Antes de começar tratamento na água, é necessário esperar a cicatrização completa. A contraindicação é apenas durante as sessões da radioterapi
O outubro rosa é para nos lembrar de como é importante a prevenção do câncer de mama. O ideal é que se faça o autoexame a partir da puberdade, tanto as moças como os rapazes. Nos homens é muito difícil de ocorrer e é mais fácil de ser detectado, porque é muito doloroso quando a glândula fica intumescida.
As mulheres devem fazer diariamente, apalpando as mamas nos quatro quadrantes, em direção ao mamilo e nas axilas, para sentir algum nódulo ou protuberância. Pressionar o mamilo para ver se sai alguma secreção. Caso sinta algo diferente, deve procurar um mastologista, médico especialista em doenças das mamas.
Uma vida saudável com exercícios físicosmoderados, sono reparador, alimentaçãopobre em gordura, sem fumo, diminuindo o nível de estresse ao máximo, contribuem para a prevenção do câncer de mama. Também é importante tratar a depressão, ela é um grande inimigo da saúde. Quando há casos na família, deve-se evitar anticoncepcionais que contenham estrogênio. As mulheres que fazem reposição hormonal devem ficar atentas.
Quando diagnosticada, a doença deve ser tratada o mais rápido possível. Os procedimentos detratamento diferem de acordo com a gravidade, biótipo da mulher e conduta médica, principalmente quando há antecedentes familiares.
Quando a plástica é feita, a paciente pode ficar de um a três meses sem abrir ou elevar o braço acima de 90º. Dependendo de tudo isto, é escolhido o tratamento na água ou no solo. Quando é feita uma quadrantectomia, retirada de um quadrante da mama, ou a mastectomia radical, retirada total da mama e dos gânglios linfáticos, é necessário esperar a cicatrização completa para ir para a água, o que normalmente demora em torno de um mês.
a água, o que normalmente demora em torno de um mês.
Os objetivos são, em primeiro lugar diminuir a dor. Em segundo lugar, aumentar o arco de movimento, devolver os movimentos funcionais da articulação do ombro, e em terceiro lugarfortalecer a musculatura envolvida.
A água ajuda muito nesta recuperação, a temperatura e a pressão hidrostática ajudam a diminuir o edema e a dor. O empuxo ajuda a aumentar o arco de movimento sem dor. O fisioterapeuta mobiliza a articulação do ombro e a cervical dentro d’água, o que é muito eficaz e prazeroso.
A recuperação é mais rápida na fisioterapia aquática. A respiração diafragmática está presente em todos os exercícios, auxiliando a execução dos movimentos. Na água podemos fazer um trabalho aeróbico, aumentar a serotonina, durante o tratamento, o que ajuda muito na aceitação da perda, na melhora do humor. O relaxamento também é muito importante, é recomendado o watsu, que é a volta ao útero materno, a paciente se sente acolhida, embalada.
Boa sorte para todas nós.O trabalho na água é indicado inclusive paraevitar o linfedema, que uma vez instalado, é muito difícil de regredir. Quando a reconstrução for realizada no ato cirúrgico, e a paciente não puder abrir o braço, a fisioterapia aquática é muito indicada para aliviar a tensão da musculatura do pescoço e dos ombros. Ela pode caminhar, pedalar com o braço parado ou indo até 90º sem perigo.
A contraindicação é durante a aplicação das sessões da radioterapia. Não pode ficar de molho na água durante 40 ou 60 minutos para não apagar as marcações feitas pelo tomógrafo e ter que refazê-las.
A água não machuca, não dói, alivia tensões, evita edemas e acolhe. O importante é estar viva, voltando aos poucos à rotina normal. É preciso ter força para enfrentar o tratamento que for necessário para recuperar-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário