segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Programação especial comemora Dia do Músico em Casimiro de Abreu


Nesta terça-feira (26), a partir das 19 horas, a Casa de Cultura Estação Casimiro de Abreu terá programação especial para homenagear aos músicos da cidade. Na programação quatro estilos musicais estão contemplados. São eles: pop, bossa nova, samba-choro e clássico. De acordo com o professor da Escola de Música Eliseu Tinoco Miranda, Flávio Freitas, os estilos foram trabalhados com os alunos a partir de projetos durante o semestre. “Estudamos os compositores nordestinos como Gilberto Gil e Hebert Viana, que ninguém sabe, mas é paraibano”, comentou.
Ainda compondo o bloco pop, Lulu Santos também será homenageado por seus 60 anos. ‘Um certo alguém’, do compositor carioca, foi ensaiado pelo professor Bruno Parente e seus alunos.
O centenário de Vinícius de Moraes será lembrado durante o evento, e alunos e professores executarão músicas do poetinha. Uma delas é a conhecida internacionalmente ‘Garota de Ipanema’.
O samba-choro tem a sua vez com o professor Marco Polo e seus alunos. O compositor Valdir Azevedo será um dos homenageados. Os 150 anos de nascimento do pianista e compositor brasileiro Ernesto Júlio de Nazareth também estão na programação. Ernesto é considerado um dos grandes nomes do tango nacional, um subgênero do choro. Bruno Parente fez uma adaptação para violão do sucesso ‘Odeon’, composta em 1910.
Nomes como Beethoven, Bart e Mozart não foram esquecidos e a música clássica se faz presente no evento, entre outras apresentações, com um grupo de flautas em homenagem a Polonaise Mozart, pai do referido artista.
Para a diretora da Escola, Rolsely Oliveira, o trabalho a partir de projetos temáticos faz os alunos evoluírem musicalmente. “Nestas aulas há um enriquecimento cultural muito grande e isso poderá ser percebido na homenagem aos músicos”, adiantou Rosely.
22 DE NOVEMBRO - O Dia do Músico foi comemorado no dia 22 de novembro, por ser também o dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário