De sexta (4) a domingo (6), a praça ‘As Primaveras’, em Barra de São João, abrigou a 4ª edição do Encontro de Poetas de Casimiro de Abreu - EPOCABREU. De acordo com o produtor da Fundação Cultural, Denis Alves, a programação do evento foi voltada para celebrar a poesia nas suas mais diversas manifestações. “Não existe melhor lugar para celebrar a poesia do que Barra de São João – berço e túmulo de um dos maiores poetas românticos do Brasil”.
Já na abertura do evento, trechos da vida do poeta foram representadas pelos atores da Cia. Pigmentus. Lido e publicado em diversos idiomas, Casimiro de Abreu foi lembrado em diversos momentos do Encontro. Às 20 horas, a Cia. de Teatro “Será o Benedito!” encenou o espetáculo de solo “Dados Variáveis”.
O vice-prefeito Zedequias da Costa e o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, deram as boas vindas aos presentes e abriram oficialmente o evento. “Vamos aproveitar esse evento porque a Cultura nos faz crescer e aprender mais”, disse Zedequias.
O Coral da Escola de Música Maestro Álvaro de Souza foi a primeira atração musical do evento e animou o público presente com a variedade de estilos musicais. Sob o comando do maestro Fred Aguiar, os alunos cantaram MPB como Chico Buarque, além de canções africanas e outras religiosas, como ‘Agnus Dei’.
A Orquestra Tabajara encerrou a noite de sexta-feira (4) com clássicos da música popular. Para Hosana Garcia, um show para ficar na memória dos moradores e visitantes. “Dancei muito, curti cada minuto e lembrei dos meus tempos de mocinha. Adorei”, comentou.
No sábado (5), a programação do EPOCABREU foi bastante variada e atingiu a todas as faixas etárias. As atividades começaram cedo com a apresentação do projeto “Amigos do Sabiá”. A contadora de histórias Ana Paula Leal reuniu as crianças em torno da literatura infantil. O projeto Trinca Lata, da Secretaria de Assistência Social do município, também esteve presente no evento, além de apresentações de dança e capoeira. A Banda Marcial Amaro Viana Filho, do CIEP Brizolão Municipalizado 406 Ludevis Teixeira Bastos, compareceu e agradou aos presentes. As Escolas Positivo e Centro de Educação de Barra de São João – CEBASA, parceiras no evento, levaram projetos de arte e cultura desenvolvidos nos espaços educacionais.
As Escolas de Dança e Música da Fundação Cultural homenagearam Vinícius de Moraes, pelo ano do centenário. No Sarau de Poesias, o assessor cultural do Museu Casa de Casimiro de Abreu, Luiz Carlos Bastos, recebeu os poetas declamando 'Simpatia é quase amor', de Casimiro de Abreu. Dentre os poetas Márcia Kanitz, Matheus Paixão, Ovídio Poli Jr. e Viviane Silva.
Considerada a maior cantora de Bossa Nova e Jazz do país, Leny Andrade, fez um show histórico. Com grandes sucessos em seu repertório, Leny, a todo o momento, conversava com o público. “É muito bom estar aqui nesse evento de cultura”, disse.
No domingo (6), a divulgação do resultado do I Concurso Literário Ciranda dos Escritores reuniu alunos, professores e escritores no stand da Ciranda. As alunas selecionadas foram Laura Castelar, Marina Melino, do ensino médio e Ana Carolina, do ensino fundamental da Escola Positivo, de Barra de São João. A professora Patrícia Estarck e a coordenadora Dayse Bastos também foram premiadas.
O Grupo NAPonta da Língua também marcou presença mais cedo no EPOCABREU. De acordo com Graça Morenah, a apresentação pretendeu reacender a chama do poeta do lugar. Durante 'Versos por palavras andantes', a artista declamou quadrinhas dos poemas de Casimiro de Abreu. "Estamos na estrada há 20 anos fazendo teatro por gosto. Nossa alma grita por isso", confessou.
O escritor Ovídio Poli Jr. teve um momento de bate papo com os leitores. O coordenador da OFF-Flip falou da importância do Monteiro Lobato para a literatura brasileira e mundial.
Na programação os cinéfilos também tiveram vez e a 9ª edição do 'Cinema Pra Você' exibiu a comédia brasileira 'O Homem do Futuro', com Wagner Moura e Alinne Moraes. “As músicas do filme são as da minha adolescência. Vi a minha vida na telona”, disse Everton Fernandes.
O show da cantora e atriz Zezé Mota encerrou esta edição EPOCABREU. Dentre as músicas apresentadas, muitas do repertório do CD Divina Saudade, produzido há 14 anos, onde homenageia Elizeth Cardoso. "Me emociono sempre que faço esse show porque as músicas de Elizeth são poesia pura. Tudo a ver com este projeto", declarou.
Para o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, o balanço do evento foi positivo. “Já estamos planejando o próximo evento. Com os acertos e erros dessa edição poderemos fazer melhor, mas saldo foi muito satisfatório”, sentenciou.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário