Brincar em lugares abertos e até mesmo rasgar papel são importantes para o desenvolvimento motor do seu filho
A coordenação motora é o que permite que as pessoas sejam capazes de dominar seu corpo no espaço. Segundo Manoella Carminatti, pedagoga do Colégio Itatiaia, o ideal é que a coordenação motora seja incentivada dos zero aos seis anos.
“Nós começamos as atividades desde o berçário e vamos mudando conforme a idade”, conta Manoella. Nos primeiros anos de vida, o ideal é incentivar a coordenação motora ampla, que inclui aprender a engatinhar e andar, por exemplo. As atividades que a pedagoga sugere para estimular este aprendizando são as que envolvem obstáculos: como andar, engatinhar e correr em circuitos com túneis, bambolês entre outros.
A coordenação motora fina, que envolve principalmente o controle das mãos e dedos, deve ser mais estimulada depois que a criança já aprendeu a andar.
“Até os 2 anos, geralmente, não se dá lápis e papel, porque o objetivo é desenvolver a coordenação motora ampla para depois inserir os exercícios mais intensos”, comenta a pedagoga.
Nos primeiros dois anos de vida, é importante estimular a coordenação motora ampla. Deixar as crianças em espaço aberto é importante para que desenvolvam as habilidades de andar correr e pular, por exemplo. Foto: Thinkstock/Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário