domingo, 17 de agosto de 2014

A ENDOMETRIOSE TEM TRATAMENTO! SAIBA IDENTIFICÁ-LA E PROCURE SEU MÉDICO


nomedico2
Muitas de nós ficamos totalmente perdidas à menor suspeita de que podemos desenvolver a endometriose. A boa notícia é que esta doença tão chata, apesar de ser crônica, tem tratamento, sim!
Antes de tudo, vamos conhecer melhor a endometriose. O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero. Ele é quase todo eliminado durante a menstruação. Uma parte dele permanece no útero e volta a crescer no próximo ciclo menstrual.
A endometriose ocorre quando o endométrio se forma em outras regiões do nosso corpo, fora do útero (no ovário, na cavidade abdominal…). Isso provoca dores, cólicas fortes, sangramentos e até infertilidade.
Desanimou? Calma! Você sabia que o uso de pílulas anticoncepcionais pode ser indicado para o controle da doença? “O tratamento medicamentoso é quase sempre indicado, independentemente do grau da endometriose”, conta o ginecologista Achilles Machado Cruz. “Atualmente, as melhores evidências sustentam o uso de pílulas anticoncepcionais, administradas em regime contínuo, como opção de primeira linha na endometriose.”
Para identificar a endometriose, podem ser realizados vários exames. “A história clínica da paciente, o exame ginecológico e exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética, são indicados”, explica o dr. “O diagnóstico definitivo se faz com procedimentos cirúrgicos, como a videolaparoscopia ou mesmo a laparotomia, que permitem a visualização direta das lesões endometrióticas. O exame hormonal CA-125 também pode contribuir para a identificação da endometriose, embora nem sempre seja preciso, até mesmo nos casos mais avançados da doença.”
Para tirar mais dúvidas e conhecer melhor os tratamentos, procure seu ginecologista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário