quarta-feira, 15 de março de 2017

15 alimentos ricos em magnésio, o mineral milagroso!

Os perigos da dieta ocidental: falta de magnésio

A falta de magnésio é provocada por uma alimentação inadequada, composta por frituras e outras comidas gordurosas, aliado a um estilo de vida mais sedentário.
Esse é um dos problemas da atualidade. Como antigamente as pessoas se alimentavam de forma mais correta e orgânica, era comum consumirem alimentos que lhes proporcionassem a quantidade de magnésio necessária para o bom funcionamento do corpo. Mas hoje as dietas não contêm a quantidade mínima de magnésio que devemos consumir, e essa falta é muitas vezes compensada de forma artificial.
O Instituto Nacional de Saúde norte americano publicou um estudo onde defende que os homens necessitam de 400 a 420 mg de magnésio diários, enquanto as mulheres precisam de 310 a 320 mg. Isso não é o que se passa, por exemplo, na realidade dos norte-americanos. As quantidades ingeridas de magnésio são insuficientes e estão distantes desse objetivo.
Isso porque a dieta adotada pela maioria do povo americano é composta por açúcar refinado, carboidratos simples e alimentos processados. Nesse cardápio não consta magnésio!
Mas isso não é uma exclusividade dos Estados Unidos. Infelizmente, a maior parte das pessoas em todo o mundo tem uma alimentação pobre em diversos nutrientes importantes para o corpo, entre eles o magnésio. Para assegurar que está dando ao seu organismo o magnésio de que ele necessite, vai ter de apostar em comer muitos legumes. Ponha de lado o álcool e os diuréticos, porque eles vão dificultar a absorção dos nutrientes.
O nosso organismo só retém 30 a 40 por cento do magnésio que consumimos. Por isso, não há o perigo de comer magnésio a mais. O organismo faz esse controle, e aquilo de que não precisa elimina através da urina. Está na hora de se dirigir num especialista e confirmar se está ingerindo o magnésio necessário, e conferir se precisa de suplementar ou não.
O magnésio é essencial para a sua saúde e para o seu bem-estar. Tem a capacidade de estabilizar os nervos, de relaxar os músculos e de manter os batimentos cardíacos a bom ritmo. Ajuda os ossos a ficarem fortes, nivela a pressão arterial e o açúcar no sangue, e impulsiona a produção de energia.
Caso você acredite que está sentindo as consequências de uma alimentação pobre em magnésio, vamos publicar uma lista de alimentos que deverá consumir.

15 alimentos ricos em magnésio:

  1. Abacate
  2. Acelga
  3. Amêndoa
  4. Banana
  5. Cacau
  6. Caju
  7. Coentro
  8. Espinafre
  9. Feijão
  10. Figo
  11. Iogurte
  12. Manjericão
  13. Manteiga de amendoim
  14. Salmão
  15. Semente de abóbora
Isso vai ajudar você a garantir maiores quantidades de magnésio para o seu corpo, sobretudo se optar por ingredientes orgânicos. Mas, mesmo com a ingestão desses alimentos, pode ser que os valores continuem insuficientes. Isso acontece porque grande parte da terra onde os alimentos se desenvolvem tem pouco magnésio!

A importância da suplementação adequada

Nesse caso o melhor mesmo é dar uma ajuda com suplementos. Recomendamos que consulte um bom especialista para que ele faça uma análise do seu histórico e ajude a combater a falta de magnésio de forma adequada.
É mesmo muito importante que siga as indicações de um profissional e que não inicie esse processo por conta própria. O magnésio atua melhor, por exemplo, em simultâneo com o cálcio e as vitaminas D e K2. Mas essas substâncias têm de ser administradas nas quantidades certas, ou podem originar problemas graves. Se você der para o seu organismo muito cálcio e pouco magnésio, corre o risco de desenvolver problemas cardíacos.
Os suplementos que permitem uma melhor absorção são o cloreto de magnésio, o citrato de magnésio e o glicinato de magnésio.
Confira o vídeo a seguir, com alimentos ricos em magnésio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário