segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Câncer de mama em homens

A câncer de mama em homens é uma doença pouco conhecida e, em razão de sua raridade, existem poucos ensaios clínicos e publicações abordando-o. Nosso objetivo é revisar a literatura focando a epidemiologia, os fatores de risco, a patologia e os marcadores tumorais do câncer de mama em homens. O câncer de mama em homens corresponde a 1% de todas as neoplasias da mama. Os fatores de risco incluem hiperestrogenismo, idade, ascendência judaica, história familiar, síndrome de Klinefelter. Os dados sobre patologia mostram que 90% dos tumores são ductais invasivos, 80% apresentavam receptores de estrógenos e 80% a 90%, receptores de progesterona positivos. O tratamento é extrapolado dos estudos sobre câmcer de mama feminino: cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia são usados seguindo os guidelines femininos. Os fatores prognóstico incluem tamanho tumoral, grau histológico e comprometimento linfonodal. O câncer de mama é similar em homens e mulheres; todavia, os casos masculinos apresentam particularidades imunoistoquímicas, mas não existem estudos suficientes para avaliar o impacto dessa característica no prognóstico e tratamento dessa neoplasia
.Câncer de Mama em Homens
O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos.
O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. É importante mencionar que muitas pessoas não sabem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário