sábado, 22 de dezembro de 2018

Significado da Esquerda!

Resultado de imagem para VOCE E DA DIREITA OU ESQUERDA
VEJA DE QUE LADO VOCÊ ESTA!!! DIREITA OU ESQUERDA???
Esquerda é o termo usado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo a defesa de interesses de grupos sociais e de igualitarismo.
Do ponto de vista político, quando se diz que uma pessoa é de esquerda significa que esta concorda e compactua com os posicionamentos ideológicos deste espectro político.
O que a esquerda defende?
A ideologia política de esquerda defende que o controle feito Estado, através dos seus governos, é a solução para que exista igualdade entre os cidadãos.
De acordo com essa ideia o Estado deve ser o responsável por controlar o funcionamento de vários setores da sociedade, além de ser responsável por proporcionar educação, saúde, trabalho e outros direitos básicos aos cidadãos.
A ideologia de esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas na sociedade, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.
A origem do termo “esquerda”, como um posicionamento político-ideológico, surgiu durante as Assembleias Constituintes francesas do século XVIII.
Nessas sessões, havia a clara separação entre os grupos burgueses e conservadores, que sentavam do lado direito na Assembleia, por não gostarem da participação dos grupos populares. As pessoas que pertenciam às classes mais humildes, e que eram adeptas do revolucionismo, ficavam do lado esquerdo da sala.
A partir deste cenário, o termo “esquerda” passou a simbolizar o ideal de luta pelos direitos populares e pelos trabalhadores e a “direita” virou sinônimo de conservadorismo e elitismo.

Esquerda e direita atualmente

Com o passar do tempo as definições de esquerda e direita foram se transformando e ganharam novas interpretações. Atualmente a definição de um posicionamento político é mais complexa do que a antiga divisão entre esquerda e direita, porque surgiram variações desses conceitos, de acordo com os pensamentos políticos de cada grupo.
No cenário atual as variações, chamadas de espectro político, podem ir desde a extrema-esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema-direita. Essa classificação também é conhecida como régua ideológica.
Muitas vezes o termo esquerda também é usado para se referir a um grupo partidário que se opõe ao partido político que está no poder.  Nesse sentido, muitas vezes, direita pode ser o nome dado para grupos partidários que apoiam o grupo político que está no governo.
Os partidos de esquerda englobam os social-democratas, os socialistas democráticos, os ambientalistas e os progressistas. Os autoritários e igualitários são exemplos de partidos de extrema esquerda.
Já os partidos de direita envolvem os conservadores, os democratas-cristãos, os liberais e os nacionalistas. Os grupos extremistas de direita defendem o ditatorialismo, como o nazismo e o fascismo, por exemplo.
Existem ainda outros grupos políticos específicos dentro da ideologia de esquerda, como a esquerda liberal, que une princípios que pertencem ao Liberalismo com princípios dos movimentos de esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário