quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MAMAÇO

Município participa da Semana Mundial da Amamentação
Equipe da Secretaria de Saúde se reuniu esta semana para finalizar preparativos das atividades

Amamentar é um ato de amor e de proteção à saúde da criança. Para conscientizar as mães sobre a importância de oferecer o leite materno a seus filhos, a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa da Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 3 a 7 de agosto. Para isso, profissionais de saúde se reuniram, esta semana, na Beira-Rio, em Barra de São João, para discutir os ajustes finais da programação.

A partir da próxima segunda-feira, dia 3, as Unidades Básicas de Saúde desenvolverão diversas atividades para gestantes e mulheres em fase de lactação. Elas receberão informações sobre a importância da amamentação, posições adequadas para oferecer o leite materno ao bebê, como fazer a ordenha e armazenar o leite. Além disso, as mamães também poderão participar de palestras em que nutricionistas falarão sobre a alimentação ideal para mulheres que amamentam.

Como parte da programação, haverá ainda a Hora do Mamaço, um momento em que mães e bebês se reúnem em um grande movimento de amamentação pública para a conscientização da sociedade sobre o ato de amamentar. O evento acontecerá em duas ocasiões. Na quinta, dia 6, às 9 horas, na Beira-Rio, em Barra de São João. Na sexta, dia 7, também às 9 horas, na Praça Darcy Azeredo, no bairro Santa Ely, em Casimiro de Abreu.  

“Planejamos esta Semana da Amamentação com muito carinho, pois sabemos da grande importância que o aleitamento materno tem para mãe e filho. Por isso, convido a todas as munícipes para participarem”, disse o secretário de Saúde, Edson Mangefesti.

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO – Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação é realizada em mais de 120 países, com o intuito de apoiar e incentivar a amamentação. No Brasil, o evento tem o apoio do Ministério da Saúde desde 1999 e de algumas organizações que trabalham em prol do estímulo ao aleitamento materno, como a Apoio Materno Solidário (AMS). Este ano, a Semana Mundial da Amamentação acontece de 3 a 7 de Agosto.                                                                                                                                                                                       

HORA DO MAMAÇO - Idealizado pelo Apoio Materno Solidário (AMS), a Hora do Mamaço acontece, anualmente, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A ideia é levar à sociedade a reflexão sobre a importância do ato de amamentar e os benefícios que a iniciativa traz à mãe e ao bebê.
BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO - A lista de benefícios da amamentação é imensa. Vai desde a redução de infecções para o bebê à redução de incidência de câncer do colo de útero, mama e ovário para a mãe. O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.
O ato de amamentar protege a criança contra várias doenças e também diminui os índices de obesidade, hipertensão e diabetes na fase adulta. Além disso, o aleitamento materno também previne o bebê contra alergias alimentares, asmas, doenças alérgicas, diarreias, otites, diminuição no tempo de internação e da gravidade da bronquiolite.   
Publicado em 3/8/2015
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário