sábado, 16 de novembro de 2013

Como tratar HPV durante a gestação? Como saber se meu sorotipo é maligno?

A médica Denise Coimbra responde às dúvidas das leitoras relacionadas a gestação e métodos anticoncepcionais

As pílulas de baixa dosagem, como esta, podem, na primeira cartela e iniciada no primeiro dia do ciclo, prolongar a menstruação. Não se preocupe, pois já é eficaz a partir do primeiro comprimido, iniciado no dia certo. Este prolongamento, geralmente, ocorre somente no primeiro mês. Se for persistente em meses subsequentes, volte ao ginecologista para reavaliar o método.Boa tarde! Utilizei DIU de cobre por 7 anos. Na semana retrasada, tive que tirar, pois estava com muita infecção. Iniciei a tomar o anticoncepcional Yaz no 1º dia da menstruação. Geralmente meu ciclo é de quantos dias, por ser o 1º mês? Estou me dando muito bem com este anticoncepcional, somente a menstruação prolongada que esta me preocupando.
***
Olá, Dra. Denise! Minha esposa está grávida de 2 meses e meio e o último exame indicou que está infectada pelo vírus HPV. O fato de o vírus ter se manifestado no útero é um indicativo de que, provavelmente, se trata do vírus que causa câncer no colo do útero, ou mesmo sendo nesse local há uma boa probabilidade de não ser maligno? Que complicações o tratamento pode trazer para ela e para o bebê (durante e após o parto)? 
Atenciosamente, 
Daniel

Daniel, durante a gestação, a mulher deve ser tratada com aplicação de ácido tricloracético, sem problemas para ela ou o bebê. E nem toda lesão por HPV tem indícios de malignidade, pois existem muitos sorotipos e, por estar grávida, a imunidade da mulher fica mais baixa. Se fizer o tratamento antes do parto, não é contraindicado parto normal, desde que o novo exame não apresente indícios do vírus (por meio do exame de papanicolau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário