CUIDADOS ESSENCIAIS NA HORA DE LAVAR ROUPAS
Na pressa, acabamos misurando roupas, jogando tudo na máquina, sem prestar atenção a detalhes importantes. Para não manchar aquele seu casaco xodó ou o vestido preto básico, o Universo Jatobá separou dicas preciosas para te ajudar na hora de lavar a camiseta, a camisa, o vestido, a calça, a saia, a bermuda, o blazer…! Ufa, quanto trabalho!
1) Leia as etiquetas das roupas
Quantas vezes você parou para observar as recomendações das etiquetas? Provavelmente poucas ou nenhuma. Parece bobagem, mas os símbolos de lavagem podem trazer detalhes de conservação e restrições que devem ser seguidas.
2) Separe as roupas por cores
Roupas brancas devem ser lavadas separadamente, para evitar que fiquem manchadas. Cores pastéis e claras podem ser misturadas entre si.
3) Não jogue produtos químicos diretamente na roupa
Não aplique o sabão em pó e o amaciante diretamente nas peças. Dissolva em água, para não manchá-las.
4) E por falar em sabão em pó… Não abuse na quantidade!
Quanto mais produto químico você coloca, mais água você vai precisar gastar para ensaboar. Ou seja, você gasta sabão, água e ainda suas roupas podem ficar desbotadas. Sem contar que o excesso de sabão em pó pode causar alergia na pele posteriormente.
5) Passa tempo, tempo passa…
Deixar as peças muito tempo de molho é balela! O tempo prolongado em contato com produtos químicos pode provocar manchas ou desbotar as cores.
6) Separe roupas pessoais das peças de uso doméstico
Panos de limpeza, panos de prato e roupas de animais de estimação não devem ser lavados junto com suas roupas pessoais. Isso porque como há restos de sujeiras mais pesadas naquelas peças, as vestes podem acabar sendo danificadas ou manchadas.
7) Repare no grau de sujeira
Roupas muito sujas não devem ser lavadas junto com as que precisam apenas de uma lavagem rápida. Assim, você as conserva melhor!
8) Use água fria para tirar as manchas
Não aqueça a água, já que a fria é a indicada para tirar as manchas. Outra vantagem é que a água fria economiza energia! E atenção: a água quente pode manchar ainda mais e é indicada para lavar roupas muito sujas.
9) E por falar em temperatura…
Normalmente, roupa branca é lavada com água quente e coloridas em água fria, para não perderem as cores. Sedas e fibras sintéticas, como lycra, devem ser lavadas com água fria ou morna.
10) Nem pense em passar roupas sujas
A peça pode ter alguma mancha que não seja visível e, ao passar o ferro, você acaba fixando a marca. Só passe a roupa depois da lavagem.
11) Lavar roupa todo dia, que agonia
Como bem diz a música “Juventude Transviada”, lavar roupa todo dia não é uma boa ideia. Para economizar água e energia, acumule as peças e lave tudo de uma vez.
12) Fios, zíperes e bolsos
Amarre os fios e feche os zíperes para evitar que suas roupas se embolem ou rasguem. Antes de colocá-las na máquina, tire tudo dos bolsos, para não estragar a veste ou a máquina de lavar.
13) Vire do avesso
Jeans e camisetas com estampas preservam as cores quando lavadas do avesso.
14) Lençóis e toalhas
Você pode separar as toalhas e lençóis das demais roupas, já que são lavados com menor frequência e normalmente são mais sujos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário