quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cuba vira destino de luxo

Mais aberta à iniciativa privada, a ilha comunista já conta com hotéis e serviços premium, sem perder sua alma

Cuba é sabidamente uma ilha onde o tempo parou (para o bem e para o mal). Mas desde 2010, quando o próprio Fidel Castro afirmou que o modelo não funcionava mais, diversas mudanças podem ser sentidas. Principalmente no que tange a atração de turistas dispostos a pagar por serviços e instalações premium , permeados pela beleza e cultura locais. Exemplo disso é a inauguração, programada ainda para julho de 2013, de uma marina para até 1.200 iates de luxo na Península Hicacos, o ponto mais próximo da Flórida, a poucos quilômetros de distância de Varadero. 


Perspectiva artística do Meliá a ser inaugurado ainda este mês na Península Hicacos, em Cuba. Foto: Divulgação
1/17
O projeto, assinado pela rede Meliá (já presente com vários resorts no país) ainda contará com seis restaurantes, oito bares, clube para crianças, quatro piscinas, área de caminhada na orla, praia particular , spa, espaços para casamentos e banquetes, salas de reuniões, além de um centro comercial com lojas, clubes, prestadores de serviços, área de mergulho e terminal de catamarãs e veleiros. 

Já em 2014 deverá ser construído o The Carbonera Club: um novo complexo de lazer em Varadero, que incluirá resort de luxo, condomínio fechado, clubes de campo e náutico, spa , academia VIP e umnovo campo de golf assinado por Tony Jacklin, com 170 hectares e 18 buracos. O empreendimento, feito em parceria com o governo cubano, é encabeçado pelo grupo Esencia Experiences, que também atua como agência de turismo sob medida e ajuda turistas em busca de privacidade e conforto a selecionar hotéis ou alugar uma villa exclusiva para a temporada . O investimento anunciado pela rede é de US$ 350 milhões.

Divulgação
Vista do futuro resort do The Carbonera Club
Um dos pacotes desenhados em parceria com a britânica Abercrombie&Kent inclui sala de espera VIP no receptivo cubano, transfer em carro de luxo , hospedagem em uma villa privada com piscina ou em frente ao mar, visita aos patrimônios mundiais da Unesco em automóvel clássico e passeio de iate com direito a pescaria à la Hemingway e mergulho. A semana sai por 3.566 libras, por pessoa.
Além disso, estimulados pelo pacote de incentivos fiscais oferecido por Raúl Castro e pela esperança de mudança rápida, outros empresários (cubanos ou não) também passaram a se mexer. Pelo país, já se pode ver antigoscampos de golf recuperados (mas ainda sob comando do Estado), “paladares” onde a gastronomia local se mistura com a internacional e inúmeros hotéis nascendo nas praias mais desejadas – como Varadero, Los Cayos e Trinidads. Em um movimento que deve aumentar de 65 mil para 85 mil o número de quartos disponíveis na ilha até 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário