Especialistas sugerem técnicas rápidas de respiração que podem ser feitas no trabalho e até no trânsito
A respiração profunda, afirmam os especialistas, é o mecanismo mais rápido para o gerenciamento do estresse.
Por meio dela, é possível controlar os batimentos cardíacos e liberar hormônios, como a endorfina, que alivia a tensão e é um importante aliado no combate a doenças, já que fortalece o sistema imunológico.
Sabendo disso, especialistas da Escola de Medicina de Harvard ensinam, no site da instituição, formas rápidas de amenizar o estresse e relaxar em apenas três minutos, informa o material de divulgação. É possível praticar as técnicas em qualquer lugar, seja num engarrafamento ou nos momentos que antecedem uma reunião importante. Veja como:
Em um minuto
Coloque uma das mãos na barriga, logo abaixo do umbigo, para sentir o movimento dela durante a respiração profunda. Inspire em três segundos e expire em outros três segundos. Para ajudar no ritmo, enquanto é realizada a inspiração pense na frase “eu estou”. Já na expiração, mentalize a frase “em paz”. Repita estes movimentos por um minuto.
O exercício pode ser feito sentado, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, as pernas descruzadas e os pés totalmente apoiados no chão.
Em dois minutos
Conte lentamente de zero a dez. A cada número, faça uma respiração completa, inspirando e expirando. Por exemplo, inspire profundamente, dizendo "dez" mentalmente. Expire de forma bem lenta repetindo o mesmo número. Entre um algarismo e outro, aumente o espaçamento, reforçando a respiração. Isso evita possíveis tonturas.
Repita a sequência três vezes, sentado e com as costas eretas. Relaxe os ombros e deixe as mãos soltas e abertas, apoiadas nos joelhos.
Em três minutos
Sentado, deixe todo o corpo solto. Relaxe os músculos faciais e permita que a mandíbula fique levemente aberta. Solte os ombros e empurre os braços para baixo. As mãos também devem ficar soltas, com os dedos entreabertos. Descruze as pernas e coloque os pés no chão. Sinta as coxas afundarem na cadeira, colocando todo o peso do corpo nas panturrilhas. Inspire e expire lentamente por três minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário