segunda-feira, 31 de março de 2014

RADICALIZE

sábado, 22 de março de 2014

Frases dos pais que acabam com a autoestima das crianças

Ajudar os filhos a amadurecer de forma saudável é uma das tarefas mais importantes dos adultos. Veja o que se deve evitar falar para que as crianças cresçam plenas e felizes

Nos acertos e nos erros, a criança olha ao seu redor e vê as pessoas com quem sempre poderá contar: seus pais. Possibilitar a sensação de amparo e incentivar a seguir em frente é a melhor maneira de os adultos auxiliarem seus filhos a terem uma autoestima sólida e, consequentemente, uma postura confiante ao longo de todas as fases do amadurecimento.
Cada criança é única e compará-la a outra promoverá ciúmes e rivalidade com quem poderia ser uma influência positiva. Foto: Arte iG
1/11
Os benefícios da boa autoestima infantil são muitos. A psicóloga Katia de Paiva Accurso,especializada em psicoterapia e psicodinâmica infantil pela Universidade Mackenzie, lista alguns: “As crianças desenvolvem-se plenamente, com alegria de viver, explorando o que encontrarem pelo caminho. Lidam melhor com as frustrações, que são inevitáveis em nossas vidas. Aprendem mais na escola, pois não temem demonstrar dificuldades e dúvidas. Se permitem ser criativas, já que não se prendem a modelos. Serão mais independentes, uma vez que sabem que são amadas pelos pais onde quer que estejam”.
A psicóloga clínica especializada em crianças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Ana Paula Miessi concorda. “A autoestima consolidada na infância forma adolescentes mais tranquilos, que conseguem enxergar os dilemas típicos da idade com mais clareza e lidar melhor com eles”, diz.
O problema é quando a educação dada pelos pais, por autoritarismo ou por falta de conhecimento sobre o assunto, não ajuda as crianças a construírem uma base de confiança para a vida. Quando a criação é baseada em frases que diminuem os filhos ou os fazem se sentir inseguros na maior parte do tempo (confira na galeria de fotos acima), as chances de a adolescência e a vida adulta serem mais complicadas são bem maiores.


Arquivo pessoal
A artesã Camilla incorporou ao dia a dia de sua família atitudes para promover a autoestima dos filhos Theo, Eloah e Isabella
“Sem uma boa autoestima, podem surgir problemas nos relacionamentos, tanto de amizade quanto amorosos, compulsão por dinheiro, distúrbios alimentares, problemas com álcool e com drogas”, afirma Ana Paula. Katia complementa que “essa pessoa tende a ser mais introspectiva, insegura ou agir de maneira prepotente e arrogante, justamente para ocultar sua imensa insegurança. Autoestima rebaixada traz consigo angústia, tensão constante e dependência”.
Depois de muito ler em livros e na internet sobre o assunto e de trocar ideias com outras mães em grupos de discussão em redes sociais, a artesã Camilla Werner incorporou ao dia a dia de sua família várias atitudes para promover a autoestima dos filhos Theo, de nove anos, Eloah, de cinco, e Isabella, de três. “Evito adjetivos negativos, porque a criança acaba incorporando aquilo à sua personalidade”, exemplifica.
Ela segue direitinho as orientações psicológicas contemporâneas. “Prefiro focar nas atitudes, conversar. Claro que às vezes, na hora do nervoso, a gente não pensa e corre o risco de falar algo de que se arrependerá. Quando isso acontece, não tenho problema em chamá-los depois e explicar que me expressei mal porque estava nervosa. Que não tinha a intenção de criticá-los pessoalmente. Tento acertar o máximo possível, porque quero que eles sejam adultos completos e felizes.”

Infantolatria: as consequências de deixar a criança ser o centro da família

Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar a criança comandar a dinâmica familiar pode prejudicar – e muito – o casal

Getty Images
“Um bebê não tem poder para determinar como será a dinâmica familiar. Se isso acontece, é porque os pais promovem”, afirma psicanalista
As atividades da família são definidas em função dos filhos, assim como o cardápio de qualquer refeição. As músicas ouvidas no carro e os programas assistidos na televisão precisam acompanhar o gosto dos pequenos, nunca dos adultos. Em resumo, são as crianças que comandam o que acontece e o que deixa de acontecer em casa. Quando isso acontece e elas já têm mais de dois anos de idade, é hora de acender uma luz de alerta. Eis aí um caso de infantolatria.
“O processo de mudança nos conceitos de família iniciado no século 18 por Jean-Jacques Rousseau [filósofo suíço, um dos principais nomes do Iluminismo] chegou ao século 20 com a ‘religião da maternidade’, em que o bebê é um deus e a mãe, uma santa. Instituiu-se o que é uma boa mãe sob a crença de que ela é responsável e culpada por tudo que acontece na vida do filho, tudo que ele faz e fará. Muitos afirmam que a mulher venceu, pois emancipou-se e foi para o mercado de trabalho, mas não: é a criança que entra no século 21 como a vitoriosa. Esta é a semente da infantolatria”, explica a psicanalista Marcia Neder, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação da Universidade de São Paulo (Nuppe-USP) e autora do livro “Déspotas Mirins – O Poder nas Novas Famílias”, da editora Zagodoni.
Em poucas palavras, Marcia define infantolatria como “a instituição da mãe como súdita do filho e o adulto se colocando absolutamente disponível para a criança”. E exime os pequenos de qualquer responsabilidade sobre o quadro: “Um bebê não tem poder para determinar como será a dinâmica familiar. Se isso acontece, é porque os pais promovem”.
Reinado curto
A verdade é que existe um período em que os filhos podem reinar na família, mas ele é curto. “Quando o bebê nasce e chega em casa, precisa ser colocado no centro das ações, pois precisa ser decifrado, entendido. Ele deve perder o trono no final do primeiro, no máximo ao longo do segundo ano de vida, para entender que existe o outro, com necessidades e vontades diferentes das dele”, esclarece Vera Blondina Zimmermann, psicóloga do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A infantolatria ganha espaço quando os pais não sabem ou não conseguem fazer essa adequação da criança à realidade que a cerca e a mantêm no centro das atenções por tempo indefinido. “Em uma família com relacionamento saudável, o filho entra e tem que ser adaptado à dinâmica da casa, à rotina dos adultos”, afirma a psicóloga.
Segurança ou insegurança?
Na casa da analista contábil Paula Torres, é ao redor de Luigi, de cinco anos, que tudo acontece. Entre os privilégios do garoto estão definir o canal em que a TV fica ligada e o dia do fim de semana em que será servida pizza no jantar. “Acho importante a criança se sentir amada e saber que suas vontades são relevantes para a família”, opina.
Ela conta que seu marido, o também analista contábil Luiz André Torres, não gosta muito disso e constantemente reclama que o filho é mimado demais. “Mas bato o pé e defendo essa proteção. Quando o Luigi crescer, será mais seguro para lidar com os adultos, já que suas opiniões são levadas em consideração pelos adultos com quem ele convive desde já”, acredita.
Não é o que as especialistas dizem. “Se o filho fica no nível dos pais, acaba criando para si uma falsa sensação de poder e autonomia que, em um momento mais adiante, se traduzirá em uma profunda insegurança. Ele sentirá a falta de uma referência forte de segurança de um adulto em sua formação”, explica Vera.
Em uma família com relacionamento saudável, o filho entra e tem que ser adaptado à dinâmica da casa, à rotina dos adultos”
Marcia diz ainda que, ao chegar à idade adulta, esse filho cobrará os pais. “Ele olhará ao redor e verá outras pessoas se realizando independentemente dele. A criança que acha que o mundo tem que parar para ela passar não consegue imaginar isso acontecendo e não está preparada para lidar com a mínima das frustrações. Em algum ponto, acusará os pais de terem sido omissos”.
Para Vera, supervalorizar os pequenos e nivelá-los aos adultos “é o resultado de uma projeção narcísica dos pais nos filhos, que se veem nas qualidades que enxergam em suas crianças”. Marcia concorda: “Isso tudo tem a ver com a vaidade da mãe, que considera aquele filho uma parte melhorada dela própria e, por isso, a criatura mais importante do mundo”.
Os alertas do dia a dia
Muitas vezes, os pais não se dão conta de que estão tratando os filhos como reis ou rainhas, então precisam levar uns chacoalhões da realidade fora de suas casas. “Eles geralmente caem em si quando começa a sociabilização. A escola reclama porque o aluno não respeita as regras, a criança tem dificuldade para fazer amiguinhos porque as outras, com autoestima positiva, não querem ficar perto de alguém que ache que manda em todos”, aponta Vera.
Mesmo assim, ela ainda correrá o risco de não conseguir rever seus comportamentos devido a uma superproteção parental, adverte Vera: “Em alguns casos dá para ela se salvar, mas muitos pais preferem culpar o ‘mundo injusto com seu filho perfeito’, o que impede que ela entenda as necessidades dos outros e reforça seus problemas de inadequação para a adaptação social”.“Em um futuro bem imediato, as reações dos colegas podem fazer a criança perceber que precisa mudar. Ela se comportará com eles como faz com a família e receberá a não-aceitação como resposta. Terá de lidar com isso para ter amigos”, afirma Marcia.
E como fica o casal?
Além de todas as complicações causadas pela infantolatria na vida dos filhos, ela prejudica – e muito – o casal que a promove. “Na relação saudável, o casal continua sendo o mais importante na família mesmo com a chegada da criança. Se os pais mantêm o filho no centro por mais tempo do que o necessário, acabarão se afastando”, alerta Vera.
“Some o casal. O ‘marido’ e a ‘mulher’ passam a ser o ‘pai’ e a ‘mãe’. E se em uma casa a mãe é a santa e o filho é o deus, onde fica o espaço do pai?”, questiona Marcia. “Muitos tentam entrar, reconquistar seu espaço, mas outros simplesmente caem fora”, constata.
O futuro da infantolatria
Sabendo disso tudo, os pais têm condições de se preparar para evitar os estragos na criação dos filhos. Marcia conta que percebe que as pessoas têm encontrado em sua análise uma saída para a tirania infantil.
“Não sou adivinha, mas creio que o novo arranjo familiar, em que os pais também assumem funções na criação dos filhos e as mães seguem carreiras por prazer, vá ajudar a mudar o panorama, assim como os arranjos homoparentais que começam a ser mais comuns”, diz, para complementar: “Creio que todos os comportamentos continuarão existindo, mas temos a obrigação de trabalhar para reverter esse quadro. O filho não é o centro porque quer, mas porque o adulto permite”.
Vera enxerga o futuro da situação de forma um pouco diferente. “Nossa sociedade é muito apressada e, no geral, não dá espaço para a preocupação com o outro. Isso tende a potencializar esse tipo de problema, a naturalizar para a criança o fato de que ela é o que mais importa, como aprendeu em casa com o comportamento dos pais em relação a ela”, finaliza.

Deus Se Revela Pessoalmente

“Não confiem na sabedoria de nenhuma pessoa, ou na investigação de qualquer pessoa. Vão às Escrituras por si mesmos, examinem as inspiradas Escrituras com coração humilde, abandonem suas opiniões preconcebidas, pois não obterão benefício a menos que venham à Palavra de Deus como crianças. Vocês devem dizer: ‘(…) Se Deus deu evidência em Sua Palavra, para que esta ou aquela pessoa, de que uma certa coisa é verdade, Ele a dará a mim. Posso descobrir essa evidência se examinar as Escrituras com constante oração, e saberei que conheço o que é verdade’ (Meditação Matinal – Jesus meu Modelo, terça-feira, 14 de abril, pág. 111).”
Enquanto somos pequenos, sem capacidade de entender os assuntos da Palavra de Deus, dependemos de nossos pais para nos ensinar. Mas, na maioria das vezes, o que acontece é que quando adquirimos capacidade de compreender os assuntos espirituais continuamos dependendo de outros para prosseguir. Deveríamos depender de Deus, e não de pessoas. Claro que devemos dar espaço para outros nos ajudarem a entender assuntos difíceis!! Principalmente nossos pais! Mas precisamos estudar individualmente com oração e humildade. Deus nos prometeu que revelaria Suas verdades a mim e a você.
Que Deus nos ajude a buscar por nós mesmos de todo o coração a Sua vontade. Pense nisto!

O Senhor Te Capacita Para Vencer Gigantes

“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” Juízes 6:15 e 16.
Deus em nada duvida, antes, Ele acredita em tudo o que pode fazer através de você. CREIA você também. Não temas.
Geralmente somos nós que não acreditamos em nosso potencial quando buscamos a direção de Deus. Sabemos de nossas limitações, ou pelo menos, pensamos que sabemos, ate enfrentamos desafios que consideramos maiores do que podemos, segundo nossas forças.
“Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração”. Salmos 44:21
Dessa forma foi com Davi, o rei, quando era ainda um humilde pastor de ovelhas, e o Senhor o separou para ser ungido pelo profeta Samuel.
O Senhor vê em nós algo além da aparência ou das nossas limitações, Ele examina e sonda nossos pensamentos, sentimentos; Ele conhece a confiança que depositamos nEle, apesar de nossas fraquezas e imperfeições. Mesmo rodeados de tantas fraquezas, em Suas mãos, se assim o permitimos, podemos vir a ser homens e mulheres valentes. O Senhor conhece o mais íntimo de nossos corações e principalmente o desejo que temos de vencer em áreas nossas vidas onde temos acumulado derrotas.
Saiba de algo primordial, o Senhor vê não somente o momento que estamos passando, mas Ele enxerga muito além do que pensamos e imaginamos
“Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma”. Salmos 54:4
Minhas limitações, medos, frustrações e insegurança posso lançar diante do Senhor, pois tenho um grande amigo e intercessor que está pronto a me ajudar em TODAS as circunstancias de minha vida. Ele é meu ajudador que me sustem nos momentos em que não me sinto capaz.
Pergunto, existe algo em sua vida que você não se sente capaz de vencer?
Veja o que Deus diz:
“Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senhor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água”. Isaías 41: 17 e 18
Em nome de Jesus, creia que em tua vida onde havia motivo de dor e tristeza, onde tua alma se encontra sedenta e cansada, onde as derrotas e tristezas uma vez te acompanharam, onde existe fome e sede de vitória, o Senhor abrirá mananciais de águas em meio aos vales e desertos. Você pode ter a certeza que Aquele que começou a boa obra em sua vida é fiel em terminar. A Palavra de Deus te promete que o Senhor irá contigo.
“Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo”. Isaías 41:13
O Senhor te livrará de todas as circunstâncias de prisão em sua vida, mas não se prostre ante aos desafios, o Senhor irá contigo para lhe dar a vitória. Enfrente o medo, fortalecido na Palavra de Deus pelo poder do Espírito Santo de Deus.
Amém.

Menina De 4 Anos Está Recebendo Tratamento Psiquiátrico Por Vício Em Ipad

Ipad criança
A relação das crianças com a tecnologia pode ser muito enriquecedora, mas também prejudicial para sua saúde. Uma menina de 4 anos de idade está recebendo tratamento psiquiátrico para se livrar de seu vício em iPad e, assim como outras crianças, ela está apresentando transtornos compulsivos por começar a usar tablets precocemente — a menina é considerada a mais nova viciada em tecnologia da Grã-Bretanha. A notícia saiu no News.com.au.
Os médicos que cuidam do caso afirmam que a menina está tão viciada nos jogos presentes no iPad de seus pais que sofre de crises de abstinência quando lhe é tirado o aparelho. A notícia surge alguns após uma nova pesquisa provar que metade dos pais permite que seus filhos pequenos usem seus smartphones e tablets, e, em muitos casos, por quatro ou mais horas consecutivas.
O psiquiatra da menina, Dr. Richard Graham, da Capio Nightingale Clinic em Londres, Inglaterra, afirmou que devem existir muitos casos de vício em eletrônicos, como o da pequena britânica. Ele recomendou aos pais que buscassem ajuda o quanto antes para evitar que os problemas se agravassem. Para ter uma ideia, a clínica do Dr. Richard arrecada cerca de R$ 49 mil ao mês com seu programa de “desintoxicação de eletrônicos”, realizando tratamentos psiquiátricos com pessoas que chegam a ficar 36 horas online e até manter 20 perfis distintos no Facebook.
“Não deixe seu iPad por aí, porque se você fizer isso, as crianças irão ver todas as suas lindas cores e também irão querer usá-lo. Elas não têm capacidade para lidar com isso e podem ficar viciadas, reagindo com birras e comportamentos incontroláveis, quando os eletrônicos lhes são afastados”, explicou o médico.
Especialistas afirmam que os tablets e smartphones se tornaram os novos brinquedos de bebês e crianças e, por isso, os pais devem estar atentos.
Fonte: CanalTech
NotaSatanás deleita-se quando vê seres humanos empregando as faculdades físicas e mentais naquilo que não educa, não tem utilidade, não os ajuda a ser uma bênção aos que necessitam de seu auxílio. Enquanto a juventude se adestra em jogos destituídos de valor para eles e para os outros, Satanás joga a partida da vida por sua alma, tirando-lhes os talentos dados por Deus, e substituindo-os por seus próprios atributos maus. É seu empenho levar os homens a passarem por alto a Deus. Busca ocupar-lhes e absorver-lhes tão completamente o espírito, que o Senhor não encontre lugar em seus pensamentos. Não quer que o povo conheça a seu Criador, e fica bem satisfeito se pode pôr em funcionamento jogos e representações teatrais que por tal forma confundam o senso da juventude de que Deus e o Céu sejam esquecidos.
Uma das mais seguras salvaguardas contra o mal é a ocupação útil, ao passo que a ociosidade é uma das maiores maldições; pois o vício, o crime e a pobreza lhe seguem o rastro. Os que estão continuamente ocupados, que andam satisfeitos em suas lidas diárias, são os membros úteis da sociedade. No fiel desempenho dos vários deveres que lhes estão no caminho, tornam eles sua vida uma bênção para si mesmos e para os outros. O diligente trabalho os guarda de muitos dos laços daquele que “encontra sempre alguma maldade para ocupar as mãos ociosas”. (Conselhos Professores, Pais e Estudantes – Pág. 274-275)

Descoberta Sugere Que Interior Da Terra Tem Tanta Água Como Todos Os Oceanos Juntos

Cientistas da Universidade de Alberta, Canadá, encontraram a primeira amostra (com origem na Terra) de um mineral rico em água, conhecido por “Ringwoodite”, com cerca de 1,5% de água na sua composição.
Outras amostras deste mineral já tinham sido descobertas em meteoritos que caíram no nosso planeta.
Agua_Interior_TerraA equipa, liderada por Graham Pearson, estima que existam enormes reservas de água a cerca de 410 a 660 quilómetros de profundidade na Terra, entre o manto superior e o manto inferior, na denominada «zona de transição».
Pearson, especialista em diamantes, diz que esta zona, onde aquele mineral será abundante, conterá tanta água como todos os oceanos do mundo somados.
Publicado na Nature, o estudo indica que a equipa encontrou a primeira amostra do mineral num diamante em 2008, na área de Juina, Mato Grosso, Brasil.
Diamante_RingwooditeTratava-se de um diamante acastanhado, aparentemente sem valor. Só mais tarde é que as análises confirmaram que continha amostra de ringwoodite, a primeira encontrada de origem terrestre.
De acordo com o líder do estudo, a descoberta vem confirmar cerca de meio século de investigações dos geofísicos, sismólogos e outros cientistas que estudam o interior da Terra.
O achado deita por terra uma velha discussão, sobre se a zona de transição é «seca como um deserto».
«Uma das razões por que a Terra é um planeta tão dinâmico prende-se com a presença de água no seu interior», explicou Pearson. «A água muda todos os aspectos sobre como um planeta funciona», sublinhou, citado pelo International Business Times.
Este tipo de informação é bastante relevante, especialmente se levarmos em conta que o Dilúvio de Noé foi maioritariamente causado por águas provenientes do sub-solo (e não de chuvas, como pensam alguns evolucionistas Biblicamente ignorantes).
“E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra… Todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.” Gêneses 7:10-12

Prefeitura amplia sinalização de trânsito do município


Ação visa dar mais segurança e fluidez no tráfego de veículos e pedestres
 
A Prefeitura de Casimiro de Abreu está trabalhando para melhorar ainda mais a sinalização de trânsito no município. Desde a última semana uma equipe de profissionais está atuando nas ruas das sede e nos distritos de Barra de São de São João e Professor Souza na ampliação e instalação de novos semáforos e pintura de sinalizações vertical e horizontal em vários pontos da cidade. A medida tem como finalidade dar mais segurança e fluidez no tráfego de veículos e pedestres.
"Este ano nós dobramos os investimentos em sinalização na cidade em relação ao ano passado. Tudo isso com o objetivo de garantir mais segurança para nossos pedestres e motoristas", explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado.
O cruzamento da Rua Pastor Luiz Laurentino com a Rua Rodolfo Mota, no Bairro Santa Ely, ganhou um novo semáforo e a via, que antes era de mão dupla, passou a ter apenas um sentido para gerar mais fluidez no trânsito. "Identificamos que essa área tinha um grande fluxo de veículos por conta do comércio local, por isso realizamos essas alterações",comentou Shinkado.
A prefeitura também implantou novas sinalizações verticais e horizontais na sede e no distrito de Professor Souza nas localidades contempladas pelo programa "Asfalto na Porta", que realizou a pavimentação de várias ruas do município numa parceria com o Governo do Estado. "Também criamos novas vagas de estacionamento para idosos e deficientes na região central da sede da cidade", acrescentou o secretário.
BARRA DE SÃO JOÃO - Em Barra de São João, a prefeitura instalou um  semáforo na Rodovia Amaral Peixoto, no cruzamento com a Rua Sá Pinto, próximo ao posto de saúde. Segundo Shinkado, a finalidade é facilitar o trânsito de pedestres que utilizam os serviços da unidade, principalmente os idosos. Outra medida de segurança implantada pelo Município na localidade foi a instalação de "tachões" ao longo da rodovia com o objetivo de coibir  ultrapassagens pelo acostamento, evitando atropelamentos de pedestres. A medida foi aprovada pelos moradores locais.
"Essa iniciativa da prefeitura foi muito boa. Os motoristas não respeitam os pedestres e sempre fazem ultrapassagem pelo acostamento. Já quase fui atropelada aqui. Creio que com os tachões eles vão respeitar mais a gente", opinou a auxiliar administrativo, Alessandra Machado.
O aposentado Carlos Moreira Nunes também está otimista com a instalação dos tachões. "O importante é a segurança do pedestre, essa iniciativa da prefeitura foi importante para gente", disse.

Publicado em 20/3/2014
    

Casimiro de Abreu dedica uma semana de atividades pela preservação da água e da floresta


Município está inserido em duas bacias hidrográficas responsáveis pelo abastecimento de toda a região
Mostrar para as crianças e jovens a relação entre a preservação do meio ambiente e a água, além da importância do uso consciente desse precioso líquido. Com essa proposta, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), dedicou uma semana inteira de comemorações ao Dia da Floresta, dia 21, e ao Dia da Água, 22.
As atividades aconteceram em todo o município, com palestras, apresentação de vídeos e visita ao laboratório móvel da Funasa, onde os estudantes puderam entender o processo de análise da qualidade da água feito pelo órgão federal. A semana contou ainda com a participação dos técnicos do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Associação do Mico-Leão-Dourado e da Guarda Ambiental Municipal.
“Cerca de 70% do nosso organismo é composto por água. Podemos ficar até uma semana sem comida, mas nenhum dia sem água. Estudos mostram que se o ritmo de destruição da natureza não reduzir, em 2070, a água será o bem mais escasso do planeta, não teremos água para tomar banho todos os dias”, alertou o diretor do departamento de Meio Ambiente da Semmads, Luizmar Mozer.
Floresta x água - Para garantir que a água não acabe é preciso preservar as florestas, grandes fábricas de água do mundo. Em geral, rios e córregos em bom estado de conservação têm florestas ou brejos nas suas margens. As árvores das matas ciliares e os rios encontram-se tão intimamente relacionados, que quanto essa vegetação é removida, os rios sofrem drásticas mudanças na forma do canal, nos sedimentos, na qualidade da água e também afeta a vida marinha e a avifauna. “Sem floresta não há água e sem água não temos floresta”, ressaltou Luizmar.
Em Casimiro de Abreu, a água que chega a torneira dos consumidores é considerada de ótima qualidade. Isso se deve, principalmente, a preservação da floresta onde ficam as nascentes e também do bom estado da vegetação que margeiam os corpos hídricos que cortam o município. Afinal, cerca de 50% do município de Casimiro de Abreu é coberto pela Mata Atlântica, o que torna o local abundante em recursos hídricos.
A cidade também está inserida em duas importantes bacias hidrográficas (Macaé e São João). É na serra casimirense que estão algumas das principais nascentes que contribuem para essas bacias responsáveis pelo abastecimento de mais de um milhão de pessoas que vivem nas cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense. É do rio Macaé, por exemplo, a água que abastece Barra de São João e Rio Dourado, bem como as cidades vizinhas de Rio das Ostras e Macaé. Do São João vem a água dos moradores de Silva Jardim, Araruama e São Pedro da Aldeia.
Já o SAAE conta com três pontos onde captam a água que abastece o distrito sede e Professor Souza. As captações são realizadas nos Rio Matumbo, Córrego da Luz e Ribeirão da Luz, todas localizadas na região serrana, onde a vegetação encontra-se bem preservada. “Temos a responsabilidade de cuidar dessas nascentes para garantir que este bem tão precioso e fundamental para a vida do homem se perpetue entre as gerações futuras. Se não fizermos isso agora, nossas nascentes e olhos d’água podem secar, e o lençol freático reduzir drasticamente”, ressaltou Luizmar.
Gestão e uso consciente – Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%, seja entre a captação, o tratamento e a distribuição, ou pelo mau uso dos consumidores. Por isso, apesar de Casimiro de Abreu ser privilegiado por seus recursos hídricos, é preciso que o consumo e a gestão dos recursos hídricos seja feito de forma consciente.
Para isso, o SAAE vem investindo em melhorias nas captações e nas redes para evitar vazamentos que comprometem o abastecimento, realizando campanhas sobre o uso consumo sustentável deste bem finito, além de obras de esgotamento sanitário. “O tratamento da água é um processo caro. Por isso, não podemos desperdiçar. É preciso economizar para nunca faltar”, ressaltou a vice-presidente do SAAE, Laila Pedro Manhães.
O Mestre e o mangue – O Rio São João nasce no município de Cachoeiras de Macacu, lá na região serrana, e deságua no distrito de Barra de São João, onde forma um estuário com características singulares. Com o manguezal ainda bem preservado, a natureza no local tem um grande aliado. Seu nome é José Otoni Moreira, mais conhecido como Mestre. Morador do bairro Arroz, em Barra de São João, o pescador realiza há três anos um trabalho de limpeza do manguezal, de onde retira cerca de 100kg de resíduos toda semana. Depois de separado, o que serve vai para a reciclagem e o rejeito é encaminhado para o aterro sanitário.
Além do barco coletor das margens, com o qual Mestre realiza o trabalho manual, ele mantém um barco ancorado dentro do rio para que pescadores e as pessoas que por ali passam depositem seu lixo na embarcação. “As pessoas conscientes não jogam lixo no rio. Eles param perto do barco e jogam o lixo lá dentro, pois o lixo agarrado tira a vida do manguezal, um berçário natural de peixes e crustáceos”, falou Mestre.
Durante essa semana, ele mostrou para os alunos a diferença dos resíduos sólidos, orgânicos, os recicláveis e o rejeito, ressaltando que todas as pessoas têm que fazer a sua parte para não contaminar esse belo manancial. “Eu espero que esse trabalho não morra comigo. Se hoje eu consegui levar a minha mensagem para pelo menos um de vocês, podemos pensar no futuro do rio São João. Senão, daqui a alguns anos vamos andar sobre o lixo e teremos água suja saindo das torneiras”, alertou Mestre.
Publicado em 21/3/2014
    

Secretaria de Assistência Social será homenageada com prêmio "Vivência Social 2014"



Prêmio é reconhecimento pelas ações que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades mais necessitadas
 
Levar os projetos e ações sociais a todos os moradores de Casimiro de Abreu. Com essa proposta a Secretaria Municipal de Assistência Social criou o projeto ‘Ação Itinerante’, que realiza vários atendimentos nas localidades que não contam com o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social. É com esse trabalho que a Secretaria Municipal será homenageada com a premiação "Vivência Social 2014".
Concedido pela Proram Eventos Sustentáveis aos melhores secretários de assistência social do País, o prêmio considerou vários critérios, como a gestão de recursos e a promoção da ações e projetos praticados com base na sustentabilidade. "Estamos muito felizes com essa homenagem. Isso só nos estimula a dar continuidade a todas as ações que estamos desenvolvendo para garantir a cidadania de todos a população", falou a secretária municipal de Assistência Social, Rosana Lélia Machado.
A entrega do troféu acontecerá durante o 1º Fórum Nacional Sustentável das Secretarias Municipais de Assistência Social, que acontece entre os dias 27 e 30 de março, em Salvador, na Bahia. Durante o evento, os profissionais vão participar de palestras e terão a oportunidade de trocar experiências e conhecer as ações que vêm dando certo em outras cidades brasileiras. “Levaremos o nome de Casimiro de Abreu para outros Estados por meio de um projeto que está levando cidadania a toda população”, ressaltou Rosana.
O projeto "Ação Itinerante" começou em 2010 e já esta em sua 12ª edição. Equipes da Secretaria de Assistência Social realizam visitas constantes nas localidades mais distantes e que não possuem o CRAS, como Palmital, Vila Verde, Rio Durado, comunidades agrícolas e a região serrana. Os profissionais realizam diversos atendimentos, como cadastramento das famílias, entrega de cestas básicas, filtros, cobertores, além de acompanhamento psicológico e das assistentes sociais.

sábado, 15 de março de 2014

Atitude Certa: Corpo Saudável E Vida Abundante


No artigo anterior, refletimos sobre a importância de abastecermos a nossa máquina com o combustível certo, aquele autorizado pelo Fabricante, para que ela possa ter vida abundante. Vimos também que uma mudança precisa ocorrer na dieta daqueles que estão habituados a se alimentar de produtos não naturais ou desequilibrados, como os produtos industrializados, refinados, transgênicos, gordurosos, açucarados e ricos em sódio.
A transição do combustível não autorizado para o combustível certo pode parecer um pouco difícil, mas saiba que é bem mais fácil do que se imagina. Afinal, nosso Fabricante oferece assistência individual e personalizada 24 horas, 7 dias por semana!
A seguir, você encontrará algumas dicas práticas para tomar a atitude certa para ter corpo saudável e vida abundante:
1. Atitude certa no supermercado:
Pode parecer simples demais, mas essa atitude é eficaz: não comprou – não comeu! Ao entrar no supermercado é importante ter isso em mente e evitar as alas que estão repletas de combustível não autorizado!
Ir ao supermercado com o estômago satisfeito também ajuda bastante, pois como fome, tudo parece irresistível!
A atitude certa de evitar o combustível errado e não comprá-lo deve partir dos pais, os responsáveis pela saúde e educação dos filhos diante do Fabricante. Economizando nos industrializados, a família poderá investir mais na ala dos integrais e vegetais sem medo de estourar o orçamento. O exemplo dos pais começa aqui e aos poucos os filhos vão compreendendo os benefícios da mudança. Todo começo é difícil, mas o divino Fabricante oferece Sua ajuda e poder para dominarmos nosso paladar mal habituado. Orar enquanto se faz compras também é uma excelente ferramenta para obter forças para colocar no carrinho apenas aquilo que fará nossa máquina funcionar bem, honrando assim o nosso Fabricante!
2. Atitude certa na leitura dos ingredientes:
Não importa o que diz o rótulo, o que vale mesmo é a lista de ingredientes. Muitos rótulos apresentam palavras-chave como “natural” ou “saudável” para atrair o consumidor desavisado, mas a lista de ingredientes pode revelar o contrário. Por isso, ler e entender os ingredientes dos produtos que se pretende adquirir é muito importante para evitar levar para casa produtos prejudiciais à saúde.
Quanto mais industrializado o produto, maior a lista de ingredientes e também maior a quantidade de aditivos alimentares. Os produtos naturais, em geral, possuem poucos ingredientes e nada de aditivos. Já os artificiais apresentam uma lista enorme de ingredientes com nomes difíceis e siglas. Por isso, ao ir ao supermercado da próxima vez, leve em mãos uma lista contendo os principais aditivos e consulte-a ao ler os ingredientes (clique aqui para baixá-la).
A lista de ingredientes, por lei, é descrita em ordem decrescente. Isto é, ela começa do ingrediente presente em maior quantidade no produto para o em menor quantidade. Para não restar dúvida quanto à leitura crítica de ingredientes, convido-o a analisar a lista de ingredientes abaixo. Trata-se dos ingredientes de uma gelatina sabor pêssego bem conhecida no mercado e apresentada como segura para o público infantil:
Ingredientes:
Açúcar, gelatina, sal, vitamina C, regulador de acidez citrato de sódio, acidulante ácido fumárico, aromatizantes, edulcorantes artificiais: aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica e corantes artificiais: tartrazina e amarelo crepúsculo.
Baixo valor energético. Contém fenilalanina.
NÃO CONTÉM GLÚTEN.
De acordo com a lista de ingredientes acima, respondamos as perguntas abaixo:
1. Qual é o ingrediente presente em maior quantidade neste produto?
A base desse produto é o açúcar refinado, pois esse é o ingrediente presente em maior quantidade. Os malefícios do açúcar à saúde são inúmeros. Se você ainda tem dúvidas disso, clique aqui e aqui.
2. O segundo ingrediente presente em maior quantidade neste produto é a gelatina. Do que ela é composta?
A gelatina é composta por colágeno animal, em geral suíno. Clique aqui para saber mais a respeito.
3. O que seriam edulcorantes artificiais?
Edulcorantes artificias são substâncias que conferem sabor doce aos alimentos. Entre os mais conhecidos estão o aspartame, a sacarina e o ciclamato. O uso da sacarina é proibido no Canadá e do ciclamato nos Estados Unidos, pois segundo testes realizados em camundongos essas substâncias podem estar relacionadas ao câncer de bexiga. Já o aspartame pode estar relacionado a males como tumores, perda de memória e mudanças de humor.
No entanto, ainda não existem comprovações científicas sobre os malefícios dos edulcorantes aritificais, por isso, seu uso não foi banido. Estudos realizados, porém, determinaram que deve haver um limite para a ingestão diária dessas substâncias para evitar malefícios à saúde. Assim, a ANVISA passou a estabelecer doses diárias para a ingestão dessas substâncias. Cá pra nós, se essas substâncias fossem tão saudáveis assim, será que precisaríamos ter tanto cuidado em seu uso?
4. De acordo com a lista de aditivos alimentares disponível para download neste artigo, qual a classificação dos corantes tartrazina e amarelo crepúsculo?
Ambos estão classificados na lista dos aditivos que devem ser evitados. De acordo com as informações apresentadas no site oficial da ANVISA, a tartrazina é responsável por desencadear reações alérgicas como asma, bronquite, rinite, náusea, urticária e dor de cabeça. Já em outra fonte, encontramos que o amarelo crepúsculo, por possivelmente desencadear hiperatividade em crianças, seu uso foi banido na Áustria, Finlândia e Noruega.
Mesmo assim, pode ser que você questione: “Mas esses ingredientes estão no final na lista, indicando que a quantidade presente no produto é pequena. Será que um pouquinho faz mal?” Para responder esse questionamento, convido-o a fazer o seguinte paralelo: Você ofereceria a seu filho um bolo contendo só um pouquinho de veneno? A quantidade de veneno é pequena e insuficiente para apresentar grandes prejuízos a curto prazo. Mesmo assim você daria? Acho que não! O mesmo se dá com produtos como o descrito acima. Os prejuízos à saúde podem não ser notados a curto prazo, mas ao longo dos meses e anos de consumo, os resultados negativos aparecerão (talvez, por isso, muitas vezes não sejam associados à verdadeira raiz).
5. Após essa rápida análise, você acredita que esse produto seja seguro para a saúde de sua família?
Agora analisemos os ingredientes da versão realmente saudável deste produto, a gelatina ágar-ágar:
Ingrediente:
Ágar-ágar.
Mas o que seria ágar-ágar?
Ágar-ágar é uma substância 100% natural e saudável extraída de algas vermelhas. De acordo com as fontes consultadas (clique aqui e aqui), seu consumo frequente ajuda a regular o funcionamento do intestino por conta da grande quantidade de fibras solúveis presentes em sua composição. Além disso, contém baixíssimo teor calórico e elevado teor vitamínico (A, B1, B2, C e D).
Que diferença, não? Vale a pena investir nessa troca! Clique aqui para saber como preparar uma deliciosa gelatina com ágar-ágar.
Para leitura adicional sobre esse tópico, recomendo os seguintes artigos:
3. Atitude certa à mesa:
Toda mudança apresenta seus desafios, ainda mais para quem tem filhos pequenos ou adolescentes acostumados a consumir “combustível errado”. Mesmo assim, é importante que os pais ou cuidadores não desistam do propósito de ensiná-los a cuidar bem de sua “máquina”. Para enfrentar esse processo com sucesso, é preciso, acima de tudo, da ajuda e do poder que o nosso Deus e Criador está disposto a nos oferecer. Munidos de Sua ajuda, seremos capazes de partir para a ação. Algumas dicas para enfrentar esse desafio são:
  • Dar o exemplo com satisfação;
  • Evitar brigas e clima tenso na hora da refeição;
  • Conscientizar os filhos a comer o que os pais oferecem, pois zelam por seu bem-estar;
  • Ser firme e paciente;
  • Aplicar o método do “forninho” quando necessário (clique aqui para saber o que é isso);
  • Respeitar os intervalos das refeições não oferecendo nada para comer ou beber entre elas, com exceção de água pura;
  • Envolver os filhos no preparo dos alimentos.
Para mais dicas de como ajudar os filhos nessa mudança, clique aqui.
A escolha do “combustível certo” sem dúvida é fundamental para o bom funcionamento de “nossa máquina”, mas os cuidados com o nosso corpo não param por aí. Como toda máquina, há outros aspectos que precisam ser considerados também. Nos próximos artigos aprenderemos juntos sobre outros cuidados necessários para ter corpo saudável e vida abundante. Não perca!