Equilibrar o orçamento é tarefa constante dos noivos, do pedido à lua de mel. Para não transformar o sonho em pesadelo, reunimos algumas dicas
Elenir Bernal Pedra de Lima Souza é especialista em finanças e criadora do blog Case Gastando Pouco. O ponto de partida para a noiva não entrar no vermelho, segundo ela, é partir de um cuidadoso estudo do orçamento. “Deve-se sentar e verificar em detalhes o valor que se tem disponível, listando todas as despesas”, explica.
Ela recomenda fazer uma planilha de controle para acompanhar os gastos. Para economizar, a palavra-chave é pesquisa. Mas outras atitudes podem ajudar. Veja a seguir.
Diminua a lista de convidados. Consultores são unânimes: com orçamento limitado, ou você faz uma festa mais ou menos para muitos, ou faz uma boa festa para poucos. “Poucos”, é claro, não significa meia dúzia de pessoas. Para Cláudia Matarazzo, a cerimonialista e autora do livro “Casamento sem Frescura” (Editora Melhoramentos), “não precisa convidar para o seu casamento quem nunca foi na sua casa”.
Escolha flores da estação. A decoração é responsável por uma boa fatia do orçamento. Flores da época, além de mais bonitas, são mais baratas
Marque o casamento no domingo. Desconto no aluguel do espaço, mais datas disponíveis e até maior comparecimento dos convidados são algumas das vantagens oferecidas pelo dia, menos disputados pelas noivas.
Ponha a mão na massa. Cuidar pessoalmente de alguns detalhes e aproveitar os talentos dos noivos, dos amigos e das famílias poupa alguns tostões – e aumenta a graça e o envolvimento de todos neste momento especial.
Recicle seu vestido. Além de gastar menos, usar o vestido de noiva que pertenceu à mãe dá um significado emotivo incomparável ao dia da cerimônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário