quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prática de exercícios físicos pode reduzir o risco de câncer de mama

Segundo pesquisa realizada na França, fazer alguma atividade física,
mesmo que moderada, tem papel importante na prevenção da doença

mulheres correndo eu atleta (Foto: Getty Images)mulheres correndo eu atleta (Foto: Getty Images)
A incidência do câncer de mama é ainda um fato bastante preocupante e certamente a busca de orientações, atitudes preventivas e campanhas de esclarecimento são providências extremamente necessárias. O conhecimento científico já reconhece vários fatores responsáveis pelo aumento da sua incidência. Obesidade, herança genética, alterações hormonais e, sobretudo, a vida sedentária são reconhecidamente fatores de risco para o câncer de mama.
O combate ao sedentarismoatravés do estímulo à prática de programas de exercício representa a atitude mais fácil, eficaz e barata de prevenção. Vários estudos científicos publicados nos últimos anos comprovam o grande benefício da atividade física regular na redução da incidência da doença.

Em um estudo recente realizado noInstituto Gustave Roussy na França, liderado pelo cancerologista Agnes Fournier, e publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention no mês de agosto deste ano, 59 mil mulheres foram acompanhadas por oito anos. Durante este período, cerca de 2100 mulheres tiveram diagnóstico de câncer de mama. As mulheres do grupo analisado que faziam pelo menos quatro horas semanais de atividade física regularmente apresentavam uma incidência 20% mais baixa de aparecimento da doença. Os pesquisadores concluíram que o efeito protetor do exercício era independente de outros fatores de risco como a própria obesidade, ou seja, mesmo as mulheres com excesso de peso apresentavam diminuição da incidência do câncer de mama se fossem praticantes de exercícios físicos regulares.
Segundo o Dr. Fournier, o estudo comprova que mesmo atividades físicas moderadas de característica recreacional podem ter um rápido impacto na redução do risco, mas alerta que o benefício diminui rapidamente após a interrupção do programa.
A recomendação então é não só adotar a prática de exercícios, mas passar a incorporar o hábito como rotina de vida. O exercício não é uma vacina, mas principalmente associado a exames preventivos regulares pode representar a melhor atitude para reduzir a probabilidade de aparecimento de um problema tão sério como o câncer de mama

Nenhum comentário:

Postar um comentário