É muito comum vivermos com a agenda lotada: tentamos encaixar inúmeros compromissos nas 24 horas de um dia, e pensar em incluir o exercício físico em nossa rotina exige um remanejamento completo de nossas prioridades.
Na época de nossos avós, pouco (ou nada) era falado sobre a prática de exercícios físicos, possivelmente porque, naquela época, o estilo de vida das pessoas exigia um movimento físico maior do que temos hoje: as pessoas plantavam, carpiam, lavavam roupa à mão, andavam a pé ou de bicicleta, brincavam de bola, pega-pega e corrida.
A modernidade e tecnologia de que desfrutamos hoje, embora tenha trazido muitas vantagens, é uma das grandes responsáveis pelo sedentarismo das pessoas. Tudo se tornou mais cômodo: conseguimos resolver a maior parte da nossa vida sem sair do lugar, apenas com um clique; não precisamos nos cansar percorrendo longas distâncias a pé porque o carro deixa tudo perto; as crianças conseguem se divertir sem precisar sair de casa, desde que tenham um computador ou videogame.
Por conta desse sedentarismo, surge uma grande necessidade de incluirmos em nosso dia a dia a prática de uma atividade física. O exercício físico proporciona benefícios para nossa saúde e aparência:
- auxilia na produção do bom colesterol (LHL);
- proporciona melhor oxigenação sanguínea;
- fortalece a musculatura;
- melhora o sono;
- relaxa a musculatura tensa;
- auxilia no processo de perda de peso (exercício aeróbicos) e ganho de massa muscular (musculação);
- auxilia no processo digestivo;
- melhora a disposição.
Mesmo diante de tantas vantagens, algumas pessoas podem encontrar certa dificuldade em incluir os exercícios físicos em seu dia a dia, principalmente durante o inverno, quando a temperatura cai.
Para que o inverno não congele sua motivação, sugiro que você pratique a atividade física acompanhado. Escolha um amigo, familiar, vizinho, enfim, alguém que possa servir de incentivo e companhia durante a prática do exercício. Além disso, o exercício físico tende a elevar nossa temperatura corporal, deixando-nos aquecidos.
Outra dica é optar por fazer a atividade física no início do dia. Já pensou em acordar meia hora mais cedo para fazer uma caminhada? Você sentirá durante todo o dia a disposição que o exercício lhe proporcionou.
Uma ótima ideia é ter uma corda em casa. Nos dias em que estiver chovendo, ou que ficar impossível de sair de casa, você pode pular corda no seu ritmo, enquanto assiste à televisão, ou escuta música. Pular corda é uma “brincadeira” que trabalha todos os membros do nosso corpo.
Caso você não tenha muita afinidade com a prática de uma atividade fixa, como caminhada, corrida, etc., substitua-a por outra que lhe dê mais prazer: um jogo de vôlei ou futebol, andar de bicicleta pela cidade, passear com o cachorro, uma partida de tênis, entre outras.
É muito importante durante o inverno, e também nas outras estações do ano, estimular o movimento do nosso corpo. Além do exercício, colocamos o corpo em movimento com algumas simples mudanças em nossa rotina:
- evite o uso de controle remoto. Caminhe até o aparelho para programá-lo;
- percorra pequenas distâncias a pé, como na ida até a padaria. Essa medida, além de saudável, é benéfica ao meio ambiente;
- se você usa transporte público, desça um ponto antes do seu. Dessa forma, você faz uma caminhada até chegar em casa;
- dê preferência por utilizar a escada, ao invés do elevador e escada-rolante.
Lembre-se que, para obter benefícios, a atividade física deve ser praticada com frequência; a prática de forma ocasional pode causar lesões e machucados. Por isso, antes de iniciar um programa de atividade física, procure a orientação de um médico. Ele poderá dizer qual a atividade mais indicada para sua condição física, e também a frequência inicial para praticá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário