As obras da creche no bairro Vila Nova em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, estão em fase final. A intenção é que ela seja inaugurada no dia 20 de dezembro. Os retoques finais estão sendo feitos, como pintura externa, calçadas de acesso, colocação de grades de PVC, rejunte e instalação da louça. As obras foram iniciadas em março.
“Sabemos da importância do conforto e do cuidado nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento social e pedagógico da criança. Por isso estamos fazendo esse investimento, com a certeza de um futuro melhor do nosso município”, afirmou a secretária de Educação, Maria Inês Ávila.
O espaço vai atender 200 crianças do distrito e de localidades próximas. A creche terá 947 metros quadrados de área construída e 2.130 metros quadrados de área total. Hoje, dois imóveis da Prefeitura atendem aproximadamente 140 crianças. “A creche estará adequada a todas as exigências do Ministério da Educação para a educação infantil. Com isso, o prédio que hoje é usado para creche será transformado em uma pré-escola”, disse a secretária de Educação.
A creche será dividida em quatro blocos: educação infantil, área recreativa, área administrativa e área de serviços. Na área interna, voltada para as crianças, serão construídas seis salas, dois berçários- que inclui o fraldário-, uma sala de estímulos, um lactário e três banheiros- todos adaptados para crianças e portadores de necessidades especiais. O pátio interno, de grama sintética, terá 52 metros quadrados.
A área administrativa terá secretaria, almoxarifado, arquivo, consultório, banheiro e sala dos professores. No setor de serviços haverá refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia e vestiário para funcionários. O pátio externo, de 350 metros quadrados, terá uma área verde, um parque e um anfiteatro.
ECONOMIA- Um ponto importante é que a creche está sendo construída de forma ecologicamente correta, com captação de água de chuva para jardinagem e limpeza da área externa, e com pátio interno sem cobertura com prisma de ventilação e iluminação, além de janelas amplas, para aumentar a claridade e propiciar a economia de energia.
A previsão é que o sistema de captação de água atenda a 20% da demanda da creche e que sejam economizados 30% em energia. Orçado em R$1.380 milhão, o prédio, de arquitetura moderna, será revestido de pastilhas e internamente, as paredes serão azulejadas a até um metro e vinte de altura.
30/11/201
Nenhum comentário:
Postar um comentário