sexta-feira, 18 de março de 2016

Casimiro de Abreu mostra ações realizadas para combater o mosquito Aedes aegypti

Explicações foram repassadas em sessão da Câmara de Vereadores

Casimiro de Abreu mostra ações realizadas para combater o mosquito Aedes aegypti
Foto: Vitor Nantes
Secretário presta contas sobre ações contra dengue na câmara municipal
As ações realizadas pela Prefeitura de Casimiro de Abreu para enfrentar o mosquito Aedes aegypti foram levadas ao conhecimento dos vereadores, na última semana. Neste dia, o secretário municipal de Saúde, Edson Mangefesti, atendeu a convocação da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu e esclareceu dúvidas em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Na ocasião, boa parte dos agentes de combate a endemias do município e profissionais de saúde estava presente. 

Com duração de mais de três horas, a reunião foi um momento importante para o secretário explanar de modo minucioso as ações que estão sendo tomadas pelo município para combater o vetor das doenças Zika, Dengue e Chikungunya desde o final do ano passado, quando tomaram proporções maiores em escala nacional. 

Dentre as ações citadas, além das visitas domiciliares, estão os mutirões; a inclusão dos agentes comunitários de saúde no combate ao mosquito (até então, o trabalho era feito apenas pelos agentes de combate a endemias); as ações de bloqueio, com o uso do fumacê costal em locais com notificações das doenças; o trabalho de Educação em Saúde realizado em igrejas, escolas públicas e privadas; e, também, o Plano de Enfrentamento ao vetor, que contempla a participação de outros setores da Prefeitura na luta contra o Aedes aegypti, como Secretaria de Obras e Procuradoria, por exemplo. 

Além disto, outro tema incluído na convocação, foi a dispensação de remédios pela Farmácia Central. Foram esclarecidas dúvidas em relação aos medicamentos excepcionais e de especialidade, momento em que foi elucidado a qual esfera pública compete a responsabilidade de fornecer os tipos específicos de cada produto. O secretário deixou claro que o medicamento que é de competência do município oferecer ao morador, está sendo oferecido. 

Outros assuntos, que não estavam incluídos no documento, foram ainda levados pelos vereadores ao secretário de Saúde, que não se esquivou e respondeu a todas as perguntas. "Todas as minhas ações são baseadas na ética e transparência. Por isto faço questão comparecer sempre que convidado para esclarecer quaisquer dúvidas que os vereadores e a população possam ter, seja por meio de convocação ou das prestações de contas da Secretaria de Saúde, que são realizadas rigorosamente a cada quatro meses", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário