sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resgate de Barra de São João completa cinco anos com mais de sete mil atendimentos




Secretaria de Saúde incentiva a reciclagem e aperfeiçoamento constante de toda a equipe
 
Criado em 2010 pela Prefeitura de Casimiro de Abreu, o Resgate 24 horas, situado em Barra de São João, completou cinco anos de funcionamento no último dia 8 de janeiro. Desde então, já realizou mais de sete mil atendimentos em vias públicas e domicílios entre os distritos de Barra de São João e Rio Dourado. Atualmente a equipe é composta por sete enfermeiros socorristas, cinco técnicos de enfermagem, cinco motoristas, cinco recepcionistas, um auxiliar administrativo, um auxiliar operacional e os batedores de moto.
 
"O Resgate é um grande aliado da população, tendo em vista a grande quantidade de acidentes de trânsito e atropelamentos que acontecem na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). O serviço está a disposição da população durante 24 horas e é fruto da preocupação constante da Atual Administração em oferecer às vítimas de trânsito da localidade, o suporte necessário para ter a vida salva em tempo hábil", afirmou o secretário de Saúde, Edson Mangefesti. 
 
Além disto, o serviço também atende a casos diversos, como mal súbito, obstétrico, acidente com arma de fogo e arma branca, afogamento, enfarte, derrame, intoxicação, envenenamento, entre outros. Os pacientes passam por atendimento prévio da equipe e, quando necessário, são direcionados para uma unidade de saúde indicada para o caso, geralmente o hospital.
 
Em 2014 foram 1.420 ocorrências, média de atendimentos anual do Resgate 24 horas. No entanto, é durante o verão que as ocorrências aumentam. Somente nos quinze primeiros dias deste ano, já foram 85 atendimentos, sendo a maioria acidente de trânsito. Durante o período de férias, a equipe chega a fazer mais de seis atendimentos por dia. “Nessa época do ano, traçamos ações estratégicas de atendimento. A parceria com a Guarda Municipal, por meio dos batedores, que liberam o trânsito de moto, é fundamental, pois agiliza o socorro do paciente”, ressaltou o secretário. 
 
Para oferecer um atendimento cada vez melhor à população, a Secretaria de Saúde, órgão responsável pelo serviço, incentiva a reciclagem e o aperfeiçoamento constante de toda a equipe. Os profissionais se reúnem todos os meses para fazer um balanço do trabalho. “As reuniões acontecem para avaliação do trabalho, melhoria no atendimento, além de aprimorar a satisfação dos funcionários e dos pacientes”, destacou a coordenadora do serviço, Irene Melo. 
 
Para Irene, o Resgate é muito importante em Barra de São João, que sofria com a falta de uma ambulância para emergências. “Muitos moradores dizem que foi a melhor coisa que aconteceu em Barra. Essa é uma luta de anos, que foi conquistada neste governo, quando o prefeito abraçou a ideia e priorizou o morador”.

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