quarta-feira, 1 de abril de 2015

Profissionais de saúde de Casimiro de Abreu visitam escolas e vacinam meninas contra o HPV


Vacina é a melhor maneira de prevenção contra o câncer de colo de útero
 
Desde o início do mês, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da sede do município e dos distritos de Casimiro de Abreu a vacina contra o HPV, para meninas de 9 a 13 anos.

Esta semana, a Campanha de Vacinação foi intensificada com a visita dos profissionais de saúde às escolas do município, onde as meninas que estão nesta faixa etária recebem a primeira dose da vacina. A segunda dose deve acontecer seis meses depois, em setembro. Cinco anos após a primeira dose, a menina deve tomar ainda a terceira dose, a de reforço. Para ser vacinada, é necessário que a jovem esteja com a autorização dos pais registrada por escrito.

A meta inicial da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% do público alvo. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de meninas. É importante que os responsáveis saibam que a prevenção precoce é a melhor maneira de protegê-las contra o câncer de colo de útero. ”, frisou o secretário de Saúde, Edson Mangefesti.
                                                                                                      
A moradora Alcinete Brandão sabe da importância de prevenir a filha Lorrana Brandão, de 10 anos, contra a doença. E acompanhou o processo de vacinação da menina na Escola Municipal Francisco Blasco Peres, no bairro Jardim Aparecida. “Acho ótima esta iniciativa da Secretaria de Saúde de vacinar nas escolas. Quero prevenir minha filha desde cedo”, disse. 

PAPILLOMAVIRUS (HPV) - É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.
 
VACINA - A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, ela é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
Publicado em 23/3/2015
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário