segunda-feira, 19 de julho de 2010

Moradores da Região dos Lagos começam a limpar casas inundadas e tentam recuperar o que foi perdido.

População contabiliza estragos após forte chuva
 Em Cabo Frio, a chuva deu uma trégua no último domingo. Apesar de não ter chovido mais, moradores ficaram de olhos atentos no céu que continua com muitas nuvens.
No bairro Jacaré, algumas casas foram afetadas pela forte chuva que atingiu a Região dos Lagos no último fim de semana. A parede de uma casa começou a ceder depois de três dias de chuva intensa. Parte do de outra casa caiu no quintal do vizinho. Outras casas foram interditadas pela Defesa Civil e serão demolidas pela prefeitura.
Moradores de áreas de risco, que precisaram sair de seus imóveis, foram levados para abrigos da prefeitura. Onde a água já baixou, os moradores passaram o domingo fazendo faxina e contando os prejuízos.
No bairro Manoel Corrêa, cerca de 50 pessoas estão alojadas em uma creche. Quem não quis ir para o abrigo recebeu donativos na porta de casa.
Em São Pedro da Aldeia, 32 pessoas ainda estão desalojadas e devem voltar para casa ainda hoje. A prefeitura vai fazer, nesta manhã, um mutirão para limpar quatro bairros.
Moradores não conseguem falar com a Defesa Civil
Em Araruama, alguns moradores também estão em abrigos. Muitos não conseguiram entrar em casa depois das chuvas dos últimos dias. Os moradores se queixam que não conseguiram falar com a Defesa Civil.
As salas de aula da Escola Municipal André Gomes dos Santos viraram quartos improvisados para 12 pessoas. Todas são do bairro Bananeiras e tiveram as casas invadidas pela água durante a chuva da semana passada.
A Secretaria de Ação Social de Araruama pede doações de roupas e de materiais de higiene para os desalojados.
Ontem (18) várias casas e ruas do bairro Bananeiras ainda estavam alagadas. Para retirar alguns objetos das residências, moradores se arriscaram entrando em contato com a água. A situação no bairro se repete sempre que chove forte e o córrego que corta o bairro transborda. O nível dele está um metro acima do normal. Se houve um novo temporal ele pode transbordar mais uma vez.
O mesmo pode acontecer com rios e córregos que passam em outros seis bairros de Araruama. Por isso, a Defesa Civil continua monitorando esses locais.
De acordo com o comandante da Defesa Civil de Araruama, Carlos Alexandre, os moradores devem ligar para o 199 de telefone fixo. É comum que a ligação caia em outra cidade caso seja feita de um aparelho celular. Mas, se o morador só tiver o celular para ligar, o telefone é 2665-1001. As doações podem ser feitas na escola do bairro Bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário