quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Brasil está envelhecendo melhor


Parcela crescente da população, os idosos brasileiros tendem a ser felizes e terem cada vez melhores condições de vida

Com o amadurecimento da população brasileira, o país vai ter que se preparar para novas demandas. De acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em abril de 2011, a população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, chegou a 7,4% em 2010.
Veja alguns dos serviços, como a faculdade da terceira idade, que estão se tornando fundamentais para manter a saúde física e psicológica dessa parcela da população. Há também cada vez mais histórias de idosos que aproveitam essa fase da vida para realizar sonhos e cuidar de projetos pessoais. Veja o que foi destaque nesse assunto em 2011.
Getty Images
No livro Novos Velhos, lançado em 2011, a jornalista Léa Maria Reis, do Rio de Janeiro, revela que os idosos brasileiros estão mais ativos, produtivos e ajudam a movimentar a economia do País. Os quase 20 anos entre a idade média de aposentadoria, 55 anos, e a expectativa de vida, 73 anos, é uma nova vida que a terceira idade tem enfrentado.  

Ferramentas como Orkut, Facebook e Twitter, normalmente associadas aos mais jovens, podem trazer diversos benefícios na socialização de idosos, além de trazer benefícios para as conexões cerebrais. 
Uma pesquisa divulgada do Programa de Novas Dinâmicas do Envelhecimento aponta que os brasileiros estão mais felizes quando chegam na terceira idade. Segundo o estudo, a maioria dos idosos brasileiros se considera “satisfeita” ou “muito satisfeita” com suas condições de vida, com o respeito que recebem dos familiares e com o relacionamento mantido com outras pessoas.
Com expectativa de vida cada vez maior, idosos brasileiros precisam se programar financeiramente para a vida depois da aposentadoria. Para mulheres, pesam os 7,6 anos a mais de expectativa de vida e a possibilidade de lidar com uma separação. 

Arquivo pessoal
Veja histórias de idosos que reinventaram sua história

Veja a história de cinco pessoas que se descobriram e criaram uma nova vida depois dos 60 anos. Uma modelo de lingerie, um atleta, uma estudante compulsiva, um casamento tardio e a viagem de aventura dos sonhos são realizações que mostram que a terceira idade tem cada vez menos limites. 

Silicone e lifting nos seios, lipoaspirações e plásticas no rosto viraram febre entre mulheres americanas. Dispostas, com saúde e condições financeiras, elas não têm receio de entrar na faca em busca de um rosto e um corpo mais jovens. 
Panelinhas, paquera, bagunça e até a primeira cola da vida fazem parte do dia a dia dos idosos estudantes. O propósito das faculdades da terceira idade não é apenas atualizar conhecimentos: especialistas apontam que o estímulo da convivência – a socialização – é essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário