sexta-feira, 18 de março de 2016

Município vai se reunir com comunidade para discutir Plano de Saneamento

Documento vai considerar as principais demandas e necessidades apontadas pelos moradores

Município vai se reunir com comunidade para discutir Plano de Saneamento
Foto: Divulgação
A participação dos moradores na elaboração do plano é fundamental para atender as reais necessidades de cada região
No próximo dia 16 de março, a Prefeitura de Casimiro de Abreu convida a comunidade para participar da reunião que vai discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O encontro, que acontece no auditório da Secretaria de Assistência Social, a partir das 14 horas, faz parte da construção participativa do documento, que vai considerar as principais demandas e necessidades apontadas pelos moradores. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, Maurício Porto, a participação dos moradores é fundamental para que o plano contemple as reais necessidades de cada região. "Temos um município com características muito distintas. Por isso a construção participativa do Plano. Não há outra pessoa que conheça sua realidade melhor do que o próprio morador. Ele que pode apontar as carências e alternativas de soluções mais adequadas", destacou Maurício. 

Na última semana, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da empresa MJ Engenharia, responsáveis pela elaboração do plano, se reuniram com técnicos de outras secretarias municipais e do Conselho Municipal de Meio Ambiente para explicar todas as etapas da construção do documento e a responsabilidade de cada profissional nesse processo. "Esse Plano vai traçar um diagnóstico do saneamento em todo o território do município de Casimiro de Abreu, estabelecendo as diretrizes e fixando as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico e drenagem e destino adequado das águas de chuva", ressalto u o mestre em ciências ambientais Roberto Garcia. 

Ele lembrou que com a publicação da Lei n.º 11.445, todas as prefeituras têm a obrigação de elaborar seu próprio plano de saneamento. "Sem este documento, não poderão receber nenhum recurso federal para projetos de saneamento básico", falou Roberto. 

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Casimiro de Abreu está sendo elaborado em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário