terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como economizar água usando regador para molhar as plantas

Regador ajuda a economizar água na hora de molhar as plantas


Molhar as plantas com um regador gera economia de 96 litros de água a cada 10 minutos. Com a mangueira sem o controle de saída de água, por exemplo, o consumo chega a 186 litros, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) (veja aqui como instalar um gatilho na torneira).

O regador ajuda a restringir a quantidade que será utilizada e evita o desperdício, já que a água só é usada quando a peça está próxima à planta. As lojas de jardinagem oferecem modelos e materiais e por isso os preços variam muito, mas em geral o preço é acessível. Os valores em três redes consultadas pelo G1estavam entre R$ 13,80 e R$ 25,90 para tamanhos com capacidade de 1,5 litro a 10 litros.

O ideal são os regadores que possuem um arejador no bico, com diversos furos. Isso reduz o consumo e espalha melhor a água. Para economizar ainda mais, outra dica é molhar as plantas de manhã bem cedo ou a noite para reduzir a perda por causa da evaporação, principalmente no verão. No inverno, em períodos mais frios, também dá para regar o jardim em dias alternados porque a perda de água das plantas é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário