sábado, 10 de dezembro de 2011

Corra para ler

De dicas técnicas a histórias de superação, livros sobre corrida inspiram e são uma boa opção para presentear no Natal
Quem começa a correr aos poucos vai entrando em um universo paralelo. De repente você se vê falando em “pace” (ritmo por quilômetro), domina as tecnologias dos tênis, sabe bem quem é Marilson, Franck, Solonei e é capaz de discursar sobre maratonas (as corridas de 42 Km, que fique bem claro)...
Alguns livros ajudam a aumentar o conhecimento e outros são pura inspiração para ir mais longe. Um dos primeiros que caiu em minhas mãos quando comecei a correr foi O Ultramaratonista, de Dean Karnazes. Eu simplesmente não conseguia parar de ler. Depois desse, devorei vários outros títulos.
Resolvi fazer uma seleção de alguns títulos que li e gostei, entre manuais escritos por treinadores e outros que contam histórias de superação e alimentam a alma de quem gosta de correr.

Do que Eu Falo quando Eu Falo de Corrida
Haruki Murakami (Editora Objetiva, 152 págs)
Romancista com obras traduzidas em 38 idiomas, Murakami é considerado um dos autores mais importantes da atualidade. Nesse livro ele faz um relato pessoal sobre como a corrida marcou sua vida. Em 1982, ele decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar à escrita. Nesse mesmo período, começou a correr para manter a forma. Um ano mais tarde, completou o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias. É um texto delicioso, em que ele experiência, dúvidas e sentimentos com o leitor.

Era uma vez um corredor
John L. Parker Jr. (Editora Intrinseca, 246 págs)
Mostra que o fascinante mundo dos esportes não é feito só de glamour e vitórias, mas de muito suor, preparo físico e emocional e grandes lições de vida. Publicado originalmente pelo próprio autor, em 1978, acompanha a trajetória de um atleta em meio a paixões, dilemas e sua determinação de vencer. Com narrativa inspiradora e divertida, revela o que o homem é capaz de fazer para superar seus limites e se tornar um campeão.

Operação Portuga (Cinco homens e um recorde a ser batido)
Sérgio Xavier Filho (Arquipélago editorial, 176 págs)
Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou um feito memorável: completou a Maratona de Chicago em 2h43m. A marca, extraordinária para um amador, fez dele uma espécie de lenda no circuito dos corredores de rua de São Paulo. Começa aí o desafio de um grupo de amigos para bater esse tempo. Eles, que são executivos ocupados, driblaram suas agendas apertadas, desviaram de compromissos sociais e deixaram de lado muitas horas de descanso e de convívio familiar para ir em busca de suas metas. As maiores maratonas do mundo – Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris – viram os cenários dessa história real, comovente e divertida, em que você, leitor, consegue se "enxergar" e vibrar com cada conquista.

O Ultramaratonista
Dean Karnazes (Editora Rocco, 304 págs)
Entediado com o cotidiano de alto executivo, no dia em que completou 30 anos o americano descendente de gregos Dean Karnazes deu uma guinada em seu destino. Sem calçar um par de tênis há 15 anos, saiu correndo por 48 km, totalizando sete horas sem parar. Ganhou bolhas nos pés e uma nova vida. Por meio de suas aventuras, mostra como conquistou inigualável poder de superação, força de vontade e imenso controle mental para vencer os obstáculos. Altamente inspirador. Você viaja nas histórias e se pergunta: como é que ele consegue?

50 Maratonas em 50 Dias
Dean Karnazes (Editora Leblon, 288 págs)
Aqui o autor de "O Ultramaratonista" narra o desafio de correr 50 maratonas em 50 estados americanos, em 50 dias consecutivos, enfrentando calor, frio, cansaço e medo. Foram 2110 km corridos, 160 mil calorias gastas e muitas noites maldormidas. Traz ainda segredos e truques úteis para qualquer pessoa que queira levar uma vida mais saudável. Você "corre" com ele as 50 maratonas e termina com vontade de querer se superar cada vez mais.

+Corrida
Rodolfo Lucena (PubliFolha, 240 págs)
Em seu livro anterior (Maratonando), o jornalista relatou sua saga de ex-sedentário a corredor de maratonas ao redor do mundo. Agora, reuniu relatos de superação e conquistas, histórias exemplares e nem tanto, reflexões, entrevistas com corredores profissionais e amadores, além de curiosidades, dicas de saúde e treinamentos.

Nascido para Correr
Christopher McDougall (Editora Globo, 383 págs)
Fã de corridas ao ar livre, o autor sofria com constantes problemas ao se exercitar. Ao procurar um grande especialista em lesões esportivas, ouviu o diagnóstico: “Esqueça. O corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero”. Em busca de uma solução para seu problema, embrenhou-se entre os desfiladeiros mais isolados do México para descobrir os segredos dos índios Tarahumara – considerados os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. O livro é uma das sensações da literatura sobre corrida e uma grande aventura sobre o prazer de correr.

A Semente da Vitória
Nuno Cobra (Editora Senac São Paulo, 223 págs)
O título não é novo, nem propriamente voltado para corrida, mas vale a leitura e a releitura. Com mais de 90 edições publicadas, a obra do preparador físico Nuno Cobra – que ficou famoso por treinar o piloto Ayrton Senna – continua uma referência nos dias de hoje. Ele explica seu método de trabalho, que pode parecer radical, porém se revela transformador e eficiente na conquista de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Aborda desde o trabalho físico, emocional e mental até o espiritual. De leitura fácil, leva a questionamentos e mudanças do cotidiano, que farão o leitor atento crescer não só como corredor, mas como ser humano.

Programa de Caminhada e Corrida
Marcos Paulo Reis, Emerson Gomes e Fabio Rosa (Editora Abril, 186 págs)
Apresenta o bê-á-bá para quem pretende praticar a caminhada esportiva e a corrida com segurança e prazer. Aborda desde os princípios básicos do treinamento, até como a atividade pode auxiliar a perda de peso, passando ainda por exames necessários e a escolha do tênis. A linguagem é simples e a apresentação do programa de treinamento é bastante didática.

Corra
Mário Sérgio Andrade Silva (Editora Academia, 172 págs)
Com experiência de mais de 25 anos como esportista e treinador de atletas amadores e profissionais, o autor apresenta um guia para o corredor, respondendo às dúvidas mais frequentes sobre a atividade, alimentação, alongamento e programas de treinamento. Além de abordar a parte técnica, o autor se preocupa em falar de qualidade de vida.
A Construção do Corredor
Miguel Sarkis (Editora Gente, 264 págs)
Corredor há 35 anos, ex-atleta de elite, o técnico mostra porque a corrida é eficiente para ter disposição, agilidade e vigor físico, incluindo programas de treinamento, desde 5km até maratonas. Com uma visão muito "pé no chão" de como deve ser a evolução do corredor no esporte, aborda também a importância de encarar um planejamento e traçar objetivos, para que a corrida conduza o leitor a caminhos agradáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário