quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Como controlar o mau hálito

Marcar uma consulta com o dentista é a melhor saída


Como controlar o mau hálito? 

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

As causas variam e entre elas podem estar certos alimentos, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a má higiene bucal, doenças periodontais, o diabetes, a sensação de boca seca, infecções dos seios (maxilares/paranasais), da garganta e do pulmão, e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrintestinais e um regime alimentar severo. 

Tratamento do mau hálito 
É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito. 

Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito.1 


Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, duas vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito (2).

A limpeza da língua é fundamental para manter o hálito fresco
A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar uma escova dental Colgate 360 com limpador de língua para manter a higiene bucal. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua. 


Mal hálito
Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau hálito, consulte seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa.

Além disso, pergunte ao dentista quais produtos de higiene bucal você poderia usar para ajudar a combater o mau hálito (creme dental antibacteriano com fluor, enxaguante bucal, raspadores de língua e escovas interdentais). 

O segredo de uma boca limpa e saudável é a higiene bucal feita em casa regularmente de acordo com as instruções e recomendações do dentista. 

Você tem mau hálito?

Determinados alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais provocam o problema

Você tem mau hálito?

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou halitose, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta (1). Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica (2). 

Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema. Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério. 

Causa do mau hálito

Mau hálito
O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito. 

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas compostos sulfurados voláteis ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua. 

Outras causas do mau hálito podem ser (3):


- Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais); 
- Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais); 
- Boca ressecada (falta de fluxo salivar); 
- Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica); 
- Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal); - Pacientes em dietas regulares Por favor, consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.
 

O que são aftas e lesões bucais?

Inchaços, manchas ou feridas na boca, lábios ou língua merecem atenção

O que são aftas e lesões bucais?
 
São inchaços, manchas ou feridas em sua boca, nos lábios ou na língua. Há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais. As mais comuns são as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca) e a candidíase (sapinho). Estes problemas serão abordados abaixo. 

Se encontrar uma ferida em sua boca, não se preocupe. Cerca de um terço de toda a população sofre ou sofrerá com isso em algum momento da vida. Contudo, as irritações e inflamações bucais podem ser muito dolorosas e interferir na fala e na mastigação. 

Qualquer ferida que persista durante uma semana ou mais deve ser examinada pelo seu dentista. Às vezes, é recomendável que se faça uma biópsia (retirada de tecido para ser examinado) para que se possa detectar a causa da ferida, e para que se possa eliminar a possibilidade de doenças sérias como o câncer e AIDS. 

Aftas: são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes, causado por um vírus contagioso. As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca, por exemplo, no canto dos lábios. As aftas podem sumir e reaparecer. 

Podem também ser pequenas ou grandes e aparecer agrupadas ou isoladas. As aftas são comuns e recorrentes. Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas. 

Como saber se tenho uma ferida ou uma lesão bucal? 
Os seguintes sinais podem indicar a existência de uma ferida ou lesão bucal:

O herpes simples ou herpes labial se apresenta em grupos de bolhas dolorosas que aparecem ao redor dos lábios e, às vezes, debaixo do nariz e ao redor do queixo. Essas bolhas são causadas por um tipo de vírus e são altamente contagiosas.

A primeira infecção muitas vezes aparece em crianças, às vezes até sem sintomas e pode ser confundida com um resfriado ou uma gripe. Uma vez que a pessoa é infectada, o vírus permanece no corpo, causando, de tempos em tempos, ataques recorrentes. Em algumas pessoas, porém, o vírus permanece inativo.

leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode aparecer no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. 

Se considerarmos que mais ou menos 5% dos casos de leucoplasia se tornam câncer*, é possível que seu dentista recomende uma biópsia. A leucoplasia muitas vezes desaparece quando se abandona o tabaco.

candidíase (ou sapinho) é uma infecção fúngica causada por cândida albicans. Pode ser reconhecida por sua cor branca, amarelada ou avermelhada nas superfícies úmidas da boca. Os tecidos situados sob a mancha podem ficar muito doloridos. 

A candidíase é comum em pessoas que usam dentaduras, em recém nascidos, em pessoas debilitadas por alguma doença e cujo sistema imunológico não funcione de maneira adequada. Também são susceptíveis pessoas que se queixam de boca seca que acabaram de fazer, ou estão fazendo, tratamentos com antibióticos. Adote uma dieta equilibrada, com pouco açúcar e pouco amido. 

Coma os alimentos com açúcar e amido durante as refeições e não como "lanchinhos", para minimizar o número de vezes que seus dentes estão expostos ao ácido.

O tratamento da candidíase consiste em controlar as condições que causam o seu aparecimento.Como tratar irritações/lesões bucais? 
O tratamento varia de acordo com o tipo de problema. Para os tipos mais comuns, descritos acima, os tratamentos são os seguintes: 

Aftas: quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. A lavagem com enxagüantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.

Herpes simples: as bolhas geralmente desaparecem em uma semana. Como não existe cura para as infecções herpéticas, as bolhas podem reaparecer em momentos de instabilidade emocional, exposição ao sol, alergias ou febre. Anestésicos tópicos podem proporcionar um alívio temporário. Os medicamentos antivirais, vendidos com receita médica, podem reduzir este tipo de infecção. Consulte seu médico ou dentista.

Leucoplasia: o tratamento começa com a remoção dos fatores que causam as lesões. Para alguns pacientes isto significa deixar de usar tabaco. Para outros, significa remover as dentaduras mal ajustadas e substitui-las por dentaduras apropriadas. Seu dentista fará o acompanhamento do tratamento, com exames em intervalos de três a seis meses, dependendo do tipo, local e tamanho da lesão.


É importante limpar as dentaduras para evitar os problemas causados por elas. Remover as dentaduras antes de dormir também pode ajudar.

Se a causa for um antibiótico ou um anticoncepcional oral, a redução da dose ou a mudança do tratamento podem ajudar. 

Produtos que substituem a saliva deixam a boca mais úmida. Medicamentos contra fungos podem ser usados quando a causa principal é inevitável ou incurável. Em todos os casos, a boa higiene bucal é essencial. 

Sete hábitos da gestante que prejudicam o bebê

Alimentação desbalanceada, estresse e até má higiene bucal podem trazer más consequências para o feto

  • Grávida na balança - Foto: Getty Images
  • Grávida se alimentando bem - Foto: Getty Images
  • Grávida preocupada com os dentes - Foto: Getty Images
  • Remédios na gravidez - Foto: Getty Images
  • Grávida estressada - Foto: Getty Images
  • Esposa grávida evitando bebida alcóolica - Foto: Getty Images
  • Grávida fumante - Foto: Getty Images
 
 
DE 7
Grávida se alimentando bem - Foto: Getty Images

Desnutrição também faz mal!

Porém, se comer demais é um problema, comer "de menos" é pior ainda. "Algumas pesquisas demonstram que não apenas a carência de nutrientes pode prejudicar o feto, mas também altas doses de vitaminas e minerais estão relacionadas a alterações durante a vida intrauterina e após o nascimento", expõe a nutricionista Isabel Jereissati, especialista em nutrição materno-fetal. Normalmente, a mãe sente essa desnutrição antes da criança, podendo ter o ossos fracos se não ingerir a quantidade certa de cálcio para si mesma e a formação do bebê, por exemplo.

Diversos estudos ligam a deficiência de nutrientes a diversos problemas cognitivos. Por exemplo, um estudo publicado em junho de 2013 no jornal científico britânico The Lancetdemonstrou que a redução de iodo na dieta da gestante gerava crianças que tinham resultados piores em exames de QI aos 8 anos de idade. "Provavelmente isso se explica devido ao hipotireoidismo. Sabemos que as crianças que nascem com esse quadro de forma severa tem bastante redução no QI", contextualiza Rosito

A Maravilhosa História Do Natal

A história do Natal aconteceu mais de dois mil anos atrás. Ela começa com uma virgem, chamada Maria. Ela estava noiva de José, quando o anjo Gabriel apareceu a ela e disse: “Não temas, Maria! Pois encontraste graça em Deus! Você engravidará e dará à luz um Filho; Ele será chamado Jesus e será Filho do Altíssimo!”, e Maria lhe respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a vontade de Deus.” Esse mesmo anjo também falou com José em sonho e disse para ele aceitar Maria como sua esposa, sem nenhum temor. Quando saiu um decreto para o levantamento dos impostos, José e Maria tiveram que ir até Belém, para ali registrar seus nomes. Porém, eles viajaram de jumento e o jumentinho andava bem devagar, pois ele levava Maria, e ela já estava com um barrigão.
Andando naquela velocidade, demoraram muito para chegar a Belém, e quando chegaram, todas as estalagens estavam lotadas. Os ricos e orgulhosos estavam bem hospedados, enquanto aqueles humildes viajantes tiveram que encontrar descanso em uma estrebaria.
No meio da noite, ouviu-se um chorinho. Jesus, o Salvador do mundo, acabara de nascer em um estábulo. Dá para imaginar? O Rei do Universo deitado em uma manjedoura? Mas foi assim que Deus escolheu vir ao mundo. Humildemente, como um bebê. E, ainda, um bebê que nasceu em um estábulo, na companhia dos animais!
Deus não revelou o acontecimento a toda população. Em vez disso, anunciou apenas a alguns pastores que guardavam seus rebanhos nas colinas de Belém. Eles foram avisados pelo anjo Gabriel. Então, foram apressadamente até Belém, onde encontraram Maria e José do lado de uma manjedoura, onde estava o menino. Reis magos que viviam no Oriente viram no céu uma estrela diferente. E seguindo-a encontraram Jesus na manjedoura! E presentearam-no com incenso, ouro e mirra.
Deus veio a este mundo como um bebê para ser como nós. Ele cresceu, curou a muitos, contou parábolas, fez milagres, morreu e ressurgiu para nos salvar! Porque Ele nos ama e quer nos ter perto dEle! Por isso Ele nasceu, morreu e ressurgiu. Para que nós possamos, um dia, quando Ele voltar, ser levados por Ele para o Céu e viver lá para sempre com Ele. A única coisa que você deve fazer é aceitá-Lo e amá-Lo de todo o seu coração.

O Natal, As Neuroses E O Paganismo No Meio Evangélico

Todo mês de dezembro, com a chegada do Natal, chegam as mesmas dúvidas acerca de nosso papel como crentes de tradição evangélica protestante, diante dessa festividade. As argumentações são sempre as mesmas: Trata-se de uma data pagã, tem vínculos com a idolatria, é cultura católica, entre outras. Para mim, especialmente, essa data que tem seu lado alegre se torna às vezes, uma ocasião de sofrimento por ver tanto exagero da parte de certos crentes, em sua prática da fé. Sofrem de religião. Se por um lado, há a triste constatação de que há uma exagerada insensibilidade diante de certas práticas que de modo sorrateiro, paganizaram o cristianismo, é de dar dó a sensibilidade extrema por parte daqueles que vivendo neste mundo, não experimentaram ainda a alegria da descoberta de que em nosso papel como “sal da terra”, não nos é impossibilitado a participação das alegrias e contentamentos de nossa vida terrena, em nosso contato com a cultura deste mundo, nas situações em que nossa fé não esteja contraditada. Mas a busca equivocada de santidade tem desvirtuado muitas coisas e levado muitos crentes a ver o diabo onde ele não se encontra.
Fazendo um vínculo com o tema do Natal, o que gostaria de expor aqui é como nós cristãos, como “sal da terra”, temos o privilégio de cristianizar a cultura de nosso tempo, e que o chamado para “viver para Jesus” nem sempre exige uma fuga deste mundo. Não ter equilíbrio nesse caso, é que pode nos conduzir a grandes excessos.
As Neuroses
Gostaria de usar aqui o termo cunhado por Adriano Chagas, “neurose evangélica”, para expor essa fragilidade espiritual de muitos crentes, que vendo-se cercados pela “maldade deste mundo” e ansiosos diante do chamado à santidade, passam grande quantidade de seu tempo na elaboração de longas listas de proibições: Não se pode comemorar o Natal pela associação a um deus sol; não se pode dar presentes nem armar uma árvore por que existe uma associação a Papai Noel e a certo São Nicolau; não se pode comemorar a Páscoa porque tem relações diretas com as práticas culturais do extremo oriente; não se pode comemorar dia dos pais, das mães ou das crianças, pois promovem exploração comercial e consumismo; não se pode celebrar a chegada do novo ano porque isso vem de práticas pagãs dos povos antigos e se acha ligado a um calendário criado pelo catolicismo; não se pode cantar “Parabéns a Você” nem cantar “Rá-Ti-Bum!”, pois essas palavras em dialetos antigos (que ninguém ainda soube especificar qual) significa que estamos amaldiçoando os aniversariantes; nunca se deve comprar fraldas Pampers, nem usar artigos da marca Hello Kitty, pois estão ligadas a satanistas e é uma saudação ao demônio; assistir desenhos da Disney, nunca, pois também promovemos satanismo; a TV deve ser proibida pois é a “caixa do diabo”; as músicas da Galinha Pintadinha são diabólicas e promoven adoração de entidades do candomblé; e a lista não tem fim. É caso patológico, de ordem emocional, creiam. Não sem razão, Adriano Chagas definiu isso como “neurose evangélica”.
E não sem razão, meu mestre Walvertrurdes, desde os dias do Seminário, já nos falava com ares de filósofo sobre a constatada verdade de que “Se existe um lugar para se encontrar mais desajustados que nos hospícios, esse lugar é na igreja.” E hoje, depois de anos em convivência com diversos tipos de crentes, e de eu mesmo ter confrontado e vencido diversos “demônios interiores” e muitos de meus medos infundados, vejo, mais do que nunca, que meu antigo mestre era deveras, um homem muito sábio. Só para se entender o que acabo de afirmar, sobre as “neuras” dos crentes, para alguns, a simples palavra “mestre” aplicada a meu professor, seria uma rebeldia à palavra de Cristo, que teria orientado para que a ninguém chamássemos de Mestre e Senhor em Mateus 23.
Mas voltando ao assunto do Natal, me atrevo a inquirir: Me digam, senhores, onde é possível encontrar neste vasto mundo de meu Deus, alguma prática ou costume dos povos que não esteja vinculado a algum elemento cultural religioso? E até mesmo aqueles costumes vistos pelos cristãos como edificadores da fé, mesmo não estando diretamente ligados à religiosidade em sua origem, mais tarde foram aglutinados por ela, e de algum modo, mesmo adotados pela fé cristã, estabeleceram algum vínculo com o mundanismo e secularismo. Só para se ter uma ideia, se todos os crentes, tão elegantes em seus ternos e gravatas nos cultos sabáticos e dominicais, soubessem da origem do uso da gravata, quem a criou e por que a criou, será que este elemento tão valorizado no meio eclesiástico também seria radicalmente amaldiçoado? E que dizer da aliança de casamento, que tem origem no hinduísmo e nos povos antigos como os egípcios, mas que antes de ser incorporada pelos romanos na cultura ocidental, e depois pela própria cristandade nas celebrações simbolizava, essencialmente, que a mulher era propriedade do homem que lhe dava o anel? Até mesmo a cerimônia do casamento em si, não tem origem na prática da igreja apostólica. E hoje, esse rito tão rico de sentido, já estabeleceu laços firmes com o secularismo e consumismo desde muito. Até mesmo o simples ato de celebrar aniversários, como um dia de gratidão a Deus, já tinha sua proibição nos dias iniciais da igreja, porque alguns crentes viam nisso uma associação pagã aos antigos costumes dos egípcios, que celebravam os anos de seus faraós e deuses. Todavia, hoje, a quase totalidade dos crentes se vale desse costume como uma ocasião para louvar a Deus e homenagear pessoas amadas. Alguns ficariam estupefatos ao descobrir que essa comemoração surgiu dentro de nossa cultura ocidental influenciado pela instituição do Natal, quando decidiram celebrar o aniversário de Jesus, a cada dezembro!
O que eu disse acima volto a afirmar: Como sal da terra, em diversas ocasiões, o crente poderá se valer da cultura como veículo de disseminação da fé, quando esta não subverte os valores do cristianismo, mas o promovem. Nesse caso, quando “despaganizamos” os povos e de certo modo “cristianizamos” seus costumes, isso não comprometeu em nada a fé entregue aos santos. É possível ver na cultura dita profana elementos que nas palavras de Assad Bechara, são como “janelas redentivas”, e por elas a luz pode passar. Vemos exemplos disso na própria Bíblia. Muitas das afirmações de Paulo em sua teologia estão associadas a práticas e costumes de fundo religioso de seu tempo. De modo específico, ao tratar do Natal, me lembra aquele texto de Atos 17:22-23, quando o mesmo Paulo se valeu de um altar pagão, dedicado ao “deus desconhecido”, nome que era possível de ser aplicado a qualquer divindade do vasto panteão dos atenienses, mas que naquele momento se tornou uma janela redentiva, um veículo da fé que ele, Paulo, anunciava. E ele mesmo disse: “Pois esse que adorais sem conhecer, é precisamente aquele que eu vos anuncio.” (Atos 17:23b).
Que a festividade do Natal esteja associada a antigas práticas culturais de fundo religioso é algo que não se pode negar. Mas o fato de que em dado momento a fé cristã tenha feito desse elemento uma “janela redentiva” não é algo contrário a Bíblia. Era como se os crentes, como Paulo aos atenienses, dissessem para as gentes: “Essa novidade que vocês buscam a cada dezembro, essa luz que traz vida, essa vida plena que desejam, é a Luz e o Sol que vos anunciamos, Jesus.” E no momento em que essas gentes abandonaram o deus sol, ou quaisquer outros deuses pagãos e se voltaram unicamente para Jesus, entendendo que Ele era a encarnação daquilo que eles, de modo tateante e nebuloso, conseguiam vislumbrar, ouso dizer que houve uma conversão de valores, uma “cristianização de um costume” e não como muitos afirmam, uma “paganização do cristianismo”.
Aliás, há a forma pagã e a forma cristã de celebrar o natal, a Páscoa, o ano novo, e até mesmo um casamento ou aniversário. O problema não é o dia, mas o modo como o celebramos. E podemos vivenciar datas especiais como a Páscoa e celebra-las dentro de nossa vivência cristã, sem medos. Precisamos descobrir a verdade de que em nosso chamado divino para a criação de uma nova visão de mundo, em muitos casos, uma força nos é dada para convergir os olhos de todos para Jesus.
Assim, também o Natal. Está em nós mesmos o poder de fazê-lo como um elemento que promova os valores cristãos, ou, por outro lado, podemos celebrar os valores do deus Sol ou do secularismo. Aliás, me pergunto: quem hoje celebra isso? Eu, pelo menos, nunca vi ninguém celebrando o deus sol nesse dia. Quando me misturo com os crentes que conheço, vejo pessoas falando de Jesus, participando de recitais, presenteando amigos e ceando juntos! Que elemento pagão há nisso? Se existiu um traço pagão relacionado a essa data, penso que já desapareceu há muito tempo, eclipsado pelos raios fulgurantes do Sol divino, de Cristo.
Concluindo
Não se pode negar que a celebração cristã do Natal seja essencialmente cristã. Deus se fez carne. Teve seus dias marcados nesse mundo. Aniversariou. Celebrou momentos  alegres com seus parentes e amigos. Celebrar isso não é condenável. O que podemos condenar hoje é o foco materialista presente na maioria dos casos. Por isso, quando por exemplo, a IASD aconselha a montar uma árvore no ambiente de reunião e a convidar os cristãos a depositar aos pés da árvore um presente em forma de oferta para a obra de Deus, é para conduzir os olhos dos fiéis para a gratidão a Jesus.
O que disso passar, vem pelo excesso da criatividade ou pela neurose extrema de muitos crentes.

Exposição na Casa de Cultura retrata o nascimento de Jesus



O menino Jesus já nasceu e a sagrada família está completa. Essa frase sintetiza a mostra que permanece na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu até o dia 6 de janeiro do próximo ano. Intitulada “Presépios”, a exposição foi aberta no dia 10 de dezembro com a presença dos Corais da Melhor Idade e da Terceira Igreja Batista, de Casimiro de Abreu.
A proposta, como afirma a diretora do espaço, Soraia Cardoso, é de resgatar a verdadeira essência do Natal, que é a chegada do Salvador neste mundo. “O presépio é uma referência cristã que remete ao nascimento de Jesus numa gruta de Belém, e tentamos retratar isso aqui na Casa de Cultura. Existem presépios de várias formas, tamanhos, materiais, mas o sentimento é um só: o de alegria”.
Está programada para o encerramento da exposição, 6 de janeiro – Dia de Reis - a visita da Folia de Reis Estrela do Oriente à plataforma da Estação.

Réveillon em Casimiro de Abreu terá Pepinho e Tchakabum


A noite do Réveillon em Casimiro de Abreu será super animada este ano. Além da tradicional queima de fogos, o cantor Pepinho e as bandas Tchakabum e Outubro 69 vão se apresentar nos distritos.
Em Professor Souza, quem vai fazer o público balançar na praça é a jovem banda Outubro 69. No distrito sede, na praça Feliciano Sodré, será a vez do cantor baiano Pepinho. E em Barra de São João, no Praião, quem vai se apresentar é a banda Tchakabum. Todos os shows começam às 23h30.
A expectativa da Secretaria de Turismo e Eventos é que mais de 30 mil pessoas venham comemorar a Virada do Ano nos eventos do município. Para o prefeito Antônio Marcos, este é um momento importante para as famílias e os amigos celebrarem a chegada do novo ano. “A Prefeitura está empenhada em oferecer o melhor Réveillon para as pessoas que estiverem na cidade e nos distritos”, concluiu.
No dia 01 acontecerá um evento gospel que reunirá 10 igrejas evangélicas chamado “Louvorzão - Venha o Teu Reino”, que acontecerá no Praião de Barra de São João. O evento iniciará às 16h.
Outubro 69 - Fundada em janeiro de 2009, veio para se integrar no mercado do Pop Rock trazendo a experiência de dois músicos com mais de 15 anos de estrada: Paulo Santos – vocal (Cabine C, Conexão Pop) e Marcelo Freixo – bateria (Banda Nova, Conexão Pop, Alhobened – ex-cantora da Banda Mel). Em janeiro de 2011, junta-se a eles Sandro Gonet – baixo (ZaS, Claudio Zoli, Valério Cazuza – cover do cazuza), formação esta que caracteriza a banda destacando-a no cenário da música e possibilitando a produção do seu 1º CD, um mini-álbum intitulado “Outubro 69” abril do mesmo ano, com boa aceitação do mercado.
Tchakabum - É um grupo carioca que estourou no país com o hit “Olha a Onda”. Lançou o oitavo álbum Bronzeador e está agora de volta com sua formação original (os irmãos Marcelo Menezes e Nem Menezes e a dançarina Gracyanne) e sua nova dançarina a brasileira, vinda direto da Guatemala, Verônica Araújo.
No final de 2008 Gracyanne Barbosa saiu do grupo e foi substituída por Elaine Costa em um período que Gracyanne não podia se apresentar. O grupo ainda contratou Jaqueline Farias, Rainha do Carnaval Carioca de 2007, ainda Mariana Souza. Ela foi escolhida entre um grupo de quinze candidatas durante um concurso.
Em 2010 o grupo gravou seu segundo DVD na praia do Forte em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos, quando reuniu mais de 50 mil pessoas.
Pepinho – O cantor baiano recebe seus merecidos títulos de Rei da Gandaia, Rei do Trio Elétrico, Rei da Praia ou simplesmente: “Pepinho meu Rei”. Ao lado das grandes estrelas da música baiana, ele percorre o país difundindo as micaretas, sempre fortalecendo com sua diversidade musical, energia, vitalidade, alegria e alto astral.
No seu repertório sucessos já consagrados do público, algumas reedições, músicas inéditas e muitas surpresas positivamente imprevisíveis. Com Pepinho no palco nada é tão previsível, é viver uma nova emoção a cada show. Do reggae ao rock, do samba ao funk, do frevo ao baião, ou tudo isso junto, Pepinho alegra, emociona, e se reinventa com originalidade e movimento, pois com ele no palco ou no Trio Elétrico, bastam poucos acordes e alguns compassos de suingue irresistível, para se deparar com a fantasia e a diversão com absoluta simplicidade, que atravessa gêneros e gerações com a sua personalidade musical e sua marca registrada: A Marca da Alegria.



Publicado em 26/12/2013
  

Prefeitura de Casimiro de Abreu concede abono de Fim de Ano aos servidores


A Prefeitura de Casimiro de Abreu concederá um abono salarial de Fim de Ano de R$ 600. A gratificação é para os servidores públicos que se dedicam no desempenho de suas funções, demonstram assiduidade, compromisso e responsabilidade com os munícipes. O projeto do Poder Executivo foi encaminhado à Câmara Municipal para votação nesta quinta-feira (26), em sessão extraordinária, e aprovado por unanimidade. A gratificação será paga no contracheque de dezembro, em folha complementar, e não servirá de base de cálculo para outras gratificações e nem para descontos previdenciários ou securitários.
O prêmio será concedido aos servidores titulares de cargos de provimento efetivo, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas, aos cedidos em outros órgãos, à disposição ou executando trabalhos para a Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, IPREV-CA, SAAE e Fundações Municipais, desde que atendem as exigências para a concessão.
“Este abono é um reconhecimento pelo trabalho dos servidores. Sem o profissionalismo e a participação direta na administração seria impossível realizar as transformações que estamos fazendo na cidade. Como havia dito anteriormente o ano ainda não acabou. Com esse dinheiro extra, todos poderão passar um Fim de Ano mais feliz com seus familiares”, disse o prefeito Antônio Marcos.
Desde 2009, este é o quinto abono salarial concedido pelo prefeito Antônio Marcos. Segundo a Secretaria de Administração, a estimativa é que mais de R$ 8 milhões passem a circular no comércio local. “O abono aquece as vendas e auxilia na quitação de dívidas adquiridas ao longo do ano”, observou Ricardo Lopes, secretário de Administração.
“O servidor público nunca foi tão valorizado com o atual governo. Em 2011 concedemos aumento de 40% no salário base dos servidores, que estava há muito tempo defasado. Hoje criamos uma comissão que está analisando o plano de cargos e salários dos servidores. Ainda teremos novidades a partir do próximo ano. Estamos cumprindo todas as promessas relacionadas ao funcionalismo público”, conclui o prefeito Antônio Marcos. 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

atividades para as crianças gastarem energia nas férias

Na cidade, no campo ou na praia, em ambiente fechado ou ao ar livre, pais devem aproveitar o período para os pequenos praticarem atividades físicas e se divertirem muito

As férias de verão são as mais amadas pelas crianças: além de não ter horários escolares, o clima colabora para que elas possam brincar à vontade. Para que elas gastem bastante energia, o melhor a fazer é tirá-las da frente da TV, do computador ou do smartphone e incentivar as atividades físicas, individualmente ou em grupo.
Getty Images
A estação é ideal para brincadeiras e atividades ao ar livre ou mesmo em casa


Luciane Christmann, proprietária da Gym Kids by Lu, destaca que “esta é uma boa época para as crianças aprenderem a nadar e a surfar, e também para andar de bicicleta, porque o clima ajuda” e recomenda: “Qualquer que seja a atividade, os pais devem procurar participar e ficar atentos ao bem-estar dos filhos”.“As crianças de hoje estudam muito, têm muitos cursos extracurriculares e acabam ficando até estressadas. O período de férias é bom para fazer atividades descontraídas, sem regras e horários, para extravasar mesmo”, afirma Marcelo Mancini, coordenador de esportes da Bem Me Quer Sports.

O bem-estar inclui a segurança (não esqueça de acessórios como joelheira e capacete em modalidades mais propensas à queda - andar de bicicleta e de skate, por exemplo), proteção contra os raios solares e atenção à nutrição infantil. “É preciso estar bem alimentado para praticar as atividades, assim como é importante repor a energia gasta com uma boa alimentação e bastante líquido”, orienta Ricardo Steinle de Moraes, gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande e graduado em Parques, Turismo e Recreação pela Western Illinois University (EUA).
Confira na galeria 22 atividades que os três especialistas recomendam para as crianças se divertirem e gastarem bastante energia até fevereiro.
  • PEGA-PEGA
  • ​ESCONDE-ESCONDE
  • TACO
  • CAÇA AO TESOURO
  • CORRIDA NO SACO
  • CORRIDA DO OVO
  • ORDEM
  • CABRA-CEGA
  • PEGA-BANDEIRA