As políticas públicas implantadas durante a gestão do prefeito Antônio Marcos ganharam reconhecimento internacional. No último final de semana o município recebeu uma homenagem durante o seminário “A Cidade e o Mundo”, realizado pelo Instituto Castro Alves, organização não governamental que há cinco anos promove, em Paris, a troca de experiências.
Casimiro de Abreu recebeu o diploma Cities of Brazil: to visit, to invest and to live pelas ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, cultura e pelo potencial turístico do município.
“Como gestor público sinto que nossa Administração vem conquistando uma maturidade que tem levado o município a ser reconhecido não apenas no Estado, mas no Brasil e até mesmo fora do País. Prova disso é que, entre as milhares de cidades brasileiras, tivemos o privilégio de ser selecionados para trocar experiências culturais e administrativas com a França durante esse Seminário, mostrando a seriedade e comprometimento com os quais conduzimos Casimiro de Abreu”, avaliou o prefeito Antônio Marcos.
Em função de seus potenciais de investimento, em especial os turísticos e culturais, dezenas de municípios, entre eles Anápolis, localizado no Estado de Goiás, também foram representados durante o Seminário. Na oportunidade, profissionais de Pelotas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Belo Horizonte, Minas Gerais, Belém do Pará e São Paulo trocaram experiências com parlamentares franceses sobre as diferenças de estrutura administrativa municipal entre o Brasil e a França.
Um vídeo documentário sobre Casimiro de Abreu foi exibido para apresentar melhor o município aos participantes. Encantado com os resultados, o pintor francês Franck Puissant comentou: “Foi mágico assistir ao vídeo de Casimiro de Abreu. Já pensava em deixar a França e mudar para o Brasil; agora já escolhi a cidade”, declarou.
O evento contou ainda com a presença de Aurea Maldauner, funcionária da embaixada do Brasil na França há mais de 20 anos. “Esse documentário da Prefeitura de Casimiro de Abreu mostra um Brasil que se preocupa, sobretudo, com o cidadão”, declarou a cidadã franco-brasileira.
Visita a órgãos públicos e a participação em atividades culturais compuseram o Seminário. O grupo participante visitou a Prefeitura de Paris, onde conheceram parte de seu funcionamento. Além do prédio central da Administração, a capital européia conta com mais 20 Subprefeituras, com gestão autônoma, eleita democraticamente.
Jean-Pierre Guis, delegado da Subprefeitura nº 12, presidente da Associação Nacional da Luta contra a Corrupção e responsável pelas relações econômicas e culturais com o Brasil, se mostrou interessado em consolidar uma parceria para levar alguns projetos de Casimiro de Abreu para serem apresentados, em tempo real, em Paris. “O Brasil é um exemplo veraz de que a esquerda e a democracia dão certo. Quero continuar colaborando para a promoção da cultura brasileira”, destacou.
Vereador da câmara de Paris, vice-presidente das relações internacionais e líder dos franceses de origem portuguesa, Hermano Sanches avaliou o Seminário como um momento ímpar para a troca de experiências entre Brasil e França. Para ele, encontrar cidades com potencial em comum acelera o processo de um tratado de amizade que poderá resultar em novos investimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário