida, não é? Somos inundados pela sensação de fim de um ciclo e de recomeço que nos obriga a refletir sobre nossos desejos e sonhos para o futuro.
O problema é quando várias metas que foram estipuladas um ano antes continuam no mesmo lugar onde nasceram: apenas na imaginação.
Aí o sentimento bom de ‘construir o futuro’ dá lugar à sensação de fracasso.
“É necessário compreender e aceitar que podemos não conseguir tudo o que queremos, que podemos ter errado, que nos enganamos, nos decepcionamos e magoamos os outros”, diz o psicólogo clínico Gustavo Aurélio Tabosa, de São Paulo.
Aceitar nossas falhas e limites é essencial. Igualmente fundamental é saber identificar o que deu errado. Estabelecer metas é um exercício de foco e priorização. Precisamos escolher entre tantos sonhos e desejos, aquele que vamos perseguir para conseguir realizar.
A prática nem sempre leva à perfeição, diz estudo
Por isso, a pergunta que os especialistas fazem é: se você resolveu estabelecer determinada meta o que o impediu de atingi-la?
E segundo eles, são duas as razões que explicam as metas abandonadas no meio do caminho: planejamento errado ou execução problemática.
A etapa de planejamento começa exatamente no começo: como determinar qual é a sua meta
E a primeira regra é: uma meta que não depende de você para ser atingida não é uma meta.
“A sorte pode até estar envolvida, mas não deve ser decisiva. O empenho e a dedicação precisam ser fundamentais para a concretização de nossos objetivos”, ensina Gustavo.
A estudante de direito Ana Carolina Carmo, 20 anos, leva esse conselho à risca. Suas metas, todas cumpridas em 2011, eram de se dedicar mais ao trabalho e aos estudos. E foi exatamente o que ela fez. “Sempre defino metas para eu mesma cumprir, como ser mais organizada, por exemplo. E em 2011 consegui cumpri-las muito bem”.
Agora, não se engane achando que a maioria dos seus desejos dependem de ordem divina. Para encontrar um namorado, por exemplo, você precisa frequentar os lugares certos e se mostrar disponível para tal.
O life coach de São Paulo Douglas Ferreira montou um esquema que vai ajudar você a criar e a definir direitinho suas metas. Pegue já papel e caneta e comece a lista!
O quê? Descreva exatamente o que você quer para seu futuro. Não seja vago. Desejar um emprego, por exemplo, é diferente de desejar um emprego X, na empresa Y, com um salário Z. “Quanto mais específico você conseguir ser na formulação, mais sucesso terá na realização”, garante Douglas.
Por quê? Ao responder isso, você determina quais são os reais motivos do seu desejo. Quando as razões são muitas, mais motivação você terá para realizar um desejo. Por outro lado, nesse ponto do processo você pode descobrir que aquele objetivo nem é tão importante assim e pode ser deixado de lado.
Como? Essa é a parte mais importante da definição da meta. “Nessa etapa, constrói-se um planejamento para alcançar o objetivo”, diz o especialista. Descreva tudo o que está ao seu alcance para facilitar o caminho. De novo, quanto mais específico e detalhado for seu planejamento, mais chances você tem de que ele seja realizado.
Quando? “Uma meta sem data de conclusão nunca será realizada”. Não basta escrever que você vai chegar onde quer em 2012, defina o mês, dia até, se for o caso! “Próximo ano” é uma expressão proibida, pois esse dia nunca chega, sempre será o próximo.
A hora da execução: depois de definir a meta mexa-se para alcançá-la
Deixe sua lista em um local acessível, como no criado-mudo ou na porta da geladeira. Sempre que possível, antes de dormir, por exemplo, releia e analise se está progredindo e se está conseguindo fazer os esforços necessários para conquistar seus objetivos.
“Algumas pessoas até acham que se comprometem, mas nunca conseguem dar o pontapé inicial no planejamento, ficam postergando indefinidamente o dia de começar de fato a fazer o que se propuseram a fazer. Quando percebem, o tempo se foi junto com as possibilidades do que fora planejado”, conta Gustavo.
Observe se isso acontece na sua vida. Se for esse o seu caso, formou-se um padrão de comportamento que precisa ser quebrado.
“É necessário desenvolver um sentimento de urgência e não permanecer no hábito de adiar os planos”, completa.
Um bom exercício para perceber se você é um adiador compulsivo, é escrever uma carta para si mesmo no último dia do ano, descrevendo suas metas. Ponha num envelope, cole e só abra no último dia de 2012. Cheque se conseguiu atingir suas realizações ou se as está deixando para amanhã.
Mas como descobrir se é fracasso ou adiamento? A estudante de publicidade Vitória Liao, 20 anos, cumpriu algumas metas em 2011, mas deixou outras para 2012, sem grilos. “Fiz muita coisa que queria, como viajar e começar a trabalhar. Mas outras vou renovar para 2012. Pretendo emagrecer e fazer mudanças radicais na minha vida”, conta.
É esse o espírito: não cumpriu toda a lista em 2011? Recicle as metas para o ano que está chegando. “Não ter realizado uma meta não é sinônimo nem de fracasso nem de desistência. Pode ser apenas um indicativo de que o caminho que tomamos não é o ideal”, explica Gustavo.
Repense, reavalie as ações desenvolvidas para a realização desse objetivo que não deu certo e estabeleça novas estratégias. Claro que você pode chegar à conclusão que não vale a pena insistir, mas só se você perceber que a meta perdeu sua importância. “Não existem metas impossíveis, o que existe é falha no planejamento”, promete Douglas.
Muitos dizem que preferem não estipular objetivos, para deixar a vida seguir seu curso. Se você pensa assim, analise se não é simplesmente o medo do fracasso falando mais alto.
“Estabelecer metas é o primeiro passo para alcançar aquilo que queremos”, acredita Gustavo. Quando estabelecemos objetivos, indiretamente começamos a nortear e a focar nossos pensamentos e ações no sentido da sua realização. Se não temos um norte na vida, ficamos perdidos e não conseguimos aproveitar ou mesmo perceber as oportunidades que batem à nossa porta.
“Determinar um objetivo é dizer a nós mesmos e aos outros que estamos definindo um ponto atual onde estamos e compartilhar para onde desejamos ir”, lembra Douglas.
E não basta definir as metas para 2012. Aproveite esse finalzinho de ano para definir também onde você pretende estar nos próximos cinco e dez anos. Acredite nos seus sonhos e injete o otimismo que vai permear sua vida em todos os anos incríveis que estão por vir!



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Holocentrus adscensionis: um exótico jaguacerá jovem

Peixe sente-se excitado com o aumento da temperatura da água
Meses atrás uma dúvida surgiu entre alguns pesquisadores brasileiros: que peixe seria aquele que parecia uma sardinha (mas não era), de cor azul ou cinzenta, mas que também podia ser vermelha? Esse bicho estava sendo encontrado com freqüência em redes de mar aberto e nos estômagos de peixes grandes (atuns, bicos, etc.) e de aves (trinta-reis, viuvinhas, etc.). Descobrir a família não foi complicado, era um Holocentridae, mas e daí, que peixe é este?
Combinando esforços, espécimes de museus e muita paciência, Teodoro Vaske, Ricardo Rosa e eu mesmo terminamos por matar a charada: eram juvenis do comuníssimo jaguareçá! Pode parecer estranho, mas os bichos ilustrados aqui são todos da mesma espécie. Depois de nascer de ovos flutuantes e que ficam à deriva no mar aberto, as larvas vão crescendo e se desenvolvendo: aparecem espinhos no dorso, ventre e focinho, depois surgem as escamas e nadadeiras mais completas e, com 2,5 a 4,2 cm, têm o jeitão do adulto, mas um focinho pontiagudo com uma cor que varia do cinza ao azulada. Este estágio de vida é chamado de rhynchichthys.
A partir de uns 4,8 cm e até 6,0 cm, o espinho do focinho encurta rapidamente e o peixe fica como ilustrado na figura 2, chamado de estágio meeki. De repente, em um único dia, ele muda de cor! Fica como na figura 1, vermelho com listras horizontais prateadas. A partir daí, o jovem jaguareçá busca o fundo e se estabelece em recifes de coral ou rochosos, costões, parcéis e ilhas, onde finalmente tornam-se adultos.

Estágio meeki
O nome científico deste bicho é Holocentrus adscensionis e vive no Atlântico, no lado ocidental de Nova Iorque a Santa Catarina, entre 1 e 90 m de profundidade. Prefere regiões de água limpa e temperatura da água entre 20 e 22 graus Celsius. Por razões desconhecidas, a temperatura da água muito alta induz o animal a uma grande excitação, incluindo enorme voracidade. É durante a noite que caça, solitário e ativamente, caçando crustáceos e outros invertebrados de fundo, sem desprezar peixes menores. Nessas horas tem cor geral vermelha mais escura e constitui, em áreas coralinas, uma das espécies dominantes da fauna de peixes.
Ao amanhecer busca sua toca onde passa o dia, ou forma grupos, muitas vezes em frente à boca de cavernas. É capaz de emitir grande variedade de sons, produzidos por músculos anexos à bexiga natatória e pelo atritar de dentes da faringe. São grunhidos curtos, durante o dia e contra intrusos de sua própria espécie; e estalidos rápidos e repetidos, contra outros intrusos, e ao amanhecer e entardecer.
Oferece pouca resistência ao pescador que, quando o retira do anzol, deve ter cuidado com os espinhos da cabeça e do dorso. Eles são cobertos por uma mucosa que, quando penetra em ferimentos, pode causar grave infecção. Para tratamento, com resultados imediatos em mais de 90% dos casos, o melhor é colocar a parte ferida do corpo em água quente numa temperatura aproximada de 45 graus Celsius. O local deve ainda ser muito bem lavado, com água, sabão e escovinha, para limpa-lo das proteínas estranhas ao nosso organismo. Assim que possível o ferido deve ser levado a um posto médico.
Reproduzem-se por todo ano nas regiões quentes, e no verão nas subtropicais. Os ovos são pelágicos. As larvas são muito diferentes dos adultos.
Alfredo Carvalho Filho é publicitário e biólogo, autor de inúmeros trabalhos científicos, artigos populares e do livro “Peixes Costa Brasileira”. Escreve todo mês sua coluna “Que Peixe é Este” para a revista "Pesca Esportiva”
Para saber mais sobre sustentabilidade e meio ambiente, siga-nos no Twitter e Facebook e receba atualizações



A hora da virada

Não é só o ano que precisa mudar no dia 31 de dezembro. Quer colocar o pé no novo ano e em uma vida nova? Aprenda a se reinventar
Todo mundo já desejou alguma vez que sua vida fosse completamente diferente do que é. Nós, humanos, somos seres difíceis de satisfazer. Mas esse descontentamento, em geral, é só um desânimo passageiro, fruto de um dia ruim, ou nostalgia, diante de um pôr do sol especialmente deslumbrante...
Eventualmente, no entanto, você pode mesmo estar vivendo a vida errada, conformando-se em ser menos do que poderia, sujeitando-se a situações estressantes apenas por falta de coragem para promover as mudanças que o tirariam dessa posição.
Existem formas de descobrir se o seu descontentamento é passageiro ou se você precisa mesmo mudar de vida. E existem recursos de que você pode lançar mão para encontrar a coragem para pisar no breque, dar marcha a ré e pegar a outra saída. A insatisfação pode estar em qualquer
Ansiedade e incerteza podem causar rejeição a ideias criativas
área: trabalho, amor, família, dinheiro, comportamento... A gente logo sente que tem algo de errado.
Em uma matéria em sua revista mensal, O Magazine, a todo-poderosa da mídia, Oprah Winfrey, considerada a mulher mais influente do mundo, relacionou três questões que todo mundo deve se fazer para descobrir se está seguindo o caminho profissional certo.
1-Como o que você está fazendo o faz sentir?

2-Seu trabalho tem um impacto positivo em outras pessoas?

3-Ele aumenta o volume e a vibração da sua vida?
Faz pensar, não é?
Geralmente, a necessidade de uma virada vem acompanhada de momentos de crise, em que algo importante acontece para nos fazer pensar se estamos felizes. “É quando nos questionamos e notamos que o que fazemos não faz mais sentido para nós, os resultados não estão satisfatórios, o desempenho está negativo, nossas ações não estão de acordo com nossos valores, interesses, sonhos, talentos e missão”, explica a professional coach de São Paulo, Paula Sabóia.
Foi o que aconteceu com o carioca Amadeu Bocatios, 46 anos. Ele foi demitido de seu emprego em 2008 e encontrou na necessidade uma forma de transformar seu hobby em trabalho. “Nunca havia visto a fotografia como meio de sustento. Mas, quando me vi desempregado, percebi que dessa paixão poderia vir meu ganha-pão”, conta o repórter fotográfico. A mudança radical, nesse caso, não foi pensada com calma e decidida, veio como uma necessidade. Mesmo assim, não é uma reviravolta fácil, já que Amadeus trocou a possibilidade de um emprego fixo, com carteira assinada e garantia de salário no final do mês por uma profissão incerta que intercala momentos bons e ruins.
“Mas sou feliz porque faço o que amo, com prazer, amor, respeito pela verdade e sempre com a preocupação de mostrar exatamente o que meus olhos veem em cada situação cotidiana”.
 Amadeu Bocatios, 46 anos, perdeu o empregou e transformou um hobby antigo em meio de vida
E você, sente essa empolgação toda ao descrever o que faz? Se não, que tal parar para pensar se existe outro caminho?
Em outras ocasiões, no entanto, o reconhecimento de que é hora de mudar está exatamente na acomodação. “Quando estamos em nossa área de conforto que de confortável tem muito pouco. Não passa de uma acomodação por medo da mudança. As coisas estão paradas ou há uma sensação, que não conseguimos definir com clareza, dando-nos insatisfação”, explica a psicóloga de São Paulo Flavia Penteado.
É exatamente neste momento que devemos analisar nossa vida, nossas atitudes, nossos comportamentos mediante as questões que estamos vivendo e buscar recursos internos e externos para achar saídas que nos levem até o objetivo desejado.
Dependendo do tipo de mudança que você pretende fazer, prepare-se porque vai provocar reprovações ou até sofrimento em quem está a sua volta. Mas a escolha da hora está dentro de você. “O momento certo de tomar uma atitude para dar a virada na vida é quando a pessoa percebe que o que ela está vivendo não agrega mais nada (crescimento, prazer, bem estar etc) para si nem para as pessoas com quem compartilha tal situação. A tendência, possivelmente, é de aumentar o desconforto e insatisfação, culminando em crescente frustração”, ensina a psicoterapeuta de São Paulo Mariah Bressani.
É sempre aconselhável não deixar a situação chegar naquele ponto tão intolerável que fará você agir por impulso. Por mais necessária que seja a mudança, ela sempre deve ser bem avaliada antes, para você descobrir a melhor forma de implementá-la.
Inquietação, angústia, ansiedade, medos, insatisfação, falta de alegria e cansaço excessivo são sinais de alerta que o inconsciente está mandando para que você mude a direção de sua vida. “Depois desses sinais, a psicossomática nos diz que o corpo vai gritar por socorro, provocando doenças”, lembra Flávia Penteado.
A gente vê essas pessoas que deram um giro de 180º felizes e satisfeitas e achamos que para elas foi a coisa mais simples do mundo. Mas nunca é bem assim. As resistências internas e externas vão aparecer. As internas dizem respeito a suas próprias crenças limitantes. Carregamos uma bagagem pesada cheia de preconceitos e valores que dizem que “ser assim” é mais digno do que “ser assado”.
Ao decidir terminar um casamento, por exemplo, é inevitável pensar que ser solteira é sinal de solidão e vazio. Mesmo quando a solidão e o vazio também estão dentro do casamento falido. E existem as barreiras externas, que aparecem quando você começa a contar para as pessoas que pretende mudar.
“É preciso enfrentar as opiniões adversas e pressões da família e amigos, quando esses têm expectativas diferentes e não apoiam a mudança. Você tem um trabalho extra de reverter a situação e influenciar os outros a apoiarem sua decisão”, explica Paula Sabóia. Isso porque a ideia de lutar sozinho contra tudo e contra todos é bonita na ficção. Na realidade, ter pessoas queridas apoiando ajuda e muito, inclusive nos momentos de dúvida que fatalmente devem surgir ao longo do trajeto.
Perder peso pode ser uma das ‘reinvenções’ mais cobiçadas. E para quem briga com a balança parece uma equação óbvia: quanto mais em forma você estiver, mais feliz será.
Para a produtora musical Monika Mendonça, 57 anos, o caminho foi diferente. Ela estava há dez anos com trinta quilos a mais do que seu peso ideal. Terminou um casamento de 31 anos, encontrou uma profissão depois de passar a maior parte da vida sendo apenas mãe e, só quando estava feliz e realizada, é que conseguiu forças para fazer dieta e exercícios e ficar bem mais leve. “Perdi 25 kg em quatro meses, sem tomar remédio algum. Meu método para perder peso é ser feliz, manter o humor e ir à luta!”. Disposição não falta para Monika, que sai em disparada rumo aos últimos 5kg a queimar.
Tamanha mudança sempre exige uma transformação nos hábitos. Para começar, defina o que você espera da sua vida nos próximos anos. “O que determina nosso grau de felicidade e realização é a distância entre ‘onde estou’ e ‘aonde quero chegar’”, afirma Flavia Penteado.
Por isso, não importa o tamanho do seu objetivo, mas sim se você vai conseguir atingi-lo ou não. Descreva com o maior número possível de detalhes o que você precisa fazer para chegar aonde quer. Podem ser cursos de aperfeiçoamento, mudanças de comportamento ou até ajuda profissional de um terapeuta ou coach. Exercitar seu inconsciente também ajuda bastante. Acredite em si, em seu potencial e nas suas habilidades para vencer. Visualize a situação desejada acontecendo, sinta a emoção da vitória, imagine o que escutaria e veria de positivo no momento dela.
“Persista. Os obstáculos proporcionam crescimento. Não existe fracasso, apenas feedback e aprendizado. Não são os eventos em si que nos afetam, mas sim a percepção que temos deles”, ensina Paula Sabóia.
Afinal, você tem controle e responsabilidade sobre sua própria vida. Você está onde está porque as escolha que fez o levaram até aí. E, o mais importante, chegará aonde quiser chegar por mérito seu. Basta querer.




Réveillon na praia

O ano-novo à beira mar tem cardápio colorido e fresco. Confira receitas
Casquinha de camarão é entradinha perfeita para a festa de Réveillon caiçara
Confira receitas para um Réveillon à beira-mar
Nosso País é abençoado por nove mil quilômetros azuis de costa. Deve ser por isso que a maioria dos brasileiros prefere passar o Réveillon na praia. Para mim, um banho de mar é capaz de levar embora todas as energias ruins. Perfeito para o fim de ano.
O caiçara, que tem água salgada na porta da sua casa, tem sintonia especial com o mar. Os pescadores, por exemplo, laçam suas oferendas à Iemanjá ou Nossa Senhora dos Navegantes – como manda a crença de cada um – na esperança de suas redes venham fartas de peixe no decorrer do novo ano. Foi o que me contou meu amigo, Eudes Assis, chef de cozinha em São Sebastião, litoral paulista, e consultor do Vinea Alphaville. “Faço uma oração pedindo a Deus saúde e criatividade na profissão”, diz.
A festa para os chefs praianos acontece mesmo depois da meia noite. Antes disso, o trabalho é grande. “É o período auge da temporada”, diz Eudes, que rala muito até a virada do ano. “Mas, depois, vamos todos para a areia assistir à queima de fogos. É uma confraternização maravilhosa.”

 A vantagem de comer camarões na praia é que eles estão sempre fresquíssimos
As receitas da festa são mais práticas do que as da ceia de Natal. Peixes e frutos do mar assados na brasa e recheados de farofa de banana, muitas frutas e manjar branco com calda de ameixa compõem a mesa forrada de folhas de bananeira. A alegria fica completa com caipifrutas. “Gostamos também de preparar peixe seco com batata doce assada e um bom azeite”, diz Eudes.
Foi ele quem montou nosso cardápio para um Réveillon cheio de boas energias. “São receitas coloridas e frescas para o verão. Com frutos do mar e frutas tropicais”, diz. Também tem uma irresistível casquinha de camarão e ingredientes nativos como pitu, banana-da-terra, caju, jabuticaba, tapioca e cachaça.
 Sorvete e fruta são itens obrigatórios em uma festa na praia
E como sete é um número da sorte, além de pular as ondinhas, podemos nos fartar de um menu com sete pratos -- tão especiais como nossos votos de ano-novo!



Prefeitura segue executando diversas obras em Casimiro de Abreu em 2012





A Prefeitura de Casimiro de Abreu executou todo o ano de 2011 diversas obras em todas as regiões do município. Escolas, creches, praças, postos de saúde, pontes, calçamento de ruas, saneamento, iluminação e limpezas urbanas e rurais, entre outras, estão na lista de atividades da Secretaria Municipal de Obras. “Em 2012, daremos continuidade e inauguraremos várias obras”, adiantou o prefeito Antonio Marcos.

A sede da Prefeitura de Casimiro de Abreu, construída há mais de 30 anos, nunca foi reformada. O prédio terá troca de pisos, novos banheiros, cozinha, revisão elétrica e hidráulica, pintura geral, revestimento externos com pastilhas, nova iluminação, entre outros. “Isto dará melhor qualidade ao trabalho dos funcionários e mais conforto para atender a população”, observou o secretário de Obras Luiz Augusto Perez.

De acordo com o arquiteto e subsecretário de Obras Fábio Kiffer, a sede da Prefeitura de Casimiro de Abreu contará com acessibilidade total. “O acesso principal será nivelado por meio de rampa externa. Os banheiros do térreo serão adaptados e o acesso ao pavimento superior será feito por elevador. As pastilhas de cerâmica na fachada darão modernidade à construção, além de janelas com vidro temperado, cobertura metálica e de policarbonato”, explicou. A conclusão está prevista para fevereiro.

A reforma do Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu é outra importante obra iniciada no último semestre de 2011, e que será inaugurada no início de 2012. Novos banheiros, inclusive com adaptações para deficientes físicos, foram projetados, além de substituição de todo o piso. Foi escolhido marmorit, considerado de alta qualidade e durabilidade. Todas as colunas externas e paredes foram revestidas com pastilhas.

— Na Rodoviária, está sendo revista toda parte elétrica, troca de luminárias do pátio coberto, construção de cobertura para o ponto de táxi, demolição e construção de novos guichês e espaço administrativo. A conclusão de todas as melhorias deve acontecer até o fim de janeiro. Vale lembrar que o Terminal Rodoviário jamais passou por reformas e a Prefeitura assumiu o investimento, já que o prédio é uma concessão estadual —, comentou Fábio Kiffer.

Em 2012, serão concluídas as 72 casas populares do distrito de Professor Souza. Serão finalizadas em Rio Dourado, a capela mortuária, a ponte e a creche do Bairro Niterói para serem inauguradas em janeiro. Em Barra de São João, diversas ruas serão drenadas, além de concluído o calçamento e drenagem dos bairros Santa Irene e Peixe Dourado II. No Palmital, o Tanque de Peixes já conta com área coberta, banheiros e deck. O prédio do Almoxarifado na sede do município também será concluído.

Estão em andamento ou execução as obras das casas populares e do posto de saúde do Perimetral Leste, a praça da Integração entre os bairros Jardim Aparecida e Vale do Indaiassu, quadras poliesportivas do Bairro Chic, o ginásio poliesportivo do Bairro Industrial. “A Praça do Jardim Aparecida recebeu pavimentação e revisão elétrica, além de repaginação visual. Inauguraremos esta obra dentro de algumas semanas”, informou o prefeito Antonio Marcos.

De acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, estão previstas para 2012, ações como melhoria de acesso ao Cemitério Municipal, reforma da quadra do Vila Nova, construção de praça entre as ruas Queixumes e Andrade Silva, e iluminação do Campo do Canutão, em Barra de São João. Na Serra, está prevista construção de campo de futebol com alambrado na Barra do Sana. O campo de grama sintética do Santa Terezinha será reformado.

— Queremos dar mais qualidade de vida à população. Obtivemos verba federal de R$ 23 milhões para investir em saneamento. Pretendemos construir também uma nova sede do CRAS de Professor Souza, uma escola no Palmital e uma escola no bairro Jardim Aparecida. Até o fim desta gestão, serão mais de 200 obras executadas em diferentes segmentos e em todas as regiões de Casimiro de Abreu —, concluiu o prefeito Antônio Marcos.



Prefeito Antonio Marcos participa de sessão solene da Câmara Municipal



Foi realizada na quarta-feira(28), a última sessão solene de 2011 da Câmara dos Vereadores de Casimiro de Abreu. Foram entregues a Medalha Poeta Casimiro de Abreu e a Homenagem In Memorian para a enfermeira Ângela Maria Simões Menezes, falecida há três anos. O Hospital Municipal recebeu o seu nome. O prefeito Antonio Marcos fez a homenagem para a família da profissional de saúde.
A sessão solene foi presidida pelo vereador Luciano Nogueira, e contou com a presença de dezenas de pessoas da sociedade. “Temos razões para agradecer por mais um ano de atividades da Câmara, e também para prestarmos homenagens às pessoas que se destacam com seus trabalhos em Casimiro de Abreu”, disse o presidente do Legislativo. Seis pessoas receberam a Medalha Poeta Casimiro de Abreu.
Foram agraciados a secretária municipal de Fazenda Sônia Coelho, o pastor Rafael Vieira, a empresária Rosilene Pereira Dias, o servidor municipal Igor Cespe Barbosa, o presidente da Associação de Moradores do Palmital Cláudio Miranda e o empresário rural Alexandre Viana. “Fico muito contente com a homenagem e pela oportunidade de voltar à minha cidade atuando no governo Antonio Marcos”, agradeceu a secretária Sonia Coelho que foi homenageada pelo vereador Alessandro Pezão.
A principal homenagem da noite foi em memória da profissional de enfermagem Ângela Maria Simões Menezes, filha de Iracy Simões e Ancelmo Menezes. Aos 57 anos, ela faleceu em 12 de novembro de 2008 de infecção generalizada. Por ser uma profissional dedicada ao ofício e por auxiliar milhares de crianças atendidas no setor de pediatria do Hospital Municipal durante mais de 30 anos, ela recebeu o mérito.
— O Hospital Municipal não tinha nome. Quisemos homenagear um profissional da saúde que tivesse uma forte ligação com a instituição e por ter se dedicado ao serviço e à comunidade. O nome da enfermeira Ângela foi unânime. É o mínimo que podemos fazer por alguém que se dedicou tanto às pessoas —, disse o prefeito Antônio Marcos antes de entregar uma placa à dona Iracy Simões, mãe da homenageada.
Vários membros da família de Ângela Menezes participaram da solenidade. O irmão da homenageada Marcos Menezes se pronunciou em nome de todos os familiares. “Esta é uma grade honra para nossa família, receber esta homenagem e reconhecimento concedidos pelo prefeito Antônio Marcos e por seu governo. Ângela amava a profissão e era muito dedicada. Ficamos tristes por sua ausência, mas felizes por sua memória valorizada e respeitada”, disse.
O prefeito Antonio Marcos agradeceu a todos os participantes da solenidade na Câmara de Vereadores. Ele elogiou o desempenho do Legislativo e o bom relacionamento com o Executivo. “Este bom entrosamento favorece as políticas públicas e a população. Este ano, nosso governo realizou várias obras, vai inaugurar outras obras em 2012, e investirá ainda mais em qualidade de vida da população. Faz poucos dias, recebemos R$23 milhões do governo federal pelo PAC2 para empregar em saneamento básico, em tratamento de água e esgoto. Espero que todos tenham um feliz ano novo”, concluiu.
Publicado em 29/12/2011



Dupla jornada torna mulheres mais completas, diz dona do Blue Tree Hotels

Referência no setor de hotelaria no Brasil, Chieko Aoki defende maior participação feminina na liderança de empresas
Dividir bem o tempo entre trabalho e família pode ser um desafio, mas é também um fator que ajuda a preparar melhor as mulheres para exercer cargos de liderança em grandes empresas. A avaliação é de Chieko Aoki, dona do Blue Tree Hotels e uma das principais empresárias do Brasil. “As várias jornadas que as mulheres precisam enfrentar deixam-nas mais preparadas e completas”, diz.
Segundo ela, o planejamento e disciplina necessários para conciliar as demandas profissionais e domésticas tornam as mulheres “mais competentes e com visão mais ampla das coisas”. O resultado? “São profissionais bem preparadas e eficazes, que sabem maximizar o seu tempo, sendo executivas altamente valorizadas no mercado de trabalho”.
Chieko fala com conhecimento de causa. Com quase trinta anos de experiência no setor de hotelaria, ela conta que no começo de sua carreira “alguns homens ficavam constrangidos” com sua presença em reuniões. Hoje é referência no setor, à frente de uma das maiores redes hoteleiras do Brasil – a Blue Tree possui 22 hoteis e um resort no País, além de um hotel no Chile.
Em entrevista  ela diz que procura sempre “dar quilometragem a mais do que outras pessoas” e vê nisso um fator importante para quem quer se destacar na profissão. “Fazer mais – sem prejuízo de alguma parte – só traz benefícios”, conta. Em sua trajetória profissional, Chieko sempre teve o apoio de sua família e conta que seu marido, John Aoki, foi seu “grande e maior incentivador para seguir a carreira em hotelaria”.
Nascida no Japão, Chieko veio com os pais e o irmão para o Brasil em 1956, aos seis anos de idade. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP), fez pós em administração no Japão e foi aos Estados Unidos cursar especialização em hotelaria. Foi presidente do Caesar Park e do Westin Hotels & Resorts, até lançar, em 1997, o Blue Tree Hotels.
No decorrer dos anos, a dama da hotelaria brasileira conta que teve momentos em que pensou em desistir de tudo. “Mas isso dura, no máximo, um dia, porque no dia seguinte já estou pronta para resolver os problemas e enfrentar os desafios”, diz. O segredo, segundo ela, é focar em alcançar seus objetivos. “Quero ficar satisfeita com tudo que faço e isso exige tanto empenho e energia que, na verdade, não sobra tempo para outras coisas, principalmente medo ou fraqueza”.
Chieko é uma das maiores defensoras da inserção de mulheres em cargos de liderança no Brasil, tanto no setor privado quanto público. Presidiu por dois anos o Grupo de Mulheres Líderes Empresariais (LIDEM). Atualmente, uma das empresárias que ela mais admira é Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. “Além de ser uma grande empreendedora, com visão estratégica e inovadora, ela é um ser humano de uma generosidade imensa”, diz.
Várias pessoas serviram de inspiração profissional para Chieko, incluindo Akio Morita, fundador da Sony. "Uma vez ele me disse para nunca desistir da excelência ou de atingir meus sonhos". Sua trajetória mostra que ela tem seguido o conselho à risca.
 Sua empresa possui políticas de “empoderamento” de mulheres? A ocupação de mulheres em níveis mais altos na hierarquia é importante para o equilíbrio da empresa?
Chieko Aoki: Não temos na Blue Tree política específica de “empoderamento” de mulheres porque elas são valorizadas regularmente na empresa, faz parte da nossa cultura. Assim, nunca tivemos na Blue Tree a necessidade de criar uma política específica para isso. As mulheres na Blue Tree casam, têm filhos e continuam fazendo carreira com a mesma dedicação, ou ainda maior, no decorrer dos anos. Temos executivas admiráveis que, mesmo casadas e com filhos, dão conta de viajar a semana inteira, planejando a sua agenda e da família com organização, comprovando que quem é competente tem esta qualidade em tudo que faz, inclusive na condução e no cuidado da família. Acredito inclusive que as várias jornadas que as mulheres precisam enfrentar deixam-nas mais preparadas e completas, pois passam a aplicar os aprendizados do lar e do trabalho, que têm características diferentes e também similares, no jeito de tratar, resolver e até de liderar situações. Há complementações positivas para todas as jornadas. A título de exemplo, a Blue Tree conta com 70% de colaboradores mulheres, no Corporativo e nos hotéis, com várias gerentes e diretoras. Talvez isso seja uma das chaves do sucesso da Blue Tree.
 Conciliar a carreira com outros “papéis” femininos foi – ou ainda é – um desafio para você? Qual é a maior angústia de uma mulher que ocupa um cargo executivo máximo de uma empresa?
Chieko Aoki: Realmente, conciliar a carreira com diversos outros “papéis” é um desafio no sentido de que o tempo é sempre pouco para tudo que se quer fazer. Por outro lado, assim como diz o ditado, “se tem algo para ser feito, dê para quem está ocupado e não para quem está sem fazer nada”, pois quanto mais as mulheres atuam em várias ocupações, ficam mais competentes, mais preparadas e com visão mais ampla das coisas. Como resultado, são profissionais bem preparadas e eficazes que sabem maximizar o seu tempo, sendo executivas altamente valorizadas no mercado de trabalho. Fazer mais – sem exageros e prejuízo de alguma parte – só traz benefícios. Pessoalmente, busco sempre dar quilometragem a mais do que outras pessoas porque penso que o diferencial para melhor está nesta pequena, mas importante diferença. Quanto à angústia em ocupar o cargo executivo máximo de uma empresa, acredito que é a mesma de homens e mulheres – saber que precisamos cobrar-nos muito fazendo sempre o máximo e o melhor, porque cada passo ou decisão tem impacto na empresa e nos seus stakeholders. E que, na tomada de decisões difíceis, é preciso ser forte porque muitas vezes a decisão é solitária.
 Sua família apoiou a sua carreira?
Chieko Aoki: Todos na minha família adoram empreender e encontrar novas oportunidades no mercado. Comigo não foi diferente. Além de se tornarem uma referência para mim, meus familiares sempre me proporcionaram apoio irrestrito e ajuda para crescer profissionalmente e realizar os objetivos da Blue Tree. Meu marido, especialmente, foi o meu grande e maior incentivador para seguir a carreira em hotelaria. Sou muito grata à minha família que sempre me ajudou, de um jeito natural e sutil, para que não sentisse que precisava contar com ajuda da família para dar conta do trabalho.
Ainda existe machismo nas empresas?
Chieko Aoki: É verdade que ainda há casos de discriminação em relação às mulheres, tanto nas tentativas de crescer dentro do ambiente de trabalho, quanto no relacionamento interpessoal com a equipe. Se isso não acontecesse, não teríamos tantos movimentos nas empresas trabalhando na diversidade com foco nas mulheres. Recentemente, ouvi de uma alta executiva de uma grande empresa respeitada no mercado que ela estava sendo sutilmente discriminada na ampliação de suas responsabilidades, ou seja, estavam limitando oportunidades para o seu crescimento. Por isso muitas empresas têm comissões de diversidade, focando na ampliação das mulheres no mercado de trabalho. Com todos estes movimentos, em pouco tempo este tema será uma questão superada, como aconteceu com muitas conquistas e mudanças, cujos benefícios temos a felicidade de usufruir, como igualdade no direito ao voto, acesso a educação e etc.
 Existem diferenças na forma como mulheres e homens executam a gestão? Quais?
Chieko Aoki: Acredito que, de uma forma geral, as mulheres têm mais leveza na tomada de decisão e na atuação, porque possuem muito foco nas pessoas, no ser humano. Nesse aspecto, como acredito que o mundo de hoje demanda mais atenção e cuidado com as pessoas, as mulheres são ótimas líderes. A mulher conta com participação, presença, flexibilidade, sensibilidade, sabedoria de ouvir e de se fazer ouvir. E essas características estão gerando mudanças nas comunidades – seja na empresa, nas cidades, no mundo político, nos negócios, na família, isto é, na sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de reconhecer que existem muitos pontos positivos no estilo de liderança masculino, como objetividade e foco no resultado de forma pragmática. Não acredito que existe padrão, especialmente quando se trata de homens e mulheres; cada ser humano é complexo, mas único. Assim, é difícil dizer de forma radical que mulheres têm qualidades diferentes dos homens e vice-versa. Ao mesmo tempo, homens e mulheres estão aprendendo mutuamente com estilos de cada um e, em breve, vamos ver qualidades e formas de liderar similares, nos homens e nas mulheres.
 Em algum momento você pensou em desistir ou não investir tanto na carreira como executiva?
Chieko Aoki: A gente pensa em desistir sempre que encontra dificuldades ou quando as coisas não andam na velocidade ou da maneira como queremos. Mas isso dura no máximo um dia, porque no dia seguinte já estou pronta para resolver os problemas e enfrentar novos desafios. Pode-se desistir a qualquer momento, isso é muito fácil. Mas não perco tempo pensando nesta questão, e sim em como fazer a empresa crescer em qualidade e em quantidade para chegar aos meus objetivos. Quero ficar satisfeita com tudo que faço e isso exige tanto empenho e energia que, na verdade, não sobra tempo para outras coisas, principalmente medo ou fraqueza.
 Qual foi o momento mais marcante em sua trajetória como executiva?
Chieko Aoki: Acredito que não tive momentos marcantes específicos, mas muitos momentos marcantes no dia a dia que me emocionaram, incentivaram e me fizeram acreditar que a carreira estava valendo toda a dedicação e muito mais. Quando decidi criar a Blue Tree Hotels, contei com o apoio de muitos amigos e colegas de trabalho, pessoas que acreditavam no meu profissionalismo e que me ajudaram a sonhar com uma rede de hotéis com a minha cara, meus ideais e seguindo o que acreditava ser a melhor forma de fazer hotelaria. Este foi um momento muito importante na minha trajetória, pois nunca fazemos nada sozinho.
Você já buscou aconselhamento de mulheres executivas, com mais experiência?
Chieko Aoki: Uma das executivas que admiro é a Luiza Helena Trajano. Além de ser uma grande empreendedora, com visão estratégica e inovadora, ela é um ser humano de uma generosidade imensa, com uma preocupação genuína pelo bem-estar das pessoas. Outra grande fonte de aprendizado é o Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, o qual presidi por dois anos, e cujo objetivo é ampliar a inserção das mulheres nas lideranças privadas e públicas da sociedade brasileira.
Você acredita que a forma como as mulheres são vistas dentro das empresas mudou nos últimos dez anos?
Chieko Aoki: Com certeza muita coisa mudou nos últimos anos. Quando comecei minha carreira, eram poucas as mulheres no ambiente hoteleiro. Alguns homens ficavam constrangidos com a minha presença em reuniões, mas mesmo assim eu sentia que era convidada para participar de muita coisa justamente por ser a única mulher. Hoje esse preconceito quase não existe mais, pois a presença da mulher no mercado de trabalho é uma tendência natural. A mulher vem realizando papel cada vez mais importante e maior na sociedade, inclusive em altos cargos executivos. Resumindo, houve muita mudança nos últimos dez anos e vamos ter muitas mais e com maior velocidade, porque, como já disse anteriormente, a própria sociedade e o mercado mudaram. Hoje, eles precisam contar muito mais com a visão e o jeito de fazer das mulheres para atender, ou perceber, as necessidades do mercado.
Qual é seu maior modelo ou pessoa que serviu de inspiração para sua carreira?
Chieko Aoki: Muitas pessoas me inspiraram em minha carreira. Recebi ótimos conselhos de personalidades maravilhosas, como Akio Morita, fundador da Sony. Uma vez ele me disse para nunca desistir da excelência ou de atingir meus sonhos, mesmo enfrentando dificuldades, pois essas situações são grandes lições camufladas para testar nossa capacidade. Também aprendi muito com os ensinamentos de Peter Drucker, John Naisbitt, Jim Collins e outros gurus e visionários do mundo dos negócios.
 Qual seu livro preferido, de cabeceira?
Chieko Aoki: Tenho muitos livros do Peter Drucker que gosto de ler e reler com frequência. Outro livro que mantenho sempre comigo é “Empresas feitas para Vencer”, de Jim Collins.
Qual o seu conselho para jovens executivas que estão começando a carreira?
Chieko Aoki: Minha recomendação é que as mulheres continuem, agilizem e fortaleçam as metas e o ritmo que vêm abraçando para serem excelentes profissionais. Trabalhar, suar, buscar sempre o melhor resultado de qualidade e quantidade continuam sendo os requisitos básicos para ter sucesso no trabalho. As empresas querem rentabilidade e expansão e isso se alcança com profissionais qualificados, éticos e com boa energia. Felizmente, vejo que as mulheres estão nesta linha, estão investindo e abraçando esse jeito de fazer e ser, plantando as sementes para um futuro diferente.



Com perfil 'inusitado', jovem chega à diretoria da TAM

Aos 29 anos, Carolina Duque se tornou diretora de recursos humanos da companhia aérea. "Foi uma atitude corajosa da empresa
Desde que entrou na faculdade, Carolina Duque já pensava em ocupar um cargo executivo em uma grande empresa e se preparava para isso. Ainda assim, ela mal poderia imaginar que oito anos depois de se formar psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco seria promovida a diretora de recursos humanos da TAM.
“Pensando bem, foi uma atitude corajosa da empresa”, diz Carolina. “Fui promovida com 29 anos, mulher, nordestina. É um conjunto até um pouco inusitado comparado ao que a gente vê no mercado”, afirma.
2011, o ano do poder das mulheres
Casos como o de Carolina estão se tornando mais comuns no Brasil, onde tem crescido o número de profissionais jovens que chegam rapidamente ao topo da hierarquia corporativa. Os poucos anos de experiência, no entanto, podem trazer alguma resistência por parte de colegas.
“Por ser jovem, alguns duvidam do seu potencial”, afirma Carolina, que começou a trabalhar aos 17 anos. “Sempre fui muito estudiosa. Minha saída foi buscar ter muito embasamento técnico. Precisava entender muito do negócio e da estratégia da empresa, para poder traçar um plano de RH alinhado com isso”, diz. Carolina também fez dois cursos de MBA em busca de aperfeiçoamento profissional.
Apesar de enfrentar certo preconceito por causa da idade, Carolina conta que nunca teve problemas por ser mulher. “O fato de ser mulher até ajuda, se você usar feminilidade, jogo de cintura e for amável com as pessoas”, afirma. “Acho que pode ser um erro quando a mulher sobe muito na profissão e tenta se masculinizar um pouco para se firmar”, diz. “É preciso tomar cuidado para não se tornar uma pessoa dura, e ao mesmo tempo também tomar cuidado para não parecer que você deu bola para alguém.”
A TAM tem hoje 34 diretores, dos quais seis são mulheres. Segundo Carolina, em 2008 a companhia tinha apenas duas mulheres em seu quadro de executivos. Em 2011, a empresa ampliou em 24% seus investimentos em treinamento de funcionários, para R$ 32 milhões. Um dos programas desenvolvidos pela TAM é voltado especificamente para a formação e aperfeiçoamento de lideranças.
A empresa não adota política específica de desenvolvimento de lideranças femininas, diz Carolina, com objetivo de incentivar a diversidade. “A empresa perde muito quando tem estigmas. Tem que ter mescla, tem que ter homem, mulher, estrangeiro, homossexual, é muito pertinente para o País em que a gente vive.”
Segredo do sucesso
Hoje com 31 anos, Carolina acredita que sua carreira está “só no começo” e, por isso, busca consolidar o que construiu até agora. O segredo para a rápida ascensão profissional consiste, basicamente, na combinação de dedicação aos estudos, foco e obsessão por um trabalho bem feito, além de um bom networking.
Ter participado de um programa de trainee também deu um grande impulso para sua carreira. “Fiz o programa da Ford Motors, o que foi muito bom para mim. Tive alta exposição e desenvolvimento para ser líder”, diz. Quando saiu da Ford, aos 26 anos, Carolina foi para TAM como gerente de RH internacional.
No momento, ela está lendo o livro Managing Transitions [Gerenciando Transições], de William Bridges. “Vai me ajudar nesse momento de integração da TAM com a LAN”, diz. Outro livro que Carolina lê agora, Chief Culture Officer [Executivo-chefe de cultura], de Grant McCracken, também é focado no desenvolvimento profissional.
Com a agenda cheia de compromissos e viagens profissionais, Carolina conta que nem sempre a família consegue entender sua rotina corrida. “Às vezes eles falam que eu trabalho muito. Mas quando a gente faz o que gosta, você faz com prazer”, diz Carolina, que também é mãe de uma menina de quatro anos. Quando decidiu cursar psicologia, ela diz que recebeu o apoio da família, “mas com certa desconfiança, sem saber no que ia dar”. Hoje, “eles me admiram e são bem orgulhosos de mim”.
Para quem está dando os primeiros passos na carreira, Carolina sugere humildade e comprometimento. “Ninguém começa de cima, mas quem trabalha duro e muito bem uma hora ou outra acaba se destacando”, diz. Outra dica é “trabalhar com pessoas que você admira”, que servirão como fonte de inspiração e de aprendizado.



Ronaldo compra peixe e troca carinhos com a mulher em dia de praia com a família

Empresário passa as férias de fim de ano casa que comprou em Trancoso, na Bahia


Ronaldo, Bia Antony; Ronaldo de mãos dadas com Maria Alice e Alex
Depois de participar do Jogo das Estrelas no Morumbi, em homenagem a Sócrates, no dia 28, Ronaldo já se juntou à mulher, Bia Antony, e aos filhos na nova casa da família na praia de Itapororoca, em Trancoso, na Bahia.
Acompanhado de toda a prole - os filhos Ronald, Alex, Maria Alice e Maria Sophia, Ronaldo aproveitou a tarde dessa quinta-feira (29) na praia para escolher peixe para a família. O clima com a mulher, Bia, também era de sintonia total: o casal foi fotografado trocando beijos e abraços. Veja os cliques da família.



"Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos velhos."



Feliz 2012


Com muito carinho


Irene

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Após réveillon, Lula dará início a sessões de radioterapia

Ex-presidente descansa com a família em um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo
Passada as festas de fim de ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começará na próxima quarta-feira, dia 4, uma nova etapa do tratamento contra o câncer na laringe. Nesse dia, a expectativa é de que Lula volte ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para começar as sessões de radioterapia, que devem durar de seis a sete semanas.
Entenda o caso: Lula é diagnosticado com tumor na laringe
Após o sucesso do tratamento quimioterápico, que conseguiu reduzir em 75% o tamanho original do tumor de três centímetros de diâmetro na laringe, a equipe médica decidiu manter o cronograma do tratamento, previsto para terminar em fevereiro. Segundo os médicos, o ex-presidente poderá retornar as suas atividades políticas em março de 2012, dependendo de sua recuperação.
Lula está com a família em seu sítio em Atibaia, no interior paulista, onde descansa neste fim de ano. Na semana passada, ele teve um breve encontro com a presidenta Dilma Rousseff, em São Paulo.



Musculação na adolescência deve respeitar os limites do corpo

Para começar a malhar é importante aliar exercícios físicos com alimentação balanceada – e cuidado com os pesos que levanta!
Depois dos 14 anos é possível levantar alguns pesos leves
Mal pode esperar para se matricular numa academia, puxar uns ferros e se tornar o Arnold Schwarzenegger da nova geração? Muita calma. Musculação na adolescência pode, sim, ser uma boa, mas é necessário prestar atenção nas cargas dos pesos e contar com orientação profissional.
“Até os 14 anos, os exercícios devem ser feitos sem pesos adicionais, usando apenas o próprio corpo”, explica Raul Santo, profissional de fisiologia do esporte do departamento de medicina da UNIFESP.
A opinião é endossada pelo Dr. Moisés Cohen, diretor do instituto Cohen de Ortopedia. “O início precoce da musculação pode levar a micro traumatismos na placa de crescimento, o que prejudica o desenvolvimento”.
Segundo Santo, nesta fase não há nada melhor que abdominais e flexões. Depois disso, pesos leves estão liberados. “Acima dessa idade, as cargas poderão ser aplicadas, mas sempre recomendadas por um profissional que tenha feito todas as avaliações físicas com o garoto”, explica.
Um dos principais desafios de quem quer começar com alguma atividade física é encontrar algo que realmente goste. “Não adianta nada começar em algum tipo de atividade física que não seja prazerosa. As chances de não continuar são muito grandes”, diz Raul Santo.
Orientação profissional é essencial
Cohen tem algumas sugestões: “esportes coletivos estimulam a convivência em grupo e desperta o espírito de liderança. As atividades aquáticas também são recomendadas, mas é necessário alguma outra, com impacto, para estimular a deposição de cálcio nos ossos”.
Medicamentos
Um erro muitas vezes cometido por quem começa na rotina de academia é consumir medicamentos, como analgésico para a dor, sem as devidas prescrições médicas. “Superdoses deste tipo de remédio podem causar problemas renais, hipertensão e até infarto”, explica Santo.
No caso dos anabolizantes, as consequências também podem ser bastante graves. “O adolescente pode vir a desenvolver impotência e ter a libido diminuída”, diz antes de citar outro problema, este, psicológico. “É comum nesta fase a vigorexia, isto é, a cultura do corpo acima de qualquer outra coisa”.
Alimentação
Pensando em uma prática equilibrada, aliar alimentação saudável com os exercícios físicos é essencial. Segundo a nutricionista Carla Cruz, o ideal, para quem quer ganhar um pouco de massa muscular, é consumir alimentos ricos em carboidratos (Pão integral, torrada, cereal, massa) e proteínas (leite e derivados, clara de ovo, carnes). “Os músculos são construídos a partir das proteínas e os carboidratos são utilizados como combustível para os exercícios”, explica Carla.
Outra dica é diminuir as porções das refeições, fracionando-as ao longo do dia. “Quando você come, o nível de glicose no sangue aumenta e a resposta do organismo para isso é a liberação da insulina, hormônio que é um potente anabólico”, constata a nutricionista.
Água, claro, também é essencial. “Mais de 70% do nosso corpo é água e se você está desidratado, seus músculos não crescem”, diz. Após os treinos, o consumo de água ajuda a repor líquido e sais minerais perdidos.



Comidinhas da sorte

Sementes de romã, lentilha e outros rituais gastronômicos da ceia de ano-novo


Acredite se quiser: comer sementes de romã e guardá-las na carteira é promessa de riqueza ao longo do ano
Réveillon deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar. “Para boa parte dos povos a virada do ano traz a intenção de renovação, de fechamento de um ciclo e início de outro”, explica Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Senac. E, segundo ele, tanto no passado quanto no presente os rituais e as superstições envolvendo os alimentos são referências dessa transição.
"As comidas carregam a simbologia da fartura”, diz o escritor e antropólogo Raul Lody. Os grãos, por exemplo, remetem à quantidade e multiplicidade. “Arroz, lentilha, feijão, milho: todos, no imaginário popular, simbolizam a fertilidade”, completa Lody. O peixe também é um clássico na ceia de ano-novo. “Em diversas culturas ele faz alusão à partilha e purificação”.
São costumes seculares, difíceis de serem identificados em uma linha cronológica. O que se sabe é que seus significados nasceram ou da mitologia ou da tradição cristã, além dos ciclos naturais, como a época das colheitas. Isso porque muitos povos europeus cultivavam rituais pela fecundidade da terra e pela fartura de alimentos – afinal, em outros tempos não era nada fácil sobreviver a geadas, tempestades ou períodos de seca.
As tradições que inspiram os rituais gastronômicos do réveillon não contam, obviamente, com nenhuma comprovação científica. De qualquer modo, é difícil achar alguém que nunca tenha se rendido a uma das “simpatias”, mesmo que por pura diversão. Na contagem regressiva para a chegada de 2011, confira curiosidades sobre as comidinhas de ano-novo. Na dúvida, não custa nada tentar uma delas.
Peixes
“Eles simbolizam a purificação por meio de seu habitat, a água. Além de serem férteis e se reproduzirem graças a uma infinidade de ovas, os peixes quase nunca andam sozinhos”, anota Dias. “Quem os consome espera obter todas essas sortes”. O bacalhau, clássico nas ceias brasileiras, é uma herança da colonização portuguesa que, além da simbologia religiosa, durante muitos anos foi a base da alimentação lusa por ser barato e de fácil conservação nos períodos de estiagem. “Com o passar do tempo veio a escassez e ele passou a ser um peixe nobre, consumido em ocasiões especiais”.
Leia também: como escolher, limpar e preparar peixes
Carne de resistência: animal é resistente e busca oportunidades, já que "fuça" para frente
Porco
Os porcos são animais polêmicos na história da civilização. Enquanto algumas culturas consideram sua carne impura, outras o tratam como animal resistente, parrudo e que busca oportunidades – já que "fuça" para frente. Por isso, é bem-vindo na ceia de ano-novo. “Os camponeses italianos fazem uma festança para celebrar mais um ano de trabalho. O pé de porco com lentilhas é um prato tradicional de boa sorte”, relata Dias. Segundo ele, os alemães também prezam a carne suína na virada e degustam costelinhas e joelho de porco com lentilhas e chucrute. “No México o forte é o menudo, sopa feita com miúdos de porco condimentados”.
Veja também: como comprar e preparar barriga de porco, o corte da moda
 As lentilhas incham e dobram de tamanho depois de cozidas: sinal de abundância
Lentilha e outros grãos
Eles trazem a expectativa da fertilidade na maioria das culturas. “São a base da alimentação na história da civilização”, diz Lody. O arroz, o trigo e o feijão alimentam nações por gerações. Para os orientais, o mais simbólico deles é o arroz, considerado o grão da vida. “Chineses, japoneses e indus consomem o arroz em diversas receitas na esperança de prosperidade”, afirma Dias. No caso da lentilha, diz a lenda que ela deve ser o primeiro alimento a ser ingerido na ceia para que não falte dinheiro e saúde durante o ano. Isso porque as sementes esverdeadas, da família das leguminosas, incham e dobram de tamanho depois de cozidas.
Confira: receitas com lentilhas
 Uvas: festa e fartura
Romã, uvas e outras frutas
Repletas de sementes ou nascidas em cachos, elas trazem a ideia de multiplicidade e fartura. “A uva é nobre em muitas culturas. É a fruta que dá o vinho de Baco, o deus mitológico dos excessos, da fartura e das festividades”, explica Lody. A romã, por sua vez, carrega a simbologia religiosa. “Para os judeus, comer essa fruta no ano-novo judaico é questão de virtude e, ao comer algumas de suas sementes, o homem estaria reforçando suas qualidades". O peso religioso da romã também aparece no catolicismo. No dia de Reis, costuma-se comer algumas sementinhas e guardá-las na carteira para ter sorte e riqueza ao longo do ano”, descreve Lody. Para o escritor, as frutas também ganham espaço nas ceias devido à sazonalidade, como é caso do figo. “É natural que se busquem alimentos mais abundantes e acessíveis neste período. As frutas da estação pautam e alimentam as tradições”, completa.


Castanhas: resistentes às intempéries do tempo
Frutas secas e castanhas
Elas sempre estiveram associadas à fartura e à sorte por serem alimentos resistentes, possíveis de ser armazenados durante muitos dias para garantir a alimentação. "Nozes, castanhas, avelãs suportavam o inverno rigoroso no hemisfério norte e as frutas secas eram a forma mais eficaz de conservação durante os períodos de tempo ruim”, justifica Lody. Outro aspecto apontado pelo professor Dias diz respeito ao tom lúdico dos doces à base de frutas: "Ao comê-los na virada espera-se que se tenha um ano de igual doçura. Os judeus costumam degustar maçãs embebidas em mel, sem contar a infinidade de sobremesas de tradição ocidental”, completa Dias.
Confira receitas de pratos com castanhas
 Cordeiro: apelo religioso da purificação
Cordeiro
As citações bíblicas comprovam o apelo religioso do cordeiro para os católicos. “É um animal considerado puro e, por isso, é permitido até mesmo no período da quaresma, em que os fiéis não podem comer carne vermelha ou de animais de sangue quente”, explica Dias.
Confira receitas com cordeiro

 Louro: promessa de sucesso
Louro
De origem greco-romana, o louro é símbolo de sucesso e vitória. “Ser laureado significa ser reconhecido. Os atletas gregos que venciam recebiam uma coroa de louros como prêmio”. Além disso, são folhas de uma árvore resistente e que dão frutos em bagas volumosas. Guardar umas folhas de louro na carteira na virada é promessa de sucesso e fartura ao longo do ano.












S.O.S. Cabelo de Praia

Como minimizar os estragos causados pelo mar, sol e piscina
O verão chegou e, com ele, todos os problemas que a época traz para os cabelos: ressecamento, oleosidade excessiva, desbotamento, quebra. Três são os principais causadores de tanto estrago: a água (do mar ou da piscina), o sol, e os elásticos que prendem os fios. Para minimizar os danos da estação, experts dão dicas valiosas. Siga e não se descabele mais!
Supertratamentos blindam os fios para a temporada de praia. “Hidratações poderosas com produtos à base de queratina são indispensáveis”, ensina o beauty artist Celso Kamura. Para o hairstylist Marco Antônio de Biaggi, os óleos naturais são apostas práticas. “O ativo da moda é o óleo de bambu do Japão”, diz ele, que também é fã do óleo de argan. “Você pode usar antes da lavagem, nos cabelos úmidos, antes da secagem, e também nos cabelos secos, para proteger. É um produto versátil. As versões atuais são leves e tecnológicas, pode apostar”, diz.
Para não queimar o cabelo e o couro cabeludo, invista em protetores para os fios
A mudança de clima pede também uma renovação no arsenal de produtos. “Se o seu cabelo tem a raiz oleosa, não deixe de comprar xampus com ingredientes refrescantes, como menta e chá verde”, ensina Sergio G, cabeleireiro do Studio W. Nessa época do ano, troque o condicionador normal por uma máscara que age em cinco minutos, ainda no banho. “Aplique o produto do comprimento em direção às pontas e enxágue bem. Dessa forma, você garante hidratação e proteção extra para todos os tipos de cabelos – até para os oleosos, pois excesso de óleo não significa hidratação”, explica Biaggi.
Outras boas compras. Não deixe de investir:
- Para não queimar o couro cabeludo e tostar os fios vá de protetor solar capilar com FPS 15, no mínimo;
- Leave-in hidratante com protetor solar ajuda a desembaraçar o cabelo após o banho e ainda rebate os danos do secador;
- Xampu e condicionador solar são boas escolhas porque levam detergentes mais suaves e ingredientes protetores;
- Pentes de dentes largos minimizam a quebra.
Outros amigos do cabelo no verão são o chapéu e o lenço. “Além de charmosos, eles protegem as madeixas”, ensina Andreia Costa, hairstylist do Tamba Salão Boutique. E para quem não abre mão dos elásticos, melhor optar por produtos revestidos com tecido, que poupam a fibra capilar da tração. “Também é importante evitar prender os fios ainda molhados, para não quebrar o cabelo”, completa Andreia.
Socorro, meu cabelo está verde!
É o drama das loiras. O cloro e os produtos de limpeza usados na piscina fatalmente interferem no tom dos cabelos descoloridos. J. Alvim, cabeleireiro do Studio W, ensina que aplicar leite em todo o comprimento é uma saída para rebater o efeito indesejado. “Deixe agir por 25 minutos e enxágue”. Invista também num xampu com pigmentos em tons de violeta, que neutraliza o “amarelão” e o esverdeado. Algumas opções são: Color Save Silver, da Schwarzkopf, R$85, e Shampoo Silver Gloss, da L´Oreal, R$86.
Como Dany Bananinha, as loiras devem cuidar para que o cabelo não fique esverdeado
Outras dicas rápidas:
- Toda vez que sair do mar, lave os fios com água doce para evitar o ressecamento;
- E como a beleza vem de dentro, beba no mínimo dois litros de água por dia para dar uma força extra aos fios;
- Para não deixar o frizz se instalar, aplique um leave-in que protege do calor e seque 80% dos cabelos com o secador. O restinho de umidade ajudará o cabelo a não arrepiar;
- No meio da estação, vale investir em um tratamento no salão, para manter a hidratação e a cor. “Combine hidratação e reconstrução profissional. A primeira vai repor a água perdida e a segunda vai fortalecer, porque devolve a massa”, conta o hairstylist Márcio Mello, do salão Éclat;
- Caso a cor desbote bem no meio da temporada, os xampus tonalizantes podem salvar. Mas lembre-se: qualquer química é agressiva para os cabelos;
- É importante manter a cabeleira aparada para evitar que as pontas duplas se revelem. Segundo Marco Antônio de Biaggi, não é preciso mudar o comprimento, basta repicar bem para retirar a parte danificada e garantir balanço sexy nas férias.



Dieta e exercícios: não saia dos trilhos!

Conheça os conselhos de uma especialista em fitness para manter a forma nas festas e nas férias

Esqueça os doces: focar no encontro com as pessoas é uma das dicas para manter a forma nas festas e férias
Com todas essas festas, alimentos tentadores e viagens, manter a rotina de exercícios e alimentação saudável vira um desafio e tanto.Mas trabalhar para manter a forma pode dar uma energia extra e ainda ajudar a ter um bom início de ano saudável, de acordo com Kara Smith, instrutora de fitness e coordenadora de programas especiais no Centro Loyola de Fitness, dos Estados Unidos.
“Se você vai passar o Ano Novo em casa ou mesmo se vai viajar, é importante permanecer nos trilhos. Manter a rotina de exercícios irá ajudar a resistir às refeições supercalóricas das festas e das férias”.
Kara dá algumas dicas:
1) Ao arrumar a mala para a viagem, inclua um banda elástica para fazer exercícios enquanto não está na academia. Você também pode considerar comprar um DVD de fitness para a viagem, tendo assim algo novo e divertido para tentar
2) Se estiver hospedado em um hotel, descubra se o local tem um centro de fitness antes de arrumar a mala. Se tiver, acrescente suas roupas de treino e aproveite essa oportunidade de treino
3) Faça dos exercícios uma atividade familiar. Por exemplo, saia para um passeio em família, jogue futebol ou faça um boneco de areia (se estiver na praia). São ótimas formas de se exercitar e se divertir férias
4) Se estiver viajando de carro, pare com frequência para se esticar e passear. Dentro do carro ou fora dele, estimule o fluxo sanguíneo nos braços fazendo círculos com os ombros e os punhos
5) Economize calorias e dinheiro preparando lanches saudáveis como frutas secas e barras de cereal
Fazer uma refeição saudável antes de ir aos encontros de final de ano e férias ajuda a limitar o consumo de alimentos pouco saudáveis oferecidos nas festas


6) Limite seu consumo de álcool. Beber é supercalórico e ainda afeta sua capacidade de tomar decisões alimentares saudáveis
“Você pode aproveitar as festas de fim de ano sem prejudicar seu plano de dieta e exercícios. Essas ocasiões existem para que as pessoas passem tempo juntas. Então, aproveite a conversa e a companhia e esqueça os docinhos”, sugere Kara