quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Problemas na escola vêm de casa

Estudo revela que os tipos de problemas apresentados na escola pelas crianças estão diretamente ligados à dinâmica familiar

Ambientes familiares pouco equilibrados prejudicam o comportamento das crianças fora de casa. Mas um recente estudo da Universidade de Rochester, em Nova York, procurou explicar como são estes efeitos. Os pesquisadores dividiram as famílias infelizes em dois grupos: de um lado, ficam as famíliasfrias e controladoras e, de outro, aquelas conflituosas e intrometidas.

TV Globo/Renato Rocha Miranda
"A Grande Família" retrata confiança e respeito: modelo de família coesa
Nos três primeiros anos de escola, as crianças que convivem com o primeiro grupo – as famílias frias – têm cada vez mais problemas, que vão de comportamentos agressivos a depressão e alienação. Já o segundo grupo – famílias intrometidas – causa ansiedade e afastamento nos pequenos. “Famílias podem servir de apoio para crianças que entram na escola – ou podem ser fontes de estresse, distração e comportamentos inadequados,” declarou Melissa Sturge-Apple, coordenadora da pesquisa e professora-assistente de psicologia da Universidade de Rochester, ao site da instituição.

Com duração de três anos, o estudo examinou padrões em 234 lares que tinham filhos de 6 anos de idade e identificou três perfis de famílias: uma feliz (chamada de coesa) e duas infelizes (classificadas em não-comprometidas ou entrosadas).

Dá para reconhecer as coesas por suas relações harmoniosas, calor emocional e papéis firmes, porém flexíveis, para pais e crianças. Um exemplo deste tipo de relação é a família de Lineu e Nenê no seriado “A Grande Família”. Apesar dos problemas, eles estão sempre prontos para ajudar os filhos e têm muito amor e respeito um pelo outro.

Famílias disfuncionais 

TV Globo/ Divulgação
Marta é assombrada pela filha em "Páginas da Vida": mãe controladora e fria é característica da família não-comprometida, que leva crianças à agressividade
Uma família entrosada pode estar envolvida emocionalmente e demonstrar carinho, mas também apresentar níveis altos de hostilidade, intromissão destrutiva e pouca percepção da família como um time. O filme “A Sogra”, com Jane Fonda e Jennifer Lopez, mostra uma mãe que ama o filho e se sente no direito de atrapalhar seu noivado para não perdê-lo – esta é uma família entrosada. Durante o estudo, os filhos vindos deste tipo de família entraram na escola com comportamentos parecidos aos de famílias coesas, mas com o tempo passaram a apresentar níveis altos de ansiedade e sensação de solidão e alienação. 

Já as famílias não-comprometidas são marcadas por relacionamentos frios, controladores e distantes. Um caso que ilustra este tipo de família é o de Marta (Lília Cabral), a fria mãe de Nanda na novela “Páginas da Vida” (2006). Ela desaprovou a gravidez da filha e rejeitou a neta com síndrome de Down. Crianças vindas destes tipos de família começam a vida escolar com níveis altos de agressividade e maior dificuldade para aprender e cooperar com as regras da classe – e este comportamento destrutivo cresce à medida em que as crianças avançam na escola. “Frieza geralmente gera depressão, que pode ser externada com agressividade. É como se a criança estivesse se vingando dos pais através da escola”, explica a psicopedagoga Maria Irene Maluf.

Trabalhar em equipe 

Para chegar a estas conclusões, os psicólogos analisaram como os pais se relacionavam entre si, notando se havia agressividade e distanciamento, e observando suas habilidades de trabalhar como uma equipe na presença da criança. Os cientistas decodificaram a disponibilidade emocional dos pais em relação aos filhos, se ele ou ela elogiava e aprovava ou simplesmente ignorava os pequenos durante atividades compartilhadas. Os observadores também perceberam como a criança se dirigia ao pai e à mãe, notando se as tentativas de se aproximar deles eram breves e superficiais ou sustentadas e entusiasmadas.

Os autores do estudo enfatizam que outros fatores, além de família desestruturada, podem levar a comportamentos problemáticos na escola. Vizinhanças violentas, escolas despreparadas e traços genéticos também determinam se as crianças terão ou não dificuldades no aprendizado.

Quando é hora de levar a criança ao psicólogo?

Alterações no comportamento e no rendimento escolar podem ser pistas de que o auxílio profissional é bem-vindo para melhorar o presente e o futuro de seu filho


Getty Images
Após a avaliação, muitas vezes o psicólogo detecta que não há necessidade de um tratamento continuado para a criança
Resistência. Essa é a palavra que os especialistas mais usam para definir a postura da maioria dos pais que levam seus filhos para uma avaliação psicológica. “Eles têm uma aversão muito grande à terapia para suas crianças porque, em seu íntimo, isso é sinônimo de ‘nós falhamos’, ‘nós não damos conta de educá-los’. Sentem sua responsabilidade diretamente atacada”, explica a psicóloga Eliza Rocha, do Instituto Reintegrar.
O psicólogo Erick Rôso Huber, consultor do Consulte Aqui (portal de agendamento online de consultas médicas), concorda e nota também uma falta de disponibilidade física e emocional por parte desses pais. “Eles temem que em algum momento o acompanhamento psicológico infantil os atinja, o que pode acontecer, e criam todo tipo de dificuldade. Até as questões do transporte e de quanto tempo será gasto no trânsito acabam entrando na lista de desculpas para fugir do consultório”, relata.
Há, ainda, uma boa pitada de preconceito nessa equação. “Não é exclusivo no tratamento infantil. Muita gente ainda pensa que só precisa de psicólogo quem é louco”, conta Huber. Para Ricardo Halpern, presidente do departamento científico de comportamento e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse é o primeiro aspecto que os pais devem trabalhar internamente caso seus filhos precisem de terapia: “Essa necessidade mexe com as emoções familiares, mas há que se conscientizar de que a promoção da saúde mental é importante em todas as idades”.
Atenção às mudanças
Halpern afirma que “as crianças normalmente não precisam de avaliação psicológica. Ela é válida apenas quando existe uma situação que fuja da normalidade”. E o que pode ser considerado fora da normalidade? “O surgimento de um comportamento repetitivo e duradouro que não seja adaptável à vida cotidiana. Ele indica que a criança encontrou uma forma não adequada para lidar com seus problemas e frustrações. Daí é interessante procurar auxílio para a recuperação de sua saúde mental”, esclarece.
Mas nada de pânico diante de qualquer mudança de comportamento de seu filho. Eliza sugere que os pais se façam algumas perguntas antes de procurar um profissional:
- O novo comportamento da criança prejudica seu dia a dia e suas relações pessoais?
- O desempenho escolar piorou por causa desse comportamento?
- Há quanto tempo o comportamento se manifestou?
- Aconteceu algo na família ou na escola que possa ter motivado esse novo comportamento?
- Os pais já tentaram ajudar e não conseguiram?

Independentemente da idade da criança, se alguma das respostas incomodar os pais no sentido de acharem que é melhor ter uma ajuda externa, podem levar o filho a uma avaliação psicológica. “Muitas vezes detecta-se que não é necessário um tratamento continuado, que uma orientação para os adultos lidarem com a situação já é suficiente”, diz a psicóloga.
Os benefícios do tratamento psicológico infantil são muitos, afirmam os especialistas. Além da promoção da saúde mental, Ricardo Halpern menciona o alívio da ansiedade e das situações que causam desconforto na criança. De acordo com Erick Rôso Huber, ela também consegue “resolver a questão pontual que causou sua mudança de comportamento e entender melhor o ambiente ao seu redor, interagir com o que se apresenta nele”.
Eliza complementa visualizando alguns passos adiante: “Ao compreender a si e ao outro, ao aprender a se relacionar bem com as pessoas, essa criança construirá melhor sua autoestima. Isso terá reflexos lá na frente, na vida adulta. Ela será um adulto mais seguro e completo”.
Respeite o temperamento de seu filho
Diante de tudo isso, vale ressaltar que os pais não podem desrespeitar a personalidade natural do filho e tentar moldá-la ao seu gosto em um consultório psicológico. “Ser muito quieto ou muito agitado não é motivo para precisar de psicólogo”, afirma Eliza. “A questão é realmente a mudança repentina de comportamento”, reforça.
Trocando em miúdos: assim como entre os adultos, há crianças mais introspectivas e outras mais extrovertidas. E tudo bem. “Se o temperamento não afeta os estudos, a sociabilização e o relacionamento com a família, não há com o que se preocupar”, diz Erick. “Nesse caso, a única recomendação que dou é que os pais aproveitem e se dediquem ao desenvolvimento do filho com a mesma atenção que dispensam à carreira profissional e à vida amorosa”, finaliza o psicólogo.

Empresa dos EUA cria jujuba de cerveja

costumada a balas inspiradas em drinques, Jelly Belly se baseou em uma cerveja de trigo para criar a Draft Beer Jelly Belly. Doce não contém álcool

Bala jujuba de cerveja é o novo lançamento de empresa americana especializada em doces
A Jelly Belly, fabricante norte-americana de balas de jujuba e em operação desde 1869, divulgou no último sábado seu novo lançamento, a Draft Beer Jelly Belly. Não se engane com o "beer". É uma bala inspirada na Weissbier, cerveja de trigo.

Esta não é a primeira vez que a empresa se aventura com bebidas alcoólicas. Balas inspiradas em drinques como Mai Tai, Daiquiri, Piña Colada, Margarita e Mojito já fazem parte do portfólio do grupo. O pacote com cerca de 450 gramas US$ 8,99, enquanto o de 4,5 kg sai por US$ 85,99.A empresa afirmou que o sabor cerveja é um pedido dos consumidores "há décadas". "Levou três anos para ficar perfeita. A receita tem ingredientes secretos, mas garanto que não tem álcool", diz Ambrose Lee, gerente de pesquisa e desenvolvimento. "Geralmente a fábrica tem um aroma frutado e doce, mas quando nós estávamos fazendo esse sabor, era como se estivéssemos em uma cervejaria", completa Jeff Brown, vice-presidente de produção da marca.

Prefeitura terá mais 218 novos profissionais na educação


O município de Casimiro de Abreu no ano letivo de 2014 atenderá aproximadamente 6300 alunos na rede municipal de ensino. Cabe ressaltar que deste quantitativo 1.300 alunos serão atendidos em virtude da construção das três novas escolas públicas e ampliação da Creche Municipal Antonia de Souza Silva, no Bairro Industrial.  
A Creche Municipal Gélio Alves Faria atenderá 70 novos alunos, visto que a demanda entre três a cinco anos, será atendida respectivamente no Centro de Educação Infantil Municipal João Teixeira Bastos e Escola Municipal Renata Tavares Bastos.
Para fazer face a essa demanda, o município deu início a convocação de 218 profissionais da educação (142 professores A, 30 professores C, 43 agentes de creche, 01 contador, 01 fonoaudiólogo e 01 nutricionista) que foram aprovados no Concurso Público realizado em 2013.
Com isso, o número de professores da rede municipal têm agora cerca de 480 professores que atenderão aos 6.300 alunos matriculados nas escolas municipais, segundo informou o chefe do Departamento de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Santos de Freitas. De acordo com ele, o número de agentes de serviço gerais em atividade é de 245 pessoas e de merendeiras é de 139 pessoas.
Para a secretária de Educação, Sônia Coelho, a convocação dos profissionais concursados foi necessária. “A vinda destes profissionais da educação é importante para atender a demanda das novas escolas municipais que terão um aumento significativo no número de alunos em salas de aulas. Fizemos um estudo minucioso para atender com satisfação a necessidade dos alunos e das escolas municipais. Nesse primeiro momento achamos que o número de convocados foi suficiente, mas a medida que aumentar a demanda escolar no futuro, não descartamos a convocação de outros profissionais. A determinação do Prefeito Antônio Marcos é a de que os alunos tenham atendimento satisfatório”, disse.
NOVAS ESCOLAS – Com inauguração prevista para o início de fevereiro a escola do bairro Jardim Aparecida, em Casimiro de Abreu, atenderá cerca de 450 jovens, distribuídas entre alunos do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano de escolaridade); na Escola Municipal Santa Luzia, em Professor Souza, serão 300 alunos, divididos entre pré-escolar e ensino fundamental, e a de Palmital serão 250 vagas, entre alunos de educação infantil e ensino fundamental.

Publicado em 8/1/2014
   

Harmonia do Samba faz a festa do público em Barra de São João


Cantor Xanddy colocou a galera pra dançar no Praião cantando os principais sucessos de 20 anos de carreira da banda

A noite de céu estrelado abrilhantou a abertura de shows do Projeto Verão Serra & Mar 2014 da Prefeitura de Casimiro de Abreu. A banda Harmonia do Samba, comandada por Xanddy, levou o público ao delírio no último sábado (18), no Praião de Barra de São João. 
Iniciando a apresentação com a canção “Harmonia Futebol Clube”, aposta do grupo para o verão, Xanddy fez a tradicional pergunta ao público, mostrando-se surpreso com a quantidade de pessoas: “Vocês são doidos? Não tem o que fazer, não?!” E a galera caiu na brincadeira respondendo em alto e bom tom com um “não”, convincente. Sucessos como “Comando”, “Já É Carnaval” e “Quebrou a Cara” fizeram parte do repertório que trouxe também os Hits mais atuais como “Nova Paradinha” e “Pra Agradecer”.
Dando prosseguimento a programação de shows do Projeto Verão Serra & Mar, no próximo sábado (25), o cantor Mumuzinho se apresenta na Praça Feliciano Sodré, às 23h, em Casimiro de Abreu. No dia 1º de fevereiro o cantor Diogo Nogueira faz show no Praião de Barra de São João, enquanto cantor Frejat sobe ao palco no dia 15, no distrito sede. Todos os shows são gratuitos.
Publicado em 21/1/2014
     

Casimiro de Abreu tem nova secretária de Comunicação Social


Fortalecimento da comunicação com os moradores e com a imprensa estão entre os desafios da atual gestão

A Prefeitura de Casimiro de Abreu conta com uma nova secretária e subsecretária à frente da Comunicação Social. A jornalista Michelle Reis e a técnica em Contabilidade, Neuza Aguilar, que já faziam parte do quadro técnico da Administração Municipal, foram empossadas pelo prefeito Antônio Marcos, na última semana. Oscar Pires Júnior, jornalista, reassumiu a pasta da Secretaria de Turismo e Eventos, cujo subsecretário é o técnico em Administração, Eduardo Sarzeda. 
Na cerimônia de posse, o prefeito Antônio Marcos destacou seu compromisso em intensificar as ações de comunicação com a população. “A Comunicação Institucional é uma ferramenta estratégica para aproximar o Governo da população e dos servidores municipais. Por isso, queremos fortalecer os meios de informação e divulgação, deixando todos a par do trabalho e dos investimentos de nossa Administração Municipal. Com a necessidade de ter Oscar Pires novamente no Turismo, onde já realizava um grande trabalho, convidei a jornalista Michelle Reis e a servidora pública Neuza Aguilar, que possuem qualidades essenciais ao direcionamento que a Comunicação Pública necessita: conhecimento técnico e comprometimento".  
PROJETOS – Michelle Reis já trabalha no planejamento que pretende implementar para dar mais dinamismo à Comunicação Pública. Entre seus planos está a criação de novas ferramentas para divulgar as ações, eventos e projetos realizados no município. A ampliação do uso das redes sociais, o relacionamento com a imprensa e a qualificação técnica dos servidores da Secretaria de Comunicação Social também fazem parte da lista de prioridades de sua gestão. “Além de imprimir uma nova forma à Comunicação Interna, pretendo fortalecer a Comunicação Externa, estreitando o relacionamento com toda a imprensa. Tenho uma grande admiração e respeito pela classe, pois sei que é uma das principais responsáveis pelas transformações na sociedade”, enfatizou.
A nova secretária pretende inserir mais a comunidade nas ações desenvolvidas pela Administração Municipal, promovendo uma maior integração de sua equipe com os gestores e servidores. "A sinergia entre os setores públicos trarão mais dinamismo e qualidade à comunicação com os moradores. Esse é um desafio que assumo, contando com o engajamento da equipe da Secretaria de Comunicação”. 
Michelle Reis comentou ainda que viabilizará diversos cursos de qualificação e aprimoramento para o quadro técnico da Secretaria, a fim de promover a valorização profissional e ao mesmo tempo oferecer um trabalho de excelência à população e à imprensa”, explicou.
TRAJETÓRIA - Michelle Reis é natural do Rio de Janeiro e moradora de Casimiro de Abreu desde 2002. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, participou de diversos cursos de especialização nas áreas de Assessoria de Imprensa, Radiojornalismo, TV, Jornalismo Impresso, entre outros. 
Há 13 anos atua como jornalista, dos quais, 10 trabalhando no serviço público como assessora de imprensa. Trabalhou no Incra  - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, na Prefeitura de Rio das Ostras, no Jornal Correio do Tocantins e nas rádios JB FM e Cidade, além de integrar a equipe da Comunicação Social de Casimiro de Abreu por vários anos.

Programa Jovem Agricultor Orgânico tem inscrições abertas



Jovens entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, podem participar do processo seletivo até o dia 7 de fevereiro

A Fundação Municipal Casimiro de Abreu abriu inscrições para jovens entre 14 e 17 anos de ambos os sexos, que queiram participar do processo seletivo para a turma de 2014 do Programa Jovem Agricultor Orgânico. As inscrições serão feitas até o dia 7 de fevereiro. É necessário que o jovem esteja matriculado em escola pública da rede de ensino municipal ou estadual ou ser bolsista em escola particular.
Os inscritos passarão por um processo seletivo, onde serão priorizados os que residem na zona rural, renda familiar inferior a um salário mínimo e meio, entre outros critérios. O curso conta com aulas práticas e teóricas de agricultura, piscicultura, administração de propriedades rurais, entre outros assuntos relacionados à área agrícola. As aulas acontecerão das 13h às 17h, de 2ª a 6ª feira, na sede da Fundação Municipal.
“São ações do governo municipal que priorizam os jovens para que estes tenham oportunidade de obter conhecimentos, e no futuro próximo, saberem qual profissão escolher na vida adulta. Cursos de capacitação ajudam a formar cidadãos conscientes e responsáveis. São ocupações que complementam o ensino escolar. Este projeto tem como objetivo também mostrar aos jovens que o homem não precisa sair do campo para se sustentar. Ele pode prosperar no campo agregando valores aos produtos. Todos os participantes receberão alimentação, uniformes e serão cobrados pela assiduidade na escola”, informou o presidente da Fundação Municipal Alcyr Neves. 
Para inscrição do jovem o responsável deve comparecer ao Sítio Agrícola, sito a Estrada Zac Zuc Tahan, s/nº, ao lado da Escola Agrícola, e levar os seguintes documentos: do jovem identidade ou certidão de nascimento original e cópia, uma foto 3x4 recente e declaração da escola em que está matriculado original. Do responsável documento de identidade original e cópia, CPF original e cópia e comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (22) 2778-1414. 

Secretaria de Trabalho e Renda oferece novas oportunidades de emprego


Vagas ofertadas são para motorista e cobrador em empresa de grande porte na região

A Secretaria de Trabalho e Renda de Casimiro de Abreu oferece novas oportunidades de emprego para os munícipes que estão em busca de ingressar no mercado de trabalho. De acordo com a secretária Alessandra Teófilo, esta semana foi firmada a parceria com uma empresa que presta serviço na área de transporte. São oferecidas 20 vagas de emprego para motorista e 20 para cobrador.
Uma das empresas de transporte contrata 20 motoristas para atuar em Rio das Ostras. É preciso que o candidato tenha o ensino fundamental completo e CNH (categoria D). A empresa oferece salário de R$ 1.740,60, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, plano odontológico e plano de carreira. 
Já as outras 20 vagas são para cobrador. O candidato precisa ter ensino médio completo. A empresa oferece salário de R$ 958,20, vale transporte, vale alimentação, plano de saúde , plano odontológico e plano de carreira. 
Os interessados devem procurar o balcão de empregos da Secretaria para realizar o cadastro até quinta-feira (23). A sede da Secretaria de Trabalho e Renda fica na Rua Valdenir Henringer da Silva, 197, Centro, e funciona das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones 2778-1176 ou 2778-1791. “Trata-se de uma excelente oportunidade de emprego para quem está desempregado ou busca novos horizontes profissionalmente”, disse a secretária Alessandra Teófilo.

Evangélicos Criticam Malafaia Por Trazer Mike Murdock Ao Brasil


Nos últimos dias, vários blogs evangélicos fizeram duras críticas ao pastor Silas Malafaia por estar novamente trazendo ao Brasil o pastor Mike Murdock. A reação nas redes sociais indica que as pessoas já anteveem algum pedido financeiro que voltará a ser ecoado no meio secular.
A polêmica e as críticas tem surgido constantemente, desde que Malafaia começou a trazer ao seu programa pregadores como Mike Murdock e Morris Cerullo. Todas as vezes que esses televangelistas de fama internacional participaram do Vitória em Cristo, surgiram polêmicas.
Tudo começou em 2009, com o lançamento da Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira onde Morris Cerullo trouxe uma revelação: como era o ano “9”, a oferta que ele pediu foi de R$ 900 reais.
Na primeira visita de Murdock, em 2010, foi o lançamento de um plano para arrecadar R$ 1 bilhão. O dinheiro seria empregado em evangelização em todo o mundo e manutenção de programas de TV em pelo menos 140 países. Malafaia batizou o plano de “Clube de 1 milhão de Almas“. Cada fiel que aceitasse colaborar teria de doar R$ 1.000. O site do Clube ainda está no ar, mas registra que só foram alcançadas 67.315 almas.
Mike Murdock também ensinou na época sobre finanças e disse que as pessoas que fizessem doações veriam toda a sua família ser salva e que apareceria alguém muito rico para abençoar o ofertante.
Em 2011, foi a vez do Programa Vitória em Cristo mostrar o pastor Morris Cerullo trazendo uma revelação sobre “um tempo extraordinário de Deus” e pedindo que os telespectadores fizessem uma oferta especial de R$ 911 reais. Cerullo explicou que o número 11 tem uma significância profética, pois o ele significa “nada faltando”, por isso a oferta terminava com 11. Em troca o doador receberia uma Bíblia de Oração.
Já em 2012 teve a volta de Murdock, com ênfase no recebimento dos dons do Espírito de Deus. Foi colocado um desafio financeiro para ajudar a dar continuidade nos trabalhos da Associação Vitória em Cristo. Convidou os fiéis a assumir um compromisso mensal a partir de R$ 30, mas o pastor americano pediu para que 3.000 fizessem um desafio de ofertar R$ 1.000.
No ano passado, o pastor Murdock fez o lançamento da campanha “Campeões da Fé”, onde foi prometida uma visitação extraordinária do Espírito Santo e a cura de doenças. A oferta era de R$1.000,00. O conferencista americano pediu que 3 mil pessoas participassem deste projeto, o que renderia pelo menos R$3 milhões. Quem aceitasse seu desafio, receberia o livro “O Desígnio” de sua autoria. Alertou ainda que os empresários que dessem R$ 12.000 veriam seus negócios dobrar.
Para 2014 o pastor Malafaia já anunciou que em dois sábados, 1 e 8 de fevereiro, os telespectadores poderão assistir no programa Vitória em Cristo mais uma vez os ensinamentos do Dr. Mike Murdock. O convidado falará novamente sobre dinheiro e, segundo o site do programa, lançará novamente a campanha Campeão da fé, que consiste em uma aliança de fé com Deus.
Certamente o programa causará polêmicas como das outras vezes, afinal por ser adepto da chamada Teologia da Prosperidade, Murdock recebe críticas por onde passa. O ex-missionário Brian “Trey” Smith, que trabalhou com ele, publicou um livro-bomba chamado “Thieves: A dirty TV pastor and the man who robbed him” [Ladrões: um pastor da TV desonesto e o homem que o roubou], onde descreve, com riqueza de detalhes, os bastidores do ministério de Murdock e sua obsessão, a exemplo de Salomão, por mulheres e riquezas. Entre as muitas acusações está a que Murdock explora as pessoas ao fazer promessas em nome de Deus, enquanto mantém uma mansão no Texas, com vários carros de luxo na garage, tem seu próprio avião e vive acompanhado de prostitutas de luxo.
Fonte: Gospel Prime
Nota: Tenho um carinho enorme pelo pastor Malafaia! No inicio da minha jornada de conversão (quando ainda não conhecia a doutrina e a teologia da igreja Adventista do Sétimo Dia), ele foi fundamental através de seus programas televisivos. E assim como aconteceu comigo, oro que muitas pessoas sejam tocadas pela Palavra de Deus. E unicamente pela Palavra!
Mas, mesmo com todo carinho nutrido por ele não posso me omitir em dizer que isto que está sendo feito, é comércio! Estipular valores… Pedir doações? (Doação é para instituição de caridade!) Na igreja, dizimamos e ofertamos, como ensina a bíblia! É uma questão de fidelidade. É o nosso reconhecimento de Deus como Supremo Criador do céu, mar e Terra. E daquilo que Ele nos dá, devolvemos a décima parte (o dizimo, 10% conforme as Escrituras declaram: “Este monumento será um lugar de culto – como casa de Deus. Jacó terminou a promessa, dizendo: E, ó Senhor, eu devolverei a décima parte de tudo que me der! “ Gênesis 28:22). E a oferta como reconhecimento do sacrifício de Cristo por nós (“Todos os israelitas que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram ao Senhor ofertas voluntárias para toda a obra que o Senhor, por meio de Moisés, ordenou-lhes que fizessem.” Êxodo 35:29).
“Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2 Corintios 9:7). Resolver no coração é fazer algo no seu intimo, sem que isto seja do conhecimento de terceiros. Alegar que ‘tais’ bençãos serão alcançadas por ofertar determinado valor, faz com que o cristão oferte por obrigação ou interesseE esta prática é completamente oposta ao principio da oferta voluntaria.
E o texto continua: ”E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que onecessário para fazerem todo tipo de boas obras.” (2 Corintios 9:8). Se analisarmos o texto vemos que a bíblia diz que o Senhor pode dar mais, não que Ele dará por alguém ter ofertado. O texto enfatiza que Deus vai nos auxiliar com aquilo quenecessitamos e ainda pode ser mais que o necessário. Com a condição de serem feitasboas obras, ou seja, um serviço caridoso para a propagação do Evangelho e auxilio dos necessitados. Não para suprir os desejos egoístas dos homens!
Certamente, a pseudo teologia de prosperidade continua se prevalecendo da inocência e ignorância de muitos, pela negligência do conhecimento da Palavra de Deus. E também daqueles, que se ‘aproximam’ de Deus (mas o Senhor conhece os sinceros) com o desejo (ganancioso) de obterem riquezas.
Irmãos, tenham em mente uma coisa, “Nem tudo que reluz é ouro”. E nem toda benção provém de Deus, muitos estão sendo enganados por satanás, banqueteando-se com osmanjares do rei (Daniel 1:5) achando que estão recebendo dadivas Divinas.
Não se aproxime de Deus pensando no que Ele pode te dar. Mas esteja sempre grato por aquilo que Ele já te deu. O sacrifício de Seu Filho, Jesus Cristo, a reconciliação como filho e a oportunidade de uma nova vida, a eterna. A maior dadiva que qualquer Cristão pode receber. [SM]

A Ilusão Da Pornografia

A ex-atriz pornô Shelley Lubben, em seu livro Truth Behind the Fantasy of Porn (A Verdade por Trás da Fantasia da Pornografia), afirma que a pornografia é “a maior ilusão do mundo”. Segundo ela, muitas mulheres desse universo bebem e usam drogas para poder fingir que gostam do que fazem. Embora a indústria do sexo tente pintar outra realidade, Shelley revela que “as mulheres estão com uma dor indizível por ser espancadas, cuspidas e xingadas. [...] Pornografia é nada mais do que sexo falso, contusões e mentiras em vídeo. Confie em mim, eu sei”. No livro, Shelley traz testemunhos de outras ex-atrizes, como o de Michelle Avanti, que em sua primeira cena tentou voltar atrás: “Um ator disse que eu não poderia voltar atrás porque havia assinado um contrato”, disse Michelle. “Fui ameaçada de que se não fizesse a cena seria processada em uma enorme quantia em dinheiro. Acabei tomando doses de vodca para fazer a cena. Como eu fazia mais e mais cenas, abusei da prescrição de pílulas que me eram dadas a qualquer momento por diversos médicos em San Fernando Valley.”
Shelley diz que muitas mulheres acabam nesse mundo por culpa da extrema erotização da sociedade. “Onde mais poderia uma criança que foi hipersexualizada ter tanta atenção? Os olheiros da pornografia ficam à espreita pesquisando online por anos os perfis e predando as desavisadas fêmeas sexualizadas. Fingindo ser adolescentes ou admiradores do sexo masculino, postam palavras lisonjeiras [...] e as adolescentes emocionalmente carentes rapidamente caem na armadilha.”
Jennifer Case é outra atriz que deixou a indústria do sexo, segundo ela, “pela graça de Deus”. Hoje ela também milita contra a pornografia e diz aos homens: “Há uma pessoa real do outro lado das imagens que você está vendo, e você está destruindo a vida dela e a vida dos filhos dela.” Numa entrevista para o site The Porn Effect, Case testemunha de sua própria experiência sobre os malefícios que a indústria pornográfica provoca nas mulheres envolvidas. Ela diz que ficou traumatizada, oprimida e se sentindo abusada. Assim como outras atrizes desse segmento, ela também se tornou viciada em drogas e precisava do dinheiro da pornografia para continuar alimentando o vício. Além disso, ela teve que lidar com doenças sexualmente transmissíveis. “Tive muitas infecções diferentes o tempo inteiro. Deixei Hollywood porque fiquei muito doente por causa da clamídia. Meu abdome doía tanto que tive que voltar para casa”, disse ela.
Aliás, falando em doença… o Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, em setembro de 2009, publicou relatórios surpreendentes de 2.396 casos de clamídia, 1.389 casos de gonorreia e cinco casos de sífilis entre artistas pornôs. Entre 2004 e 2008, repetidas infecções foram relatadas por 25,5% dos indivíduos. Também foi relatado que a prevalência de clamídia e gonorreia em artistas pornô é dez vezes maior em Los Angeles.
Mercado que só cresce
A despeito dos riscos relacionados com a pornografia (para quem faz e para quem vê), segundo matéria publicada no site LifeSiteNews, a produção e a venda de conteúdos pornográficos atualmente representam a sétima maior indústria dos Estados Unidos. “Novos vídeos e páginas de internet são produzidos a cada semana, com a revolução digital trazendo um grande número de novos sistemas de distribuição. Toda nova plataforma digital se torna uma oportunidade de marketing para a indústria pornográfica.”
Os rendimentos anuais da indústria pornográfica chegam perto dos 15 bilhões de dólares, nos Estados Unidos, e quase 100 bilhões ao redor do mundo. Essa indústria é maior do que Microsoft, Google, Amazon, eBay, Yahoo!, Apple, Netflix e EarthLink juntas. Perto de 50 milhões de norte-americanos adultos visitam regularmente sites de sexo virtual. De acordo com o National Council on Sexual Addiction and Compulsivity (Conselho Nacional sobre o Vício e a Compulsividade Sexuais), existem mais de 20 milhões de viciados em sexo nos Estados Unidos, 70% dos quais afirmam ter problemas de comportamento sexual virtual.
De acordo com pesquisas do Barna Group, quase 40% dos adultos acreditam não haver qualquer imoralidade em ver material de sexo explícito. Além disso, aproximadamente um a cada quatro acredita que não deveria haver restrições quanto à pornografia ou ao seu acesso. “Infelizmente, 28% dos cristãos acreditam que, mesmo com o que está escrito em Mateus 5:28, não há nada de errado em ver pornografia”, diz Regis Nicholl, colunista do site BreakPoint. “O mais triste é descobrir que por volta de 50% dos cristãos e 40% de seus pastores admitem ter problemas com a pornografia”, revela.
E o problema começa cada vez mais cedo. As palavras “sexo” e “pornô” estão entre as dez mais procuradas por crianças na internet. O ranking foi feito pela empresa de segurança Symantec, que identificou as cem principais buscas feitas durante quatro meses, por meio de seu serviço de segurança familiar OnlineFamily.Norton, que supervisiona o que as crianças e os adolescentes fazem na internet. A palavra “sexo” aparece em quarto lugar e “pornô” em sexto.
Por esse e outros motivos, é preciso orientar as crianças com respeito ao uso da internet. Gregory Smith, vice-presidente e diretor executivo de informação do Departamento de TI da World Wildlife Fund, em Washington, DC, escreveu o livro Como Proteger Seus Filhos na Internet (Editora Novo Conceito). Para ele, deixar a criança diante de um computador com acesso à internet, sem qualquer tipo de monitoração, é a mesma coisa que colocá-la numa esquina e não ficar vendo o que acontece. Em seu livro, ele apresenta os riscos da internet, inclui detalhes de tragédias recentes do mundo real (inclusive um diálogo explícito mantido entre um predador sexual e uma adolescente, o que torna a leitura não recomendável para crianças) e revela alguns segredos das atividades online.
Efeitos
Um grande número de jovens consumidores de pornografia na internet está sofrendo de ejaculação precoce, ereções poucos consistentes e dificuldades de sentir desejo com parceiras reais, é o que afirma reportagem publicada na revista Psychology Today. Pesquisa feita pela Universidade de Pádua, na Itália, indicou que 70% dos homens jovens que procuravam neurologistas por ter um desempenho sexual ruim admitiam o consumo frequente de pornografia na internet.
Outros estudos de comportamento sugerem que a perda da libido acontece porque esses grandes consumidores de pornografia estão abafando a reposta natural do cérebro ao prazer. Anos substituindo os limites naturais da libido por uma intensa estimulação acabariam prejudicando a resposta desses homens à dopamina. Esse neurotransmissor está por trás do desejo, da motivação – e dos vícios. Ele rege a busca por recompensas. Uma vez que o prazer está fortemente ligado à pornografia, o sexo real parece não oferecer recompensa. Então essa seria a causa da falta de desejo em muitos homens.
Em seu site, Nicholl publicou o testemunho de um homem que escreveu: “Desde que coloquei internet de alta velocidade em casa, comecei a ver muito mais pornografia e meu desejo e desempenho sexuais diminuíram lentamente. Agora está se tornando um problema real. Eu simplesmente não fico tão excitado quanto ao sexo como de costume e parece que perco o interesse depois de alguns minutos.”
William Struthers, da Faculdade Wheaton, explica que “os homens parecem ter sido feitos de tal maneira que a pornografia sequestra o funcionamento adequado de seu cérebro e tem efeito de longo prazo em seus pensamentos e vida”. Struthers é psicólogo com formação em neurociência e especialidade de ensino nas bases biológicas da conduta humana. No livro Wired for Intimacy: How Pornography Hijacks the Male Brain (Programado Para a Intimidade: Como a pornografia sequestra o cérebro masculino), ele se vale da neurociência para explicar por que a pornografia é uma grande tentação para a mente masculina. “A explicação mais simples da razão por que os homens veem pornografia (ou procuram prostitutas) é que eles são levados a procurar intimidade”, explica ele. O impulso para obter intimidade sexual foi dado por Deus e é essencial para os homens, reconhece ele, mas é facilmente mal direcionado. Os homens são tentados a buscar “um atalho para o prazer sexual por meio da pornografia” e acham que dá para se acessar esse atalho com facilidade.
Num mundo de pecado, a pornografia se torna mais do que uma distração e uma distorção da intenção de Deus para a sexualidade humana. Torna-se um veneno viciante. Struthers explica: “Ver pornografia não é uma experiência emocional ou fisiologicamente neutra. É fundamentalmente diferente de olhar para fotos em preto e branco do Memorial Lincoln ou olhar um mapa colorido das províncias do Canadá. Os homens são reflexivamente atraídos para o conteúdo de material pornográfico. Como tal, a pornografia tem efeitos de grande repercussão para estimular um homem à intimidade. Não é um estímulo natural. Atrai-nos para dentro. A pornografia é indireta e voyeurística em sua essência, mas é também algo mais. A pornografia é uma promessa sussurrada. Promete mais sexo, melhor sexo, infinito sexo, sexo conforme os desejos, orgasmos mais intensos, experiências de transcendência. [...] [A pornografia] atua como uma combinação de múltiplas drogas.”
Segundo Struthers, quando o homem vê imagens pornográficas, essa experiência cria novos padrões na programação do cérebro, e experiências repetidas formalizam a programação. “Se eu tomo a mesma dose de uma droga repetidas vezes e meu corpo começa a tolerá-la, precisarei tomar uma dose mais elevada da droga a fim de que tenha o mesmo efeito que tinha com uma dose mais baixa, na primeira vez”, explica o psicólogo.
Mas o problema não se restringe aos homens. Pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Tennessee, nos Estados Unidos, recrutaram 308 universitárias heterossexuais, entre 18 e 29 anos, para completarem um questionário online. Elas responderam questões sobre a qualidade do namoro, satisfação sexual e autoestima. Segundo matéria publicada no site da revista Superinteressante, “o resultado mostrou uma relação entre felicidade, autoestima e filmes pornôs. Quanto mais pornografia os namorados ou maridos viam, maior era a chance de ter um relacionamento infeliz. Quem reclamou sobre o vício exagerado do namorado em assistir a vídeos pornôs mostrou autoestima mais baixa e insatisfação com o namoro e com a vida sexual. De tanto se compararem (ou serem comparadas) às moças dos filmes, elas ficam mais inseguras com o desempenho na cama ou com o próprio corpo”.
A verdade é que a pornografia traz um estresse enorme para o relacionamento, principalmente no casamento. “É comum que a esposa do usuário expresse sentimentos de traição, desconfiança e perda de autoestima. Com frequência, tais sentimentos levam à depressão clínica com feridas psicológicas e emocionais duradouras. Com o surgimento da desconfiança e da ferida, muitas mulheres decidem pelo divórcio”, diz Nicholl.
Para ter uma dimensão do problema em números: dois terços dos advogados presentes na reunião de 2003 da Academia Americana de Advogados Matrimoniais disseram que a pornografia virtual estava envolvida na metade dos casos que representaram. “Considerando as consequências negativas do divórcio, sentido principalmente pelas mulheres e crianças, a pornografia, contrariando o movimento do livre arbítrio, é uma doença social grave”, compara Nicholl.
Pornografia e violência
A socióloga americana Gail Dines é uma das fundadoras do movimento Stop Porn Culture, dá aulas de sociologia e gênero na Faculdade Wheelock, em Boston, e é uma grande crítica da indústria pornográfica. Em seu livro Pornland (Terra do Pornô), ela levanta uma hipótese perturbadora: os filmes pornográficos, acessados pela internet por qualquer adolescente, seriam os responsáveis pelo aumento de casos de violência sexual contra a mulher e contra crianças. “Os estudos mostram que entre 40% e 80% dos homens que fazem download de pornografia infantil acabarão se envolvendo em algum tipo de abuso contra menores”, disse Gail ao site Mulher 7×7.
“As imagens têm um impacto profundo sobre nós. Isso não significa que um cara que se masturba vendo pornografia irá estuprar uma mulher. Mas os estudos mostram que no caso de homens inclinados a praticar violência sexual, quanto mais pornografia eles assistirem, maior é a chance de eles cometerem crimes”, diz Gail na entrevista. “Já entrevistei muitos desses agressores e tenho certeza absoluta de que o crescimento da divulgação de materiais pornográficos usando crianças – ou explorando o universo infantil – está aumentando a violência sexual contra crianças. Algumas pesquisas mostram que entre 40% e 80% dos homens que baixam da internet pornografia infantil acabarão se envolvendo em algum tipo de abuso contra menores. Os estudos definitivamente sugerem que há uma ligação”, completa ela.
De acordo com a professora, a pornografia relaciona sexualidade ao menosprezo pelas mulheres. “É uma combinação muito ruim, especialmente quando pensamos que os meninos veem pornografia pela primeira vez por volta dos 13 anos. O que significa para um menino que ainda está desenvolvendo sua sexualidade ver esse tipo de pornografia? Quanto mais erotizamos essas imagens, mais dizemos aos homens que é dessa maneira que eles devem tratar as mulheres, que eles devem achar isso excitante. E os garotos vão construir sua identidade sexual em torno dessas imagens.”
Em seu site, o ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, Rick Santorum, afirmou que a pornografia naquele país é uma “pandemia”. “Ela contribui para a misoginia e a violência contra as mulheres. É um fator que contribui para a prostituição e o tráfico sexual”, escreveu.
E tem mais: número significativo de pessoas envolvidas com a indústria da pornografia no cinema e na internet é vítima de tráfico internacional de humanos. O Departamento Estadual Americano registra que há mais de 12 milhões de escravos modernos, aproximadamente 1,5 milhão dos quais são forçados para o mercado do sexo.
Apelo de quem sabe o que diz
A ex-atriz Jennifer Case admite que os consumidores de pornografia têm parte da culpa pelas mazelas sofridas pelos envolvidos com esse mundo, mas ela diz que compreende que só com a ajuda de Deus os homens conseguem sair do vício, assim como foi com a ajuda de Deus que ela deixou essa indústria. “Homens, Deus ama vocês! Eu amo vocês também e sempre orarei por todos vocês, para que as cadeias sejam quebradas”, diz ela. “Você é escravo da pornografia tanto quanto qualquer atriz pornô. Se você está vendo pornografia ou está viciado em pornografia, você está tentando encher um vazio dentro de você que só Deus pode preencher. Toda vez que você vê pornografia, você está aumentando o vazio, e você destruirá sua vida.”
Ela diz ainda que a pornografia é “maligna” e “é uma droga, veneno e mentira”. “Se você pensa que poderá guardá-la no escuro, Deus a tirará para fora, para a luz, para deter você e curar você.”
Num apelo muito franco, Case diz que “essas mulheres [do mundo pornográfico] são preciosas e merecem ser amadas exatamente como vocês [homens] merecem. Há uma pessoa real do outro lado das imagens que você está vendo, e você está destruindo a vida dela e a vida dos filhos dela. Em toda pornografia existe a filha de alguém. E se fosse a sua filhinha? Você pode realmente estar ajudando na morte de alguém! Atores e atrizes pornôs morrem o tempo todo de aids, overdose de drogas, suicídio, etc. Por favor, parem de olhar pornografia.”
Impressionam os apelos sinceros de mulheres como Shelley Lubben e Jennifer Case. Elas sabem que, como qualquer vício, o da pornografia geralmente começa com o descuido e a curiosidade e vai se aprofundando, até que a pessoa se dá conta de estar escravizada pelo hábito destrutivo. O alcoólico deve ficar longe do álcool. O toxicômano deve passar longe das drogas. E o viciado em pornografia também deve tomar medidas preventivas. Se o problema é a internet, deve-se acessá-la sempre acompanhado de outras pessoas, limitar o tempo de navegação, ser muito focado e específico no uso (evitando navegar a esmo por aí) e colocar filtros no computador.
Finalmente, e mais importante: como disse Jennifer, só com a ajuda de Deus se pode conseguir a libertação do vício. Portanto, se você vive esse drama, intensifique sua comunhão com Deus por meio da oração sincera, do estudo devocional diário da Bíblia, das boas companhias e da frequência regular à igreja. Quando Jesus controla nossa mente, os pensamentos e desejos se tornam puros e corretos.

Relativismo Jaz A Porta

Amigos, desde meados, especialmente, dos anos 60 grandes mudanças têm ocorrido na religião, educação, família, na arte, e consequentemente no próprio conceito sobre cultura. O que é cultura? Quais os paradigmas que constroem uma cultura? Desde a entrada violenta do relativismo não se sabe mais o que é cultura. Aliás, como bem expressou o renomado filósofo Allan Bloom, “até a falta de cultura é chamado de cultura”.
Vivemos na era do intelectualismo dos prazeres e do anti-intelectualismo da razãoA arte do pensar foi substituída pelo entretenimento. A sensualidade tem se tornado (se já não se tornou), o motor de todas as escolhas. A escola somente é desejável porque lá tem garotos e garotas sensuais e dispostas ao sexo; os centros universitários se tornaram em pré encontros de diversão sexual; as bibliotecas estão se transformando em pontos estratégicos para namoricos secretos, já que muitos pais, com seus pensamentos retrógrados ainda reprimem a liberdade plena de suas filhas adolescentes.
A mídia abandonou a ética e o respeito televisivo, e, hoje, enaltece e populariza o fútil, o externamente agradável e ridiculariza o sensato, o bom caráter e o bom senso. Sem nenhuma censura, explora, incentiva e massifica a libertinagem sexual sem limites, a violência e o misticismo.  Resultados? Todos, desde um simples remorso, traumas e crises psicológicas até a gravidez indesejada, aborto, uso de drogas, atos inconsequentes, criminalidades, e, por fim, o suicídio. Por fazer menção ao suicídio, segundo David Wells,  nos últimos 10 anos, o suicídio entre jovens aumentou “terrificantemente” 200%, se tornando hoje, em escala ascendente, na terceira maior causa de mortes entre eles.
Isto não indica que algo estranho esteja ocorrendo desde a entrada da era pós-moderna? Será que, com tantos números assustadores, o mundo não esteja sendo preparado para entrada de uma nova cosmovisão? Enquanto este novo conceito de vida não chega, seguimos desfrutando da cultura dos desculturados; da cultura do anti-intelectualismo; da cultura do que não é cultura;  da cultura do imediato; e por fim, da cultura dos atos inconsequentes. Como bem ilustrou Jean-Noel Robert, que a cultura se tornou um dos meios de acesso aos prazeres (Os prazeres de Roma, p. 203). Estamos passando pelo relativismo cultural para entrar na era do irracionalismo cultural, ou as duas coisas ao mesmo tempo.
A pergunta ainda permanece: O que é cultura? Ou pelo menos o que era… Sob o âmbito espiritual, vale lembrar que, no céu, é exatamente isto que foi disseminado por Lúcifer levando-o a rebelião contra Deus. A ideia de viver livre das leis divinas (relativismo), a princípio parecia filosoficamente e politicamente correta e interessante, mas, os resultados foram desastrosos. Esta mesma filosofia é ensinada em nossos dias, ou seja, suas estratégias não mudaram. Bom, mas o que isto tem a ver com as mudança de paradigmas religiosos? A resposta é tudo, pois, nossos princípios, embora fruto de uma cosmovisão judaica-cristã, também é influenciada pelo paradigma atual. A pressão dos costumes e a da suposta cultura de nosso tempo tem diluído a importância, valor e substância dos princípios que sustentam, ou deveriam sustentar o alicerce do “Assim diz o Senhor”.
O existencialismo dando um braço ao secularismo e o outro ao relativismo tem transformado o cristianismo a imagem do próprio homem, seus desejos, entretenimentos e ambições. Embora o adventismo esteja alguns passos atrás das grandes mudanças no meio evangélico, é inevitável perceber que  temos avançado, mesmo que lentamente, para a mesma direção. O que era repudiado por muitos adventistas na geração anterior, no meio evangélico e no mundo, hoje, é contemplado e defendido com apreço. Música mundanas com letras religiosas, entretenimentos a custa de princípios, shows e costumes mundanos como parte da experiência cristã são alguns dos itens deste banquete.  No entanto, para aqueles que estudam as profecias, não podem ser surpreendidos, pois, mornidão, sacudidura e mundanismo são as principais características que pintam o quadro profético da igreja “verdadeira” em pleno tempo do fim. Portanto, se Deus ainda não sacudiu a sua igreja, pode significar que coisas piores ainda virão.
Perceba as mudanças, defender valores e princípios em nossos dias é, infelizmente, invalidar o amor e a satisfação das pessoas. Aliás, o lema dos cristãos de nosso tempo é “examinai o coração”, pois, “examinar as escrituras” é teologia ultrapassada. Sob a roupagem do amor e da felicidade, infelizmente, se pratica as piores insanidades e se invalida os pequenos ou grandes princípios claramente escritos. Mas, lamento em decepcionar os relativistas e existencialistas, mas, O AMOR NÃO INVALIDA A VERDADE e quem determina o equilíbrio é Deus em Sua palavra. “Está Escrito”, e “sim sim, não não”, é a nota tônica do equilíbrio cristão verdadeiro. Portanto, se seguir este princípio em nossos dias já é considerado fanatismo ou radicalismo, então aguarde, porque coisas piores ainda virão e, ainda, serão defendidas como equilíbrio teológico por aqueles que buscam mais a satisfação do que a