O câncer é um inimigo muitas vezes silencioso, que só dá as caras em estágios mais complicados. Por isso, a melhor arma contra este mal é mesmo a prevenção, por meio de exames médicos periódicos, e a adoção de hábitos saudáveis.
Os tipos de câncer mais comum entre as brasileiras são: de mama, de tireoide, de colo de útero, de cólon e reto e de pulmão. Boca, estômago e pele também são muito afetados.
Para todos eles, vale a seguinte receita: não fume, beba com muita moderação, evite alimentos muito gordurosos e com muito sódio, pratique exercícios físicos, faça sexo seguro e visite seu médico.
Ah! E não tenha medo de “conversar” com seu corpo (ou seja, faça autoexame das mamas e fique atenta ao menor sinal de que algo está diferente ou dolorido).
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer fica em segundo lugar entre as causas de morte natural no Brasil, perdendo apenas para os problemas cardíacos.
Avanços de diagnóstico e tratamento têm ajudado a diminuir os índices de mortalidade da doença, mas ainda é fundamental a detecção precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário