domingo, 10 de julho de 2011

Terremoto de magnitude 7.1 atinge o Japão

Alerta de tsunami foi emitido na região nordeste, mas foi retirado duas horas depois
Um forte terremoto de magnitude 7.1 atingiu a região nordeste do Japão neste sábado (9h57 de domingo no horário local) e fez com que autoridades emitissem alerta para tsunami com ondas de até 50 cm durante duas horas nas cidades de Miyagi, Iwate e Fukushima.
Até o momento, não há relato de danos a edifícios ou pessoas feridas, segundo informações da emissora NHK colhidas pela agência de notícias Reuters. Aeroportos da região funcionam normalmente.
A Tokyo Electric Power, empresa proprietária da usina de Fukushima, afima que todos os técnicos foram levados para locais altos e que não há sinal imediato de estrago na planta onde desde o tremor de março é feita uma tentativa para construir um sistema de resfriamento para os reatores nucleares. Além disso, a companhia informa que vai monitorar barcaças atracadas no mar perto da usina que têm sido utilizadas como depósito temporário de água radioativa.
O epicentro do abalo aconteceu a uma profundidade de 10 km no Oceano Pacífico em área próxima a Honshu, principal ilha do país, e foi registrado como 4 numa escala japonesa que vai 7, o que significaria moderadamente forte. Em outras partes do arquipélago japônes -- incluindo as províncias de Aomori, Akita e Yamagata, no norte --, foi sentido com intensidade 3.
Entretanto, por conta dos danos do abalo de março, muitos prédios estão com estrutura frágil e paredes de contenção junto ao mar estão destuídas, o que torna a região mais vulnerável até mesmo para tremores mais fracos
A mesma região do terremoto de hoje ainda se recupera do desastre do último mês de março, quando um terremoto de 9 graus seguido de tsunami deixou perto de 23 mil mortos ou desaparecidos e levou o país a uma crise nuclear em razão dos danos na usina de Fukushima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário