O DIA 8 DE MARÇO
Uma data especial celebrando a luta de resistência da mulher proletária, da mulher das classes oprimidas e exploradas em todo o mundo, foi proposta por Clara Zetkin — dirigente do Partido Comunista da Alemanha e da Internacional — na Conferência de Mulheres Socialistas realizada em Copenhague (Dinamarca) em 1910.
Trabalhadoras do setor têxtil da cidade de Nova York, em protesto contra os baixos salários, contra a jornada de trabalho de 12 horas e o aumento de tarefas não remuneradas — foi reprimida pela polícia de uma forma brutal (8 de Março de 1857). Muitas jovens trabalhadoras foram presas e algumas esmagadas pela multidão em fuga. Cinquenta anos mais tarde, no aniversário dessa manifestação, esse dia é declarado, em sua memória, o Dia Internacional da Mulher."
Florence Nightingale - A Dama da Lâmpada
Nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, Itália. Em 1845, em Roma, no desejo de tornar-se enfermeira, estudou as atividades das Irmandades Católicas e, em 1849, decidiu trabalhar em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Em 1854 foi enfermeira de guerra e, durante os combates, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, atendendo os soldados doentes. Por este motivo ela ficou conhecida mundialmente como A Dama da Lâmpada. Ao retornar da guerra em 1856, recebeu um prêmio em dinheiro do governo inglês em reconhecimento ao seu trabalho. Ela usou este dinheiro e deu início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.
Ana Néri
Ana Néri nasceu em 13 de dezembro de 1814, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Em 1864, quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), ela não resistiu à separação da família e colocou-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. O seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880.A rainha Elizabeth
Obtenha aqui mais informações sobre o governo de Henrique VIII e o reinado da rainha Elizabeth durante os conflitos religiosos na Europa.
Anita Garibaldi
A trajetória de uma importante revolucionária do século XIX.
As mulheres e as purgas legais na França
Ao fim da libertação francesa dos nazistas, milhares de mulheres sofreram com as purgas legais em decorrência do envolvimento delas com soldados alemães.
Catarina, a Grande
Representante dos déspotas esclarecidos, Catarina, a Grande, reformou o Império Russo de acordo com os ideais iluministas.
Cleópatra
A célebre rainha egípcia que agitou o cenário político romano.
Hatshepsut
Hatshepsut, a primeira faraó da história, o reinado e Hatshepsut , as mudanças feitas por Hatshepsut no Egito, a morte da primeira faraó, o legado de Hatshepsut.
Isabel de Castela
Isabel de Castela, o casamento de Isabel de Castela e Fernando Aragão, as conquistas do reinado de Isabel de Castela, a morte de Isabel de Castela, a unificação da Espanha.
Joana D'Arc
Saiba mais sobre a figura mítica de Joana D’Arc, uma camponesa que ajudou a França a vencer a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos (1337-1453).
Margareth Thatcher
Veja aqui como Margareth Thatcher assumiu o poder na Grã-Bretanha, em 1979, e como foram seus 11 anos de governo, com sua renúncia em 1990, após o fim da Guerra Fria.
Maria Stuart
Maria Stuart, A história de Maria Stuart, Suas verdadeiras afeições, A sua sentença de morte, O seu grande feito, Quais foram as suas grandes conquistas.
Os Significados de Maria Madalena
Uma polêmica que intriga os cristãos ao longo do tempo.
Rainha de Sabá
Rainha de Sabá, os relatos a respeito da lendária Rainha de Sabá, o caso amoroso entre a Rainha de Sabá e o Rei Salomão, o filho da Rainha de Sabá com o Rei Salomão.
Rainha Vitória
Veja aqui a história da Rainha Vitória, a responsável pela aceleração industrial inglesa, pelo fim da escravidão no Império britânico e por leis que ajudaram os trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário