sábado, 22 de fevereiro de 2014

Cai o mito: café da manhã reforçado não ajuda na dieta

Estudo alemão diz que quem come mais no café da manhã não se alimenta melhor nas demais refeiçõEST

Foto: Getty ImagesAmpliar
Equilíbrio entre as refeições ainda é a melhor pedida para emagrecer
Diz a sabedoria popular que tomar um belo café da manhã pode manter você satisfeito durante o dia. Também acredita-se que esse desjejum reforçado evitaria comer demais nas outras refeições. Mas um novo estudo alemão deruba essa ideia.
Volker Schusdziarra, pesquisador do Centro de Medicina Nutricional em Munique, pesquisou a dieta diária de 380 pessoas. Entre os participantes, 280 eram obesos e 100 estavam no peso ideal. Todos fizeram diários sobre o que comeram em um período de 10 a 14 dias.
Os investigadores descobriram que os hábitos alimentares no café da manhã variam muito. De vez em quando as pessoas pulam o café, em outros momentos comem demais e outras vezes comem pouco.
No entanto, aqueles que comeram grandes quantidades no café da manhã – definido por uma refeição com 400 calorias a mais do que um café “normal” – acabaram ganhando essas 400 calorias no fim do dia.
A única mudança observada pelos pesquisadores foi que algumas pessoas deixavam de comer um lanche intermediário pela manhã quando tomavam um ótimo café, mas isso não compensa as calorias extras consumidas anteriormente. O estudo foi publicado no “Nutrition Journal”.“Os resultados dos estudos mostraram que pessoas comem o mesmo no almoço ou no jantar, independente do que consumiram no café da manhã”, disse Schusdziarra, no material de divulgação.

Como perder peso de forma inteligente

Nutricionista ensina sistema prático de objetivos para quem quer iniciar um regime

Foto: Getty ImagesAmpliar
Dieta: traçar metas específicas e factíveis ajuda a manter uma alimentação regrada
A essa altura, as resoluções do Ano Novo já devem estar quase apagadas da memória – o que faz dessa uma boa hora para repensá-las, principalmente para quem tomou a decisão de emagrecer.
A nutricionista Brittany Glassett, do Porter Adventist Hospital de Denver (EUA), sugere estabelecer objetivos por meio de um sistema que ele define como SMART – sigla que, em inglês, significa: específico, mensurável, atingível, realista e oportuno (specific, measurable, attainable, realistic and timely).
No quesito especificidade, por exemplo, não planeje simplesmente alimentar-se melhor. Trace uma meta específica, como reduzir a ingestão de fast food a três vezes ao mês, por exemplo.
Anote seus objetivos e concentre-se em um ou dois de cada vez para evitar o esgotamento. Continue seguindo estes objetivos até alcançá-los, lembrando-se que uma mudança de hábito leva cerca de três semanas.
Glassett também criou uma lista de seis pequenas mudanças que, segunda ela, fazem uma grande diferença:Glassett também sugere pensar em miniobjetivos. Em vez de dizer que irá perder 25 quilos de uma vez, considere perder 2,5 quilos nas próximas quatro semanas. Peça o apoio de amigos e familiares: compartilhe com eles seus objetivos, aceitando ser relembrado sobre os mesmos por eles.
- Consuma mais grãos integrais, que contêm fibras benéficas para o coração – além de vitaminas e minerais. As fibras ajudam a controlar a fome entre as refeições
- Adicione frutas e verduras que dão cor às refeições. Experimente colocar três cores vivas no prato
- Não pule refeições e, em vez de fazer poucas refeições mais pesadas, faça pequenas refeições a cada três ou quatro horas
- Reduza o consumo de refrigerantes, sucos e bebidas à base de café muito calóricas, que costumam conter muitas calorias vazias
- Substitua o óleo vegetal por óleo de canola ou azeite de oliva, melhores opções para o coração.
- Mantenha um diário sobre sua alimentação, mesmo que seja por apenas alguns dias da semana
Estudos mostram que as pessoas que fazem um acompanhamento por escrito da alimentação têm mais sucesso na perda e manutenção de peso.

Frutas cítricas ajudam a emagrecer

Alimento tem fibras solúveis que reduzem a absorção de gorduras no organismo


Foto: Getty Images
Cítricos: eles aumentam a sensação de saciedade e contêm fibras que funcionam como uma esponja, absorvendo a gordura dos alimentos
As frutas cítricas são importantes aliadas para quem deseja emagrecer. Elas têm propriedades capazes de reduzir a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo, além de aumentarem a sensação de saciedade.
Isso tudo é possível graças às fibras solúveis. “Toda fruta cítrica é uma fonte rica neste tipo de fibra”, afirma nutricionista Patrícia Ramos, coordenadora do serviço de nutrição e gastronomia do Hospital Bandeirantes.
Existem vários tipos de fibras solúveis, como goma guar e mucilagens, mas a pectina é a principal. “Ela retém água e forma uma espécie de gel no estômago”, explica a nutricionista.
Esse gel torna o esvaziamento gástrico mais lento. “E isso aumenta a sensação de saciedade. Quer dizer que a pessoa se sente satisfeita por mais tempo depois que come”, esclarece.
Ao diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico, as fibras solúveis colaboram para que os açúcares (glicose) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. É uma vantagem para quem deseja emagrecer. “Também é uma propriedade interessante para diabéticos”, ressalta Patrícia.
Esponja de gordura
O gel de pectina age como uma espécie de esponja de gordura. “Ele se liga aos lipídios, fazendo com que parte deles seja excretada pelo organismo, em vez de absorvida”, explica. Quem sofre de colesterol alto, por exemplo, pode se beneficiar disso.
Para aproveitar ao máximo as frutas cítricas, o ideal é comê-las de forma fracionada durante o dia. “Isso favorece a presença constante delas no organismo”, afirma Patrícia.
Dose certa
Uma laranja tem em média 0,3 grama de fibras solúveis. Já uma banana prata, apesar de não ser uma fruta cítrica, é um pouco mais rica, tem 0,5 grama por unidade. As demais frutas cítricas (kiwi, abacaxi, acerola, limão, tangerina e maracujá) têm doses semelhantes de fibras.
“Mas precisamos de pelo menos 6 gramas por dia de fibras solúveis, dentro do total de 25 gramas de fibras em geral”, recomenda.

Pele mais bonitaPara atingir essa marca, a nutricionista sugere misturar farelo de aveia aos sucos de frutas cítricas ou outros alimentos durante o dia. Em cada duas colheres de sopa de farelo de aveia há 3 gramas de fibras solúveis. Vale lembrar que o suco não deve ser coado para que não haja perda das fibras, presentes no bagaço.

Outra vantagem das frutas cítricas é a presença de vitamina C em quantidades elevadas. Essa substância favorece a oxigenação da pele, o que ajuda a prevenir varizes e celulite. A vitamina C também é uma poderosa antioxidante e combate a formação de radicais livres no organismo.
“Isso retarda o envelhecimento precoce das células e favorece o sistema vascular, ajudando a prevenir infartos e derrames cerebrais”, afirma a nutricionista Lúcia Helena Lista Bertonha, do Conselho de Nutricionistas de São Paulo.
Além disso, a vitamina está diretamente relacionada com o sistema imunológico e é rica em água.
Quando evitar
Lúcia explica que o consumo constante de frutas cítricas, pela própria acidez característica do alimento, pode provocar sensibilidade excessiva nos dentes. “A pessoas acaba sentindo dor em contato com o ar ou com alimentos quentes”, afirma.
Azia, refluxo gástrico e estomatite, entre outros problemas gástricos, também podem ser causados ou agravados por frutas cítricas. “Nestes casos, o melhor mesmo é reduzir bastante o consumo das frutas ou até suspendê-lo por um período”, recomenda. “Pacientes em tratamento contra o câncer costumam ter esses problemas”, acrescenta.

Outros estudos sobre esses alimentos, conta Lúcia, sugerem uma relação entre frutas cítricas e enxaqueca. As crises da doença podem ser desencadeadas pelo consumo desses alimentos, mas ainda há pouca literatura médica sobre o assunto.

Suplementos alimentares podem ajudar mulher a emagrecer

Produtos também são uma boa alternativa para evitar fraturas por estresse

Foto: Thinkstock/Getty Images
Suplemento de óleo de peixe é rico em ômega-3
Os suplementos alimentares podem ser uma alternativa para mulheres que praticam exercícios. E não pense que isso vale apenas para competidoras profissionais ou aficionadas por musculação.
Qualquer pessoa está sujeita a desequilíbrios entre ingestão e gasto de nutrientes, condição que vai prejudicar os resultados desejados, como perda de peso ou ganho de condicionamento físico. “Existem suplementos que ajudam a restabelecer este equilíbrio”, afirma Juliana Rangel, nutricionista funcional da academia Contours.
Uma situação recorrente, conta Juliana, acontece com mulheres que ingerem alimentos gordurosos com frequência. “A gordura dificulta a absorção de nutrientes”, revela. O mesmo acontece quando o sistema digestivo está repleto de toxinas. “Elas têm uma estrutura semelhante a da gordura”.
Nestes casos, a nutricionista recomenda suplementos com óleo de linhaça ou de peixes, por serem ricos em ômega-3. “Este tipo de suplemento combate o processo inflamatório do intestino e ajuda a recuperar o equilíbrio entre bactérias ruins e bactérias benéficas ao processo digestivo”, detalha.
Para evitar o retorno das bactérias prejudiciais, a nutricionista recomenda ainda uma reeducação alimentar para ajustar a quantidade de gordura, de sal e de açúcar refinado.
Além de combater as bactérias ruins, é preciso favorecer a proliferação das bactérias boas. Em alguns casos, a nutricionista recomenda suplementação com biomassa de banana verde, um nutriente benéfico às bactérias naturais do organismo.
“O suplemento é dado por um período curto, de semanas ou meses. Ele não é usado constantemente”, diz. Com o sistema digestivo equilibrado, a absorção de nutrientes melhora.
Isso combinado com uma alimentação balanceada deve ser suficiente para dar “o combustível” necessário aos exercícios. Até rapidez com que os alimentos são metabolizados tende a aumentar, favorecendo quem deseja perder aquelas quilinhos a mais.
Cálcio
As mulheres também precisam dar atenção especial a um processo chamado de tríade da mulher atleta. Apesar do nome, esta síndrome pode acontecer com qualquer praticante de atividades físicas e gerar deficiência de nutrientes.
O problema é descrito pelos médicos como a combinação entre distúrbio alimentar, alterações no ciclo menstrual e perda de massa óssea. Essa condição não é exclusividade de pessoas que aderem a dietas radicais. Basta errar um pouco no regime e pronto: a deficiência alimentar já começa a afetar a menstruação.
Ciclo irregular ou até falta de menstruação gera alterações na absorção de cálcio, o que aumenta o risco de lesões como fraturas por estresse, aponta o ortopedista Ricardo Munir Nahas, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
“A falta de ferro é outro problema, que pode acontecer em praticantes de esportes aeróbicos”, aponta. Os sinais são cansaço fora de hora e fadiga. Para verificar a quantidade de ferro no corpo é preciso fazer exames como o hemograma ou a dosagem de ferritina. Em algumas situações, pode ser preciso usar suplementos.
Vegetarianos
Combinar exercícios de musculação com uma dieta livre de carnes requer atenção dobrada. Nahas explica que uma das principais fontes de energia necessária aos chamados exercícios anaeróbicos, aqueles da musculação, é a proteína. E esse é justamente o nutriente que pode faltar aos vegetarianos, visto que ele é encontrado principalmente em carnes.
Para ter certeza de que a suplementação de proteínas é necessária, é preciso verificar a quantidade e intensidade de exercícios feita pela mulher, além de avaliar toda a alimentação dela.
A vantagem de ganhar um pouco de massa muscular é que o metabolismo do músculo requer mais energia, mesmo quando em repouso. Isso ajuda a queimar calorias e manter o corpo em forma.

Como evitar fraturas por estresse

Exercício em excesso pode levar a lesões. Para não ter de parar, siga essas dicas

As fraturas por estresse são lesões comuns por excesso de treino e podem levar muito tempo para cicatrizar completamente.
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos dá as seguintes dicas para ajudar a reduzir os riscos:
- Defina metas de exercícios, com aumento gradual de intensidade e duração.
- Experimente fazer um treinamento cruzado, ou seja, treine outras modalidades aeróbias enquanto descansa de sua atividade principal, para evitar pressão demasiada sobre uma área específica do corpo.
- Siga uma dieta equilibrada e nutritiva, rica em cálcio e vitamina D. Leia também: carência de vitamina D não é notada e pode comprometer a saúde
- Use tênis de corrida com amortecimento suficiente. E certifique-se frequentemente de equipamento desportivo não está desgastado. Leia também: dicas sobre tênis e outros acessórios para caminhar e correr
- Pare de se exercitar e descanse por alguns dias se notar inchaço ou dor

Prefeitura divulga programação do Carnaval 2014


Programação contará com blocos, matinês, trios elétricos, escolas de samba e muita alegria 

A Prefeitura de Casimiro de Abreu concluiu o roteiro para as festividades do Carnaval 2014. Durante os cinco dias de folia estão programados desfiles de duas escolas de samba e de 18 blocos na cidade e nos distritos. A programação conta ainda com vários shows na sede de Casimiro e no distrito de Professor Souza. Quatro diferentes trios elétricos se apresentarão no Praião, a partir das 15 horas, em Barra de São João.
A programação carnavalesca é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. “Nosso objetivo é atender com alegria a todos os públicos de diferentes faixas etárias. Espero que todos os municípes e turistas curtam a folia com muita paz e consciência”, disse Oscar Pires Júnior, secretário de Turismo.  
O “esquenta” começa na sexta-feira, dia 28, com o trio elétrico sob o comando do músico Thiago Mastra, às 18 horas, no Praião. Já no distrito sede, a banda Nada Igual sobe ao palco, às 23horas. De sábado a terça-feira, às 18horas, haverá matinê na Praça As Primaveras, em Barra de São João, e na Praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu, com antigas marchinhas carnavalescas. 
Já no bairro Palmital, no segundo distrito, pela primeira vez a administração municipal incluiu uma programação de folia para os moradores. De sábado a terça-feira haverá matinê com música e recreadores, a partir das 18 horas.
PROIBIÇÃO DE CARRO DE SOM –  A Prefeitura de Casimiro de Abreu montará um esquema operacional durante os dias de folia no município. Somente no distrito de Barra de São João são esperadas cerca de 60 mil pessoas por dia no Carnaval. O Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) fará patrulhamento 24 horas por dia no intuito de coibir o barulho excessivo em carros que circulam na cidade. 
A fiscalização contra o som alto contará com o apoio das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. Em todas as noites, o público contará com o reforço da segurança feito por guardas e policiais, além de 140 profissionais terceirizados. Em Barra de São João, somente na apresentação de trio elétrico, haverá o patrulhamento de 55 seguranças e 10 cães treinados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. 
“Esperamos que as pessoas se divirtam, zelem pelo patrimônio público e respeitem as leis de trânsito. Não iremos tolerar qualquer ato de vandalismo. Vamos coibir o uso do carro de som, estacionamento irregular e carros e motos descaracterizados. Os veículos rebocados serão encaminhados para o depósito público”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

BARRA DE SÃO JOÃO

SEXTA-FEIRA (DIA 28/02)
Thiago Mastra – 18h - Trio Elétrico
Bloco Sukitão – 22h
 
SÁBADO (DIA 01/03)
Banda Me Puxa – 15h – Trio Elétrico
Bloco Inocente da Folia (Infantil) – 16h – Beira Rio
Matinê na Praça As Primaveras – 18h
Matinê com música eletrônica e recreadores – 18h – Palmital 
Bloco Vila Nova – 19h30
Bloco Art-Manha – 20h30
Bloco Os Tremendo – 21h30
Bloco Pau Podre – 22h30

DOMINGO (DIA 02/03)
Banda Tribal do Brasil – 15h – Trio Elétrico
Matinê na Praça As Primaveras – 18h
Matinê com música eletrônica e recreadores – 18h – Palmital 
Bloco Tartaruga do Vila – 19h
Bloco Cala Boca e Beija – 20h
G.R.E.S. Art–Flu – 22h

SEGUNDA-FEIRA (DIA 03/03)
Banda Me Puxa – 15h – Trio Elétrico 
Matinê na Praça As Primaveras – 18h
Matinê com música eletrônica e recreadores – 18h – Palmital 
Bloco Bandarra – 19h30
Bloco Vou Vomito e Volto – 20h30
Bloco Tô que Tô – 21h30

TERÇA-FEIRA (DIA 04/03)
Banda Prakatum – 15h – Trio Elétrico
Matinê na Praça As Primaveras – 18h
Matinê com música eletrônica e recreadores – 18h – Palmital 
Bloco Adocica – 14h30
Bloco Os Piratas – 19h30
Bloco Peixe Vagabundo – 20h30
Bloco Gavião – 21h30


CASIMIRO DE ABREU

SEXTA - FEIRA (DIA 28/02)
Banda Nada Igual – 23h

SÁBADO (DIA 01/03)
Matinê na Praça Feliciano Sodré – 18h
Bloco Só na Lata – 22h
Banda Me Puxa – 23h

DOMINGO (DIA 02/03)
Matinê na Praça Feliciano Sodré – 18h
G.R.E.S. Estrela do Oriente – 22h
Banda Nada Igual – 23h

SEGUNDA-FEIRA (DIA 03/03)
Matinê na Praça Feliciano Sodré – 18h
Bloco do Jegue – 22h
Banda Prakatum – 23h

TERÇA-FEIRA (DIA 04/03)
Matinê na Praça Feliciano Sodré – 18h
Bloco do Peru  - 20h
Banda Tribal do Brasil – 23h


PROFESSOR SOUZA

SÁBADO (DIA 01/03)
Banda Kaentrenós – 23h

DOMINGO (DIA 02/03)
Banda Me Puxa – 23h
 
SEGUNDA-FEIRA (DIA 03/03)
Bloco Você Quer? – 21h
Banda Tribal do Brasil – 23h

TERÇA-FEIRA (DIA 04/03)
Banda Prakatum – 23h



  

Definidas as semifinais do Carioca de Beach Soccer: Vasco x Prado Júnior e Botafogo x Flamengo

Definidas as semifinais do Carioca de Beach Soccer: Vasco x Prado Júnior e Botafogo x Flamengo
Nem o vento forte, nem a temperatura amena foram capazes de esfriar o calor da rivalidade. Quatro jogos movimentaram a terceira e última rodada da fase de classificação do I Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de Beach Soccer 2014, na noite desta sexta-feira, dia 21, na Arena do Praião, em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. O Botafogo manteve a invencibilidade no torneio e garantiu o primeiro lugar do Grupo B ao vencer o Fluminense por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após 0 a 0 na prorrogação e 1 a 1 no tempo normal. Fechando a rodada, diante de excelente público, o Vasco derrotou o Flamengo por 5 a 4 numa verdadeira ‘batalha’ nas quatro linhas. 
Outros resultados da rodada: Búzios 8 x 6 Cabo Frio e Casimiro de Abreu 1 x 10 Prado Júnior. Neste sábado acontecem as partidas semifinais na Arena do Praião de Barra de São João. A entrada para assistir os jogos é franca. Vasco x Prado Júnior se enfrentam, às 19h30, e Botafogo x Flamengo, duelam às 20h45.
As quatro equipes que seguem na competição disputam uma das premiações mais altas já oferecidas em campeonato oficiais de clubes no país: R$ 20 mil, que serão distribuídos aos primeiros colocados, além de prêmios individuais para ‘Revelação’, ‘Melhor Goleiro’, ‘Artilheiro’ e ‘Melhor Jogador’. Todos os jogos do campeonato estão sendo transmitidos ao vivo pelo site da FEBSERJ (www.novafebserj.com.br). A final acontece neste domingo, às 15h, com transmissão ao vivo do canal Sportv 3.

RESULTADO DA 3ª RODADA 

Búzios 8 x 6 Cabofriense
Botafogo 1 (5) x 1 (4) Fluminense (pênaltis)
Casimiro de Abreu 1 x 10 Prado Júnior
Flamengo 4 x 5 Vasco da Gama

Semifinal (Sábado / 22.02)
19h30min - Vasco x Prado Júnior
20h45min - Botafogo x Flamengo 

Publicado em 22/2/2014
     

10 dicas para sobreviver ao seu emprego chato

Especialistas contam como tornar o trabalho que você não gosta em algo um pouco mais agradável

Quem nunca acordou em uma segunda-feira querendo desaparecer ao invés de trabalhar? E depois passou o resto da semana contando quantas horas faltavam para o final do expediente na sexta-feira? Esta situação é comum a muitas pessoas e até normal, se for ocasional. No entanto, para quem trabalha com algo que não gosta e com atividades repetitivas, este sentimento desmotivacional passa a ser parte da rotina e começa a prejudicar não somente a vida profissional, mas também a pessoal.
Poucos sabem, mas a palavra trabalho vem do latim tripalium, uma máquina de tortura usada no Império Romano. E é assim que muitas pessoas encaram o seu emprego. Porém, por mais que você ache o seu trabalho chato, algumas atitudes podem tornar a sua situação um pouco mais agradável até que consiga uma nova oportunidade.
Para ajuda-lo a passar por esta fase sem muitos danos, o iG ouviu especialistas e criou uma lista com 10 dicas. Veja abaixo os passos para sobreviver a um emprego chato:
1- Enxergue seu sofrimento como temporário
Thinkstock/Getty Images
Sofrer não é o seu destino
Aceitar a sua infelicidade no emprego atual como irreversível é um engano. Desta maneira, você está se fechando para mudanças importantes em sua carreira e, provavelmente, carregará as mesmas frustrações para um próximo emprego ou para um próximo cargo que lhe for oferecido.
Por mais que a sua situação atual impeça que você abandone o seu trabalho chato, seja por contas a pagar, falta de condições para se qualificar ou pressão familiar, é preciso criar uma perspectiva de mudança e começar a enxergar sua situação como temporária. “Isso já lhe dá uma força, porque você começa a se empenhar não só para aquela coisa desprazerosa que é o seu dia a dia. Ele começa a ficar mais suportável, porque você já está olhando para frente, para o futuro”, comenta a psicóloga Luci Balthazar, da ProMover, empresa especializada em psicologia do trabalho.
2 – Seja criativo e fuja do tédio
O tédio é um grande inimigo no trabalho. Atividades repetitivas e rotineiras acabam desmotivando e fazendo com que você perca o interesse no que faz, pois lhe passam a sensação de que você está sendo mal aproveitado. Sabendo que você é capaz de fazer coisas mais complexas, o ideal é que você pense em novas maneiras de executar as mesmas atividades de forma mais eficaz. “Isso ajuda não só a criar uma situação mais agradável e a enriquecer aos poucos a própria atividade, como também pode ser uma oportunidade de [o profissional] ser visado para uma posição maior, porque ele vai demonstrar no dia a dia que pode aprimorar seu trabalho”, conta a psicóloga.
Divulgação
Luci Balthazar, psicóloga do trabalho da ProMover: "Você se torna mais forte quando começa a se impor"
3 - Busque aprender com seus líderes e colegas
Se você já domina a sua atividade atual a ponto de não conseguir encontrar nada de desafiador no que faz, talvez seja o momento de aprender novas funções. Observe seus colegas de outras áreas ou mesmo os seus líderes e escolha quais atividades deles mais lhe interessam. A partir daí, peça para que eles lhe ensinem aquela função e reserve um tempo do seu dia para praticá-la. Além de lhe trazer uma maior motivação, também pode abrir oportunidades para mudar de área dentro da companhia.
4 – Aprenda a lidar com seu chefe difícil
Um mau relacionamento com o seu líder dificulta o convívio e a criação de um bom ambiente de trabalho. Quando o seu chefe tem uma atitude abusiva, e até agressiva, a sua autoestima pode ser afetada. “Quanto mais submisso você for, mais o outro cresce. E se você bater de frente, você está na ponta mais fraca da corda e vai levar a pior”, observa Luci.
O recomendável nestes casos é aprender a lidar com o seu líder de maneira mais assertiva. Comece a dar sua opinião e impor a sua visão sobre algumas situações corriqueiras, mas com educação. “Não precisa gritar e nem fazer nada agressivo, mas você se torna mais forte quando começa a se impor e passa a ser respeitado. Seja por esse chefe ou por colegas”, avalia a psicóloga.
5 – Ocupe seu tempo livre com atividades produtivas
Por mais desanimador que tenha sido o seu dia no escritório, chegar em casa e assistir 5 horas seguidas de televisão não é a melhor solução. Tente se qualificar fazendo cursos e outras atividades que possam melhorar o seu currículo profissional. Desta maneira, você está criando uma boa perspectiva de mudança na carreira. 
Além disso, o consultor Sérgio Gomes, da Havik, empresa de recrutamento e desenvolvimento de profissionais, recomenda que a pessoa descubra uma atividade que goste de fazer, saiba fazer bem, possa ser praticada fora do horário de trabalho e ainda possa render um dinheiro extra. Por exemplo, um contador que goste de cozinhar pode começar o seu próprio negócio e vender refeições para fora, fazendo isso depois do seu expediente.
6 – Pratique esportes ou descubra um novo hobby
O lazer é essencial para manter a nossa mente desligada dos problemas. Aproveite o seu final de semana ou seu tempo livre para praticar esportes ou outras atividades relaxantes. Desta maneira, além de se distrair, você terá outras coisas para focar que não sejam as infelicidades do trabalho. 
7 - Aprenda mais sobre o negócio da empresa
Ao trabalhar em grandes companhias, é normal não conseguir enxergar a sua influência no produto ou serviço final, principalmente se ocupa um cargo mais operacional. Neste caso, procure saber mais sobre como a sua atividade atinge os resultados da empresa e também quais são os planos da companhia no mercado. "Isso abre o horizonte. A pessoa pode se sentir orgulhosa do local onde trabalha. Ela vai se sentir engajada quando se sentir importante naquela empresa", observa Liana Westin, coach da Questão de Coaching.
8 – Fuja dos colegas negativos
Divulgação
Liana Westin, coach da Questão de Coaching: "Faz mais quem quer do que quem pode. A motivação é intrínseca"
A sua situação atual já não é a mais animadora, então o que você menos precisa é conviver com pessoas que vão lhe lembrar disto a todo o momento. Colegas que reclamam o tempo todo podem contaminar o ambiente com negatividade. Quando esses assuntos surgirem, tente mudar o foco da conversa ou não dê abertura para que o assunto continue. 
9 – Faça novas amizades
Se você pelo menos se der bem com os seus colegas de trabalho, o ambiente será mais agradável e, provavelmente, será menos sofrido acordar em uma segunda-feira para trabalhar com algo que não gosta, pois você reencontrará seus amigos e poderá compartilhar bons momentos com eles. Caso a sua atividade não permita que você tenha muito contato com outros funcionários durante o expediente, combine um happy hour semanal ou participe de reuniões sociais com seus colegas. No entanto, evite falar de trabalho durante estes encontros e busque conversar sobre amenidades.
10 – Peça demissão
Se mesmo com todas estas dicas você ainda encarar o seu emprego como uma tortura, comece a planejar a sua saída. O ideal, principalmente se quiser mudar de área de atuação, é que você tenha uma boa folga financeira antes de pedir demissão. É recomendável que você poupe o suficiente para ficar pelo menos seis meses sem nenhum tipo de rendimento até encontrar uma nova oportunidade que lhe agrade mais.
No entanto, lembre-se de não levar as frustrações do seu antigo emprego para a nova empresa e esteja aberto às mudanças. "Faz mais quem quer do que quem pode. A motivação é intrínseca. Se a pessoa não estiver aberta para fazer esse movimento, ela não vai sair do lugar", conclui Liana.

Comissão da Verdade planeja divulgar nomes de torturadores da ditadura

Após aproximadamente dois anos de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) chega à reta final das investigações já estabelecendo quais eram a estrutura e a lógica interna do aparelho estatal de repressão durante o Regime Militar. A comissão já tem nomes de torturadores e autores de assassinatos durante o regime militar, que deverão ser divulgados no relatório final que começa a ser preparado até o final do primeiro semestre deste ano.
Conforme as investigações e documentos colhidos pela Comissão, já é possível constatar que as ações de repressão durante o regime foram políticas de Estado, não sendo meramente atos isolados de alguns grupos independentes, como sempre foi divulgado pela Ditadura.
Durante as investigações sobre a estrutura Estatal de repressão, conforme membros da Comissão ouvidos pelo iG nesta semana, o colegiado já começa a identificar uma relaçãodireta entre o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e membros do Exército, trocando informações e até estabelecendo um diálogo sobre locais onde ocorreriam atos de tortura. 
do Exército, Marinha e Aeronáutica em todo o Brasil. Normalmente, os militantes de esquerda chegavam em veículos das Forças Armadas, encapuzados ou carregados dentro de sacos. Ex-funcionários do Exército já confirmaram à Comissão da Verdade, em depoimentos prestados no ano passado, que eram punidos e torturados quando emitiam juízos de valor contrários à prisão de agentes da esquerda
Na Vila Militar do Rio de Janeiro, uma das unidades investigadas pela CNV, havia pelo menos duas salas de tortura, quatro celas e três “solitárias” instaladas. O atual coordenador da Comissão, Pedro Dallari, afirmou nesta semana que, pela segurança e restrições de acesso às unidades das Forças Armadas, dificilmente “grupos independentes” conseguiriam entrar nestes prédios para torturar e executar militantes de esquerda, sem qualquer autorização dos responsáveis pelo local.
Dallari classificou como “inacreditável” a informação de que haviam campos de tortura até em Vilas Militares, onde residiam familiares dos membros do Exército.
Um integrante da comissão informou em caráter reservado que “as investigações indicam que membros das Forças Armadas e do Dops trocavam informações sobre os locais onde deveriam ser levados agentes de esquerda presos no período”. Ainda conforme a CNV, como o vínculo e a estrutura Estatal de terror já está estabelecida, as investigações agora vão focar no complemento dessas informações. Depois disso, a Comissão já deve começar a preparar seu relatório sobre esse tema.
As investigações da CNV apontam que tanto nas unidades das Forças Armadas, quanto nas unidades do DOPS, os métodos de tortura eram semelhantes, com a adoção de choques elétricos em determinadas partes do corpo dos presos políticos - como os órgãos genitais -, espancamentos, tentativas de afogamento, privação de alimento, água e sono e até simulação de fuzilamento.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Guarda Municipal de Casimiro de Abreu ganha reforço em seu efetivo


Novos GMs participam de curso de qualificação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Casimiro de Abreu realizou nesta segunda-feira, dia 10, a aula inaugural do curso de capacitação dos 38 novos integrantes da Guarda Municipal, aprovados no último concurso público. O evento aconteceu no Núcleo de Apoio ao Profissional de Educação (Nape),na Secretaria de Educação.
“A ampliação do efetivo da guarda municipal era um compromisso e um desejo do poder público. Com o fim do processo seletivo, agora poderemos melhorar ainda mais o trabalho prestado à população”, comentou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado.
Na abertura da aula inaugural, o secretário, que representou o prefeito Antônio Marcos, deu boas-vindas aos aprovados e destacou que os novos investimentos feitos pela administração municipal na Guarda, como a aquisição de novas viaturas e mudanças no sistema de trabalho, têm gerado bons resultados no ordenamento da cidade. “Com a criação dos departamentos de Transporte Público e de Trânsito ampliamos muito a atuação da Guarda e temos conseguido dar à população o atendimento que ela merece”, explicou Shinkado, destacando que ainda este ano a GM será contemplada com mais viaturas e equipamentos.
PRESENÇAS – O evento contou ainda com a participação do subsecretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Ary Frazão, e do comandante da GM, Fábio Ribeiro. O curso terá carga horária de 320 horas. Durante esse período, os guardas receberão informações sobre o Código de Postura Municipal, Legislação Ambiental, Ordem Unida, dentre outros assuntos abordados pela Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais do Brasil. Após o curso e convocação, eles passam a atuar junto à Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, que conta atualmente com 140 profissionais.
Publicado em 11/2/2014
     
 

Barra de São João será palco do Campeonato Carioca de Beach Soccer


Evento acontece entre os dias 19 a 23 de fevereiro na arena montada no Praião. Final terá transmissão ao vivo do canal Sportv

  O distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, será palco dos principais clubes do Estado do Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Carioca de Beach Soccer. Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense estarão na competição juntamente com as equipes de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Búzios, Cabofriense e Prado Júnior, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, na arena montada no Praião. O evento faz parte da programação do Projeto Verão Serra & Mar realizado pela Prefeitura de Casimiro de Abreu, em parceria com a Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da CBF.
As oito equipes serão divididas em dois grupos e apenas os dois melhores seguem, passando às semifinais, que serão disputadas no sábado, dia 22. A decisão será no domingo, dia 23, às 15horas, com transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país. Todos os jogos do campeonato serão transmitidos ao vivo pelo site da FEBSERJ (www.novafebserj.com.br).
Motivação extra para os participantes será a premiação, a mais alta já oferecida em torneios oficiais de clubes no país, num total de R$ 20 mil, além dos prêmios individuais para Revelação, Melhor Goleiro, Artilheiro e Melhor Jogador. Nomes como Jorginho, Bueno, Betinho, Sidney, Mauricinho, Cesinha e Leandro Fanta, todos da Seleção Brasileira, são alguns dos astros já confirmados, que vão em busca do título de campeão Carioca de 2014.
FORMA DE DISPUTA - As equipes serão divididas em dois grupos de quatro times, onde jogarão entre si em três rodadas e apenas dois clubes se classificarão às semifinais da competição. No Grupo A estão os times Vasco, Flamengo, Búzios e Cabofriense. No Grupo B estão as equipes do Fluminense, Botafogo, Prado Júnior e Casimiro de Abreu. A fase preliminar começa na quarta-feira, dia 19, e vai até sexta-feira, dia 21, quando serão conhecidos os dois primeiros colocados de cada grupo. No sábado, dia 22, serão disputadas as semifinais e no domingo, 23, a grande final pelos vencedores e a disputa do terceiro lugar pelos perdedores.

TABELA

1ª rodada (19/02)
Vasco x Búzios – 17h
Fluminense x Prado Júnior – 18h15
Botafogo x Casimiro de Abreu – 19h30
Flamengo x Cabofriense – 20h45
 
2ª rodada (20/02)
Fluminense x Casimiro de Abreu – 17h
Flamengo x Búzios – 18h15
Botafogo x Prado Júnior – 19h30
Vasco x Cabofriense – 20h45 
 
3ª rodada (21/02)
Búzios x Cabofriense – 17h
Botafogo x Fluminense -18h15
Casimiro de Abreu x Prado Júnior – 19h30
Flamengo x Vasco – 20h45
 
Semifinal (22/02)
1º Grupo A x 2º Grupo B (semifinal 1) – 19h30
1º Grupo B x 2º Grupo A (semifinal 2) – 20h45

Final (23/02)
Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2 (SporTV3) – 15h
 

Declaração Do CEO Da Bayer Revela Essência Do Capitalismo

O presidente da farmacêutica alemã Bayer disse em uma conferência em Londres que a empresa não vai perder muito com os processos indianos que obrigam empresas farmacêuticas a liberarem compulsoriamente a licença de produção de algumas drogas para outras empresas. De acordo com a revista Business Week, Marijn Dekkers disse que não vai perder muito dinheiro porque “vamos ser honestos. Nós não desenvolvemos esse produto pro mercado indiano, mas para pacientes do ocidente que podem pagar por ele, sinceramente”. A declaração chocou pela objetividade, por assim dizer. Marijn estava falando do Nexaver, uma droga da Bayer que mostrou resultados eficientes contra câncer de rim e fígado em estado avançado, mas custa quase US$ 70 mil por ano na Índia. Em março de 2012, a empresa deu a uma empresa indiana o direito de fabricar a mesma droga com um preço 97% mais baixo – US$ 177, pra ser mais honesta.
A Índia tem uma política curiosa quanto a drogas para doenças como HIV, diabetes e câncer: o país obriga que grandes farmacêuticas que queiram se estabelecer no mercado a liberarem a fórmula de produção de suas drogas a empresas menores e locais. Com isso, medicamentos genéricos e, portanto, mais baratos, ficam acessíveis à população mais carente imediatamente, a empresa farmacêutica perde os direitos exclusivos da produção do remédio e perde, também, a possibilidade de cobrar o quanto quiser pela droga, por causa da concorrência dos genéricos. A empresa farmacêutica não perde a patente do remédio e continua recebendo um pagamento pelo uso da fórmula, mas a produção não fica sendo um direito exclusivo.
Isso, é claro, não agrada as farmacêuticas e muitas estão enfrentando a justiça indiana pra tentar manter os direitos sob seus remédios. Confrontado, o CEO da Bayer disse que apesar de ele considerar a prática um roubo, a medida não deve afetar os lucros da empresa, porque ele não faz remédios para o mercado indiano. A declaração pegou muito mal e Dekkers disse, em outro momento, que o comentário foi uma “resposta rápida” dada na conferência e que a Bayer “quer que todas as pessoas compartilhem dos frutos do progresso da medicina, independentemente de sua origem ou renda”.
Sites como o TechDirt e usuários do Reddit lembraram que, apesar de ser uma declaração ofensiva, ela só é uma admissão honesta de um cenário que frequentemente vem disfarçado. “É uma admissão animadora e honesta de que, em vez de salvar vidas pelo mundo, a Bayer está interessada em maximizar lucros vendendo drogas caras para pacientes ocidentais que puderem pagar, e quem não puder pagar, que morra [...], escreveu o TechDirt. No Reddit, o comentário mais votado sobre a notícia diz: “Esse é provavelmente o CEO mais honesto da indústria farmacêutica que já existiu. Aprecio a honestidade dele, mas não gosto dessa natureza não caridosa. Todo mundo no planeta, sendo de Manhattan ou de Burundi, é um ser humano com esperanças e sonhos reais, e todo mundo merece uma chance.”
Vale lembrar de uma declaração de 1929 de George Merck, das farmacêuticas Merck: “Não é pelo lucro [que fazemos remédios]. O lucro é uma consequência, e se lembrarmos disso, ele sempre virá. Quando pensamos nisso com mais ênfase (que a medicina é feita para as pessoas), maiores foram os lucros.”