quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JORGINHO DE XERÉM NO CEI DE BARRA DE SÃO JOÃO

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO-29 DE AGOSTO



Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.
Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.

VERSÍCULO BÍBLICO DO DIA

No decorrer dos séculos da existência humana. E nos dias atuais… Os homens foram levados a fazer parte de agrupamentos coletivos, independente de sua designação final. Tudo isto por ideais pré-estabelecidos. Muitos, em busca de uma posição de destaque social, profissional, etc. Na maioria das vezes, o preço deste destaque é alto demais, custando o preço de uma vida! Apesar de tudo isto, muitos estão dispostos a pagar o preço. Para conseguir, num pequeno espaço de tempo, a notoriedade temporal que esta vida passageira, ilusoriamente, pode oferecer.
Diante de todas as aflições, dores e sofrimentos. Jesus nos da paz! E somente esta paz será capaz de nos livrar de toda dor e sofrimento! E das incertezas desta vida. Muitas vezes não compreendemos como funciona o mecanismo da fé. Justamente por acreditarmos que tudo na vida e na sociedade em que estamos inseridos, são movidos por mecanismos. Que sempre emperram ou são descartados… ou substituídos.  Mas Deus, em Seu imenso amor! Que é traduzido no sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Mostra de forma diferente, o perdão, o amor e a paz. Revela de uma forma que a ciência não ira provar, a matemática jamais conseguira calcular, e a história não conseguira narrar. Nem a literatura ilustrar… Porque a fé é concedida! Não pode ser comprada ou adquirida por meios humanos.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
A bíblia é fonte de amor, prazer e alegria! Todo aquele que busca a verdade, conforto e esperança para sua vida. Deve buscar nas Escrituras Sagradas estas verdades. Verdades que muitas vezes são traduzidas em promessas, admoestações, repreensões, e em muitas outras formas que Deus nos fala, por Sua Palavra escrita.
Com este pensamento, e com esta certeza. Eu o convido a ouvir a voz do Senhor que diz:“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.
Faça parte deste time! Permita que esta mensagem transforme a sua vida.
Que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, te ilumine e auxilie nesta leitura!

Supermercados Podem ser Proibidos de abrir aos Domingo


Os supermercados de Belo Horizonte podem ser proibidos de funcionar aos domingos caso o Projeto de Lei nº 2349, do vereador Leo Burguês, seja aprovado pela Câmara Municipal. A ideia é que apenas pequenos comércios alimentícios, como sacolões e açougues com até dois caixas, tenham autorização para funcionar. O projeto não afeta o comércio em geral.
O autor do projeto explica que se baseou em um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes de funcionários e seus familiares que pediam o fechamento dos supermercados aos domingos. Segundo ele, as principais alegações são a necessidade de passar o dia de folga com a família e questões religiosas. “Os trabalhadores dizem que eles têm folga no meio da semana, quando a família não está reunida”, explica Burguês.
O Sindicato dos Comerciários, que também representa os trabalhadores dos supermercados, apoia a ideia. De acordo com o diretor de relações sindicais da entidade, Edilson de Souza, a folga aos domingos é reivindicação antiga da categoria. “Estamos batendo palmas para este projeto. O empregado fica cansado, estressado, trabalhando aos domingos. Nem a folga no meio da semana compensa”, diz.
Ele afirma que a categoria pode negociar algumas exceções, como a abertura das lojas nos domingos que antecedem datas comemorativas, por exemplo.
Os supermercados não foram consultados pelo vereador para a elaboração do projeto. Ontem, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou.
Na próxima segunda-feira haverá uma audiência pública na Câmara para discutir o assunto. Foram convidados representantes dos trabalhadores, dos consumidores, dos supermercados e do Ministério Público do Trabalho.
O projeto foi apresentado anteontem na Câmara e deve ir a plenário já em setembro, de acordo com Léo Burguês.
Hábito. O vereador reconhece que o domingo é um dos dias de maior movimento nos supermercados, mas acredita que a população pode mudar este hábito e fazer compras em outros dias da semana.
Ele diz que, aos domingos, parte do faturamento que era dos supermercados pode migrar para os pequenos comércios de alimentos, que poderão funcionar.

EUA Emitem Alerta Para “Tempestade Solar do Século”


EUA emitem alerta para "tempestade solar do século"

O Congresso dos Estados Unidos alertou os norte-americanos para a necessidade de se prepararem para uma forte tempestade solar, após alerta da NASA.
O Congresso dos Estados Unidos fez um alerta aos norte-americanos para estes se prepararem para aquilo que está a ser denominado como a “tempestade solar do século”. Num documento elaborado pelos parlamentares, foi pedido às comunidades locais para se precaverem com os recursos necessários de modo a poderem abastecer as populações com um mínimo de energia, alimentos e àgua em caso de emergência. De igual modo, é destacada a importância de tomar medidas de prevenção adequadas a este tipo de fenómenos, articuladas entre as comunidades vizinhas, uma vez que é necessária uma boa coordenação entre todos.
Segundo avança o jornal espanhol “ABC”, o texto do Congresso também cita várias informações elaboradas pela Protecção Civil, pelo regulador de energia eléctrica e pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicando a forma de atuar perante estes fenómenos. O objectivo é incentivar as práticas preventivas, bem como definir a natureza da ameça, de forma a que os cidadãos possam estar preparados.
Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, são alguns dos países que, tal como os Estados Unidos, já estão a tomar “importantes medidas ao nível da prevenção”.
Este mês a NASA alertou para que, em 2013, o Sol chegará a uma fase do seu ciclo onde grandes explosões e tempestades solares serão mais prováveis e deverão afetar o nosso planeta.
O Sol tem ciclos solares com média de 11 anos e atualmente estamos numa fase de aumento da atividade, o que se traduz em maior número de manchas na superfície da estrela. É possível que haja outros ciclos mais longos, mas só existem registos das manchas solares desde meados do século XVIII. Por isso, é difícil fazer previsões sobre a atividade da nossa estrela

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Face ou não Face


Enquanto rede social o Orkut tinha como objetivo mostrar as pessoas, como uma grande vitrine, onde ficava fácil conhecer pessoas, amigos dos amigos, algo que cativou o público por causa disso. Numa dessas, as pessoas ficam todas iguais: cada um com uma fotinho bonita. Ai começam a surgir outras formas de ser diferente... pelo número de amigos, pelas frases mais chamativas no mural, e por ai vai. É uma pracinha de egos, e cada um atira com o que tem nas mãos. Apelar para o emocional é uma forma... outra é colando frases de pessoas inteligentes, outra é colocar fotos bonitas, etc.
O pior de tudo isso é quando as pessoas tentam atacar os outros usando frases dos seus pensamentos daquilo que vem do mais profundo de sua alma e que talvez por falta de coragem não diz pessoalmente.
A isso damos o nome de novos tempos é uma forma de terapia barata que acaba se perdendo num labirinto de palavras muitas vezes desconexas, sem sentindo e usadas apenas para atingir alguém ou os próprios devaneios.
Tecnologia e psicoterapia barata que eu também faço parte dela.

A BOCA FALA DAQUILO QUE O CORAÇÃO ESTA CHEIO



O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”.
Lucas 6-45.
O coração cheio de ódio, vingança e ira; ele pronuncia palavras de maldição, e se contamina.
Veja o que está escrito na Sagrada escritura a Bíblia: “ O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”. Mateus 15-11.
Jesus ensinava que o que comemos não fará mal algum, pois é para a nossa saúde física, mas as palavras mal que saem da nossa boca essa nos faz adoecer profundamente.
O coração bom e aquele que guarda somente o que é de valor; pronuncia palavras de amor e todo seu corpo é sadio e a sua alma é pura.
O Senhor Deus nos perdoa e nos ama e quer que nós tenhamos um coração limpo e pronunciamos somente palavras boas, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51-10.
Quando estamos na presença de Deus, o nosso coração ele é livre para amar, respeitar e nele não há mal algum, pois as palavras que dizemos são boas e edificam a nossa vida.
“Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.” Salmos. 119-103.
“O coração cheio da verdade de Deus; fala palavras boas, tem Paz & Amor”!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como aproveitar bem frutas, verduras e legumes


Veja dicas de experts da cozinha para comprar, conservar e preparar vegetais

Getty Images
Vegetais: desejo de comer saudável por vezes esbarra na falta de conhecimento sobre como conservá-los e prepará-los
Aí vai um segredinho. O que deveria ser uma visão bela e inspiradora – uma cozinha cheia de produtos de época fresquinhos – às vezes intimida e gera ansiedade em muita gente. As pilhas de tubérculos e folhas podem arrasar qualquer pessoa que vê os pimentões multicoloridos começando a desenvolver manchas e a alface murchando. É uma corrida contra o tempo.
“Muita gente se sente meio sem saber o que fazer na cozinha e quando se depara com muitos produtos frescos, entra em pânico”, diz Ronna Welsh, uma chef do Brooklyn, em Nova York (EUA), que dá aulas, entre outros tópicos, de “gerenciamento de legumes e verduras”.
Há quem tire de letra o preparo de um frango assado inteiro ou a decoração de um bolo de três camadas, mas acaba se atrapalhando (e até errando) um simples prato de brócolis refogado.
Para ajudar os alunos a encarar legumes e verduras de uma maneira menos sinistra, Ronna começou a usar de um pouco de psicologia quando percebeu que cozinheiros menos experientes têm um senso muito forte de responsabilidade com os produtos frescos ‒ e se sentem culpados quando não tiram o máximo de suas qualidades.
Diante de tamanha ansiedade, o que fazer? Em sua escola, a Purple Kale Kitchenworks, Ronna aconselha os alunos a preparar os legumes e verduras no dia em que são comprados, descascando tudo e assando separadamente com azeite e sal.
Leoleli Camargo
Vegetais assados: um pouco de sal e azeite e você tem opções saudáveis para consumo imediato
“Se você misturar tudo, pode ter um excelente acompanhamento naquele dia, mas no dia seguinte já não estará tão gostoso e, no terceiro, vai querer jogar fora.”
Tente fazer as compras em etapas ou passe na feira no dia em que souber que terá algumas horas livres. Chegue em casa, ligue o forno e asse tudo o que puder de uma vez.
Com isso, a geladeira vai ficar cheia de ingredientes versáteis que podem ser transformados em outros pratos: molhos para massa, coberturas de pizza e saladas caprichadas, só para mencionar alguns. Crus, provavelmente eles vão apodrecer sem uso. Cozidos, são ferramentas práticas para ajudar no dia a dia.
Antes de comprar
Se não for possível preparar tudo com antecedência, Ronna dá alguns conselhos de ouro para ler antes de começar a entulhar a geladeira:
  • Retire os pedaços de plástico ou elástico que prendem os maços (quanto mais apertado o nó, mais rapidamente a verdura vai estragar)
  • Tire as folhas de cenouras e beterrabas, mas deixe uns 2,5 cm do talo para evitar que ressequem
  • Não guarde nenhum legume ou verdura em sacos plásticos a vácuo (ao contrário, faça pequenos buracos nos sacos, se necessário, para permitir a circulação de ar)
  • As folhas devem ser bem lavadas antes de armazenadas. Uma dica: encha uma bacia, coloque as verduras e deixe a sujeira acumular no fundo
  • Ervas e frutas delicadas como morango e o manjericão (inclua nesta lista todos os cogumelos) só devem ser lavados antes do uso, pois a água acelera sua deterioração
  • Legumes e verduras não devem ser guardados no mesmo lugar em que as frutas porque o etileno emitido pela fruta madura pode afetá-los
  • Algumas frutas com caroço como, manga e abacate (a cereja não), e outras como melão, pera e maçã seguem amadurecendo se deixadas na bancada. Tenha isso em mente ao pensar no quanto precisa comprar
  • Frutas como a uva, os cítricos e as frutinhas do bosque deterioram mais rapidamente
  • A banana não só amadurece mais rápido, como sua presença estimula a maturação das frutas à sua volta, por isso fique de olho na fruteira

Aprendendo a preparar
Um grupo vem usando sua dedicação e criatividade para tornar as receitas de legumes e verduras mais acessíveis: os autores de uma nova leva de livros de receitas infantis. Práticos, eles tratam os produtos frescos como gostosuras de sabor próprio e não algo que tem que ser compensado com um brownie ou disfarçado de coelhinho ou elefante.
Todo cozinheiro amador deveria ouvir o conselho sábio que Katie Workman, autora do livro de receitas “The Mom 100 Cookbook”, dá no começo do capítulo de legumes e verduras. Então aí vai: “Seus filhos não vão poder comer cenoura crua para o resto da vida”. Para ela, o uso moderado de gordura (bacon, manteiga, queijo, óleo) os torna muito mais gostosos, e ela tem razão.
Eles precisam de muito mais que um simples suquinho de limão por cima para ter o gosto realçado. Além disso, não há graça em vê-los apenas como fontes de nutrientes de baixa caloria, defende a autora.
Sua técnica básica é refogar uma cebola com um pouquinho de manteiga, acrescentar os legumes, tampar e deixá-los cozinhar no próprio vapor. E embora a maioria saiba que não se deve cozinhá-los em excesso, “as pessoas se esquecem de que o processo de cozimento continua, da mesma forma que ocorre com a carne”, ela explica. Em outras palavras, retire a panela do fogo antes de alcançar o ponto de cozimento desejado.
Leia mais:
O cozimento em água fervente e/ou no vapor são os métodos mais utilizados pelos cozinheiros norte-americanos, mas também os que mais roubam o sabor dos legumes e verduras ‒ pelo menos segundo Michael Natkin, autor do novo livro “Herbivoracious” e blog correspondente que documenta a vida desse vegetariano ambicioso e pai de dois filhos de Seattle. Para evitar uma gororoba aguada, ele mantém uma lista de verbos na tela do computador (refogar, fritar, grelhar, guisar) como lembrete.
Foi assim que acabou refogando cogumelos shiitake numa frigideira, em fogo alto, em vez de usá-los crus na salada ou colocá-los numa sopa.
“Descobri como deixá-los crespinhos e crocantes”, conta ele, orgulhoso, acrescentando que quase 30 anos de vegetarianismo o treinaram para brincar com os mais diversos sabores e texturas.
Cortando certo
Natkin também gosta muito de fazer “saladas de fita” nesta época do ano, com abobrinha, abóbora, beterraba, pêssego e melão, acrescentando nozes e queijos para torná-las mais substanciosas.
“Não é preciso saber mexer com as facas, basta comprar um cortador de legumes baratinho”, ele garante.
Mexer com a faca, é claro, é onde o preparo dos legumes e verduras emperra. Em muitos casos, a pessoa não os consome não porque não gosta do sabor, mas sim por causa do tempo que leva para descascar e cortar tudo. Como as proteínas continuam sendo a estrela do cardápio, muito pouca gente tem energia de sobra para cuidar dos acompanhamentos verdes.
Nas feiras e supermercados também é possível encontrar embalagens práticas ‒ mas a verdade é que preparar legumes e verduras já não é mais só saber assar batatas e cozinhar vagem. Agora a moda é utilizar ingredientes exóticos e pouco conhecidos.
A “ignorância vegetal”, assim como a ansiedade, são maiores entre os jovens cozinheiros amadores que, apesar de terem crescido vendo programas de culinária na TV, só conseguem descongelar pizza no micro-ondas.
“Entre as pessoas da minha idade, os vegetais são um verdadeiro enigma”, diz Harry Rosenblum, de 35 anos, dono da Brooklyn Kitchen em Williamsburg.
“No nosso grupo demográfico [o bairro está cheio de jovens entre vinte e trinta anos], tem gente que adora comer bem e ir a restaurantes interessantes, mas mal sabe picar uma cebola, quanto mais amolar uma faca”, conta Rosenblum.
“Se pararmos para pensar, a cebola é uma esfera e tem camadas. Não é fácil transformá-la em pedacinhos se ninguém nunca ensinou como se faz isso.”

Como ter uma dieta saudável sem gastar demais


Ao contrário do que muitos pensam, comer para nutrir bem o corpo não precisa ser caro. Veja dicas para economizar

Getty Images
Economia doméstica: comprar apenas o que está na lista e não ir ao supermercado com fome são duas regras de ouro
Uma das desculpas mais comuns dada por pessoas que querem fugir de uma dieta balanceada é o custo dos itens que fazem parte de uma alimentação considerada saudável.
Nem sempre, no entanto, é necessário aumentar a conta do supermercado para manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes.
Entre as dicas, estão priorizar as frutas da estação, que têm preço inferior às de outras épocas, e saber aproveitar melhor os alimentos. Confira as sugestões das nutricionistas:
Lave, corte e embale em casa
Embalagens de saladas, frutas ou carnes em pequenas porções são realmente práticos, mas podem dobrar o custo de um produto. Não adianta: se você quer economizar sem abrir mão da saúde, a dica é fazer tudo em casa. Em vez de comprar aquela alface lavadinha, pronta para colocar no prato, compre o pé inteiro e...mãos à obra!
Troque a carne por outros tipos de proteína
Sim, a carne é um dos itens mais caros da cozinha brasileira. Mas para manter o aporte necessário de proteína, não é preciso recorrer a ela todo santo dia. Segundo a nutricionista Paula Zubiaurre, do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, é possível encontrar boas fontes de proteína em alimentos como ovos, leite, iogurte, queijo, soja, grão-de-bico, feijão, ervilha, lentilha, queijo de soja (tofu), leite de soja e arroz integral.
Faça seu próprio suco
O jeito mais barato de beber sucos é fazê-los a partir da própria fruta – sucos industrializados custam caro e não são frescos como os feitos na hora. Essa é a dica da nutricionista Gabriela Maia, do Rio de Janeiro. Veja o exemplo: com um pedaço grande de melancia ou um abacaxi inteiro é possível fazer vários copos da bebida. Segundo Gabriela, deve-se evitar os sucos em pó, normalmente baratos, pois eles contêm somente 1% de fruta – os outros 99% são de corantes artificiais, aromatizantes, adoçantes e outros aditivos que não fazem nada bem ao organismo. 
Programe-se e vá à feira
A nutricionista Milene Pufal, do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS, lembra que as feiras são ótimos momentos para se comprar frutas e verduras a bons preços, principalmente ao final, durante a famosa xepa, quando os valores são ainda mais reduzidos. Priorizar os ingredientes da época também ajuda economizar e ainda garante mais frescor na dieta.
“Fique atento também para os dias de promoção no supermercado que você frequenta. Geralmente, há uma grande variedade de alimentos com preços bem em conta”, diz ela. 
Faça em casa e faça mais saudável
Almoçar na rua todos os dias pode representar um peso no orçamento, e comer sempre sanduíche ou comidas pré-prontas não são as melhores opções para a saúde. Por isso, a dica da nutricionista Gabriela Maia é preparar a comida em casa e levar para o trabalho em um pote de vidro. Caso não haja local para esquentar o alimento, é possível optar por saladas – uma salada bem feita e com uma boa apresentação é tão irresistível como um prato em um restaurante. 
Não jogue as cascas no lixo
Muitas frutas e verduras podem ser aproveitadas por completo, incluindo a casca. É o caso, por exemplo, do pepino. Veja dicas da nutricionista Gabriela Maia:
  • Casca de pepino: apresenta mais potássio do que a polpa. A dica é misturá-la em sucos ou em saladas
  • Folhas da couve-flor: 100g de folha de couve-flor contêm 122mg de vitamina C, o que é quatro vezes o mesmo volume contido na polpa da laranja. Essas folhas podem ser refogadas e servirem de acompanhamento para o frango, o peixe ou a carne
  • Casca da limão: é rica em fibras, contendo cerca de 6,7g. Ela pode ser utilizada em sucos, vitaminas e geleias, além de dar um gosto especial em algumas receitas de bolo
  • Semente de melão: cheia de cálcio, pode ser utilizada em sucos e vitaminas
Prepare-se para comprar
Você já deve ter experimentado ir às compras com fome e sabe que essa não é a melhor decisão. Com fome, acabamos comprando mais do que precisamos. Por isso, a melhor dica para economizar é fazer uma lista antes de ir às compras, e segui-la à risca.

Países da América Latina e Caribe Formam a Região Mais Urbanizada do Mundo


Local onde foi implantado o projeto Cantinho do Céu, antes da reurbanização

Relatório da ONU divulgado hoje mostra que 80% da população dos países da área vive em cidades; no Brasil, são 85%; pobreza ainda é problema grave.
A América Latina e o Caribe formam a região mais urbanizada do mundo, com 80% do total da população (588 milhões de pessoas) vivendo em cidades. No Brasil, a taxa de urbanização, que é hoje de 85%, deve chegar a 90% até 2020. Esses são alguns dos resultados verificados no relatório “Estado das Cidades da América Latina e Caribe” divulgado nesta terça-feira, 21, pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT).
Da década de 1960 para cá, o número de cidades na região cresceu seis vezes. O estudo também concluiu que os centros urbanos são os impulsionadores da economia na América Latina e Caribe. As cidades concentram os serviços e a indústria e estima-se que sejam responsáveis por dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Apenas as 40 principais cidades têm PIB de mais de US$ 842 bilhões – em 2011, o Brasil, que tornou-se a sexta economia do mundo, teve PIB de R$ 4,143 trilhões.
Apesar do peso econômico e de, de acordo com o relatório da ONU, os países da região terem avançado de forma significativa na luta contra a pobreza, a desigualdade persiste na América Latina e Caribe. Uma em cada quatro pessoas nas áreas urbanas vive na pobreza – em torno de 124 milhões de pessoas.
O Brasil, com 37 milhões de pobres, e o México, com 25 milhões, são os países que concentram mais da metade dos pobres. Os países são os mais populosos das região compreendida no estudo, com 33% e 18,5% das pessoas, respectivamente.
Além disso, o número absoluto de pessoas vivendo em habitações precárias na região aumentou nos últimos 20 anos, constatou o relatório. Hoje, 111 milhões de pessoas vivem nessas condições. O relatório conclui que, a curto e médio prazo, não são muitos os países da região que podem tornar universal o acesso à habitação digna.
Outro problema da região compreendida no estudo é a desigualdade: a pressão da falta de empregos e da informalidade concentra-se nos jovens e nas mulheres. Nesse ponto, o Brasil se destaca negativamente, ao lado de Peru e República Dominicana, como os países com maior diferença salarial entre homens e mulheres: 20% em média.
Fonte: Estadão

Terremotos Atingem Costa Oeste dos EUA e Indonésia



Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu neste domingo o estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O terremoto ocorreu a oeste de Neah Bay, afirmou o USGS. Não houve declaração imediata do Centro de Alerta de Tsunami dos EUA no Pacífico, com base no Havaí, sobre o tremor. [Na Indonésia], pelo menos três pessoas morreram e 12 ficaram feridas no terremoto de 6,3 graus na escala Richter que sacudiu no sábado a ilha de Célebes, no leste [do país], informaram hoje meios de imprensa locais. O terremoto, localizado a 20 quilômetros de profundidade e a 56 quilômetros ao sudeste da cidade de Palu, ocorreu durante o fim do jejum do último dia do Ramadã, e obrigou os habitantes da região a sair correndo de suas casas. O porta-voz da Agência Nacional de Combate a Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que por causa do terremoto três pessoas morreram, outras 12 ficaram feridas e umas 40 casas sofreram danos.
O Serviço Sismológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, mediu inicialmente a magnitude do terremoto em 6,6 graus. A Indonésia fica sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.

domingo, 26 de agosto de 2012

ESSA É DE LUTA


Sete Formas de Consumir Feijão e Ainda Economizar nas Calorias


Variar os temperos e comer na salada enchem o prato de nutrientes

Óleo - Foto: Getty ImagesEle está entre os alimentos mais populares do cardápio brasileiro. O feijão é uma leguminosa rica em proteínas de origem vegetal, em vitaminas do complexo B, em ferro e fibras. “Esses nutrientes são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, para a saúde da pele, dos cabelos, das unhas, do intestino e até para melhorar o humor”, explica a nutricionista Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede de lojas Mundo Verde, em São Paulo. Como se não bastasse, o feijão também é pouco calórico (tem cerca de 50 calorias numa concha média), mas algumas combinações podem deixar esse prato do dia a dia gordo e nada saudável. Aproveite que ele é uma delícia em qualquer preparação e opte pelas versões mais levinhas. O Minha Vidaconversou com os especialistas e te mostra quais são elas.
Aposte numa salada de feijão
Salada de feijão - foto: Getty Images
Por ser rico em fibras, o feijão dá saciedade e ajuda a evitar os excessos, proibidos na dieta. Vale inclui-lo numa bela salada. Opte pelo feijão fradinho ou pelo feijão branco, que ficam mais saborosos nessa combinação, e cozinhe como o feijão convencional, mas por menos tempo. “Uma vantagem de optar pela salada, é que não há necessidade de refogá-lo com óleo”, conta o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo. Vale temperar com azeite – fonte de gorduras boas – e agregar ainda mais valor nutricional.
Farinha de feijão branco
Farinha - Foto Getty Images
As propriedades do feijão branco colocaram este alimento na lista dos mais procurados por quem quer perder peso ou enfrenta uma dieta restritiva. Isso porque a farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue. A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes. Israel Adolfo conta que ela deve ser consumida crua, já que a faseolamina perde suas propriedades em temperaturas elevadas. O nutricionista conta que o feijão cru tem toxinas, por isso as quantidades de consumo devem ser seguidas à risca. Tome apenas uma colher de café da farinha diluída em água por dia.
O melhor tempero
Temperos - foto: Getty Images
O feijão combina com alho e louro, que dão um gostinho todo especial à receita. Não abra mão desses temperos que, além de deliciosos, adicionam nutrientes à sua receita. Mas a nutricionista Flávia dá a dica: espete em uma cebola uma folha de louro e um cravo, além de dar sabor ao feijão, esse trio diminui a fermentação e a formação de gases que pode ocorrer quando você exagera no feijão.
Dupla imbatível
Arroz e feijão - foto: Getty Images
A mais brasileira das opções da nossa lista ainda é insuperável. O nutricionista Israel conta que as proteínas do arroz com feijão são as melhores. “As proteínas são avaliadas pelos seus aminoácidos, e o feijão tem todas as proteínas que o arroz não tem, e vice-versa”, conta. Isso faz com que as proteínas que você ingere num prato desses sejam de alto valor biológico, ou seja, são mais aproveitadas pelo corpo, proporcionando uma melhor absorção.
Caldo de feijão
Caldo do feijão - foto: Getty Images
Uma receita deliciosa para os dias mais frios, o caldinho de feijão é uma fonte rápida de ferro, proteínas e fibras. Mas para garantir os nutrientes, faça o caldinho batendo também os grãos do feijão e não apenas o caldo, que não tem esses benefícios. “Evite também adicionar fontes de gordura, como bacon e outros tipos de carne de porco, o que torna o alimento mais calórico e rico em gordura saturada”, recomenda Israel Adolfo.
Evite as carnes
Feijão com carne - foto: Getty Images
Elas podem até deixar o feijão mais saboroso, mas ele fica também mais gorduroso. Mas muita gente adora uma carne cozida junto com o feijão. “Se não der para evitar, diminua a quantidade de óleo usada para refogar o feijão e opte por uma carne mais magra, como o patinho ou o acém, e compense diminuindo o tamanho da porção de carne da sua refeição”, recomenda Israel 

A Triste Situação de um Brasil Sexualmente Doente


Publicado em  

Três matérias que me foram enviadas por um leitor (aliás, muito obrigado a todos os leitores/colaboradores que me enviam diariamente sugestões de postagens; graças a vocês, meu trabalho de “garimpagem” de informação é grandemente facilitado) chamaram minha atenção pelo contraste entre a ficção e a realidade, quando o assunto é sexo e relacionamento. A primeira delas trata de um livro que sugere que a traição seria a chave para um casamento feliz. The New Rules: Internet Dating Playfairs and Erotic Power (As novas regras: namoro pela internet, ‘playfairs’ e o poder erótico), da cientista social Catherine Hakim, traz em suas páginas a teoria de que ter um caso extraconjugal pode, na realidade, “ser a chave para melhorar o relacionamento a dois”.
Segundo a matéria, Hakim chega a comparar o sexo extraconjugal a uma refeição em um restaurante. “Apesar de, na maioria das vezes, nos contentarmos em comer em casa com nossos companheiros e companheiras, nada nos impede de fazer algumas refeições em restaurantes com diferentes culinárias e ambientes, na companhia de amigos e colegas”, explica ela. “Qualquer pessoa que rejeita uma nova abordagem para casamento e adultério, com uma nova gama de regras regendo esses tipos de relacionamento, não reconhece os benefícios de uma vida sexual revitalizada e fora de casa”, completa Hakim, sobre sua teoria “gastronomicamente” libertina. A cientista, no entanto, não aconselha os amantes a deixar o traído ou a traída descobrir sobre o caso, promovendo, além da traição, a mentira.
segunda matéria é um show de relevância “‘Avenida’: Suelen transa com Leandro e Roni sugere relacionamento aberto” – mas não deixa de dar sua parcela de contribuição para a deseducação dos telespectadores de novelas. Note a trama “criativa”: “Tudo começa quando Roni nega fogo para a esposa, que está em ponto de ebulição. Assim que recebe o toco do maridão, Suelen vai até a laje de casa tomar um banho de mangueira para se refrescar. Leandro aparece por lá, os dois não resistem e acabam transando.”
“Para surpresa de Leandro”, diz a matéria, “Roni não fica chateado e dirá que Suelen sempre foi dele. No capítulo do dia 7, ele dirá à esposa que sabe da traição. [...] Ela vai ficar impressionada e pedirá desculpas, mas Roni dirá que não vê nenhum problema e que não quer que o amigo saia da casa deles. ‘Agora, cada um de nós fica com quem quiser ficar, sem problema, sem culpa. Ninguém força a barra, ninguém fica chateado’, sugere Roni.”
Saindo da ficção para a realidade, a terceira matéria; mostra o que tem acontecido na vida real e escancara a triste realidade das pessoas que não vivem por princípios, mas por conveniências e por instintos. Segundo a reportagem, Latino disse que a namorada espera dele muito mais “lealdade” do que “fidelidade”, já que ela não acredita que um homem possa ser completamente fiel. “O que ela busca em mim é a lealdade mais que a fidelidade”, diz ele. “Somos amigos, ela me chama de ‘pai’. E ela mesma já me disse que não acredita que existe homem fiel. Já falei: pode passar uma mulher horrível na minha frente, que vou olhar. É mulher? Eu sempre vou olhar.”
Latino tem quatro filhos, cada um de um relacionamento diferente. Os mais famosos foram o casamento com a cantora Kelly Key e com a dançarina Mirella Santos. Nenhum dos dois casos terminou bem. O cantor chegou a processar Kelly, exigindo parte daquilo que a cantora ganhou enquanto estavam juntos e vive trocando farpas com Mirella, hoje casada com o humorista Ceará, do Pânico. Com essa visão da vida (de lealdade sem fidelidade!!!), não é de estranhar que Latino tenha dois casamentos e dois relacionamentos naufragados. Tenho pena mesmo é dos quatro filhos (e de outros que talvez virão), já que, como mostra a história, tenderão a repetir a triste história dos pais ou, no mínimo, aprenderão que casamento é “coisa ruim”.
 Com todo o incentivo ao sexo pervertido e à infidelidade, o que podemos esperar desta geração já sexualmente doente?

Mães que quiseram matar filhos falam dos perigos da psicose pós-parto


Ainda não se sabe o que leva a esse estado mental, mas acredita-se que as mudanças hormonais pós-nascimento tenham papel importante

A psicose pós-parto, uma doença mental devastadora, mas pouco compreendida, afeta uma em cada 500 mães e pode resultar em suicídio ou mesmo em assassinato de bebês. 

O período que sucede o parto é o momento em que as mulheres estão mais propensas a doenças mentais, tais como depressão ou psicose . Mas há tratamento.
A BBC entrevistou pessoas afetadas por esta doença que, muitas vezes, passa despercebida porque médicos e enfermeiras não estão preparados para identificar os sintomas ou porque, por medo do estigma, é escondida pelas mães.
A maioria das mulheres com a psicose pós-parto não tem história familiar ou pessoal de doença mental, alertam os especialistas.
'Estava cheia de vontade de matá-lo'
Jo Lyall era uma dessas mulheres. Depois que seu segundo filho, Finlay, nasceu, Jo passou por um episódio assustador. Uma noite, poucos dias depois de deixar o hospital, ela esteve a ponto de estrangular o bebê:
BBC
Jo começou a planejar sua morte e de seus filhos após o nascimento do segundo menino
"Coloquei ele adormecido na cama ao meu lado, e meu cérebro simplesmente desligou", disse ela. "Era como se alguém tivesse desligado um interruptor na minha cabeça, e eu olhei para ele e estava cheia de vontade de matá-lo."
"Eu coloquei minha mão em seu pescocinho, ainda não forte o suficiente para manter a própria cabeça, e comecei a apertar. Eu não queria machucá-lo. Sabia que não devia fazer isso, mas eu queria saber se era capaz".
Jo sabia que algo estava errado, mas tinha medo de procurar ajuda, por pensar que perderia a guarda dos filhos.
Sem tratamento, ela começou a planejar como matar a si e seus dois filhos.
"Um dia, pensei em sufocar os garotos enquanto eles dormiam após o almoço", disse ela. 

"Tinha que ter certeza de que os meninos e o cachorro estariam mortos antes que eu tirasse minha própria vida, porque eu não podia arriscar que sobrevivessem sem mim", acrescentou.

Jo fez várias tentativas de suicídio, mas depois de seis meses em um hospital psiquiátrico e quatro anos sob medicação, está totalmente recuperada.
Ela faz campanha pela maior consciência dos sintomas de psicose pós-parto, para permitir que médicos e parteiras ofereçam um melhor tratamento para mulheres doentes.
"Eu sobrevivi, em grande parte, devido a um médico e a uma quantidade extraordinária de sorte", disse ela. "Mas as mulheres não deveriam ter que confiar na sorte para sobreviver a uma condição tratável".
'Tinha desejo de machucá-lo'
Os especialistas não sabem a causa exata de psicose pós-parto, embora acredite-se que as grandes mudanças hormonais que se seguem ao nascimento do bebê tenham um papel importante, juntamente com a genética.
BBC
Shelley procurou ajuda aos primeiros sinais psicológicos
A proporção de jovens mães em risco é grande. E mulheres com transtorno bi-polar têm 50% de chances de se tornar gravemente doentes nas semanas após o parto.
Shelley Blanchard estava nesta categoria. Por isso, sua equipe médica não só monitorou sua saúde física enquanto o nascimento do bebê se aproximava, como também o seu bem-estar psicológico.
Shelley foi apoiada nos estágios finais de sua gravidez e nos primeiros meses da maternidade por uma equipe que incluía o Dr. Nick Best, psiquiatra perinatal especializado em cuidar de mulheres grávidas e jovens mães com problemas de saúde mental.
Best fez visitas regulares a Shelley, assim como a enfermeira psiquiátrica de sua comunidade.
"Uma pessoa pode passar da situação normal à psicótica, delirante e paranoica no espaço de apenas dois ou três dias", disse Best. 

Shelley também começou um tratamento com drogas anti-psicóticas na mesma noite que ela deu à luz o bebê Oliver.

Mas algumas semanas depois do nascimento, o humor de Shelley começou a piorar e ela parou de tomar os medicamentos anti-psicóticos porque a deixavam sonolenta.
"Comecei a ter pensamentos desagradáveis sobre Oliver, tinha desejo de machucá-lo, de jogá-lo pelas escadas ou soltá-lo de propósito", disse ela.
"Eu estava tão assustada, não queria machucar meu filho, mas os pensamentos foram ficando mais fortes e mais frequentes, então tive que buscar ajuda."
Ela contatou a equipe médica e foi internada em uma unidade especial em Winchester, onde as mães e seus bebês podem ser mantidos em segurança durante o tratamento.
Três meses mais tarde, Oliver e Shelley estavam em casa novamente, recuperados.
"Se eu não tivesse ido para a unidade, acho que provavelmente teria acabado por tomar uma overdose, e teria possivelmente me matado. Eu estava fora de controle", disse Shelley à época.
"Foi um tempo tão sombrio, mas consegui aprender um pouco mais sobre mim. Estou realmente me sentindo muito bem agora, poderia até dizer que estou me sentindo fantástica."
Pai perdeu mulher e filha
Dave Emson sabe como a psicose pós-parto pode ser grave - quando sua filha Freya tinha apenas três meses de idade, sua esposa Daksha matou o bebê a facadas e colocou fogo em seu quarto.
BBC
Dave perdeu a esposa e a filha e hoje escreve um livro para ajudar pais nessa situação
Daksha morreu em consequência das queimaduras quase três semanas mais tarde.
"Cheguei em casa por volta das cinco e meia ou mais, e quando cheguei à porta da frente senti um cheiro de queimado", disse Dave ao recordar o dia em que a tragédia aconteceu.
"Normalmente, ao entrar eu dizia 'Daksha, querida, estou em casa' e ela respondia e eu ouvia o balbuciar do bebê. Mas naquele dia houve um silêncio.
Daksha deixou um bilhete falando de seus temores de que a filha do casal fosse vítima de "forças das trevas" e de seu desejo de proteger Freya a todo custo.
Daksha tinha estudado psiquiatria e estava prestes a se tornar consultora quando morreu.
Ela tinha escolhido a carreira em parte porque sofrera de depressão grave por anos, mas poucas pessoas sabiam de sua condição, já que ela tinha medo do estigma que traria.
O inquérito sobre sua morte levou a novas diretrizes no sistema de saúde britânico para o tratamento de funcionários com doença mental.
Dave agora escreve um livro sobre sua história - para ajudar outras pessoas em situação semelhante:
"Primeiramente, é uma forma de Daksha falar através de mim, de falar com pessoas que estão sofrendo, companheiros trabalhadores da área de saúde mental, pessoas que estão sofrendo com as condições de saúde mental, para que saibam que não estão sozinhas", disse ele.