terça-feira, 12 de agosto de 2014

O que é H.pylori?

A H.pylori ou Helicobacter Pylori é uma bactéria que vive no estômago de milhões de pessoas. A maior parte das pessoas convive de forma harmoniosa com a bactéria. Em outros casos, entretanto, esta pode ser uma grande vilã e o motivo de diversas complicações estomacais.  Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da H.pylori considerando os seguintes tópicos:

  • O que é a H.pylori;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento.
Métodos para descobrir a bactéria: Endoscopia

  QUE É A H.PYLORI?
A H.pylori ou Helicobacter Pylori é uma bactéria que foi identificada por dois australianos no ano de 1983, Warren e Marshall. Estima-se que esta bactéria esteja presente no estômago de cerca de 50% da população mundial. Grande parte das pessoas convive de forma harmoniosa com a bactéria. Em outros casos, esta pode ser o motivo de diversas complicações médicas como náuseas, queimação, sensação de estufamento e dores no estômago, por exemplo.
estômago é revestido por uma mucosa que protege as suas paredes da ação do ácido gástrico, importante para a digestão. Em algumas pessoas, a H.pylori atua no revestimento destruindo esta barreira natural de proteção das paredes do estômago. Com isto, estas ficam expostas ao ácido gástrico e, com o tempo, ocorrem lesões que podem progredir até se tornar um câncer.
Nem todas as pessoas que possuem problemas com a H.pylori desenvolvem um câncer no estômago, podendo ocorrer apenas outras complicações como gastrite ou úlceras. Entretanto, grande parte das pessoas que sofrem com câncer no estômago possui a bactéria H.pylori.
H.Pylori

COMO SE ADQUIRE?

Ainda não se sabe exatamente como é a transmissão da bactéria H.pylori. Sabe-se, entretanto, que ela pode ser transmitida através do consumo de alimentos ou água contaminada, através da saliva ou via fecal-oral.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Pessoas que possuem a bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno normalmente apresentam os seguintes sintomas:
  • Sensação de estufamento;
  • Dor no estômago;
  • Queimação;
  • Enjoo;
  • Fezes com sangue;
  • Vômitos.
  • COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?A confirmação da presença da bactéria H.pylori no estômago pode ser realizada de diversas maneiras. Durante uma endoscopia do estômago com biópsia, por exemplo, pode-se avaliar a existência da bactéria no material extraído. Também é possível se realizar uma avaliação muitas vezes apenas através de um simples teste de respiração. Ou ainda é possível, por exemplo, pesquisar no sangue do paciente a presença de anticorpos anti-Helicobacter Pylori. Este último procedimento, entretanto, pode não dar um resultado muito satisfatório, pois os anticorpospermanecem no corpo humano mesmo após ter se passado mais de um ano da erradicação da bactéria.

COMO É O TRATAMENTO?

Helicobacter Pylori tratamento
Nem todas as pessoas que possuem a bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno precisam de tratamento. O tratamento é indicado especialmente em casos nos quais a bactéria está gerando algum tipo de transtorno como úlcera gástrica, púrpura, linfoma gástrico e anemia ferropriva ou caso já haja um histórico decâncer no estômago na família do paciente.

Para pessoas que apresentam alguma destas complicações o tratamento indicado é, geralmente, uso de antibiótico durante cerca de 1 mês e de algum outro medicamento que diminua a acidez do estômago.
A presença da bactéria H.pylori no estômago ou no duodeno pode ser evitada mantendo-se boas condições de higiene e sanitárias. Algumas medidas devem ser tomadas tanto por pessoas que possuam a bactéria como por quem não a possui. Estas medidas contribuem para a diminuição da acidez do estômago e evitam complicações locais. Uma alimentação saudável, por exemplo, é a principal medida a se tomar.  Isto inclui evitar frituras em geral, doces concentrados, frutas muito ácidas, como limão, maracujá e caju, frios, temperos muito fortes e alimentos embutidos.
Também é recomendado não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas ou gaseificadas. Café e líquidos muito quentes ou muito frios também devem ser evitados. Beba sempre muita água e ingira legumes e verduras. Acostume-se a comer sem pressa, pois a boa digestão fica facilitada. Evite alimentos picantes, estes são grandes estimuladores da produção de ácido gástrico. E, por fim, mastigue muito bem os alimentos durante as refeições.
Diante de qualquer espécie de alteração no seu organismo procure imediatamente por um médico. Na grande maioria dos casos o diagnóstico precoce e o tratamento adequado levam à cura das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário