segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Miguel Falabella mostra a última imagem de Marília Pêra: "Ela estava sofrendo"

Ator e autor usou o Facebook para prestar homenagem a diva dos palcos e da televisão. Marília Pêra morreu no sábado (5)

A atriz Marília Pêra morreu no sábado (5), aos 72 anos, depois de dois anos lutando contra um câncer. Na tarde de domingo (6), Miguel Falabella usou o Facebook para prestar uma uma homenagem à atriz e compartilhar a sua última foto nos bastidores de "Pé na Cova".
Última foto de Marília Pêra nos bastidores de
Reprodução/Instagram
Última foto de Marília Pêra nos bastidores de "Pé na Cova"

"Essa foto foi tirada numa de suas últimas gravações. Acabamos de gravar uma cena e ela ficou satisfeita, depois ficamos falando sobre os ataques que ela estava sofrendo por ter abandonado a peça que ela estava ensaiando. Já não importava mais, Marília sofreu vários ataques ao longo de sua carreira. Não somos um povo generoso com o sucesso. A classe a rejeitou no episódio Collor e só seu extraordinário talento fê-la sobreviver ao episódio. Enfim, voltando a foto: eu peguei o celular e disse: deixa eu tirar uma foto sua! Ela respondeu: Pode tirar. Eu já fiz as pazes com isso tudo", disse.
No desabafo, Falabella conta como reagiu a notícia da morte da amiga. "Na sexta-feira não me senti bem. Um mal estar por todo o corpo. Fiquei na cama recuperando forças para o espetáculo noturno, assistindo a um documentário sobre Van Gogh. E pensei nela. Curiosamente, enquanto o narrador explicava que as escolhas do pintor o direcionavam para uma singularidade excepcional, eu pensava em Marília Pêra".

Até a notícia da morte de Marília, na manhã de sábado. "Acordei suado, dolorido, com o telefone tocando. Marília se foi, Cininha me disse chorando./ O mundo para. O quarto está escuro, porque nunca consegui dormir com luz. E penso que preciso vê-la. Preciso me despedir dela./ No avião, vim costurando os pedaços da manta, tentando contar a história". Ele escreve que, mesmo com o mal estar, foi para o teatro e se apresentou como musical "Antes tarde do que nunca". Depois, "foi para casa, tomou um remédio e se embrulhou nas cobertas". 

Miguel Falabella conversa com a imprensa no velório de Marília Pêra
Futura Press
Miguel Falabella conversa com a imprensa no velório de Marília Pêra

Miguel ainda disse que conheceu a atriz quando tinha 22 anos e ela dirigia uma montagem que ele iria participar, "A menina e o vento". Depois de tantos anos de convivência, o autor comenta que Marília não o via como um amigo. "Ela costumava dizer que nós não éramos amigos, que o trabalho é que nos juntava. Talvez ela tivesse razão. Marília foi muito mais do que uma colega de trabalho. Foi uma mestra com quem tive o privilégio de ter aulas particulares". 
Ele também fala que Marília Pêra não falava sobre a doença: "Nunca me falou sobre a doença e eu entendia o porquê. Não queria que eu a visse como alguém que já não pudesse mais exercer seu ofício. Eu imediatamente comecei a escrever um projeto para ela estrelar depois de Pé na Cova. Percebi que o trabalho talvez a mantivesse viva. Não foi o bastante". 
Na novela 'A Moreninha', de 1965. Foto: Divulgação
Na novela 'Supermanoela', de 1974. Foto: Divulgação
Na minissérie 'Quem Ama não Mata'. Foto: Divulgação
Na novela 'O Cafona', de 1971. Foto: Divulgação
Na novela 'Meu Bem Querer', de 1998. Foto: Divulgação
Marília Pera no
Na novela 'Bandeira 2', de 1971. Foto: Divulgação
Marília Pêra foi o tema do enredo da escola de samba Mocidade Alegre no carnaval de São Paulo deste ano . Foto: Fotos Públicas
Na novela 'A Moreninha', de 1965. Foto: Divulgação
1/8

E ainda conta como foi o último dia de gravação da atriz na minissérie "Pé na Cova": "No seu último dia de gravação, quando ela se despediu de sua memorável Darlene, e foi sendo levada para o camarim em cadeiras de rodas, ovacionada pela técnica e pelo elenco, eu me deixei ficar atrás do cenário, porque percebi no olhar dela, que se estendia até os refletores lá no alto, que aquilo era uma despedida. Talvez não fôssemos amigos, mas havia algo muito maior que nos unia: o respeito pelo ofício. Que eu aprendi com ela e com outros mestres que me cruzaram o caminho". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário