sexta-feira, 9 de abril de 2010



UTI Resgate Móvel completa três meses com mais de 180 atendimentos


Entregue à população no dia 8 de janeiro de 2010 pelas mãos do prefeito Antonio Marcos, a UTI Resgate Móvel, da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, completa nesta quinta-feira três meses de atendimentos. Neste pouco tempo, mais de 180 vidas de moradores dos distritos de Barra de São João, Rio Dourado e do bairro Palmital já foram salvas. A equipe é composta por 20 profissionais capacitados, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e telefonistas- que atuam como comunicantes- e trabalham em regime de plantão 24 horas.


“O Resgate era um sonho antigo da população do distrito de Barra de São João, que é cortado por uma rodovia estadual cujo índice de acidentes de trânsito é alto. Todas as vezes que ocorria algum acidente, éramos obrigados a esperar pelos bombeiros ou pela ambulância do hospital, ambos na sede do município”, relembrou Irene Alves de Melo, coordenadora do Resgate.
A lei 1330, que criou o Resgate, é de 3 de dezembro de 2009, entretanto, bem antes disso a equipe começou a se capacitar. Foram cursos intensivos com mais de seis meses de duração dentro de emergência de hospitais, com a equipe da Autopista Fluminense - que administra a BR-101- e com o Grupamento de Bombeiro Militar de Casimiro. “Todo nosso pessoal é extremamente preparado para atender ao socorro imediato, por isso pedimos que as pessoas não nos acionem se não forem casos de emergência e não passem trotes”, frisou Irene.
Entre os principais chamados do Resgate estão os casos clínicos, como enfarte e derrame, e acidentes de trânsito. Entretanto, o serviço ainda recebe muitos trotes e ligações para pedir informações sobre serviços da Prefeitura ou mesmo para solicitar transporte de passageiros para fazer exames simples, o que acaba atrapalhando o trabalho.



Lembrando que o Resgate pode ser solicitado nos seguintes casos: acidente de automóveis; trabalho de parto; vítimas de agressões graves; casos de convulsões, enfarte ou derrame; intoxicação ou queimadura, ou pacientes portadores de transtornos mentais que estejam em crise. Telefone para contato: 0800-0215750



06/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário