terça-feira, 24 de agosto de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SABINO

Alcebíades Sabino dos Santos foi eleito prefeito do município de Rio das Ostras, em 1996. Com altos índices de aprovação, foi reconduzido ao cargo, em 2000. Após cumprir o mandato, assumiu, em fevereiro de 2005, a Subsecretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, com atuação destacada junto ao CONEMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente e à CECA - Comissão Estadual de Controle Ambiental. Em 2006, foi eleito deputado estadual com 66.309 votos, sendo o mais votado do PSC. A convite do governador Sérgio Cabral, assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em 1º de janeiro de 2007. À frente da pasta, conseguiu um aumento recorde de carteiras assinadas. Após quinze meses no cargo, reassumiu sua cadeira na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde conseguiu se posicionar como um dos deputados com maior produção legislativa.

Alcebíades Sabino dos Santos nasceu no ano de 1957, em Rio das Ostras - Estado do Rio de Janeiro. Filho de mãe merendeira e pai pescador, teve uma infância pobre ao lado dos cinco irmãos. A vida de estudante começou no Ginásio Casimiro de Abreu, localizado na vizinha Barra de São João. O segundo grau foi concluído no Colégio Araruama e a formação universitária, marcada pela militância na presidência do Diretório Acadêmico, teve como palco a Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé, onde se graduou Bacharel em Letras. Mais tarde, concluiu o curso de Comunicação Social na Faculdade Santa Edwiges, no Rio de Janeiro.

O espírito público e a vocação para a liderança afloraram cedo. Como fundador da Amarios – primeira associação de moradores de Rio das Ostras - deu voz à comunidade e destacou-se como interlocutor entre as aspirações populares e a administração municipal. A fundação da Federação de Associações de Moradores de Rio das Ostras, da qual foi um dos mentores, fortaleceu o sentimento de cidadania, que abriu caminho para a criação, no início da década de noventa, do primeiro movimento ecológico da cidade.

A vida profissional teve início em 1981, quando ingressou como funcionário concursado na Caixa Econômica Federal. De auxiliar administrativo, foi promovido a tesoureiro, depois a supervisor, até chegar ao cargo de gerente da agência de Macaé.

Sabino começou a despontar no cenário político quando abraçou a causa da emancipação de Rio das Ostras. A independência do município, que se desmembrou de Casimiro de Abreu, em 1992, foi um sopro de vitalidade nas aspirações do jovem político, que no mesmo ano protagonizou uma campanha romântica, feita em cima da carroceria de um caminhão e a bordo de uma Brasília enferrujada. Sua eloqüência conquistou o carinho e a confiança de uma grande parcela da população, mas os votos não foram suficientes. Eleito em 1996, conseguiu ser reconduzido ao cargo em 2000. A taxa de crescimento do município, durante os oito anos em que foi prefeito, alcançou a média de 12%, colocando Rio das Ostras na lista das dez cidades do Rio de Janeiro com melhor qualidade de vida.

Sabino caminhou pelas ruas de Casimiro de Abreu e inaugurou um comitê no Mataruna
O deputado Sabino recebeu o carinho da população de Casimiro de Abreu, nesta quinta, 12 de agosto, durante a caminhada que realizou pelas ruas da cidade, acompanhado por cerca de cem pessoas. A caminhada teve início no portal da cidade e seguiu até o bairro Mataruna, onde foi inaugurado o comitê de campanha.

Durante o percurso, Sabino cumprimentou comerciantes, pedestres e estudantes, ao lado do prefeito Antonio Marcos, dos vereadores João Medeiros e Bitó e dos secretários municipais, Eliezer Crispim de Administração, e Carlos Alberto de Habitação. Sabino tem uma relação muito forte com a população casimirense. O trabalho administrativo desenvolvido em Rio das Ostras, no período em que foi prefeito, até hoje repercuti na cidade como prova de competência “Ele é um exemplo de administrador público, e um grande parlamentar. Eu fico feliz em poder votar no Sabino”, declarou Conceição, moradora do bairro Industrial.

Sabino afirma que sua ligação com o município é de terra natal. De acordo com o Deputado, que tem 53 anos, na época do seu nascimento, Rio das Ostras pertencia ao município de Casimiro de Abreu. A divisão se deu a partir da emancipação, em 1992. “Eu nasci numa época em que o município era um só. Por isso, não deixo de me considerar um pouco casimirense

SABINO RECEBE TROFÉU AMIGO DA ADOÇÃO
A Associação Civil Quintal de Ana homenageou o Deputado Sabino com o Troféu Amigo da Adoção. A honraria foi entregue, na festa de 10 anos da instituição, em reconhecimento à sua atuação na presidência da Frente Parlamentar Pró-Adoção do Estado do Rio de Janeiro e pelo volume de Indicações e Projetos de Lei que produziu na Assembléia Legislativa, com foco nas questões ligadas à adoção. De acordo com Bárbara Toledo, fundadora da instituição, “o evento teve como objetivo homenagear os que lutam em prol dessa nobre causa ".

SABINO TEM MAIS DUAS LEIS APROVADAS NA ALERJ
O Governo do Estado tem o prazo de quinze dias úteis, que se esgota em 25 de agosto, para sancionar duas leis do Deputado Sabino, que foram aprovadas pela Alerj no começo do mês. Os dois Projetos de Lei devem ser sancionados, na opinião de fontes do Palácio Guanabara, por tratarem de temas de grande relevância. Com a sanção, Sabino vai completar trinta leis de sua autoria.

O primeiro Projeto de Lei prevê dez anos de ações ininterruptas que promovam a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. O segundo institui o período de 21 a 28 de agosto como Semana Estadual da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

A Década de Ações para promoção da saúde e segurança proposta pelo Deputado Sabino, prevista para se estender até 2020, vai funcionar como um estímulo para a redução dos casos de acidentes de trabalho.

- O Rio é campeão nacional neste tipo de ocorrência. Essa é uma discussão nova no Brasil, mas atual e necessária, porque muitos trabalhadores são vitimados anualmente, sobretudo no Estado do Rio. Espero que a minha proposta permita ao Estado atuar nessa mudança de visão.

A Semana Estadual da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, com a nova lei, passará a constar no Calendário do Estado do Rio de Janeiro e será celebrada com atividades ligadas à inclusão social, educação, geração de emprego, esporte e lazer.

- A semana terá um papel de destaque na construção de uma sociedade para todos, que deve ser inclusiva, sem barreiras arquitetônicas, que não segregue pessoas em função de sua deficiência ou qualquer outra condição.

Visite o site: WWW.sabino20120.com.br e conheça o Sabino.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário