sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Massacre em escola primária deixa 27 mortos nos EUA


Segundo a polícia, 20 crianças e sete adultos, incluindo o atirador, estão entre os mortos na cidade de Newtown, Connecticut

20 crianças e 7 adultos mortos nos EUAUm ataque a uma escola primária deixou 27 mortos, incluindo 20 crianças, na cidade de Newtown, Estado americano de Connecticut, nesta sexta-feira (14), segundo informações da polícia. Entre os mortos está o atirador, encontrado em uma sala de aula. Segundo uma fonte policial citada pela Associated Press, o suspeito identificado como Ryan Lanza , de 24 anos, se suicidou. Duas armas também foram encontradas no local.
AP
Mulher aguarda por notícias sobre sua irmã, uma professora, após um ataque na Escola Elementar Sandy Hook, em Newtown, Connecticut


Havia 600 estudantes no local no momento do ataque, um dos piores contra uma escola na história dos EUA. Em 2007, o massacre na universidade de Virginia Tech deixou 33 mortos, incluindo o atirador.
Segundo a imprensa local, o pai do suposto atirador foi morto em casa. A polícia confirmou a existência de uma segunda cena de crime na cidade, mas não quis dizer se a vítima era o pai de Ryan. De acordo com a rede de TV CNN, a mãe do atirador, Nancy Lanza, está entre as vítimas. Ela era uma professora da escola, e foi morta no local do ataque.
Segundo a autoridade policial ouvida pela AP, a namorada de Lanza e um amigo estão desaparecidos em New Jersey, enquanto o irmão mais jovem de Ryan está sob custódia policial e sendo questionado sob suspeita de ser um segundo atirador no ataque.
Citada pela CNN , a mãe de um aluno que estava na escola em uma reunião no momento do ataque disse que o diretor e um psicólogo foram mortos. O vice-diretor da escola foi atingido por um disparo no pé ou na perna. Ela afirmou também que houve cerca de cem disparos. A arma usada no crime, segundo a agência, foi um rifle de calibe .223.
Secando lágrimas de seus olhos, o presidente dos EUA, Barack Obama, reagiu nesta sexta-feira a ummassacre em uma escola primária afirmando que " nossos corações estão partidos ". Em uma declaração emocionada na Casa Branca, o líder americano afirma que os EUA passaram por isso "em muitos momentos" e têm de se unir para adotar uma ação significativa, "independentemente da política".
Stephen Delgiadice disse que sua filha de 8 anos ouviu dois fortes estrondos e os professores disseram a ela para ficar em um canto. A criança passa bem. "É alarmante, especialmente em Newtown, que pensávamos ser o lugar mais seguro da América", disse.
Presidente dos EUA, Barack Obama, se emociona ao fazer uma declaração sobre o massacre em Newtown, Connecticut. Foto: AP
1/11
As escolas da cidade foram fechadas para que a segurança dos alunos e funcionários fosse garantida depois que os tiros foram registrados na Escola Primária Sandy Hook, a oeste de Connecticut. A polícia recebeu o chamado por volta das 9h40 no horário local (12h40 em Brasília).
O jornal Newtown Bee publicou uma foto de um grupo dos estudantes - alguns chorando e outros aparentemente assustados - sendo escoltados em fila por adultos em um estacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário