sexta-feira, 22 de julho de 2011

Panda de zoológico americano está com gravidez psicológica

Mei Xiang apresenta comportamento semelhante ao que teve quando ficou prenhe em 2005
Veterinários anunciaram que a panda gigante Mei Xiang teve uma gravidez psicológica nos últimos meses. Os tratadores vinham observando alterações no comportamento do animal e monitorando seus níveis de hormônios. Mei Xiang vinha comendo menos, ficava mais tempo no recanto e criando um ninho com objetos, tudo da mesma maneira que fez antes de ter filhotes, em 2005.
Cientistas do Zoológico Nacional de Washington, nos Estados Unidos, estão preocupados que Mei Xiang possa ser infértil afirmou David Wildt, pesquisador do Instituto Smithsonian. Registros de pandas em zoológicos de todo o mundo mostram que gravidez psicológica não é um fato raro na espécie, porém não de forma consecutiva. Mei Xiang não consegue ficar prenhe pelo quinto ano consecutivo.
“Parece que se a panda gigante tem já muitos anos de gravidez psicológica, há uma grande probabilidade de que ela seja infértil”, disse.
Por causa disto, o zoológico deve manter Mei Xiang longe de outras fêmeas. Funcionários do Instituto querem discutir com especialistas chineses sobre como continuar tentando o cruzamento do casal de pandas do zoológico de Washington - Mei Xiang e o macho Tian Tian – ou talvez levar os animais para o programa chinês de pandas.
Wildt afirma que o zoológico precisa de animais saudáveis e reprodutivamente viáveis para contribuir para o conhecimento da espécie. O casal de pandas nunca conseguiu dar cria de maneira natural - apenas uma vez por inseminação.
“Nós vamos tentar algo diferente”, ele disse. “Não pretendemos apenas deixar com que os animais fiquem nesta situação particular todos os anos sem tentarmos entender o motivo”, disse.
É muito difícil determinar quando uma panda está prenhe. De acordo com cientistas, o feto só começa a se desenvolver nas últimas semanas do período de gestação. Desde julho, Mei Xiang deixou de permitir que tratadores fizessem os exames de ultrassom.





Nenhum comentário:

Postar um comentário