segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Antonio Marcos
Prefeito de Casimiro de Abreu será homenageado na Argentina


Antônio Marcos receberá honraria pela destinação responsável que confere aos royalties

O prefeito Antônio Marcos será homenageado no Palácio do Congresso Nacional da Argentina, em Buenos Aires, no dia 18 de outubro. A medalha "Gobernador Enrique Tomás Cresto" será entregue ao chefe do Executivo Casimiro de Abreu por sua responsável gestão dos recursos de royalties, em especial pela destinação às áreas da saúde, educação e infraestrutura.
Chancelada pelo Senado Argentino como de interesse nacional e internacional, a honraria é um símbolo do reconhecimento ao trabalho e aporte de pessoas que se destacam pelo desenvolvimento econômico integrado da América Latina e pelas ações em benefício das comunidades e do progresso da sociedade. 
Antônio Marcos avalia que o comprometimento, a responsabilidade e seriedade com que sua gestão é conduzida são os fatores que levam o município a conquistar tal reconhecimento. “Pautados nesses valores, temos administrado o município de Casimiro de Abreu há quase cinco anos. Nesse período, pudemos perceber os resultados de nossos esforços apontados em pesquisas, índices, reportagens e homenagens oficiais como essa que reforçam que Casimiro de Abreu é uma das cidades que mais investem em políticas públicas de qualidade no Brasil”, declarou o prefeito Antônio Marcos.
Aproximadamente 45 por cento dos recursos do município advém do repasse de royalties. O prefeito destacou a importância do montante para os investimentos do Executivo, mas ressaltou que sua Administração tem trabalhado para garantir a independência dos recursos. “É justo que recebamos os royalties como forma de compensação financeira pelos impactos gerados pela atividade petrolífera em nossa região. Mas é fato que um dia essa indenização irá acabar. Por isso, estamos imbuídos em gerir com bastante cautela e criar meios que possibilitem ao município ter autonomia financeira a médio e longo prazo”, observou Antônio Marcos. 
A premiação “Líderes para o Desenvolvimento Local” faz parte do Programa de Apoio às Iniciativas dos Governos Locais – Relacionar e é conferida pelo Senado, pela Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações – FLACMA, Federação Argentina de Municípios – FAM, Associação de Governos Locais e Clube Shalom.
No dia 18 de outubro, outros representantes do Brasil se unirão ao prefeito Antônio Marcos na delegação que irá receber a premiação. São eles a vice-prefeita de Salvador - BA, Célia Sacramento, o prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda - BA, o prefeito de Três Rios - RJ, Vinicius Farah e o secretário-executivo do Sistema de Integração Municipal América Área Sul e presidente da Assembléia Constituinte da Agência de Cooperação Territórios e Agenda 21, Fernando Guida.
A solenidade no Senado Argentino visa também abrir espaços para a multiplicação de trabalhos e intercâmbio de conhecimento, experiências e oportunidades, com objetivo de fortalecer governos locais. A rede de países vinculados ao Programa é formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Israel, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.
OUTRAS HOMENAGENS - Essa não é a primeira vez em que a gestão do prefeito Antônio Marcos conquista reconhecimento internacional. Em julho, o município de Casimiro de Abreu foi homenageado em Paris com o diploma “Cities of Brazil: to visit, to invest and to live”. Os investimentos realizados pelo município nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, cultura e turismo foram temas do Seminário “A Cidade e o Mundo”, realizado pelo Instituto Castro Alves, organização não governamental que promove a troca de experiências entre cidades brasileiras e francesas com amplo potencial de investimentos.
POLÍTICAS PÚBLICAS – Mesmo diante do desafio de manter o equilíbrio do orçamento e as condições próximas de igualdade de vida de uma das populações que mais crescem no Estado, Casimiro de Abreu vem alcançando bons índices nas principais áreas. Em quase cinco anos são muitos os exemplos de investimentos, em especial em infraestrutura, saúde e educação. Grande parte é custeada pelos recursos advindos do pagamento de royalties da exploração de petróleo na região.
SAÚDE – Na saúde, o prefeito Antônio Marcos viabilizou a aquisição de diversos aparelhos para diagnóstico e tratamento de doenças, evitando que os pacientes continuassem se deslocando para outros municípios para realizar exames; criou o serviço de resgate; implantou novas especialidades, entre elas acupuntura, oftalmologia, neurocirurgia e geriatria; climatizou e reequipou o Hospital Municipal com aparelhos modernos; comprou ambulâncias UTI; instalou farmácia em todas as unidades de saúde; ampliou a distribuição de medicamentos que não são de obrigatoriedade do município; criou programas de Saúde e construiu unidades de Atenção Básica .
EDUCAÇÃO – Outra área de muita atenção da Administração Municipal é a educação. Foi na gestão do prefeito Antônio Marcos que a população de Rio Dourado, distrito do município, passou a contar com uma creche. Antes, pais e mães ficavam com as possibilidades de emprego limitadas por não terem onde deixar seus filhos. A população de Barra de São João também recebeu uma creche, construída sob padrões modernos de economicidade. Foram criadas 260 vagas e há previsão de muitas outras, com a ampliação da creche do bairro Industrial, que em breve será entregue. Atualmente, três unidades de ensino, uma em Professor Souza, uma no Jardim Aparecida e outra no Palmital – a primeira escola do importante bairro de Barra de Barra de São João, estão sendo construídas. As demais 22 unidades existentes no município foram todas reformadas no primeiro mandato do prefeito.
O Governo Municipal elaborou o plano de cargos e salários dos professores; instalou um polo do Instituto Federal Fluminense; criou, por meio de Lei, 900 vagas para o transporte universitário e técnico; aderiu ao Sistema de Avaliação do Estado – Saerj e regulamentou o período de estágio dos estudantes bolsistas.
INFRAESTRUTURA – A atual gestão está realizando a maior obra já feita no município. Cerca de R$ 32 milhões estão sendo aplicados para a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que permitirá ao distrito sede ter 100% de saneamento; ainda este ano a Prefeitura vai destinar quase R$ 3 milhões para a construção de mais uma Estação de Tratamento de Água e um reservatório que irão permitir o dobro da capacidade de vazão para abastecimento de mais residências; construiu 13 praças; criou ciclofaixas; sinalizou o trânsito e as vias; pavimentou dezenas de ruas; consertou estradas; construiu pontes, entre outras obras que não param.

Nenhum comentário:

Postar um comentário