quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Solenidade de posse do prefeito Antonio Marcos, vice e vereadores movimenta Casimiro de Abreu


A cerimônia de posse do prefeito Antônio Marcos, do vice-prefeito Pastor Zedequias e dos nove vereadores para o mandato de 2013 a 2016, foi realizada no Pavilhão de Esportes de Casimiro de Abreu, às 10 horas da manhã do primeiro dia do ano.  Autoridades estiveram presentes, como o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino. Na ocasião, foi eleito para presidência da Câmara Municipal, o vereador Alessandro Pezão.
O vereador Célio Sarzedas abriu a sessão solene. Ele e os vereadores Adair Abreu de Souza (Kinha), Ademilson Amaral da Silva (Bitó), Alessandro Macabu Araújo (Pezão), Eliezer Crispim Pinto, João Medeiros Neto, Luiz Robinson da Silva Junior (Juninho), Odino Miranda do Nascimento e Rafael Jardim Pereira Ramos prestaram juramento em cumprir as Constituições Federal e Estadual, e também a Lei Orgânica.
Os mesmos juramentos foram prestados pelo prefeito Antônio Marcos de Lemos Machado e pelo vice Zedequias da Costa. Em seguida, ambos assinaram o termo de posse. Logo após, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Por unanimidade, foram eleitos Alessandro Pezão (Presidência), Ademilson Bitó (Vice-Presidência), Odino Miranda e Juninho (1º e 2º Secretários).
Em seu discurso de posse, o prefeito reeleito Antônio Marcos avaliou os quatro primeiros anos de seu mandato. Ele destacou várias obras concluídas e em andamento, além das ações de governo como o orçamento participativo, os investimentos no funcionalismo público, infraestrutura e melhorias nos serviços de saúde, educação, entre outros. O prefeito também abordou os projetos para os próximos quatro anos. Abaixo, o discurso de posse do prefeito Antonio Marcos na íntegra.
 “O dia de hoje me proporciona uma alegria que não se sente sozinho. A felicidade desse momento só faz sentido se for compartilhada com cada um de vocês. Este é um sonho fragmentado em milhares de pedacinhos de esperança. Cada coração casimirense guarda uma parte. Como um imenso quebra-cabeças de expectativas positivas. Para enxergarmos o desenho final, é preciso unir todos esses corações e fazer com que eles pulsem juntos.
Esse é o meu maior desejo. Quero ser o prefeito de todos e por todos ser desta forma reconhecido, não por vaidade, mas por respeito ao princípio que universaliza o serviço público. Eu quero olhar nos olhos de cada um e dizer com segurança, sem medo de errar, com toda a convicção do mundo: “O governo está cuidando de você”  Sou um político sem muito jeito para as coisas da política. Os cargos eletivos, dizem, estão fora do alcance dos tímidos. Eu acho, modestamente, que banalizei esse conceito. E fiquei muito feliz com isso.
Descobri que a população espera muito mais do que um aperto de mãos. Ela quer que essa mão trabalhe de verdade. Foi isso que fiz no meu primeiro mandato. Construí unidades de saúde, escolas e creches. Reformei prédios públicos, pavimentei ruas e fiz praças. E como eu sofri críticas por ter construído espaços reservados para a alegria das crianças, a união das famílias e o congraçamento da melhor idade. As praças, na minha maneira de ver, aumentam a auto-estima das comunidades, atraem as pessoas, enfeitam os bairros. São um oásis de luz e vida, um deleite para o espírito.   
Em muitas cidades, existe apenas uma praça central. Ao seu redor ficam a igreja, às vezes a prefeitura, o fórum, o clube e outros prédios importantes. Aí, a cidade cresce e a praça fica cada vez mais distante das pessoas. Eu considero importante que a população, esteja onde estiver, tem o direito de ter próximo da sua casa a educação, a saúde e o lazer. Fico feliz de ter as praças como uma marca do meu governo, porque serei lembrado por um símbolo singelo das cidades do interior. A praça traz a lembrança do romance dos casais apaixonados, dos primeiros passos dos filhos e netos, do vovô sentado, jogando damas ou falando orgulhoso de suas reminiscências felizes. Obrigado a você que associou o meu nome a tanta coisa boa. Eu fico falando que trabalhei muito, e isso pode passar a impressão de que fiz tudo sozinho. Não é verdade. A minha equipe é muito grande e competente. E me perdoem os secretários, mas não considero equipe apenas o primeiro escalão. Minha equipe de trabalho é formada por professores e merendeiras, engenheiros e serventes de obra. Do maior ao menor salário, são todos igualmente importantes. Eu divido o sucesso do primeiro mandato com cada um de vocês, porque faço parte, com muito orgulho, dessa maravilhosa família de servidores. Eu tentei retribuir essa dedicação com uma política salarial mais justa. Avançamos bastante, mas ainda vamos caminhar muito mais, tenham certeza disso.
Para este próximo mandato, estou obviamente mais preparado. A grande novidade e que ele será mais longo na prática, porque não vou precisar perder um ano de trabalho resolvendo problemas cadastrais junto aos governos estadual e federal. Nossas contas estão em dia. Temos todas as certidões que habilitam o município a realizar convênios e outras modalidades de parceria. O nosso caixa sustenta todos os compromissos e a estrutura institucional encontra-se organizada e enxuta. Vamos começar 2013 sem sobressaltos, trabalhando a todo vapor.
Aproveito esta oportunidade para saudar os poderes que são os sustentáculos da nossa democracia e que caminham, ao lado do Executivo, de forma independente, mas com os mesmos nobres e essenciais propósitos. Saúdo o Poder Judiciário, guardião do estado de direito, o Poder Legislativo, garantidor da participação popular, por intermédio dos vereadores, e o maior de todos os poderes, o Poder de Deus. Que é mais do que um poder. É pura energia, vigor, luz e preponderância.
Agradeço a minha família, pela resignação diante das privações de tempo e presença, aos meus amigos, pela dificuldade de encontrar uma oportunidade para exercer o saboroso ofício da camaradagem, mais uma vez a minha equipe formada por todos os servidores, à população e especialmente a vocês, que acordaram cedo após a festa de réveillon para prestigiar esta solenidade.
Como eu disse no começo, compartilhem comigo está grande felicidade. Vamos fazer valer a pena cada momento desse primeiro dia de um ano que será, com a graça de Deus, repleto de paz, sucesso, saúde e amor. Feliz Ano Novo, Um grande abraço em cada um e muito obrigado”.
Publicado em 2/1/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário