segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Casimiro de Abreu comemora Dia da Cultura


Com a finalidade de homenagear o Dia da Cultura, a Fundação Cultural Casimiro de Abreu promoveu a primeira edição do evento denominado “Café e Poesia”, que reuniu dezenas de pessoas na última terça-feira (05), na Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu.
Durante todo o dia foram realizadas diversas atividades culturais, entre elas dança, teatro, música, exibição de filmes, contação de histórias, recitação de poemas, exposição de quadros, entre outras. Segundo a diretora da Casa de Cultura, Soraia Cardoso, o evento é uma maneira de chamar atenção para a importância da cultura na vida cotidiana das pessoas. “Durante muito tempo a cultura ficou em segundo plano na vida do país e das pessoas, tornando-se um produto ligado somente a elite social e intelectual. Vamos organizar outros eventos dessa modalidade nos próximos anos. Pretendemos colocar esse evento no calendário cultural do município”, disse.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, a ideia é fazer um circuito cultural, onde todas as artes são contempladas. O ‘Café e Poesia’ teve apresentações culturais diversificadas nas bibliotecas de Rio Dourado, Professor Souza e Barra de São João, inclusive no Museu Casimiro de Abreu, no segundo distrito.
Na sede do município, o evento começou com a apresentação do coral Reviver (da Terceira Idade) e com a exibição musical dos alunos da escola de Música Eliseu Tinoco. Em seguida, os alunos do ballet clássico se apresentaram na Praça Darcy Azeredo. A sala de Cinema Humberto Mauro, assim como a Praça Feliciano Sodré, no Centro, também foram palco de apresentações culturais.
O grande homenageado este ano foi o poeta Vinícius de Moraes, ano que festeja seu centenário. O evento contou a com a participação especial da Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Contadores de Histórias.
DIA DA CULTURA – Dia 05 de novembro é o dia em que se comemora a Cultura no país. Instituída no dia 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, a data foi escolhida por ser o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata brasileiro Rui Barbosa (1849-1923).


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário