segunda-feira, 28 de junho de 2010

Casimiro de Abreu abriga laboratório regional da Funasa

Foi inaugurada nesta terça-feira, 22, no distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, a Unidade Regional de Controle da Qualidade de Água (URCQA). Administrada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a unidade visa atender municípios das regiões Norte, Serrana e Baixada Litorânea do Estado. A unidade de Casimiro é composta por quatro laboratórios e uma unidade móvel, para reforçar o aparelhamento de controle de qualidade da água.
“É um privilégio sediar um laboratório desse porte no nosso município. De fato irá favorecer o trabalho de análise das águas de Casimiro e da região. A Funasa sempre foi parceira de Casimiro, a Estação de Tratamento de Esgoto é um exemplo disso”, disse o prefeito Antonio Marcos.
O coordenador regional da Funasa no Rio de Janeiro, Marcos Muffareg, destacou a importância do novo laboratório para o Estado: “Trata-se de uma estrutura moderna e que visa atender, de forma consorciada, todos os municípios, servindo como mais uma opção no auxílio da vigilância da qualidade da água”, falou Muffareg.
A unidade atenderá os municípios no monitoramento de mananciais de captação; na vigilância da qualidade da água para consumo humano; nos procedimentos em situações de emergência (surtos, epidemias e acidentes ambientais relacionados com a água para consumo humano); na capacitação e treinamento de servidores municipais, estaduais e federais para realização de operação, controle e qualidade de água para consumo humano. Além da assistência técnica aos sistemas de abastecimento de água nos municípios.
A subsecretária de Saúde, Magna Miranda, atentou para as metas que envolvem as análises laboratoriais. “Com a instalação dessa unidade próxima ao município nós almejamos cumprir as metas que pactuamos com o Estado”, completou Magna.
23/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário