quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Guia-me, Pois Sou Cego!

“Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito;”Exodo 13:17
Sou grato a Deus por nem sempre me responder às orações da maneira que peço. Alguém poderia dizer: ‘Mas como assim?’
Minha visão é limitada ao que está ao alcance do meu entendimento, da minha experiência, da expectativa natural e humana de como o mundo funciona, por isso, então, para caminhar alinhado à vontade de Deus, não posso depender desta visão, mas preciso do sobrenatural que altera todas as circunstâncias.
Para entender a vontade de Deus nossa mente é cega mesmo. Deus nos ama tanto amados, que não podemos desconfiar da Sua liderança, soberania, propósito em nossas vidas, ainda que não entendamos muita coisa por um bom tempo. O que geralmente acontece é que permitimos ser dominados pela ansiedade de resolver as coisas da nossa própria maneira, não queremos esperar em Deus. Para algumas pessoas a palavra ‘esperar’ parece sinônimo de maldição, como se devêssemos fugir disto a todo o custo. E não é!
Deus conhecia o coração daquele povo, assim como conhece o seu coração. Deus precisava provar os seus corações para conhecer sua fidelidade, mas também queria protegê-los de serem tão tentados a ponto de voltar para o Egito. Conosco o mesmo acontece. Pode ser que o caminho pelo qual o Senhor tem te dirigido pareça ser longo e demorado, e se você ‘cortasse alguns atalhos’ tudo iria deslanchar. Não faça isto, por amor ao que Deus tem para tua vida! Deus te conhece e sabe dos teus limites.
“Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho; e os filhos de Israel subiram armados da terra do Egito.” Êxodo 13:18
Deus sabia que a ameaça da guerra contra outro povo iria amedrontar o povo que provavelmente voltaria para trás. Você consegue enxergar o cuidado e amor de Deus por sua vida na longa espera, aos seus olhos? Como seres humanos temos a tendência de ficarmos inseguros da nossa posição quando somos afrontados, desafiados, ameaçados.
Mesmo que você não entenda o caminho pelo qual o Senhor tem te levado, confie nEle. “Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; e vós haveis de levar daqui convosco os meus ossos.“ Êxodo 13:18.
José, muitos anos antes já sabia do que Deus faria por seu povo ali no Egito. Deus já havia preparado todas as coisas muito antes delas acontecerem. E embora parecesse difícil no momento, foi o melhor que poderia ter ocorrido.
Ainda hoje Deus tem uma Canaã para cada um de nós, e a cada um de nós será dada a oportunidade de deixar o ‘Egito’, ‘atravessar o deserto’, conquistar a terra prometida. “Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas.” Hebreus 2:1.
Fortaleça-se no Senhor, deixe Sua Palavra te sustentar, te encorajar, te corrigir e limpar teu coração. Assim como foi com o povo saído do Egito, enquanto eles seguiram ao Senhor tudo foi conforme Ele havia dito. O Senhor cumprirá Sua promessa desde que você permaneça no caminho que Ele preparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário