O nosso corpo é muito complexo.
Por isso a ciência ainda não conseguiu desvendar todos os seus segredos.
Mas uma coisa é certa: ele age de várias formas para nos defender.
Você sabe como funciona os nossos mecanismos de defesa?
É sobre isso que falaremos neste post.
- BocejarIsso permite que o cérebro receba mais oxigênio, depois de um dia cansativo.
- EspirroSe suas narinas estiverem irritadas por causa de micróbios ou poeira, por exemplo, você vai espirrar para expulsar as toxinas.
- AlongamentoQuando nos alongamos involuntariamente, estamos preparando o corpo para receber esforço físico, e isso até melhora o humor.
- SoluçoQuando comemos muito rapidamente, engolimos grandes pedaços de comida ou comemos demais, o nervo pneumogástrico pode se irritar e causar o soluço, a fim de resolver o problema.
- MiocloniaEsse nome tão raro para nós significa algo bastante comum: são aquelas contrações súbitas dos músculos.Isso acontece quando nosso corpo está muito cansado.Então o cérebro faz uma leitura errada, retardando a respiração e relaxando o músculo, como se emitisse um sinal de morte.Como reação, o corpo se sacode, a fim de se manter “vivo”.
- Pele enrugadaSabe quando ficamos muito tempo na água e os dedos ficam bem enrugados?Quando nosso corpo encontra muita umidade, ele entende que o ambiente pode ser escorregadio.Então a pele muda de uma maneira que vai tornar mais fácil o corpo ficar mais firme em superfícies lisas.
- Perda de memóriaÀs vezes, experiências desagradáveis podem ser bloqueadas e a vítima acaba esquecendo do que aconteceu – trata-se de uma reação do cérebro para nos proteger de traumas.
- LágrimasElas têm duas funções: limpar os olhos de qualquer invasão e extravasar nosso sofrimento quando estamos com o emocional abalado.
- Pálpebras tremem sozinhasSuas pálpebras tremem sem você querer.Seu corpo deve estar querendo avisar você sobre excesso de estresse, ansiedade ou deficiência de vitaminas do complexo B.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário