quarta-feira, 2 de junho de 2010

Trabalho do Resgate de Casimiro foi escolhido para ser apresentado em congresso nacional


A experiência da implantação da equipe de Resgate em Casimiro de Abreu foi selecionada para ser apresentada durante o XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece do dia 25 a 28 de maio em Gramado, Rio Grande do Sul. Em todo o Estado do Rio apenas oito municípios tiveram trabalhos selecionados.
A subsecretária de Saúde do município, Magna Rosa Miranda, acredita que a experiência do Resgate em Casimiro foi escolhida pelo sucesso das ações e pelas características do município. Casimiro tem distritos afastados e é cortado por duas rodovias a BR 101 e a RJ 106, que geram fluxo intenso de veículos e alto número de acidentes.
“Implantamos o Resgate com o objetivo de agilizar o atendimento às vítimas, atendendo a demanda dos distritos mais afastados da Sede e, com isso, preservando vidas”, destacou Magna. A subsecretária lembrou que Casimiro possui distritos que ficam a mais de 45 quilômetros da Sede e que agora, com o Resgate, poderão ser melhor atendidos em casos urgentes.

UTI - A UTI Resgate Móvel foi entregue à população no dia 8 de janeiro de 2010 pelas mãos do prefeito Antonio Marcos. Neste pouco tempo, aproximadamente 200 vidas de moradores dos distritos de Barra de São João, Rio Dourado e do bairro Palmital já foram salvas. A equipe é composta por 20 profissionais capacitados, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e telefonistas- que atuam como comunicantes- e trabalham em regime de plantão 24 horas.

Antes da implantação do serviço, todos os acidentes ocorridos no distrito de Barra de São João e em demais localidades afastadas, eram socorridos pelos bombeiros ou pela ambulância do Hospital Municipal, ambos na sede do município.
Congresso - O Congresso Anual do CONASEMS reúne secretários e secretárias municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências. O congresso tem objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
21/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário